A NFL (National Football League) é uma liga profissional de futebol americano com 32 times da NFC (National Football Conference) e AFC (American Football Conference). Representa o mais alto nível do futebol mundial e organiza as partidas de eliminação do Super Bowl (realizadas no primeiro domingo de fevereiro). A competição acontece entre representantes de dois grupos principais – NFC e AFC. A liga foi fundada em 1920. A sede está localizada na cidade de Nova York.
Significado e história
Nos primeiros anos de sua existência, essa organização esportiva foi denominada APFA (American Professional Football Association). Mas na temporada de 1922, ela foi rebatizada de Liga Nacional de Futebol. Em 1933, a NFL introduziu um sistema de playoffs, ao final do qual as equipes restantes disputavam o campeonato. Isso foi até 1966 – antes da fusão com a AFL (American Football League).
Em 1967, o Super Bowl aconteceu pela primeira vez, definindo o vencedor entre os melhores jogadores em duas ligas rivais. Seguiu esse esquema até 1970, até que a fusão completa fosse concluída. Hoje, o Super Bowl é o maior e mais visitado evento dos grandes esportes do mundo, com muitos eventos individuais. E a Liga Nacional de Futebol se tornou o evento e a organização mais lucrativos com as equipes mais valiosas. Durante todo o período de sua existência, ela mudou repetidamente os emblemas, dos quais ela tinha oito.
1920 – 1929
A versão de estreia do logotipo é um escudo heráldico decorado com as cores da bandeira americana. A figura com dentes na parte superior e um ponto na parte inferior é dividida horizontalmente em duas partes. Um deles é azul com a inscrição “NFL” em amarelo. Letras impressas, clássicas, com serifas em miniatura. Eles estão bem espaçados. A segunda metade contém listras alternadas – quatro brancas, três vermelhas completas e mais duas peças laterais aparadas.
1930 – 1939
Durante este período, um tipo diferente de emblema foi usado. Os designers mantiveram a forma original do escudo, mas mudaram sua configuração, que permaneceu por todos os anos subsequentes. O fato é que o logotipo perdeu sua aparência em forma de barril e recebeu lados retos, afilando na parte inferior em uma ponta afiada. No emblema daqueles anos, a faixa azul tornou-se estreita. Uma bola diagonal de futebol americano apareceu nela, cercada por 13 estrelas brancas – 6 cada à direita e à esquerda e outra no topo no centro. Os desenvolvedores pintaram a zona inferior de branco e adicionaram uma grande inscrição vermelha “NFL”. Em “F”, eles estenderam a perna para que se parecesse exatamente com uma tira. O resto das letras também se assemelham a linhas largas, mas não vão além de sua própria altura.
1940 – 1953
O desenho do emblema tornou-se muito mais expressivo. Os autores estenderam as projeções superiores, tornando-as longas e nítidas (principalmente as laterais). Eles também aumentaram o número de estrelas e colocaram uma bola rosa com um laço vermelho no fundo. Os desenvolvedores estreitaram as linhas na margem inferior e as recoloriram: agora há 6 listras brancas e 7 rosa no logotipo. São a abreviatura da liga esportiva, feitas no antigo estilo inglês – com grandes serifas, encaracoladas em “L”, que tem um ponto em negrito no final.
1953 – 1958
Em primeiro lugar, os autores atualizaram a fonte: afiaram e alongaram as serifas, e também cortaram a parte inferior da perna direita “N”, formando um triângulo com ângulo agudo. Eles também ajustaram outros detalhes: repintaram a bola de um bege dourado, substituíram o laço vermelho por branco, removeram o rosa, organizaram as estrelas em uma fileira e tornaram as letras marrons. Além disso, os projetistas corrigiram a parte superior da blindagem, aumentando a saliência central e reduzindo as laterais.
1959 – 1961
Em 1959, a liga aprovou uma versão lacônica do logotipo. Ele tinha muito menos manchas coloridas do que antes. A bola e as listras ficaram brancas e os pontos superiores da tabela têm a mesma altura. Uma borda vermelha espessa apareceu na parte inferior.
1962 – 1983
Os autores do emblema ampliaram as estrelas e letras, substituíram o laço vermelho pelo azul, tornando-o na cor do fundo com as estrelas, como a linha de contorno. Eles finalmente removeram as listras internas na parte inferior.
1984 – 2008
Os desenvolvedores cortaram a forma das pontas laterais na parte superior, alargaram a linha ao longo da borda e mudaram as cores. Como resultado, o escarlate em vez de vermelho escuro e azul claro em vez de escuro apareceu no logotipo.
2008 – presente
A transformação mais importante ocorreu no bloco superior: os designers removeram 22 pequenas estrelas e desenharam 8 estrelas grandes. Eles representam 8 divisões e são divididos em duas partes – 4 de cada lado. Conforme concebido pelos desenvolvedores, este é um símbolo de duas conferências. Os autores também redesenharam a fonte, substituindo a fonte arredondada por uma geométrica com serifas largas. Além disso, a bola da parte superior recebeu pela primeira vez um efeito tridimensional: agora é tridimensional devido ao ângulo de inclinação reduzido e ao laço reposicionado.
Fonte e cores do logotipo
A evolução da identidade visual da NFL veio em paralelo com as mudanças internas na liga. Mas, inequivocamente, o design mudou de um design complexo para um simples, com um mínimo de elementos. Como resultado, houve uma versão azul-vermelha-branca na cor da bandeira americana. Mas o número de estrelas neles não coincide, porque a National Football League tem sua própria gradação de estrelato. Ela escolheu a designação para o número de divisões, não de estados.
A fonte usada no logotipo moderno é uma reminiscência de Freshman de William Boyd. Letras em desenho estrito, geométrico, com linhas retas e grandes serifas. Anteriormente, o emblema usava uma fonte no estilo inglês antigo – com símbolos ondulados e elementos curvos.
A paleta corporativa do logotipo da NFL foi originalmente associada à cor da bandeira nacional dos Estados Unidos. É composto por vários tons de branco, vermelho e azul, que mudaram várias vezes durante o redesenho.