Significado e história
Na década de 1850, o gás industrial era usado como fonte de iluminação pública nos Estados Unidos. As principais fábricas de gás estavam concentradas na parte oriental da América, mas não havia nenhuma na parte ocidental. Esta indústria não existia realmente lá. A maior rua de São Francisco estava iluminada com lâmpadas a óleo. Em seguida, os três irmãos Donahue (Peter, James e Michael) manifestaram interesse na produção e fornecimento de gás. Posteriormente, juntou-se a eles Joseph G. Eastland, engenheiro da fundição Union Iron Works. Suas tarefas incluíam a coleta completa de informações sobre tecnologia de gás.
No verão de 1852, Michael Donahue solicitou ao Conselho Comum da Cidade de São Francisco a construção de uma usina de gás e tubulação. Depois que a decisão foi aprovada, os irmãos, junto com o engenheiro, imediatamente registraram a San Francisco Gas Company, que recebeu um capital social de $ 150.000. Tornou-se o primeiro empreendimento de gás na costa oeste. Seu selo oficial trazia o slogan “Fiat Lux” – o slogan da Universidade da Califórnia.
Em seu primeiro ano de operação, a nova empresa contava com apenas 237 clientes. Mas depois de 12 meses, seu número dobrou, e assim por diante, ano após ano. Gradualmente, a organização entrou em uma fase de trabalho ativo no desenvolvimento do monopólio no Ocidente. Portanto, ela começou a absorver concorrentes. Como resultado, na primavera de 1873, um novo representante do mercado de gás apareceu – a San Francisco Gas Light Company. É o resultado da fusão da San Francisco Gas Company com duas empresas especializadas – City Gas Company e Metropolitan Gas Company.
Em 1896, a estrutura recém-formada se fundiu com a fornecedora de eletricidade Edison Light and Power Company. A mudança trouxe uma solução para os problemas das duas empresas, eliminou a concorrência, proporcionou economia e impulsionou a criação da San Francisco Gas and Electric Company. Durante todo esse tempo, a administração não pensou seriamente em sua própria identidade – estava focada em se manter à tona e obter o monopólio. Portanto, a empresa possui apenas um logotipo.
O emblema foi introduzido em 1905 simultaneamente com o registro oficial do fornecedor de gás e eletricidade da região. Segundo especialistas, ele ainda não mudou e é utilizado em sua forma original, representando um retângulo vertical de cor azul claro.
Na parte inferior do logotipo está a abreviatura de San Francisco Gas and Electric. As letras maiúsculas “P”, “G” e “E” são desenhadas e pintadas de branco. O logograma da união “e” (&) que os separa tem uma cor amarela do espectro quente e é colocado em um triângulo apontando para cima. As letras não têm borda inferior, então parece que se fundem com o espaço circundante.
Fonte e cores do logotipo
Durante toda a existência da holding, ela teve apenas uma logomarca. Foi aprovado durante a formação oficial da empresa e é o resultado de várias fusões. Com estilo, é um sinal simples com um nome curto para um fornecedor de gás e eletricidade. O fundo da abreviatura é um retângulo vertical. O E comercial tem a parte inferior cortada, por isso se parece com uma lâmpada. Um triângulo branco afiado sobe dele.
O logotipo usa uma fonte da família Sans Serif – suave, grotesca, alongada, em negrito. Todas as letras estão em maiúsculas. A paleta do emblema é simbólica e denota gás natural (azul combustível, tom # 0e8ac6) e eletricidade (amarelo quente # fdb90b). O branco é neutro e introduzido para o contraste.