Panera é uma cadeia americana de cafés de padaria dos Estados Unidos que vende uma grande variedade de produtos de panificação, bem como massas, tortilhas, sanduíches e bebidas. Além disso, a loja oferece um menu especial, cada prato do qual você pode comprar para viagem. Inclui sopas, massas, saladas, acompanhamentos, pizzas, frutas, smoothies, chocolates, cafés de qualquer tipo e muito mais. O pão é sempre fresco, pois é assado pelo padeiro da equipe pela manhã. A estrutura da marca inclui mais de 2.000 pontos de venda dispersos nos Estados Unidos e Canadá. A sede está localizada em Sunset Hills, Missouri. Na Grande S. Louis Company opera como Saint Louis Bread Company e possui mais de 100 escritórios. Por sua vez, pertence à JAB Holding, que é propriedade da família Reimann da Alemanha. A época do aparecimento da marca é 1987.
Significado e história
As padarias de sucesso foram fundadas pelo casal Rosenthal Ken e Linda. Eles abriram uma empresa em Kirkwood, Missouri, chamada The St. Companhia do Pão Luís. Para os negócios, os empreendedores iniciantes receberam um empréstimo de 150 mil dólares e os investiram integralmente no negócio. Eles desenvolveram e apoiaram seu empreendimento de todas as maneiras possíveis, transformando-o em uma rede muito procurada, que Au Bon Pain adquiriu em 1993 por US$ 23 milhões. Ela também o renomeou Panera, tomando como base o conceito latino no significado de “celeiro”, “mãe do pão” (“celeiro”). Este importante evento ocorreu em 1997.
A marca então vendeu Au Bon Pain e concentrou-se na panificação, para a qual renovou 20 edifícios. A cada ano seu número aumentava, e a sede mudou para cada vez mais grandes assentamentos, até terminar em Sunset Hills. Paralelamente, a empresa comprou concorrentes e deu a eles seu próprio nome. Em 2008, a marca ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos e começou a se expandir para o Canadá. Na mesma época, o conceito da empresa mudou radicalmente: anunciou que utiliza apenas produtos naturais e recusa quaisquer aditivos artificiais.
Em 2014, a Panera introduziu um formato de pagamento digital para compras: tornou-se possível encomendar mercadorias online e pagar remotamente através de tablets ou smartphones. A oferta de refeições prontas também foi ampliada: sopas, acompanhamentos, chocolate quente, refrigerantes, café, saladas e outros itens destinados tanto ao consumo no local quanto ao take-away foram adicionados ao cardápio. Em 2018, a empresa abriu serviço próprio para entrega de pratos e outros produtos. Em 2020, a pizza também foi adicionada à lista. Todas as lojas operam sob o mesmo signo, independentemente da localização. No total, a rede tem cinco emblemas.
1987 – 2005
No início, a imagem era em preto e branco. Uma mulher com cabelos soltos foi desenhada com linhas de contorno escuras em um fundo claro. Traços longos representavam distintamente o braço, o ombro, o rosto e o pão. Era um pão oval clássico. O “celeiro” o segurou como um bebê e olhou com ternura para o pão recém-assado. Abaixo da parte inferior havia uma inscrição composta do nome da marca. As palavras foram dispostas em duas linhas: “Panera” na parte superior, “Pão” na parte inferior. O último deles foi levado para uma elipse, também parecendo um pão. A fonte de estilo asiático foi projetada sob medida.
2005 – 2011
Letras encaracoladas e a imagem de uma mulher abraçando o pão, os designers mantiveram. Eles apenas adicionaram cor à versão existente usando uma cor bege como plano de fundo. Ele combina mais com os tons de produtos recém-assados.
2011 – 2020
Os desenvolvedores suavizaram o texto principal sem alterar uma única letra nele. Mas para a inscrição adicional, localizada abaixo, eles usaram uma fonte diferente – um grotesco uniforme e estrito. Os autores também removeram o oval que o cercava. O cabelo da mulher foi colocado contra um fundo bege, assim como a cabeça.
2019 – 2020
O emblema foi redesenhado, após o que recebeu um novo visual e forma. As principais mudanças afetaram a imagem da menina: ela tinha um maço de espigas de milho nas mãos, e não um pão. Os artistas também redesenharam a pose da “mãe dos pães”, para que o rosto ficasse localizado não de rosto inteiro, mas de perfil. O cabelo não esvoaçava mais: seus designers cuidadosamente “empilhados”. O nome da marca foi colocado em uma linha, e não em duas, como antes. As letras receberam cor branca, contorno escuro e contraluz, tornando-se volumosas. Todos os elementos estavam em um retângulo preto.
2020-presente
A interpretação moderna do logotipo é uma repetição quase idêntica da versão antiga. Há uma diferença, é claro, mas não é perceptível. Se você olhar de perto, poderá ver uma forma diferente de localização da mulher. Ela é retratada em linha reta e olhando para a frente dela. Em suas mãos ela tem um pedaço de pão, um terço do qual o “celeiro” quebrou. A palavra “Panera” é feita na mesma fonte, mas com letras conectadas entre si: “a” em conjunto com “n” e “e” com “r”. A inscrição “Pão” está na parte inferior e é de cor bege. Agora todos os elementos são colocados em um fundo verde semi-oval. Parece a boca de um forno onde o pão é assado. E o verde indica a compatibilidade ambiental dos produtos e a naturalidade dos ingredientes utilizados.
Fonte e cores do logotipo
A identidade visual da rede de padarias, padarias e cafeterias é baseada em estereótipos: pão mais mãe. Neste caso, trata-se de um “celeiro”, “mãe de pão” (“celeiro”). Sua imagem foi redesenhada duas vezes, mas nunca desapareceu do logotipo, porque é cem por cento consistente com o tema dos produtos de panificação – casa, família, aconchego.
Para a inscrição principal, foi utilizada a fonte de mesmo nome com letras de estilo asiático, como se fossem feitas em traços curtos. Foi publicado pela primeira vez em Fontmonger.
As cores correspondem ao tema do pão, entre os quais predomina o bege claro. Branco, preto e verde oliva também estão presentes. O primeiro é usado como plano de fundo nos primeiros logotipos, o segundo é usado para todas as inscrições e o terceiro serve como plano de fundo no logotipo mais recente e indica a compatibilidade ambiental do produto.