Motocicletas Austríacas

Motocicletas Austríacas

As marcas de motocicletas não se limitam a popularizar veículos de prestígio para os amantes da direção e da dinâmica. É toda uma história que os criadores de cada marca prezam. Esta é uma lenda que encontrou sua realização na realidade; extenso campo de associações; o sonho de alguém se tornando realidade. Chamamos a sua atenção para uma visão geral das famosas marcas austríacas.

O que são marcas de motocicletas austríacas?

Entre as empresas de motocicletas em operação na Áustria, estão a KTM, Husqvarna Motorcycles, Puch, Husaberg, BRP-Rotax GmbH & Co KG. As marcas falidas incluem Delta-Gnom e Steyr-Daimler-Puch.

KTM

KTM Logo

A empresa KTM surgiu em 1936. A empresa foi fundada em Mattighofen. A empresa era chefiada pelo engenheiro Hans Trunkenpolz. Inicialmente era uma oficina especializada em processamento de metais. Já a produção de motocicletas teve início quase 2 décadas após a fundação da empresa, em 1954.

A marca é amplamente conhecida por motocicletas off-road. Mas, nos últimos anos, sua linha de produtos se expandiu para incluir bicicletas de estrada.

Entendendo a história da empresa, o simbolismo da logomarca fica mais claro. O nome da empresa está em itálico. Isso evoca uma associação com dinâmicas que são naturais ao estilo de vida das motocicletas off-road. A letra “T”, que se ergue acima das demais, suscita reflexões sobre a solidez da empresa, sua sólida história, respeitabilidade e responsabilidade no processo produtivo. No entanto, o laranja no design do logotipo é percebido como mais suave do que o vermelho. Nesse caso, pode ser interpretado no contexto da confiabilidade da empresa.

Husqvarna Motorcycles

Husqvarna Logo

Husqvarna Motorcycles é uma subsidiária da gigante KTM. Embora a própria marca tenha aparecido na Suécia muito antes. No final do século XIX, foi fundada a empresa Husqvarna, especializada na produção de bicicletas. O ano de 1903 tornou-se um marco na atuação da empresa, quando foi produzida a primeira motocicleta desta marca.

A história recente da Husqvarna Motorcycles é tão dinâmica quanto andar de bicicleta. O empreendimento foi revendido várias vezes para empresas poderosas, tendo conseguido ser propriedade da empresa italiana Cavina e da lendária marca BMW Group. Em 2013, a KTM adquiriu a Husqvarna Motorcycles. Hoje a empresa é conhecida em todo o mundo por suas motocicletas de corrida. Portanto, aqui vemos a fusão de fabricantes australianos e austríacos.

Se falamos sobre o logotipo da Husqvarna Motorcycles, então é bastante interessante do ponto de vista conceitual. O nome da empresa não é apenas soletrado por extenso, mas sua letra maiúscula é emoldurada por um símbolo visual interessante, cujo topo lembra vagamente uma coroa. Parte da segunda palavra está sublinhada, o que fala de ênfase e especificidade. E o azul, que está associado à segurança e tranquilidade no design de logotipos, é bastante adequado neste contexto. Ele parece lembrar: “O fabricante garantiu que suas motocicletas sejam confiáveis ​​e não decepcionadas.”

Puch

Puch Logo

Puch é originalmente uma empresa austro-húngara e depois austríaca. No início, era chamado de Steyr-Daimler-Puch. Desde 1864, a empresa produz equipamentos militares, armas de fogo, automóveis, aviões e motocicletas. A produção de automóveis foi interrompida no início dos anos 2000. Ressalta-se que muitos no mundo conhecem a empresa justamente como fabricante de motocicletas.

O logotipo foi concebido como um emblema. Esta é uma decisão estilística competente que indica tradição e autoridade. A fonte direta é um sinal de especificidade no posicionamento. O contraste das cores preto e branco é uma indicação da clareza e exclusividade da gama associativa que a marca evoca. No entanto, o logotipo também usa verde brilhante. Esta cor está associada à natureza, atividade, saúde e dinâmica. Esta combinação parece bastante lógica não apenas visualmente, mas também em significado. E as formas e linhas arredondadas suavizam o contraste e, além de serem específicas, adicionam uma suavidade um pouco adequada ao conceito do emblema.

