A empresa de tecnologia Oculus fabrica fones de ouvido autônomos que não requerem um computador para serem usados. O software integrado é suficiente para rodar jogos diretamente na tela VR. O autor do desenvolvimento original é Palmer Luckey. Junto com um grupo de empresários, ele fundou a empresa Oculus VR e apresentou o protótipo do capacete Rift. Não houve dinheiro para a inicialização, mas conseguiu levantar a quantia necessária na plataforma Kickstarter. Então, os donos do projeto fizeram algo que ia contra a ideologia do crowdfunding: eles venderam sua marca para o Facebook por US $ 2,3 bilhões. Então, em 2014, tornou-se parte da Facebook Technologies.
Significado e história
O que é Oculus?
É uma empresa de software e hardware de imersão em realidade virtual com sede nos Estados Unidos. Surgiu em 2012 e é subsidiária da Meta.
A fabricante de produtos de software e hardware lançou seu primeiro headset em 2012. Desde então, muita coisa mudou: a empresa evoluiu junto com a tecnologia de RV, criando dispositivos avançados e jogos de última geração. Seu logotipo também evoluiu, percorrendo um curto caminho desde o olho assustador, que muitos associavam aos Illuminati, até um oval elegante em preto e branco.
2012 – 2015
Quando a Oculus era uma startup verde levantando dinheiro para o protótipo do Rift, ela ganhou um logotipo de olho. Este sinal simbolizava a realidade virtual, mas a pupila azul, íris branca e esclera cinza escuro pareciam não naturais e misteriosas. O desenho era primitivo e consistia em formas geométricas simples: um círculo, um anel e uma elipse com cantos agudos. Não representava valor artístico, o que, no entanto, não impedia a empresa de fazer seu próprio logotipo e se tornar famosa em todo o mundo.
À direita da imagem estava a inscrição cinza do Oculus. Essa palavra latina se tornou o nome do projeto porque se traduz como “olho”. Há uma conexão dupla aqui: com o emblema do olho e com a percepção visual dos jogos de RV ao usar um fone de ouvido especial.
2015 – 2021
Em 2014, a empresa foi adquirida pelo Facebook. O novo proprietário decidiu “marcá-lo” como propriedade sua e para isso fez uma pequena reformulação da marca. A apresentação do novo design aconteceu no dia 11 de junho de 2015 em um evento de imprensa programado para coincidir com a Electronic Entertainment Expo.
No entanto, os fãs poderiam ter olhado para o logotipo transformado antes mesmo do briefing. Ele apareceu no site oficial da Oculus e depois se espalhou pelo resto da marca e acabou substituindo completamente o olho por formas geométricas.
Embora não se possa dizer que os usuários viram algo completamente novo. Os designers mantiveram a forma alongada horizontalmente e a geometria do emblema. Na verdade, é o mesmo olho, mas sem a pupila azul e os cantos agudos. As letras também permaneceram as mesmas, exceto por uma ligeira modificação da fonte e a tradução da primeira letra “O” para minúscula.
Este logotipo é uma colaboração entre os talentosos artistas gráficos Jon Malkemus, Nicolaus Taylor, Mackey Saturday e Cory Schmitz. Ao unir esforços criativos com a equipe Oculus, eles criaram um design arrojado que agora está associado a um fone de ouvido de realidade virtual.
O ícone atual é um O alongado e se parece com a parte frontal dos óculos de realidade virtual. A propósito, o controle deslizante na parte inferior dos dispositivos também simula a forma deste símbolo. No press kit, a palavra “estádio” era usada para designar o emblema, mas não se tornou comum devido à falta de conexões lógicas óbvias. Embora o “O” estendido realmente se pareça com um estádio quando visto de uma vista aérea.
Os desenvolvedores tentaram criar uma identidade visual que se adequasse até mesmo a futuros produtos Oculus. Eles precisavam fazer um logotipo “para crescer”, dado o constante desenvolvimento das tecnologias de realidade virtual. Portanto, um signo abstrato e minimalista é bastante justificado. Tem potencial ilimitado, permite submarcas e fica bem em qualquer tamanho.
Ao abandonar o design antigo, a empresa resolveu vários problemas de uma vez. Primeiro, o olho foi associado a um observador disfarçado e lembrou os usuários de uma violação de dados do Facebook. Em segundo lugar, o novo símbolo geométrico é semelhante ao display head-up e não levanta dúvidas sobre o que Oculus está fazendo.
A única desvantagem da letra “O” alongada é a simplicidade excessiva. Desenhar um retângulo com lados arredondados não demora muito, e é por isso que a fabricante de software americana Oracle e a marca de roupas alemã Vonrosen têm exatamente o mesmo logotipo.
O primeiro logotipo foi escrito com a assinatura Cabin Bold da Oculus. Ainda hoje pode ser encontrado nos sites da empresa. As variantes relacionadas mais próximas são DIN Mittel Medium e Source Sans Pro, mas não são idênticas. Em 2015, a equipe de design mudou um pouco o formato das letras, retirando a linha de fundo do “l”, expandindo os traços horizontais do “u” e aumentando o ângulo de corte nas pontas do “c”. Além disso, eles ampliaram o espaçamento entre letras e deixaram todos os caracteres em minúsculas, o que não acontecia na versão anterior.
A legenda pode ser localizada abaixo ou à direita do “O” estilizado. Ambos os elementos têm um fundo branco e são coloridos de preto. Monocromático é outra expressão do minimalismo da Oculus, projetado para a versatilidade do logotipo.
2021 – presente
Após uma pequena modernização pelo estúdio de design Moniker e internamente, o logotipo recebeu uma configuração diferente. Os elementos agora estão organizados em uma linha, em vez de serem desagrupados em duas como antes. Para isso, os autores reduziram o tamanho do oval horizontal, que simboliza o olho, e colocaram as letras um pouco mais afastadas uma da outra.
Fonte e cores do logotipo
Na versão moderna, o fone de ouvido Custom ainda é usado, mas o espaçamento entre letras na palavra “Oculus” ficou um pouco mais largo, o que adiciona leveza e legibilidade às inscrições.
O que significa o logotipo Oculus?
Os elementos gráficos e textuais deste logotipo representam o olho. É assim que o nome Oculus é traduzido do latim. O ícone também representa algo que repete sua forma - um oval horizontal com um amplo contorno preto e um centro branco.
O logotipo da Oculus é protegido por direitos autorais?
O logotipo da Oculus não é oficialmente protegido por direitos autorais, pois consiste em formas geométricas simples e uma palavra de significado geral. Portanto, não atende aos requisitos de originalidade, mas está sujeito a outras restrições.
O Oculus é propriedade do Facebook?
Em 2014, o Facebook (Meta) comprou a marca Oculus por US $ 2 bilhões para combinar a rede social com tecnologias modernas de realidade virtual no futuro. Em 2021, sua implementação ativa já foi iniciada.
Qual é a aparência do logotipo Oculus?
O logotipo se parece com um olho ou um gadget para ir para a realidade virtual. O ícone tem o formato de uma elipse com um contorno preto em negrito e um centro branco. Perto está a palavra óculo, que é traduzida do latim como olho.