Sega é uma empresa japonesa de desenvolvimento de videogames fundada em 1960 pelos empresários Martin Bromley e Richard Stewart. Foi originalmente chamado de Nihon Goraku Bussan. Após adquirir os ativos de seu predecessor Service Games of Japan, a empresa foi renomeada para Sega Enterprises, Ltd. Em seguida, foi renomeado várias vezes, tornando-se uma marca subsidiária da Sega Group Corporation, que faz parte da Sega Sammy Holdings. Atualmente, além da matriz localizada na área de Shinagawa, em Tóquio (Japão), a controladora também possui diversos escritórios internacionais em Irvine, Califórnia e Londres.
Significado e história
Na verdade, a contagem regressiva da história da Sega começou muito antes da data oficialmente indicada – em 1940. Foi nessa época que três empresários americanos Irving Bromberg, Martin Bromley e James Humpert fundaram a organização Standard Games em Honolulu (Havaí). Tornou-se a base para todas as outras estruturas, que de vez em quando apareciam, desapareciam, renomeavam, se uniam. A principal tarefa dos empresários eram as máquinas caça-níqueis com aceitadores de moedas. Os aparelhos eram destinados à instalação em bases militares, já que após a Segunda Guerra Mundial o número de seus funcionários aumentou significativamente, criando uma demanda por entretenimento.
Em 1945, os empresários venderam sua primeira empresa e fundaram uma nova, chamada Service Games. No entanto, o governo dos Estados Unidos declarou o negócio de jogos de azar ilegal e começou a combatê-lo. Então, em 1952, Martin Bromley enviou representantes pessoais Richard Stewart e Ray LeMaire ao Japão para estabelecer os Jogos de Serviço do Japão lá para equipar as bases militares americanas estacionadas no Japão com caça-níqueis.
Um ano depois, todos os cinco empresários se inscreveram na Service Games Panama para operar suas filiais em todo o mundo. Em sete anos, seus negócios cresceram enormemente para incluir regiões como Vietnã, Filipinas e Coréia do Sul. Ao mesmo tempo (em 1954), o nome da marca real foi usado pela primeira vez – Sega, abreviação de Service Games. Ele apareceu na máquina caça-níqueis Diamond Star.
Em maio de 1960, a empresa foi dissolvida. Para não perder ativos, Bromley criou duas empresas ao mesmo tempo, que assumiram todas as atividades comerciais de sua antecessora. Eles eram Nihon Goraku Bussan e Nihon Kikai Seizō. Este último se concentrou na produção e venda de caça-níqueis, tornando-se Sega, Inc. Após uma série de transformações e reorganizações, a corporação passou a se especializar na produção de seus próprios videogames e plataformas. De 1983 a 2001, ela também trabalhou em consoles, aos quais decidiu retornar apenas recentemente, em 2020.
Agora é um sistema incrivelmente multiestruturado com muitas divisões e grande demanda do consumidor. Ela tem um emblema bem conhecido, com o qual vem experimentando há muitos anos. Naturalmente, cada grande passo no desenvolvimento da empresa se refletiu na identidade pessoal. No total, há cinco opções de logotipo em seu arsenal.
1940 – 1954
No início, quando a perspectiva de uma organização experimental, a Standard Games ainda não era totalmente compreendida, ela atuava no mercado americano. Basicamente, a empresa fornecia máquinas caça-níqueis para locais militares, pois sentia um lucro significativo devido ao aumento da demanda por jogos de azar e entretenimento. Isso continuou até que o estado proibiu esse negócio.
1945 – 1959
Em 1945, os proprietários venderam a Standard Games e fundaram a Service Games. Ou seja, eles realmente fizeram um rebranding sem esquecer a identidade. Foi nesta altura que foi adoptado o primeiro logótipo permanente da empresa. Consistia em uma caligrafia em itálico fino, claro e gracioso. As primeiras letras das palavras eram maiúsculas, as demais, minúsculas. Além disso, cada símbolo foi localizado separadamente dos vizinhos, com exceção de “i” e “c”: eles estavam conectados. O texto em preto estava em um fundo branco. O ponto acima do “i” era grande e em negrito, o “S” maiúsculo tinha uma curvatura na parte inferior e o “G” parecia uma cruz entre letras maiúsculas e minúsculas.
1956 – 1975
O emblema do período consistia nas letras vermelhas da “Sega”. A fonte com a qual foi executada foi de desenvolvimento da própria empresa. São letras pretensiosas, altas, ousadas, sans serifs, que ocupam todo o espaço do logotipo. Devido aos topos cortados diagonalmente, eles pareciam únicos. A parte inferior também era chanfrada da esquerda para a direita e para cima, mas devido às pernas finas em “A” e a saliência lateral em “G”, não parecia tão bem-feita quanto a superior.
1975 – 1982
Em 1975, a empresa realizou uma reformulação, mudando radicalmente sua imagem. Ela agora tem um logotipo que consiste em uma inscrição na fonte Yagi Double. Eram letras duplas que entraram na moda e foram amplamente utilizadas nos anos 70 do século passado. A mesma fonte exata foi escolhida por KNXT e CNN. Na estrutura, os sinais do texto assemelhavam-se a um labirinto composto de duas listras azuis escuras com uma linha branca fina no meio. “A” parecia um triângulo com uma perna direita curvada para formar uma costela inferior. Assemelhava-se à quarta letra do antigo alfabeto grego – o delta piramidal.
1982 – presente
As alterações feitas foram pequenas, então agora é usado um logotipo que corresponde exatamente ao anterior. A diferença entre eles está apenas na cor: a versão moderna é pintada em azul claro.
Fonte e cores do logotipo
As primeiras versões da identidade pessoal da Sega consistiam em transições abruptas, linhas quebradas e bordas afiadas. As versões posteriores do logotipo contêm letras arredondadas em uma forma simplificada. Eles são cada vez mais suaves.
A fabricante japonesa de videogames escolheu uma fonte chamada Yagi Double para sua personalização. Ele distingue bem o logotipo da concorrência porque tem uma estrutura de letras duplas. Agora, a paleta proprietária consiste em uma combinação de azul e branco. Anteriormente, incluía preto e vermelho.