O beisebol hoje é especialmente popular em 120 países do mundo, continuando a expandir o alcance de seus fãs e torcedores. Isso levou à transformação deste esporte em toda uma indústria que compete de forma muito eficaz com o futebol em todo o mundo. Já não são apenas equipas desportivas, jogadores e ligas. Este é um mundo inteiro, incluindo uma extensa produção de equipamentos esportivos especiais e estruturas de suporte de mídia, associações necessárias e produções cinematográficas e muito mais que transforma o esporte em uma indústria. Por isso, a capacidade de se destacar neste ambiente altamente competitivo com sinais, emblemas e logotipos únicos torna-se especialmente importante.
Os símbolos do beisebol enfatizam efetivamente as diferenças e características individuais do time, tornando-o facilmente reconhecível, contribuindo para a transformação dos logotipos de marcas famosas, até mesmo em símbolos nacionais. Eles se distinguem por uma abordagem criativa ao desenvolvimento, o uso de detalhes que evocam imediatamente associações com o beisebol. Imagens de bastões, bolas brancas com costuras vermelhas, capacetes, luvas especiais, silhuetas de jogadores são elementos importantes dos símbolos do beisebol. Junto com eles, formas verbais e caracteres alfabéticos baseados nos nomes dos comandos são amplamente utilizados, criando composições gráficas inusitadas e atraentes com sua ajuda. Elementos de símbolos nacionais e regionais certamente encontram seu lugar aqui. Para aumentar o apelo, os portadores de emblemas tendem a usar uma paleta de cores brilhante e variada que não pode ser ignorada.
10. Chicago White Sox
Entre os emblemas mais famosos dos times de beisebol da MLB está o logotipo do clube de Chicago, Illinois – o Chicago White Sox, fundado em 1900. É muito popular, graças ao qual é encontrado em bonés de fãs em quase todos os países. É uma composição gráfica de três letras dispostas ao longo de uma diagonal vertical – Sox, feita no estilo gótico. Para sua exibição atraente e de alta qualidade, é usada uma fonte branca em negrito com extremidades pontiagudas, que é contrastantemente executada contra o fundo preto dos capacetes de beisebol dos jogadores. Cada letra subsequente se sobrepõe à parte inferior da anterior, criando uma inscrição que desce do canto superior esquerdo. Contrastando, rigoroso e único em sua simplicidade, a paleta de cores confere um visual moderno e cheio de estilo aos capacetes dos jogadores, diferenciando o clube de outros similares.
9. Cincinnati Reds
Um time profissional de beisebol de Cincinnati, Ohio, o Cincinnati Reds foi fundado em 1866. O clube em 1882 tornou-se uma formação completamente nova, que incluía jogadores que nunca haviam jogado por clubes semelhantes. A marca é conhecida por seu emblema original. Além disso, a composição gráfica criada em um boné de beisebol parece mais interessante do que refletida em camisetas. Os capacetes apresentam uma cor vermelha sólida e rica que cria o cenário perfeito para refletir o elemento de letras simples e elegante do logotipo. É um “C” branco no estilo de fúrcula com um contorno alongado no centro em um plano horizontal. Uma atuação tão lacônica, quando usada com uma paleta contrastante de vermelho e branco, às vezes levanta uma composição tão modesta nos olhos. Obriga o espectador a olhar mais de perto a imagem, percebendo todos os detalhes e características dos contornos da carta impressa.
8. Los Angeles Angels
Anaheim, CA é o berço do time de beisebol profissional Los Angeles Angels em 1961. Hoje, o clube joga na MLB e se representa com um logotipo original em forma de desenho animado. Graças a essa performance, ele inesperadamente evoca sentimentos alegres infantis na platéia. Ao mesmo tempo, seu esquema de cores – na paleta tradicional vermelho-azul-branco, contra o qual é feito um pequeno halo amarelo de acento, aumenta significativamente o efeito emocional criado. Um pequeno anel amarelo em cima de um “A” maiúsculo grosso feito em vermelho escuro, fonte geométrica moderna sem serifa, garante o apelo geral da composição. Para aumentar o contraste da letra, seus contornos são destacados com um traço branco. Como resultado, um logotipo simples é um ótimo exemplo de como o superminimalismo pode transformar um emblema tradicional em um emblema icônico.
7. Texas Rangers
O proprietário de um logotipo simples e conciso, na forma de uma letra branca “T” – time de beisebol do Texas Texas Rangers, foi fundado em 1961. Foi originalmente chamado de Washington Senators, que foi alterado para o nome eterno para todos hoje após a expansão da MLB e a mudança do time de beisebol anterior para Minnesota. A singularidade e atratividade do emblema do clube foi alcançada através do uso da paleta de cores original. A cor tradicional da equipe é azul-vermelho-branco, em uma combinação de tons dos quais o azul é brilhante, profundo e vivo, o que a torna a principal cor corporativa. Ao mesmo tempo, a letra foi desenhada usando uma fonte espessa e atraente, cujas linhas suaves desaparecem um pouco no fundo devido ao uso de uma sombra densa de fundo vermelho. O logotipo ganha devido ao brilho, riqueza, saturação e maior contraste do esquema de cores.
