]Hoje sugerimos relembrar os logotipos mais famosos de bandas de todo o mundo que viveram há muito tempo fora da música e, ao que parece, não estão mais associadas a músicos específicos.
1. AC / DC
É difícil não notar que o nome do grupo foi fácil de retratar em um estilo gráfico. Letras agudas e angulares, que originalmente eram mais arredondadas, saíram das mãos do designer americano Gerard Worth em 1977, tornando-se um dos componentes do hard rock. O raio no meio tornou o logotipo especialmente reconhecível. Um daqueles logotipos que será compreensível mesmo para quem nunca ouviu sua música.
2. Rolling Stones
Certamente todo mundo conhece esses “lábios” desde a infância – e não importa se você já ouviu falar de rock and roll naquele momento. O autor da obra, John Pace, tinha 24 anos quando Mick Jagger lhe pediu para desenhar um logotipo para os rolos. Usando o protótipo da deusa hindu Kali, bem como os desejos do próprio Jagger, o designer preparou uma representação ambígua de lábios com uma língua que parecia um tanto desafiadora e vulgar, especialmente para o início dos anos 70. No entanto – tudo isso não é melhor descrito pelo rock ‘n’ roll? Quase 50 anos após seu aparecimento, o logotipo não perdeu sua popularidade e, de acordo com muitas revistas de música, é o mais bem-sucedido e reconhecível do mundo.
3. Slayer
Os Thrash Metallers Slayer, assim como os músicos do Motorhead, têm sido repetidamente acusados de simpatizar com o nazismo. A principal razão para isso foi o logotipo, supostamente semelhante ao brasão do Terceiro Reich. Pela primeira vez, cruzou espadas com o nome da banda no centro apareceu no primeiro álbum “Show No Mercy” em 1984. O autor da fotografia era pai de um dos membros da “equipa de estrada”. No início de sua jornada, os caras do Slayer usaram uma imagem satânica, então três seis, várias variações de cruzes e imagens de demônios eram regularmente adicionadas à alegoria do pentagrama. Hoje, a lendária estampa aparece em todo tipo de roupa para quem está longe não só da música pesada, mas também de entender o significado dessa imagem.
4. Ramones
O logotipo dos Ramones é um selo legítimo dos pais do punk rock, semelhante em estilo ao selo oficial do Presidente dos Estados Unidos. O logotipo foi criado por Arturo Vega, amigo de longa data dos músicos, para quem o grupo era o melhor da América e tinha todo o direito de tomar emprestado o selo do presidente. Conforme planejado, a águia segura um taco de beisebol para os oponentes do grupo e um galho de uma macieira para os seguidores. Biógrafos notaram que os músicos ganharam muito dinheiro vendendo camisetas com essa imagem, e algumas bandas punk ainda estão inventando suas próprias variações de logo.
5. Misfits
O fantasma de Misfits apareceu pela primeira vez na capa do terceiro single, “Horror Business”. Os músicos, inspirados em The Crimson Ghost, filmado em meados dos anos 40, tomaram como base a aparência do personagem principal – o Crimson Ghost. A imagem é usada em todos os lugares, em qualquer lugar, e parece já existir separadamente de seus progenitores cinematográficos e musicais.
6. Nirvana
Para seu projeto principal, o grupo Nirvana, Kurt Cobain desenhou o próprio logotipo. Apesar da simplicidade óbvia – a imagem transmite com bastante clareza o caráter da música e o estilo da banda grunge. A carinha sorridente de olhos mortos, conhecida por milhões de amantes da música, não apareceu em nenhum estúdio ou álbum ao vivo do grupo. O desenho, refletindo emoções ambíguas, tornou-se popular por si só e está associado ao protótipo do próprio Kurt Cobain com todas as suas lutas e contradições internas.
7. Motorhead
O lendário “Snaggletooth”, também conhecido como “War-Pig”, apareceu no primeiro álbum de estúdio do Motorhead em 1975. O autor principal do desenho foi o artista Joe Petagno, que combinou os crânios de um gorila, um cachorro e um javali para criar um “porco de guerra”. Mais tarde, Lemmy estilizou o personagem, adicionando brutalidade a ele por meio de correntes e pregos. “War-Pig” apareceu em várias variações em 20 covers dos 22 álbuns de estúdio do grupo. A mercadoria Motorhead com seu logotipo corporativo não perdeu sua popularidade por várias décadas.