Domino’s é uma cadeia de pizzarias americana cujo nome completo é Domino’s Pizza, Inc. Foi fundado em 1960 como um restaurante local, DomiNick’s Pizza, e depois se desenvolveu em uma extensa estrutura internacional. A empresa apareceu pela primeira vez em Ypsilanti Michigan. Hoje, sua sede está localizada no Domino’s Farms Office Park, em Ann Arbor, no mesmo estado. Os fundadores da rede de fast food são James Monaghan, Tom Monaghan e Dominick DiVarti. Suas principais especialidades são asas de frango, pizza, sanduíches, massas e sobremesas.
Significado e história
O que é Dominos?
A marca Dominos significa Domino’s Pizza, rede de pizzarias onde, além do produto principal, também prepara sanduíches e cachorros-quentes. A empresa com este nome foi registada em 1965 e, em 1967, foi inaugurado o seu primeiro restaurante. Apesar disso, a data oficial da fundação da Domino’s é considerada 1960, quando os irmãos Monaghan compraram um estabelecimento de catering e começaram a desenvolvê-lo.
Em dezembro de 1960, os dois irmãos Monaghan compraram uma pequena pizzaria em Ypsilanti, localizada perto da Eastern Michigan University, que pertencia a Dominick DiVarti. Para fazer isso, eles pegaram emprestado $ 900, 500 dos quais deram como depósito. No início, os parceiros de negócios queriam administrar a loja em conjunto, dividindo o horário de trabalho igualmente, mas James teve medo de deixar o cargo de carteiro porque tinha um emprego de tempo integral. Portanto, oito meses depois, trocou sua metade com Tom por um Fusca, que servia para entregar pedidos.
Em 1965, já havia três pizzarias na rede, localizadas no mesmo bairro. Além disso, Monaghan queria que todos tivessem o mesmo nome e que representassem uma marca comum. No entanto, o ex-proprietário da loja DomiNick não permitiu que ele usasse esse nome e Tom decidiu escolher outro. Um dia Jim Kennedy, seu entregador de pizza, apareceu com um pedido e se ofereceu para nomear o restaurante Domino’s. Naquele mesmo ano, a Monaghan renomeou oficialmente sua pequena rede Domino’s Pizza, Inc.
O logotipo mudou de acordo: tornou-se na forma de dominó. No início, havia três pontos sobre eles – pelo número de lojas. Tom queria continuar adicionando um de cada vez, mas mudou de ideia quando o número total de restaurantes de fast food começou a disparar. A primeira franquia da empresa surgiu em 1967 e, em 1978, cresceu para 200 pontos.
Em 1975, Tom Monaghan sobreviveu a um processo movido pela Amstar Corporation por suposta violação de marca registrada e concorrência desleal. O fato é que essa empresa se dedicava à fabricação de Açúcar Domino, que estava em consonância com o Domino’s. Mas depois de cinco anos de litígio, o Tribunal de Apelações do Quinto Circuito de Nova Orleans decidiu a favor da pizzaria. Portanto, ela manteve o nome e, consequentemente, o logotipo da empresa. Ela tinha seis deles no total.
1960 – 1965
Nos primeiros anos, a loja usava o logotipo que estava originalmente na placa. Parecia uma inscrição em duas linhas: na parte superior – “DomiNick’s”, na parte inferior – “Pizza”. A primeira palavra tinha letras nítidas em itálico à mão. Eles eram como se riscados na superfície, com o “N” virado e voltado para a direção oposta. A segunda letra continha caracteres sólidos, confiantes e largos em preto.
1965 – 1969
No início, o emblema original consistia em um dominó com três pontos: um na parte superior e dois na parte inferior. Eles indicaram a quantidade de pizzarias que faziam parte da rede de fast food: nos primeiros anos, um restaurante foi comprado, e depois de um tempo – dois. O dominó estava pintado de vermelho, a cor do fogo e o rubor da pizza quente. Havia também várias listras finas brancas que davam volume à junta. À esquerda estava o nome completo da rede, cada palavra localizada no lado oposto a uma das partes do dominó. As letras de cima eram vermelhas sans serif, as de baixo eram pretas com serifas.
