Popeyes é uma marca de restaurante americano de fast food que serve pratos de frango frito. Seu nome atual, obtido em 2008, é Popeyes Louisiana Kitchen, Inc., os antigos são Popeyes Chicken & Biscuits e Popeyes Famous Fried Chicken & Biscuits. A rede foi fundada em 1972 em Arabi, um subúrbio de New Orleans, Louisiana, e está sediada em Miami, Flórida. Atualmente é propriedade da Restaurant Brands International, com sede em Toronto, que a tornou sua subsidiária. O sistema Popeyes inclui 3.102 estabelecimentos que operam em 30 países ao redor do mundo, bem como em mais de 40 estados e distritos dos Estados Unidos. Destes, 30 restaurantes são propriedade da própria empresa, os restantes são serviços de franquia.
Significado e história
O que é Popeyes?
Popeyes é o nome abreviado de uma rede de franquias de fast food. Ela possui cerca de 30 estabelecimentos, o resto dos 3450 objetos têm outros proprietários. Foi fundado em 1972. O prato principal é frango frito.
A ideia de fundar uma rede de fast food de pratos de frango é do empresário americano Alvin Copeland. Ele abriu seu primeiro estabelecimento no verão de 1972, na esperança de competir com o popular Kentucky Fried Chicken (KFC). O empresário chamou o restaurante Chicken on the Run, mas não teve sucesso e faliu em poucos meses. Quatro dias depois, ele tinha outro estabelecimento de catering – Popeyes Mighty Good Chicken.
Em 1975, a empresa recebeu o nome de Popeyes Famous Fried Chicken, e um ano depois o proprietário mudou para a franquia. Ele começou na Louisiana, cobrindo não apenas os estados vizinhos, mas também o Canadá, para onde veio em 1984. Em 1985, o dono do restaurante abriu sua 500ª loja de fast food. Porém, em 1990, houve um calote e a rede teve que pagar as dívidas que assumiu após a compra da Church. O resultado do litígio foi o surgimento da AFC (America’s Favorite Chicken), que se tornou a empresa-mãe da Popeyes and Church’s. Em 2004, a AFC vendeu Church’s para Arcapita, mantendo Popeyes.
A marca que compõe o emblema está parcialmente relacionada à imagem do personagem de desenho animado Popeye. Nos primeiros estágios, a firma patrocinou o show infantil Popeye & Pals, então o velejador estava em alguns dos pacotes. Embora o próprio Alvin C. Copeland tenha dito que estava se referindo ao detetive Jimmy “Popeye” Doyle, o protagonista do filme de 1971 The French Connection. Mas, em qualquer caso, o nome é escrito com a terminação “s” sem apóstrofo. O dono do restaurante brincou dizendo que ele era pobre demais para pagar uma apóstrofe. Este Alvin significa concorrentes diretos do McDonald’s e do Hardee’s, que têm um apóstrofo no final de suas palavras, de acordo com a gramática inglesa.
Mais tarde, a rede, no entanto, comprou os direitos de uso do nome do bravo marinheiro Popeye para fins de marketing. Ela o usou por 35 anos, então rescindiu seu contrato com o King Features Syndicate. Portanto, a conexão com o personagem de desenho animado realmente está faltando. Em 2020, um renascimento ativo de restaurantes começou com expansão em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os designers mudaram a imagem do estabelecimento e corrigiram as cores. Existem quatro logotipos no arsenal de Popeyes.
1972 – 2001
Apesar das frequentes mudanças de nome, a empresa permaneceu fiel à sua identidade de estreia. Ela o usou antes da transição para o novo milênio. Basicamente, era uma marca de texto composta pelo nome do restaurante. Inicialmente, as letras eram representadas como “pulando”, ou seja, localizadas de forma caótica, não sistemática. Mas, apesar disso, a palavra “Popeyes” ainda pode ser lida bem. Alguns caracteres nele estavam inclinados para a esquerda (primeiro P, Y, S), outros para a direita (O, P, ambos E). O topo do “P” tinha saliências em forma de serifa. O resto das cartas não os continha. Uma fonte individual maiúscula foi escolhida para a inscrição. A exceção era “E”, que era minúsculo. A palavra foi colorida carmesim.
2001 – 2008
No início desse período, ocorreu uma reformulação, após a qual o emblema do texto adquiriu um novo aspecto. Os designers tornaram as letras um pouco maiores e mais finas, liberando espaço suficiente para lacunas internas, o que acrescentou legibilidade às letras. Os desenvolvedores aumentaram o tamanho do primeiro “P”, o que o fez parecer maior do que os outros – como uma letra maiúscula. Além disso, eles mudaram a inclinação do centro “E” e “Y”, de modo que as letras pareciam quase uniformes. Os autores também trabalharam com cores, substituindo carmesim por bordô.
2008 – 2019
A partir de 2008, os personagens da palavra “Popeyes” começaram a “pular” de uma forma diferente. Se antes pareciam balançar para a esquerda e para a direita, então, neste caso, eles pularam para cima e para baixo. Ambos “E” foram além da borda inferior, “O”, “Y”, “S” foram além da superior. Mas o formato dos sinais permaneceu o mesmo, embora os designers tenham colocado todas as letras verticalmente no nome da rede de restaurantes. Outra inovação importante desse período é a cor amarelo dourado. É típico para pratos de frango, então os desenvolvedores o escolheram.
2019 – presente
O emblema atual apresenta letras laranja em letras perfeitamente retas enquanto a empresa abandonou o estilo divertido e amoroso e se concentrou na abordagem realista. Isso se deve à revitalização das atividades para expandir a franquia pelo mundo. Para tal, a marca precisava de um novo logotipo que não se parecesse com o antigo, mas ao mesmo tempo fosse bastante reconhecível. Os designers apenas mudaram a fonte.
Fonte e cores do logotipo
Na versão moderna, a inscrição corporativa é complementada por um selo redondo, que representa um galo dourado – como indicação de uma variedade de pratos com carne de frango. À direita e à esquerda está o ano em que o restaurante de fast food Popeyes foi fundado. Está dividido em duas partes: “19” e “72”. Acima e abaixo, está indicada a localização da sede e o tipo de estabelecimento indicado: “Louisiana” e “Cozinha”. Juntos, eles formam o novo nome da rede, que surgiu em 2008.
Os nomes dos restaurantes são feitos em uma fonte “saltitante” individual, que não possui análogos. A versão moderna lembra vagamente o Bold Regular, com pernas curtas em ambos os P’s e um corte oblíquo no final do e. Para a frase “Louisiana Kitchen”, os designers escolheram uma opção próxima à fonte serifada Belizio Black.
A paleta corporativa mudou várias vezes. Nas primeiras versões do logotipo, era carmesim e vinho, nas versões posteriores era ouro amarelo e laranja.