Até o final da década de 1990. Poucas pessoas sabiam o que a SAP estava fazendo. Seus esforços não estavam focados em marketing, e os vendedores se comunicavam em seu jargão incompreensível – “SAPanese”. O fato é que esta organização foi fundada em 1972 por vários engenheiros desenvolvendo tecnologia de inteligência artificial. Eles deixaram a IBM quando o projeto que haviam sido designados deixou de ser reivindicado. Tendo adquirido sua experiência, os colegas abriram uma empresa separada e começaram a criar software para sistemas de contabilidade financeira. O nome SAP está associado ao termo alemão Systemanalyse und Programmentwicklung e sua contraparte inglesa System Analysis and Program Development. Obviamente, os donos da marca não tinham ideia de que algum dia teriam que fazer negócios na África do Sul, onde SAP significa South African Police.
Significado e história
A empresa de software cresceu notavelmente ao longo do último meio século. Junto com ela, sua identidade evoluiu – símbolos visuais que ajudam a identificar a SAP no mercado de serviços. O primeiro logotipo de marca registrada era tão listrado quanto o gráfico da IBM, porque naquela época as linhas horizontais eram associadas a computadores. O projeto foi desenvolvido por Peter Leyh, um dos cinco engenheiros fundadores da SAP. Colegas se reuniram na cozinha de Juergen Hachenberger para assistir ao tradicional jogo de futebol de sexta-feira. E então Leyh, sentada à mesa da cozinha, desenhou o que se tornou o logotipo de estreia: um quadrado preto com uma marca branca.
Mais tarde, um triângulo foi adicionado ao quadrilátero, o que fez a figura geométrica parecer um trapézio retangular. Após inúmeras experiências com cores (dentro da paleta azul) e texturas (as listras foram substituídas por um preenchimento sólido), surgiu a versão atual do logotipo. No curso da evolução, o quadrado e o triângulo se fundiram, porque em 2000 a linha divisória entre eles desapareceu. Um ano antes, o traço horizontal da letra “A” tornou-se arqueado. Foi assim que surgiu o “sorriso de marca” da SAP.
2000 – 2011
O desenvolvedor de software entrou no novo milênio com um logotipo aprimorado. Era uma letra “SAP” clara e compreensível dentro de um trapézio azul escuro. As letras brancas ocupavam quase todo o espaço, mas não havia espaço suficiente para elas, então não havia espaços entre “S”, “A” e “P”. Os designers fizeram com que “A” sorrisse afavelmente, demonstrando a atitude amigável da empresa para com os clientes.
2011 – presente
Em 2011, a base mudou para azul claro, com um degradê trendy na época. Em 2014, os executivos da SAP tentaram se livrar do trapézio e tornar a inscrição laranja, mas o experimento falhou. O público não aceitou a imagem radicalmente nova, razão pela qual a empresa foi forçada a retornar ao design de 2011, que continua sendo usado até hoje.
Fonte e cores do logotipo
A experiência da SAP prova que o reconhecimento da marca é impossível sem uma abordagem conservadora da identidade. Quase todos os ícones de fornecedores de software compartilham uma estrutura comum. A única vez que os designers mudaram a forma tradicional do emblema e repintaram a inscrição em laranja foi recebida com insatisfação de acionistas, clientes e funcionários da SAP. Portanto, retornar ao estilo antigo acabou sendo a única decisão certa.
A tipografia do logotipo é baseada no clássico negrito sans-serif. Mas os desenvolvedores deram um “sabor” modificando alguns dos toques. Eles arquearam a linha horizontal reta no meio do “A” para fazer o arco parecer um sorriso e tornaram o “S” mais suave.
A cor favorita da SAP é azul, embora as letras sejam quase sempre brancas. Nos logotipos mais recentes, o trapézio é azul escuro ou azul claro, com um gradiente usado atualmente.