1969 – 1975
A logomarca daqueles anos ganhou mais agilização: ficou lisa e uniforme, inclusive nas letras. Os designers moveram as letras para o lado direito e mudaram seu estilo usando uma fonte da família Futura. O nome ainda ocupava duas fileiras, mas estava localizado de forma mais compacta e não oposta a cada parte dos nós dos dedos. O dominó também foi alterado: os autores do logotipo o colocaram reto, retirando o volume, para que ficasse plano. As cores ficaram mais ricas: os autores adicionaram cobalto ao vermelho.
1975 – 1996
Os desenvolvedores colocaram um retângulo azul claro próximo à junta do dominó, inseriram o nome do restaurante nele e o giraram verticalmente. Eles pintaram a frase “Domino’s Pizza” de branco.
1996 – 2012
Em 1996, os designers mudaram quase radicalmente o estilo do logotipo da pizzaria. Eles removeram as caixas de luz finas ao redor das pontas e arredondaram as bordas dos quadrados e do retângulo. Além disso, os desenvolvedores fizeram um losango com o ícone e o colocaram em um canto para que se parecesse com um diamante. Eles também mudaram a fonte, usando letras minúsculas mais grossas.
2012 – presente
No final do verão de 2012, a rede de fast food passou por uma reformulação de marca, com a qual a palavra “Pizza” desapareceu do nome. Isso se deve a um novo conceito de gestão: ela afirma que a franquia já é mais do que uma pizzaria, pois oferece muitas outras especialidades. Naturalmente, as mudanças também afetaram o logotipo. Os autores reduziram o tamanho dos dominós aumentando a inscrição. Eles também tingiram a junta de vermelho e azul e colocaram-na diagonalmente na frente do nome. Neste formulário, o logotipo foi anunciado pela primeira vez em outubro de 2012.
Fonte e cores do logotipo
A identidade da marca sempre esteve associada ao nome – tanto no formato de texto quanto no formato gráfico. Portanto, o dominó é o signo de sua distinção individual. No decorrer da evolução do emblema, os desenvolvedores o colocaram em ângulos diferentes, formando uma imagem volumétrica (ano de 1965) ou uma imagem plana (desde 1969). Além disso, tanto o texto quanto o ícone foram igualmente acentuados. Em 2012, a franquia mudou de nome, restando apenas uma palavra na imagem – “Domino’s”.
Vários tipos de fontes foram usados no emblema. Um deles é Futura Condensed ExtraBold, criado em 1927 por Paul Renner e publicado pela Linotype. A versão moderna usa uma fonte próxima a Pluto Sans Heavy, desenhada por Hannes von Dohren. Sua contraparte gratuita é Dokyo Font.
A gama corporativa consiste em dois tons de azul (azul, cobalto) e vermelho (escarlate, carmesim). Eles sempre foram acompanhados pelo branco, que é usado para pontos em dominós e letras no nome.
Por que o logotipo do dominó tem 3 pontos?
Isso aconteceu historicamente: o logotipo de uma rede de pizzarias sempre apresentou um dominó com exatamente três pontos. Inicialmente correspondiam ao número de localidades, das quais eram três em 1965. Os donos da Domino's Pizza planejavam abrir um novo outlet com a abertura de restaurantes, mas isso se tornou inviável devido à repentina expansão do negócio. Não é realista exibir todos os locais no emblema: agora existem mais de 17.000 deles.
O que significa o logotipo da Dominos?
O logotipo apresenta um dominó, que se reflete melhor no nome Domino's Pizza. Os três pontos representam os três restaurantes que faziam parte da rede no início de sua formação - em 1965.
Quantos dados há no logotipo do Domino?
Existem apenas três deles no logotipo da Domino's Pizza: dois estão localizados na parte inferior da junta e um está na parte superior. O número de pontos corresponde ao número de restaurantes em 1965, quando foi adotado o primeiro logotipo do dominó.