A história da produção de motocicletas é uma rica página separada na vida do Canadá. Hoje existem várias marcas que são conhecidas não só no próprio estado, mas também no exterior.
O que são marcas canadenses de motocicletas?
As marcas de motocicletas canadenses incluem Can-Am, Campagna, Havoc, Bombardier, Motorino e muito mais. Não são tantos, mas o Canadá encontrou nichos inexplorados – em primeiro lugar, a produção de triciclos.
Can-am
As motocicletas Can-Am são muito famosas. Especialmente – o triciclo Can-Am Spyder, que se tornou uma espécie de cartão de visita da empresa manufatureira. Este veículo tem uma roda na parte traseira e duas na frente. O próprio fabricante o chama de roadster, mas os especialistas concordam que pertence aos trikes. O triciclo foi projetado apenas para viagens rodoviárias, embora seu conceito use algumas idéias da operação de um snowmobile. Possui uma variedade de sistemas de segurança, o que o torna adequado para percursos longos. Se tocarmos no assunto do próprio fabricante – BRP (Bombardier Recreational Products), essa é uma empresa poderosa e com uma história sólida.
O logotipo da Can-Am consiste no nome da empresa exibido em um fundo branco em preto itálico. Fontes em itálico não são novidade em logotipos de motocicletas. Eles evocam uma associação com a dinâmica, que fornece a ênfase semântica necessária. Bordas suaves adicionam suavidade ao logotipo e equilibram o contraste criado pelo tipo preto. Apesar do logotipo parecer bastante simples e contido, ele é reconhecível.
Campagna
Campagna foi fundada há relativamente pouco tempo – em 1988 no Canadá. Por mais de 8 anos, seu fundador, Daniel Campagna, trabalhou na criação do veículo T-Rex. Apesar de o T-Rex ter sido registrado como motocicleta, ele é de fato um veículo de três rodas. Este veículo de dois lugares pode acomodar facilmente o motorista e o passageiro. O T-Rex está à venda desde 1994. No entanto, o escopo de sua distribuição era bastante estreito e limitado ao Canadá. Após 2000, este veículo foi vendido em todo o Canadá.
A própria empresa, desde 2004, passa por dificuldades periodicamente, e seus funcionários relatam falência. Porém, em 2019, a empresa anunciou novos investidores.
O logotipo Campagna é bastante interessante em termos de como o elemento visual central (o C estilizado) e o nome da marca na parte inferior são combinados. A cor metálica com gradiente é uma solução visual atraente. No logotipo de marcas de motocicletas, é usado com bastante frequência, e isso é compreensível, porque não é à toa que a designação fraseológica “cavalo de ferro” é usada para uma boa motocicleta. Uma fonte que se assemelha a uma fonte manuscrita parece elegante. Ele suaviza a rigidez que o elemento visual descrito anteriormente introduz no logotipo. Essa combinação torna a composição equilibrada e reconhecível.
Havoc
Esta empresa canadense é uma fabricante de bicicletas de rua pesadas. A história da empresa começou não faz muito tempo – em 2014. A primeira motocicleta deste fabricante foi temática. Sua característica distintiva são os gráficos licenciados por Mike Tyson.
2016 tornou-se um ano marcante no desenvolvimento da empresa. Assinatura de parceria com Wild West Motor Co. – um poderoso fabricante americano especializado em motocicletas feitas à mão. Um dos desenvolvimentos comuns que as empresas revelaram em 2017 foi a motocicleta Havoc 124SS.
Quando você olha para o logotipo Havoc, você imediatamente percebe as linhas e ângulos rígidos. As bordas afiadas das letras parecem lembrar o peso desses veículos. A fonte preta não é novidade para os logotipos de motocicletas. Isso é restrição, solidez, contraste. Ao mesmo tempo, os acentos visuais são obtidos por meio de outras técnicas. Na parte central do logotipo, destaca-se a letra V, cujas bordas são estilizadas como asas de pássaro. Essa decisão de design sugere uma associação com o poder das motocicletas e como se o convidasse a “andar com a brisa”.
