O Seattle Seahawks, o único time da National Football League sediado na região Noroeste do Pacífico dos Estados Unidos, estreou em 1976 como parte da NFC West, mas um ano depois trocou conferências com o Tampa Bay Buccaneers e se mudou para a AFC West. A equipe apareceu após a expansão da NFL durante a fusão da liga com a Liga de Futebol Americano.
15 de junho de 1972, a Seattle Professional Football Inc., administrada por Ned Skinner e Herman Sarkowsky, anunciou sua intenção de adquirir uma franquia para Seattle. Para acelerar o processo, os executivos começaram a construir o Estádio Kingdome. A NFL fez concessões apenas dois anos depois – em 3 de junho de 1974. Um acordo formal para ingressar na liga profissional foi assinado em 5 de dezembro de 1974.
O grupo de proprietários foi liderado por Lloyd W. Nordstrom, que representava a família Nordstrom como donos de uma participação controladora. Ser membro da NFL custou US $ 16 milhões. Lloyd morreu de ataque cardíaco em 20 de janeiro de 1976, alguns dias antes da estréia do Seattle Seahawks.
Em 1975, o Seattle Professional Football organizou um concurso de fãs para selecionar um nome para o clube. Os fãs enviaram mais de 20.000 opções – das quais cerca de 1.700 são únicas. O nome Seahawks (“Seahawk”) foi proposto 151 vezes. É associado a um pássaro águia-pescadora – uma ave de rapina rápida e ágil que defende violentamente seu território. Segundo o CEO John Thompson, esta palavra expressa agressão e não está associada a nenhum outro time da Major League.
Em 1988, Ken Hofmann e Ken Behring compraram uma franquia, pagando US $ 178 milhões. Em janeiro de 1996, Behring decidiu transferi-la para Los Angeles – supostamente por causa da alta ameaça de terremotos em Seattle. Ele já havia conseguido realocar o escritório quando os Seattle Seahawks deveriam jogar no Kingdome Stadium antes de 2005. A mudança foi interrompida e os coproprietários venderam a equipe. Em 1997, foi adquirida por Paul Allen – um dos criadores da Microsoft. Após sua morte em outubro de 2018, o clube se tornou propriedade do Estado de Paul Allen.
Significado e História
O que é Seattle Seahawks?
O Seattle Seahawks é a única franquia da NFL a mudar de conferência duas vezes desde a fusão das duas ligas. Foi formada em 1964 quando um grupo de ativistas do Seattle Professional Football Inc. decidiu que a cidade precisava de seu próprio time de futebol profissional.
Todos os emblemas do Seattle Seahawks são dedicados ao falcão do mar. Esta é uma ilustração de uma máscara de transformador de cabeça de pássaro nativo americano. A princípio, o estilo lembrava a estética das tribos nativas americanas da costa noroeste – como Tlingit, Chinook, Coast Salish, Haida e Kwakwaka’wakw. Um pouco mais tarde, os designers modernizaram o sinal gráfico, dando-lhe agressividade e dinâmica.
1976 – 2001
Quando o time estreou na NFL, seu logotipo mostrava uma máscara dos nativos Kwakwaka’wakw. O desenho, como o objeto ritual, é caracterizado pela abstração simbólica. A cabeça do águia-pescadora é virada para a direita. É composto por vários elementos das cores branca, verde (“floresta verde”) e azul (“azul royal”). O olho do pássaro é um círculo cheio; as pálpebras são faixas semicirculares abertas; o bico é um arco apontado para o fundo.
2002 – 2011
Em 1 de março de 2002, os artistas da NFL Properties modernizaram um logotipo primitivo. Eles simplificaram o design, removeram as linhas das pálpebras e deram ao falcão do mar uma aparência agressiva. O aluno está agora avançando; a sobrancelha é arqueada; a forma do bico é mais suave em comparação com a versão original. O lado esquerdo da cabeça é cortado em um ângulo para criar a ilusão de movimento. A paleta também mudou: o azul se aproximou de um tom claro (“seahawks blue”), e a cor do verde floresta foi substituída por azul escuro (“seahawks navy”) e verde limão.
2012 – presente
Dez anos após o redesenho, a equipe atualizou novamente o logotipo. O canto inferior esquerdo ficou cinza escuro (“cinza lobo”). Essa sombra foi usada em vez da “marinha dos falcões”, que desapareceu completamente da imagem. O emblema, como antes, mostra a cabeça de uma águia-pescadora de perfil. Simboliza o desejo de um clube de futebol por fama e sucesso. O olhar severo de um pássaro é retirado da mitologia egípcia, onde hieróglifos na forma de um falcão são freqüentemente encontrados.
Fonte e cores do logotipo
Todos os emblemas da equipe Seattle Seahawks representam um falcão do mar – e não apenas, mas na forma de uma máscara cerimonial dos índios do noroeste. De acordo com registros históricos, ela pertenceu aos habitantes locais de Kwakwaka’wakw, que usavam itens semelhantes durante seus rituais. O logotipo reflete a herança cultural da região e a estética das tribos indígenas americanas.
O protótipo do emblema atual foi a versão de 1976. Ele, por sua vez, foi copiado de um objeto real. No novo milênio, os artistas da NFL Properties foram redesenhados para se afastar da aparência de máscara. A interpretação moderna da cabeça da águia-pesqueira parece um desenho animado. Ao mesmo tempo, o redesenho deu ao logotipo uma falta de dinamismo e agressividade.
O olho do pássaro é uma referência à mitologia egípcia. Na escrita dos egípcios, havia hieróglifos em forma de falcão, nos quais os criadores do emblema decidiram concentrar sua atenção. A própria imagem do falcão do mar simboliza o desejo de sucesso.
A marca Seattle Seahawks não está marcada. A falta de fontes originais não é muito perceptível porque a própria parte gráfica parece incomum. A primeira versão do logotipo apresentava duas cores: azul royal e verde floresta. Em 1º de março de 2002, novos tons foram substituídos: verde limão, marinho e azul marinho. Em 2012, o wolf gray foi adicionado à paleta, que substituiu os seahawks navy.
Os Seahawks mudaram seu logotipo?
O Seattle Seahawks mudou seu logotipo em 2012, mas essas mudanças não são revolucionárias. Os designers fizeram pequenas edições nos detalhes - em primeiro lugar, no esquema de cores.
Qual é o logotipo do Seattle Seahawks?
O logotipo do time de futebol americano apresenta a cabeça de um falcão-do-mar. Além disso, os artistas o estilizaram sob a máscara da população indígena da América - as tribos que vivem na costa noroeste. O desenho consiste em linhas largas e fluidas, separadas por vazios brancos.
De onde veio o logotipo do Seattle Seahawks?
O logotipo do Seattle Seahawks é baseado na ilustração de uma máscara cerimonial de uma tribo indígena. Esta relíquia cultural foi usada durante rituais. Mas o olhar severo do pássaro é uma homenagem aos hieróglifos egípcios, porque na escrita dos egípcios havia pictogramas em forma de águia.
Como os Seattle Seahawks receberam esse nome?
Os executivos da Seattle Professional Football Inc., que venceu a franquia da NFL, decidiram confiar a escolha do nome aos fãs. Milhares de pessoas participaram do concurso de nomes e ofereceram mais de 20.000 opções. O nome Seahawks foi repetido 151 vezes e os donos da equipe gostaram, pois não estava associado a outros integrantes da liga.