Husaberg

Husaberg Logo

Depois que a empresa italiana comprou o braço de produção da Husqvarna Motorcycles em 1987 e mudou a produção para a Itália, o grupo de engenheiros decidiu ficar na Suécia. Foi chefiado por Thomas Gustavsson. Foi esta decisão que deu início à existência da marca Husaberg, posteriormente adquirida pela empresa austríaca KTM Sportmotorcycle.

O logotipo da empresa usa seu nome completo. A fonte estilizada e as primeiras e últimas letras oblongas simétricas com bordas nítidas são uma solução interessante. Sem dúvida, esse logotipo parece memorável, elegante e brilhante. Especialmente quando você considera o fato de que ele usa a cor azul profundo da própria fonte e a linha amarela brilhante escolhida para o sublinhado superior. Por si só, a ideia de um sublinhado evoca uma associação com estranheza. Ao mesmo tempo, é um bom truque estilístico que torna o logotipo ainda mais claro. Esta decisão é racional e do ponto de vista prático, uma vez que os diferentes tamanhos das letras na parte inferior do logótipo não permitiriam traçar uma linha por baixo.

BRP-Rotax GmbH & Co KG

Rotax Logo

A fabricante austríaca BRP-Rotax GmbH & Co KG é mais conhecida simplesmente como Rotax. É subsidiária da canadense BRP e especializada na produção de veículos motorizados para entretenimento e esportes radicais. A história da fama mundial da empresa austríaca começou em 1950 – juntamente com a produção da famosa scooter LOHNER.

Hoje, o logotipo da empresa evoca associações com especificações e capacidade de fabricação. A fonte branca vertical é uma reminiscência da clareza e transparência dos padrões de fabricação. Um fundo cor de vinho com gradiente é tradicionalmente considerado uma ênfase na autoridade, solidez e inteligência. E a insígnia da BRP é um lembrete adequado de qual gigante é a empresa-mãe da Rotax.

Marcas de motocicletas extintas

Delta-Gnom

Delta-Gnom Logo

A Delta-Gnom foi fundada em 1923. Ao mesmo tempo, ela entrou para a história como uma famosa fabricante de motocicletas. A produção continuou até os anos 30. Por algum tempo, ele foi retomado e durou até 1955.

Se você olhar para o logotipo da empresa, verá que é bastante eloquente e corresponde ao seu nome. Na base está um grande triângulo (delta), dividido em segmentos internos por pequenos triângulos. A fonte estilizada, cujas inclinações acompanham os segmentos da figura, estão inscritas em sua composição.

Steyr-Daimler-Puch

Steyr-Daimler-Puch Logo

Steyr-Daimler-Puch já foi mencionado acima. Remonta aos tempos da Áustria-Hungria, existiu de 1864 a 2001. O logotipo da empresa se assemelha a um alvo, no centro do qual seu nome é colocado em letras brancas. A palavra ao lado está duplicada em fonte preto itálico. Esta solução é altamente incomum. Mas se você conhecer a história da empresa, que em algumas etapas de sua existência produziu, entre outras coisas, armas de fogo, é perfeitamente compreensível. Ao mesmo tempo, o nome no centro pode ser associado a uma meta relevante para pessoas com uma visão “direcionada” de suas prioridades. Apesar de o logotipo usar apenas as cores branco e preto, parece forte do ponto de vista visual e semântico.

Este foi o TOP de logotipos interessantes e atraentes de marcas de motocicletas austríacas.

As motocicletas são feitas na Austrália?

A Austrália tem uma produção de motocicletas, mas o mercado interno é muito pequeno porque a indústria de motocicletas praticamente não tem apoio do governo.

Qual país fez a KTM?

Os veículos KTM AG são fabricados em vários países ao redor do mundo. Por exemplo, a empresa indiana Bajaj está envolvida na criação de motocicletas de baixa capacidade e as demais motocicletas são fabricadas na Áustria. Alguns produtos são fabricados em fábricas chinesas.

Quais marcas a KTM possui?

A KTM AG possui as seguintes marcas subsidiárias: KTM Immobilien GmbH, KTM Technologies GmbH, Husqvarna Motorcycles GmbH, KTM Sportmotorcycle GmbH.

De onde são as motocicletas KTM?

A KTM está registrada na Áustria, mas suas motocicletas não são produzidas apenas neste país. A maioria dos produtos é fabricada na Índia porque a Bajaj Auto Limited está localizada lá, uma das duas proprietárias da KTM.