A 3M é um conglomerado multiestruturado sediado nos Estados Unidos com uma ampla gama de atividades. Além da produção de bens de consumo, atua na fabricação de produtos industriais, meios de manutenção da segurança do trabalho, bem como de produtos para a saúde. Em geral, sua gama inclui cerca de 60.000 itens oferecidos em várias marcas. Assim, ele é especialista em adesivos, proteção contra incêndio, películas para janelas, isolamento, materiais ortodônticos e odontológicos, cosméticos automotivos, laminados, abrasivos, circuitos eletrônicos, software médico e muito mais. A sede da empresa está localizada em Maplewood, Minnesota (perto de Saint Paul). Os locais de produção estão localizados em mais de 70 países ao redor do mundo. A empresa foi fundada em 1902.
Significado e história
No início do século 20, cinco empresários se uniram para abrir uma mineradora em Two Harbors. Estes eram Hermon Cable, John Dwan, William McGonagle, Henry Bryan e Danley Budd. Eles decidiram se especializar em corindo, mas a mina acabou ficando com anortosita sem valor comercial. Dwan imediatamente se retirou dos fundadores e ficou com sua parte. Em 1905, a empresa tornou-se propriedade de Edgar Ober e Lucius Ordway. Além disso, ela se mudou várias vezes para outras cidades.
Agora a empresa é muito diversificada, por isso foi dividida em quatro grupos de negócios que produzem produtos para indústria e segurança, transporte e eletrônica, bens de consumo e saúde. Abrange tantas direções diferentes que cresceu de seu antigo nome, tornando-se uma “cifra”. Inicialmente, a marca se chamava Minnesota Mining and Manufacturing Corporation e depois MMM. Então eles começaram a chamá-lo abreviado como 3M – pelo número de letras M. Tudo isso se refletiu na identidade.
1906 – 1938
O logotipo de estreia apresenta um diamante preto colocado horizontalmente. Diz “3M CO” duas vezes em letras brancas em diferentes configurações. A figura geométrica é delimitada por molduras duplas, formando uma faixa larga, que indica o nome completo da empresa. Ele é colocado em um círculo.
1926 – 1938
Por algum tempo, um emblema simples composto por texto foi usado em paralelo, pois os designers substituíram o número 3 por sua designação verbal. Portanto, o símbolo individual é escrito “Três M”. “M” tem dois pontos grandes nas laterais, enquanto “Três” tem serifas em cada traço.
1937 – 1942
O desejo de concisão ficou especialmente evidente em 1937, quando foi aprovado o logotipo de uma letra e um número. Os sinais “3” e “M” estão em negrito. Entre eles há um hífen em forma de diamante com um chanfro diagonal. A cor principal é preto no branco.
1938 – 1942
O emblema é multicomposição: tem várias partes com um grande número de elementos. O centro, como antes, é um losango horizontal preto com inscrições brancas. Abaixo estão as letras “B” e “A”, bem como a designação “DESDE 1828”. O nome atualizado da empresa, Minnesota Mining & MFC CO, é colocado em torno dele. Abaixo estão a cidade e estado onde a empresa atua – “St. Paulo Min. A frase é separada em ambos os lados por traços ondulados.
1942 – 1944
Depois de experimentar elementos gráficos, a empresa conseguiu o logotipo mais simples possível. Possui apenas dois detalhes: o número “3” e a letra “M”. Eles são largos, com serifas e uma fina borda branca.
1944 – 1948
Entre 3″ e “M” um hífen curto reapareceu. Este logotipo é semelhante em estilo à versão de 1937-1942. Eles têm letras igualmente em negrito com extremidades pontiagudas. A diferença está no hífen de separação: é inclinado para o outro lado.
1948 – 1950
O redesenho trouxe pequenas mudanças: o separador entre o número e a letra desapareceu.
1950 – 1951
Este período é significativo para a aparência do oval, que os desenvolvedores usaram repetidamente. Eles também atualizaram o estilo de escrita do título com serifas e traços laterais finos no lado direito. Em “3M” está a palavra “EMPRESA” em letras finas.
1951 – 1954
Os designers removeram a moldura oval, deixando apenas o nome da corporação. Além disso, pintaram a inscrição de branco e adicionaram sombras a ela, tornando-a tridimensional. Os desenvolvedores mantiveram as serifas.
1952
Em paralelo, havia uma versão semelhante com símbolos alongados pretos.
1952 – 1954
O oval no emblema tem um preenchimento preto. Contra seu fundo está o nome da empresa, escrito em letras maiúsculas em branco. A letra “M” tem serifas largas. Na parte inferior está a palavra “BREND”, feita em um grotesco sutil.
1953 – 1954
O logotipo é emoldurado em preto. É uma linha fina que circunda as letras de contorno “3M” com sombras no lado direito. Na parte inferior, os designers colocaram a palavra “Linha”, criada a partir de três pedaços de corda. O primeiro segmento é usado para “L”, o segundo – para o ponto sobre o “i”, o terceiro – para as letras “ine”. Também é visível uma inscrição em miniatura “BREND”, que também é feita em contorno.
1954 – 1955
Os designers voltaram à versão de 1952, envolvendo o oval preto com dois ramos de louro. Além disso, eles mudaram a palavra “BREND” para “COMPANY”.
1954 – 1957
Este emblema difere do anterior em apenas dois detalhes. Ela não tem uma coroa de louros e a palavra “EMPRESA” está em letras maiores.
1955 – 1958
A direção da empresa devolveu o logotipo de 1954.
1955 – 1957
O “M” tem serifas lisas, enquanto o “3” tem pontos nas pontas. Diz “PRODUTO DE” na parte superior, “PESQUISA” na parte inferior. Ambas as palavras estão no mesmo estilo que o nome abreviado da marca.
1956 – 1957
O design tornou-se rigoroso e geométrico. O emblema usa a ortografia clássica de letras e números.
1957 – 1958
A empresa escolheu um antigo letreiro dos anos 1950 para marcar sua identidade. A única diferença entre eles está no quadro. Agora ela está mais magra.
1958 – 1960
Neste caso, os desenvolvedores retornaram ao emblema de 1954 – com uma coroa de ramos de louro.
1960
Usando o logotipo anterior, os designers removeram a palavra “BREND” e a substituíram por “COMPANY”.
1960 – 1961
Após a próxima atualização, o emblema recebeu uma semelhança com a versão de 1951, só que não era mais branco, mas preto. E mais uma coisa: a letra “M” ficou mais alta que no logotipo antigo, então é igual ao número “3”.
1961 – 1978
Para modernizar o símbolo gráfico, a administração aprovou uma modificação muito original do logotipo criado por Gerald Stahl & Associates. Existem serifas na letra e no número, mas são colocadas “ao contrário” – não fora, mas dentro. Na zona inferior “M” há uma linha branca e há duas vantagens (+).
1978 – presente
O sinal atual foi proposto por Siegel & Gale. Consiste em um grande “3M” escrito em vermelho. A letra e o número estão localizados próximos um do outro e se fundem em dois pontos. Eles são uniformes, lisos, picados.
Fonte e cores do logotipo
Apesar da abundância de logotipos, eles são todos iguais e incluem dois elementos básicos: uma letra e um número. De tempos em tempos, também apareciam um oval, um losango, uma coroa de louros e inscrições esclarecedoras.
A 3M agora usa a fonte Helvetica Black projetada por Eduard Hoffmann & Max Miedinger para o logotipo. A paleta de cores é a mesma: sempre consistiu em preto e branco. Mas a versão atual do logotipo é de cor vermelha.