A Roku lançou seu principal produto, players de mídia digital, em 2008. Foi lançado muito antes em 2002. Foi fundada pelo empresário americano bilionário Anthony Wood para ajudar a Netflix a criar o decodificador original. Mas descobriu-se que o projeto foi fechado poucos dias antes do lançamento. Roku não teve escolha a não ser deixar a Netflix e continuar o trabalho independente na direção escolhida. A empresa agora possui uma Smart TV de marca, Roku OS, uma loja de mídia e seu próprio canal de streaming.
Significado e história
A Roku Corporation e a marca de reprodutor de mídia digital de mesmo nome sempre compartilharam um logotipo comum. Ele apareceu em 2002, mas “saiu” apenas 6 anos depois – após a invenção do primeiro decodificador DVP N1000 autônomo. O número do modelo na caixa foi escrito na mesma fonte que foi apresentado no emblema.
Ao mesmo tempo, a marca foi retirada do dispositivo – os designers industriais decidiram imprimi-lo separadamente em uma etiqueta roxa escura. Parecia uma etiqueta em uma peça de roupa, exceto que não estava colada em camisetas ou calças, mas na lateral do reprodutor de streaming e na parte inferior do controle remoto.
Mais tarde, Roku não mudou seu estilo. As próximas nove gerações de players de mídia digital também tiveram o logotipo com destaque. À medida que o negócio se expandia, o nome estilizado da empresa começou a aparecer em outros produtos também, em tudo relacionado à Roku e seus serviços.
À primeira vista, não há nada de notável no emblema. Ele contém apenas uma palavra, duas cores e nenhum gráfico adicional ou fontes complexas com padrões. Mas é isso que o torna único, porque o estilo minimalista está associado à simplicidade, estabilidade, monumentalidade e acessibilidade universal, e as qualidades listadas caracterizam os produtos da marca pelo melhor.
Fonte e cores do logotipo
Em termos de marca nominativa, a empresa mostra uma consistência invejável. Ela nunca mudou, melhorou ou mesmo experimentou o esquema de cores – em geral, ela aderiu ao conceito originalmente escolhido. Esse conservadorismo tem suas vantagens: o logotipo Roku se tornou reconhecível e agora está associado apenas a produtos e serviços de alta qualidade.
A julgar pela forma característica do “K”, as letras consistem em letras maiúsculas, embora o primeiro “R” seja ligeiramente mais alto do que os outros, e o “U” pareça uma minúscula devido ao traço vertical no lado direito. A fonte pertence à categoria de grotesco, ou seja, os caracteres nas extremidades não possuem serifas decorativas. A palavra “Roku” está em negrito, que é a única coisa que a destaca claramente.
Na versão principal do logotipo, as letras são roxas escuras e o fundo é branco. Os rótulos que adornam os reprodutores de mídia digital têm cores invertidas. Uma paleta completamente diferente é usada ao colocar a marca nominativa na caixa do dispositivo: neste caso, o nome do fabricante pode ser preto, cinza ou prata metálico.