Reliance Communications Limited é uma provedora de serviços de telecomunicações indiana fundada em julho de 2002 e fechada em fevereiro de 2019. O motivo do encerramento de suas atividades é a falência, com uma relação de 50.000 rúpias de dívida para um preço de ativo de 18.000 rúpias. Com tal desequilíbrio, a operadora móvel não conseguiu saldar sua dívida. O fundador da empresa é Chinmay Mittal, e sua sede está localizada na cidade de Navi Mumbai.
Significado e história
Em 2006, a empresa foi renomeada para Reliance Communications Limited, em 2008 mudou para o padrão GSM. Um pouco mais tarde (em 2010), foi licenciada para usar comunicações 3G em três cidades do país. E um ano depois, para melhorar esses serviços, a organização introduziu a tecnologia MIMO. Ou seja, a operadora buscou constantemente o desenvolvimento e fez todo o possível para isso, melhorando sua imagem.
Na primavera de 2012, para atrair mais assinantes, ele reduziu o custo das tarifas em 61%. Em 2016, a operadora interrompeu o processo de utilização do CDMA e em setembro do mesmo ano transferiu os clientes para os padrões GSM e LTE. Ele também tem smartphones em seu arsenal, que a Reliance produziu em conjunto com a Lenovo.
Agora, esta empresa, apesar do pedido de concordata, não fechou o negócio de telecomunicações: em vez dos padrões de comunicação 2G e 3G, ela presta serviços em redes 4G. Em 2020, ela revisou sua estratégia de trabalho e fez um rebranding radical.
O serviço agora é denominado Global Cloud Xchange. Ela continua a se dedicar à transmissão de dados e linhas fixas. Também especializada em redes de cabos submarinos. Tendo percorrido um caminho difícil, o operador conseguiu preservar sua identidade pessoal e permanecer dentro do simbolismo escolhido. Ao longo de sua carreira como Reliance, ele teve dois emblemas.
2002 – 2010
O logotipo consistia no nome da empresa. Ocupava toda a área, formada em retângulo horizontal. As letras são lisas, atarracadas, ligeiramente largas. A ênfase básica estava em “A”, que parecia uma linha de triângulo dentro de um triângulo aberto. O primeiro é grande, azul, o segundo é em miniatura, vermelho escuro. Era um substituto alternativo para a barra transversal padrão “A”, por isso combinou bem com a palavra “Reliance”, transformando-a em um emblema personalizado.
A combinação do “CE” final também se destacou: as letras foram escritas em diferentes estilos e caixa. “C” – grosso, com elementos retos sem curvas clássicas, “E” – minúsculo, suave, com arredondamento.
2010 – presente
A principal mudança foi na fonte, portanto, nesta versão do logotipo os sinais são alongados e não tão largos como antes. O “A” central continua sendo o elemento-chave. Mas agora, em vez de uma linha, um triângulo vermelho real é usado, e a própria letra se tornou um pouco mais alta do que antes.
Fonte e cores do logotipo
Todos os logotipos da marca Reliance são dominados por texto: é o elemento básico da identidade pessoal da empresa. Além disso, “A” é apresentado como uma torre relé, que pode ser claramente vista no primeiro logotipo.
Quantos emblemas, tantas fontes. Ou seja, a operadora de telecomunicações tinha dois tipos de fontes. Ambos são lisos, sans serifs da categoria Sans Serif. É aí que termina sua semelhança, porque no primeiro caso os signos são largos e angulares, no segundo – altos e inclinados, com exceção do triângulo. O esquema de cores consiste em espectro saturado de azul e vermelho. O fundo é branco.