Bombardier
O nome completo da empresa é Bombardier Recreational Products. Este fabricante canadense possui uma história sólida que começou em 1942. A empresa recebeu o nome de seu fundador, Joseph-Armand Bombardier. Até o momento, o pessoal dessa empresa emprega cerca de 5 mil e quinhentos funcionários e sua fortuna é estimada em vários bilhões de dólares. Isso não é estranho, pois a empresa produz uma ampla gama de produtos, entre os quais as motocicletas fazem parte da gama. O fabricante também produz barcos a motor, ATVs, jet skis, snowmobiles. Embora haja muita ênfase nas tradições de manufatura, o avanço da tecnologia também está entre os princípios que orientam a empresa.
O logotipo da linha de motocicletas Bombardier é elegante e atraente. Seu esquema de cores é baseado em preto. Apenas finas molduras brancas diluem a imagem, o que adiciona um pouco de contraste, mas não distrai da ideia principal. O nome da empresa está inscrito na figura em forma de roda. As linhas claras estão associadas às especificidades e à abordagem comercial do fabricante. E também – com a potência e resistência de suas motocicletas.
Motorino
Motorino é um renomado fabricante canadense de bicicletas elétricas, scooters e motocicletas. Também em seu sortimento encontram-se peças de reposição adequadas não só para veículos de sua própria produção.
As motocicletas deste fabricante não são para viagens longas ou viagens off-road. Estes são veículos concebidos para condução na cidade. Não é à toa que estão incluídos na classificação das motocicletas com velocidade limitada. Você não pode acelerar mais de 70 quilômetros por hora em uma motocicleta.
O logotipo da empresa transmite perfeitamente o conceito dos veículos que produz. Não há indício de poder ou extremo. Esta é apenas uma opção de transporte pessoal confortável para dirigir na cidade. Um tom verde suave foi escolhido para o logotipo. Parece lembrar de leveza e dinâmica. Quanto ao próprio símbolo visual, aqui os designers da marca escolheram uma solução visual muito adequada. O nome da empresa está “embutido” na imagem da scooter e as letras individuais desempenham o papel de suas “peças sobressalentes”. A ideia parece nova e não trivial. Essa implementação visual do conceito expressa de forma harmoniosa o que o fabricante queria dizer sobre sua linha de produtos.
Os logotipos das famosas marcas de motocicletas canadenses são muito diferentes uns dos outros. Não existem tendências uniformes que possam ser rastreadas de um logotipo a outro, como, por exemplo, de fabricantes chineses. A ênfase na autenticidade e na capacidade de destacar visualmente as características e benefícios de suas motocicletas é o que a maioria das empresas canadenses conseguiu.
Existe alguma motocicleta canadense?
A espinha dorsal da indústria de motocicletas do Canadá é a Can-Am. Mas estes não são os modelos usuais de duas rodas, mas triciclos únicos. Veículos de três rodas semelhantes são fabricados pela Campagna Motors. Goldammer Cycle Works vende motocicletas com componentes feitos à mão - todos únicos. SORA fabrica motocicletas elétricas e Motosports Thibeault fabrica motos de neve híbridas.
Qual é a motocicleta mais popular do Canadá?
As estatísticas mostram que a maioria das pessoas no Canadá prefere pilotar motocicletas Honda de fabricação japonesa.
As motocicletas são populares no Canadá?
Embora o Canadá seja um país frio, os habitantes locais adoram andar de motocicleta. Eles fazem isso durante a estação quente, e alguns amantes radicais viajam em veículos de duas rodas até a primeira neve.
Qual é a marca de motocicleta menos confiável?
Em várias classificações, a lista das empresas de motocicletas menos confiáveis é encabeçada pela Can-Am (pelo número de falhas em 2016) e pela Royal Enfield (um fabricante indiano conhecido pela baixa qualidade de construção de modelos mais antigos).