A Nokia é um fabricante finlandês de equipamentos de telecomunicações e eletrônicos de consumo. Segundo dados oficiais, a empresa foi fundada em 1865, quando Fredrik Idestam inaugurou sua primeira fábrica de celulose. No entanto, a Nokia Corporation apareceu muito mais tarde – em 1967, após a fusão de três empresas: Suomen Kaapelitebdas Oy (cabos de energia e telefonia), Suomen Gummitehdas Oy (galochas e outros produtos de borracha) e Nokia Ab (eletricidade, silvicultura).
Significado e história
Alguns dos logotipos da Nokia pertenciam às empresas que a fundaram. Talvez seja por isso que parecem tão ilógicos: muitos símbolos não têm nada a ver com dispositivos móveis e de telecomunicações.
1865 – 1965
O primeiro emblema foi usado pela Nokia Ab, que primeiro se dedicou ao processamento de celulose e depois passou para a geração de energia. A marca registrada era redonda como um selo. Sua forma foi quebrada apenas por um peixe que espiou para fora do ringue. Muito provavelmente, era salmão do rio Nokianvirta, às margens do qual fica a cidade de Nokia. O desenho foi complementado pelas inscrições “NOKIA OSAKEYHTIO” e “NOKIA AKTIEBOLAG”.
Havia duas versões do logotipo em paralelo. O primeiro é desfocado, com linhas irregulares e escamas de peixe detalhadas. O segundo tem contornos nítidos e uma imagem minimalista de salmão.
1965 – 1978
O emblema, adotado em 1965, pertenceu à fábrica de borracha Suomen Gummitehdas Oy. Por se especializar na fabricação de pneus, a marca consistia em um anel preto. Era atravessado por uma faixa semicircular da mesma cor preta com a inscrição “Nokia”. Curiosamente, neste contexto, a palavra não significava a corporação Nokia, mas a cidade onde o empreendimento estava localizado.
1978 – presente
Em 1978, o logotipo foi simplificado para o nome de uma empresa finlandesa. No início, foi complementado com um til, mas com o tempo, a linha ondulada desapareceu.
Fonte e cores do logotipo
A marca Nokia tem evoluído continuamente desde 1978. Uma versão próxima à moderna surgiu em 1992. Na mesma época, foi adotado o slogan “Conectando Pessoas”. Os designers redesenharam as letras usando a fonte Nokia Sans original. A próxima modernização ocorreu em 2006: tocou a paleta. A versão final foi apresentada em 2011. Falta o famoso slogan, por isso o nome da empresa imediatamente chama a atenção.
Em 2011, não apenas o rótulo “Connecting People” desapareceu – como resultado do redesenho, a fonte Nokia Sans tornou-se uma coisa do passado, substituindo-a pela Nokia Pure. O tipo de letra sans-serif simples reflete a natureza calma do fabricante.
Quanto à paleta, a empresa tenta se manter no azul. Ela usa tons claros e escuros para mostrar sua imagem corporativa.