6. New York Mets
O New York Mets, time de beisebol de Nova York, tem duas versões do emblema em seus equipamentos esportivos. Fundado em 1962, o clube passou por diversas mudanças em sua identidade visual. Hoje, é conhecido por ter o icônico monograma laranja na frente de um capacete esportivo com um esquema de cores azul brilhante. O monograma se distingue pela presença de linhas curvas e arqueadas de suas listras, cantos arredondados e uma fonte ampliada com traço adicional. As letras Mets estão localizadas na lateral do capacete. Suas letras são impressas em uma rica cor azul escura, distinguem-se pela ousadia, pela falta de serifas e pelo uso de um contorno duplo branco-laranja. A composição praticamente repete o tricolor tradicional, em que o clássico vermelho é trocado por laranja. Tal design gráfico altera significativamente a familiaridade das imagens, traduzindo-o em um atrativo único.
5. Colorado Rockies
Em 1993, Denver, Colorado, registrou o Colorado Rockies, time de beisebol profissional que joga hoje na MLB. O clube distingue-se pela utilização de um logótipo brutal mas poderoso, que se distingue pelo rigor, força e autoconfiança. Isso é conseguido usando as letras maiúsculas “S” e “R” em um tipo de letra serif tradicional e elegante. Ao mesmo tempo, a composição é feita com a parte superior da letra “R” sobrepondo-se ao elemento inferior da primeira letra. Executado em uma rica cor azul corporativa, as letras são circuladas em contornos brancos para contraste. Sua colocação contra um fundo preto fosco instila no espectador uma sensação de determinação e perigo, demonstrando seu caráter como um oponente superforte para qualquer equipe. O contorno das letras pode mudar para a cor prata, proporcionando maior brilho, suavizando um pouco o impacto psicológico do emblema.
4. Boston Red Sox
A MLB apresenta o Boston Red Sox, um time profissional de beisebol de Boston, Massachusetts, fundado em 1901. Sua identidade visual oficial é uma das mais reconhecíveis. O emblema do clube tornou-se um criador de tendências na moda de rua criada por marcas de todo o mundo. O motivo de tal popularidade foram as proporções harmoniosas da composição e da paleta de cores, que foram usadas na formação do único elemento do logotipo – a conhecida letra “B”. A letra é feita com uma rica tonalidade vermelha brilhante, usando linhas alongadas, elementos arqueados e pontas pontiagudas. Seu contorno branco em negrito oferece a melhor experiência visual quando colocado contra um fundo preto liso. Isso criou o contraste perfeito e proporcionou a percepção necessária do profissionalismo e excelência do clube.
3. Milwaukee Brewers
Fundado em 1969, o clube de beisebol Milwaukee Brewers de Milwaukee, Wisconsin, se distingue por seu emblema entre os emblemas dos times da MLB. É representado por um monograma das duas primeiras letras do nome, feito em letras minúsculas e estilizado como a imagem de uma luva de beisebol. O espaço negativo da composição gráfica cria uma percepção visual da própria letra. É preenchido com uma imagem branca e amarela de uma bola localizada no elemento inferior da letra “B”. O monograma é feito em um tom azul escuro, que é aplicado nos capacetes da equipe. Ele é efetivamente destacado por um contorno amarelo que descreve cada um dos elementos. O letreiro acabou por ser memorável e único num design moderno. Parece pouco convencional em qualquer roupa de atletas. Muitas vezes, a letra maiúscula “M” é delineada em um tom dourado suave.
2. New York Yankees
O clube de beisebol New York Yankees de Nova York lidera sua história desde 1901. Sua identidade é representada por um monograma reconhecível de seu nome, representado na paleta de cores azul marinho e branco da empresa. Hoje este logotipo é um dos mais famosos da história da Liga. Por muitas décadas, o escudo adornou os equipamentos de atletas, além de bonés e camisetas de torcedores de todo o mundo. Hoje, o logotipo estilizado “NYY” em um design gráfico exclusivo tornou-se mais do que um logotipo de beisebol, mas um símbolo de fato de toda uma cultura. O laconicismo da execução, a clareza das linhas, o equilíbrio perfeito na proporção e harmonia tornaram-se a base para tal influência deste emblema, simbolizando estabilidade e confiança.
1. Los Angeles Dodgers
Um dos principais competidores esportivos de NYY é o clube Los Angeles Dodgers de Los Angeles, Califórnia, fundado em 1883. Os clubes também competem na popularidade de seus logotipos, o que é tradicional na constante corrida do Oriente e do Ocidente. O logotipo do LA Dodgers é mais brilhante e legível em qualquer posição, inclusive em capacetes. Feito com letras brancas em negrito, o monograma “LA” tem linhas grossas e fortes. O uso de um fundo azul saturado profundo com um tom brilhante e intenso cria um efeito de energia, uma sensação de movimento.