O2 (Reino Unido) é uma empresa de telefonia móvel no Reino Unido. Foi lançada em 1985 como Cellnet, após o que mudou vários proprietários, passou por uma série de rebranding e acabou se tornando Telefonica UK Ltd. O2 é usado apenas como uma marca comercial.
Significado e história
As constantes mudanças ocorridas na história desta empresa não deixaram de afetar a sua identidade. Isso está associado a atualizações frequentes de logotipo – o provedor de serviços de telecomunicações tentou tornar seu estilo mais memorável e perseguiu as tendências atuais, experimentando com gráficos e paleta de cores. No entanto, seu último sinal não é algo incomum: parece uma letra azul padrão.
1985 – 1990
Desde o seu início até 1990, a O2 (Reino Unido) foi chamada de Cellnet Ltd. e era conhecido por seu logotipo de favo de mel azul. Os designers combinaram sete hexágonos, dispostos em forma de favo de mel: um no meio e os demais nas laterais, a uma distância igual um do outro. Na parte inferior estava a palavra “Cellnet” em negrito, fonte sans-serif desenhada verticalmente.
Tanto as letras quanto o desenho pareciam estar inclinados para trás. Essa impressão foi criada devido à violação de proporções: os elementos inferiores eram maiores que os superiores, portanto eram percebidos como o primeiro plano.
1985 – 1988
Paralelamente ao emblema azul, havia outro – um preto. Ela era sua cópia exata, exceto pela cor alterada.
1988 – 1990
Em 1988, o logotipo todo preto foi substituído por uma versão tridimensional em preto e branco. Os octógonos ficaram brancos e os espaços entre eles escureceram. Há também uma pequena sombra preta sob os favos.
1990 – 1999
Depois de 1990, a empresa atualizou o logotipo, mas manteve o rótulo “Cellnet” porque continuava a ser chamado dessa forma. Ao mesmo tempo, os designers mudaram a fonte e converteram todas as letras em minúsculas. O sinal gráfico adquiriu uma cor violeta-azulada com gradiente e tornou-se como duas ovais, constituídas por linhas diagonais e sobrepostas uma à outra.
1999 – 2002
Em 1999, o provedor de serviços de telecomunicações foi parcialmente adquirido pelo Grupo BT e recebeu o nome de BT Cellnet Ltd., que permaneceu relevante até 2002. Durante este período, utilizou um logotipo incomum e muito colorido representando a parte superior do corpo humano . Este visual foi retirado do logotipo da BT desenhado em 1991 por Wolff Olins. O personagem original foi apelidado de The Piper porque estava segurando um cachimbo.
O novo nome da empresa estava escrito na parte inferior em letras do mesmo tamanho. Neste caso, a primeira parte (“BT”) estava em maiúsculas, e a segunda (“cellnet”) – em minúsculas. As cores também eram diferentes: os desenvolvedores combinaram um azul escuro e um tom rico de vermelho. A fonte tem cantos arredondados.
2002 – presente
Em 2001, a BT Cellnet se separou do BT Group sob a marca mmO2 plc. O nome atual O2 foi obtido em 2002 após o reinício da organização. O nome da marca se tornou a base para o novo logotipo. Os designers o tornaram azul escuro e o colocaram sobre um fundo branco.
Fonte e cores do logotipo
O favo de mel, que foi apresentado nos primeiros emblemas de um provedor de serviços de telecomunicações, simbolizava a possibilidade de comunicação a qualquer momento. Eles eram a personificação gráfica das comunicações celulares. O novo emblema reflete o nome comercial da empresa e se parece com a fórmula química da molécula de oxigênio. Isso é uma dica de que O2 (Reino Unido) é tão insubstituível quanto o ar.
Para tornar a inscrição claramente visível, os designers escolheram uma fonte em negrito. A julgar pelo número “2”, esta é a versão sem serifa. A cor principal é o azul, podendo ser utilizado tanto para o logotipo em si quanto para o fundo, alternando com o branco. Está associado ao oxigênio.