Philips Logo

Philips Logo

Philips é uma marca comercial da empresa internacional Koninklijke Philips N.V. O grupo de empresas atua nos setores de eletrônicos, iluminação, equipamentos médicos e bens de consumo. Com sede em Amsterdã (Holanda), um terço da receita vem do comércio com os Estados Unidos.

Significado e história

Philips Logo Historia

A Philips começou em 1891, mas o primeiro logotipo conhecido data de 1938. Ele é baseado em uma versão anterior que foi introduzida por volta de 1925. Ele foi projetado por Johan e Kalff van der Ley. Johan adornou o emblema com estrelas brilhantes de quatro pontas, que ele associou à luz elétrica, e Kalff acrescentou faixas onduladas – ondas sonoras movendo-se pelo ar.

1938 – 1968

Philips Logo 1938-1968

Um dos antigos logotipos da Philips tem um formato incomum: um retângulo vertical (parte superior) se funde suavemente em um círculo (parte inferior), formando um retângulo dourado. Contra este fundo, outros elementos são representados: um retângulo horizontal azul com as palavras “PHILIPS” e um círculo vermelho com três linhas onduladas e quatro estrelas.

1968 – 2008

Philips Logo 1968-2008

Philips Logo 2008-2013

Sem pensar duas vezes, os criadores do emblema retiraram todos os detalhes e deixaram apenas a palavra azul “PHILIPS”. Em 2008, a parte gráfica do logotipo mudou-se para a direita.

2013 – presente

Philips Logo 2013-presente

O redesenho de 2008 acabou sendo menos global. Os desenvolvedores ajustaram levemente a fonte, deixando as pontas verticais do “L” e do “S” pontiagudas. O símbolo gráfico foi invertido. Onde havia preto, tornou-se branco e o branco tornou-se preto. Com isso, o emblema ficou mais expressivo e atraente.

Fonte e cores do logotipo

Philips Emblema

Contra o pano de fundo de antigos logotipos coloridos, que na verdade a Philips tinha muitos, a versão moderna parece rígida e democrática. Não há nada de supérfluo nisso – apenas o nome da empresa, desenhada no espírito do minimalismo.

Philips Simbolo

Para escrever a palavra “PHILIPS”, os designers usaram a fonte sans serif. A última versão difere da anterior nas arestas de corte “S” e “L”. Desde 1968, o esquema de cores não mudou: a combinação de azul e branco há muito é parte integrante da identidade corporativa.