A Orange é uma conhecida operadora de telecomunicações que fornece acesso à Internet e serviços de celular. Ele é conhecido em vários países, incluindo Grã-Bretanha, Suíça, Eslováquia, Romênia, Áustria. A empresa está sediada em Paris porque Orange era originalmente uma marca francesa e só então se tornou transnacional.
Significado e história
A empresa remonta a sua história desde os primeiros dias de 1988. Só então se chamava France Télécom SA e estava associada à unidade de administração do Estado Postes, Télégraphes et Téléphones. Dois anos depois, o provedor de telecomunicações adquiriu autonomia e, oito anos depois, foi privatizado, com o governo retendo 27 por cento das ações.
Quanto à marca Orange, ela apareceu em 1994 no Reino Unido e representava a Orange Personal Communications Services Ltd., anteriormente conhecida como Microtel. Em seguida, mudou de proprietário com frequência até ser adquirida pela France Télécom SA. Isso aconteceu em 2000 e, em 2006, a matriz passou por um rebranding e se tornou Orange SA, a fim de reunir todos os seus produtos sob uma marca. Ao mesmo tempo, foi desenvolvido o famoso logotipo quadrado laranja, que substituiu o mesmo tipo de sinalização.
1975 – 1981
Nas décadas de 1970 e 1980. A France Télécom não existia. Naquela época, o setor de telecomunicações estava apenas começando a se desenvolver na França, representado pela Direção Geral de Telecomunicações. Ele tinha seu próprio logotipo: Télécommunications branco dentro de um retângulo azul (à esquerda) e um telefone azul em um quadrado branco (à direita). Além disso, o telefone era mostrado esquematicamente: um grande círculo – um botão giratório, oito pequenos círculos – números, um longo arco – um tubo.
1981 – 1982
Em 1981, as proporções do logotipo mudaram porque a abreviatura “PTT” foi adicionada à palavra “Télécommunications”. Estava escrito em itálico e ocupava a linha superior.
1982 – 1987
Em conexão com a proliferação de telefones de botão, decidiu-se mudar o design, colocando a imagem de onze botões e um receptor de telefone em um quadrado branco. Além disso, a modernização afetou as inscrições: a abreviatura passou a ser o pano de fundo da palavra “TELECOMUNICAÇÕES”, que foi transferida para maiúscula e alinhada ao centro. Em vez de azul claro, o azul escuro começou a ser usado. Um largo recuo apareceu entre o retângulo e o quadrado, o que permitiu arredondar os cantos de ambas as formas geométricas.
1987 – 1988
Pouco antes da mudança do estatuto jurídico, a organização atualizou sua logomarca, tornando-a simples e compreensível. Para isso, os designers retiraram a abreviatura “PTT” e abreviaram a palavra “TELECOMUNICAÇÕES” para “TELECOM”. O interior dos quadrantes ficou branco e todos os elementos foram repintados de azul claro.
1988 – 1993
Em 1988 teve lugar o acontecimento mais importante da história da France Télécom SA: esta empresa foi fundada com base nos Postes, Télégraphes et Téléphones. Ao mesmo tempo, recebeu seu primeiro nome e logotipo, que era muito semelhante à marca de seu antecessor. Os desenvolvedores simplesmente adicionaram a palavra “FRANÇA” acima de “TELECOM”, para isso eles tiveram que quebrar a integridade da moldura ao redor do retângulo.
1993 – 2000
Três anos depois de ganhar autonomia, a operadora de telecomunicações renovou sua marca. Seu nome passou a ser escrito em uma linha, e todas as letras, exceto as iniciais, foram convertidas para minúsculas. O emblema ocorreu no lado esquerdo: um grande paralelogramo, consistindo em doze pequenos paralelogramos e rodeado por dois meios anéis. Todos os elementos eram azuis escuros.
2000 – 2006
Em 2000, a empresa fechou um acordo com a Vodafone para adquirir a marca Orange. Esta etapa a empurrou para mudar sua identidade. Como resultado, o logotipo começou a se parecer com uma inscrição minúscula “france telecom” com um símbolo estilizado “&” à esquerda. Além disso, a segunda palavra foi dividida em duas partes usando uma paleta de cores: azul “tele” e laranja “com”.
2006 – 2013
Em 2006, os designers usaram uma fonte serif fina com traços contrastantes. O espaçamento entre as palavras diminuiu, enquanto “frança” é preto e “telecom” é totalmente laranja. O e comercial adquiriu a aparência de uma fita curva de cor vermelho-laranja.
2013 – presente
Em meados do verão de 2013, a France Télécom SA foi renomeada para Orange SA. Agora seu logotipo se parece com um quadrado laranja simples com uma inscrição “laranja” branca na parte inferior. O único elemento adicional é a marca comercial à direita da palavra.
Fonte e cores do logotipo
À primeira vista, o emblema da empresa de telecomunicações parece contraditório, pois o quadrado não se parece em nada com a laranja à qual está associada a laranja. Mas é um símbolo de uma conexão estreita, onde cada canto pode representar serviços ou subsidiárias. Em outras palavras, a integridade de tudo o que a empresa faz.
Os desenvolvedores mudaram ligeiramente a fonte Helvetica Neue para tornar as letras únicas e memoráveis. Todas as letras são minúsculas, simplificadas e sem serifa. A cor principal corresponde ao nome Laranja. Na versão completa do logotipo, ele é usado para o quadrado, enquanto a palavra fica em branco.