A abreviatura MLS é usada para se referir à Major League Soccer, uma organização fundada em 1993. Não é uma associação de clubes no sentido usual. Todas as equipes pertencem à liga, e sua posição não depende dos resultados das competições sazonais: elas não se transferem entre divisões, como, por exemplo, membros da National Collegiate Athletic Association.
Significado e história
A MLS é composta por 27 equipas, que podem incluir um máximo de 30 atletas. Eles são divididos em duas Conferências: Ocidental e Oriental. A temporada de estreia da liga foi realizada em 1996. A franquia de maior sucesso é o Los Angeles Galaxy. Seus jogadores ganharam a MLS Cup cinco vezes e receberam o prêmio Supporters’ Shield cinco vezes.
Os logotipos da organização merecem atenção especial. Eles mudaram muitas vezes para acompanhar as tendências atuais. A última reformulação ocorreu em 2014, logo após o 20º aniversário da Major League Soccer.
1990 – 2007
A MLS foi formada em 1993 e lançada oficialmente em 1996. Antes da primeira temporada, adotou o emblema de uma única chuteira preta e branca (provavelmente para o pé direito) que chuta a bola na forma de um círculo branco com pentágonos pretos de vários formas. Ambos os elementos estão dentro de um retângulo arredondado, com um lado turquesa e o outro azul.
A abreviatura preta “MLS” está escrita na parte inferior, e a frase azul “MAJOR LEAGUE SOCCER” está escrita ainda mais abaixo. Ao experimentar o tamanho das letras, os desenvolvedores garantiram que ambos os nomes (abreviados e completos) correspondam à largura da linha.
2007 – 2014
Os designers tornaram o logotipo tridimensional adicionando elementos de cores adicionais. A bola tem contornos pretos e destaques em três tons: cinza, azul e turquesa. A parte branca da chuteira mudou para cinza, com uma faixa azul adicionada à borda. Neste caso, o desenho e as inscrições estão localizados dentro de um retângulo branco adicional com lados arredondados, cercado por uma larga linha preta.
2014–presente
No final de 2014, uma nova versão do logotipo foi apresentada no evento MLS Next, desta vez com um escudo triangular. O design moderno e simples pretendia mostrar todas as mudanças de marketing feitas para conectar os torcedores da liga no estádio e no espaço virtual.
Todas as imagens associadas ao futebol desapareceram. Mas apareceu um escudo heráldico, que parece um clássico brasão esportivo. Foi uma tentativa de abandonar o design ultrapassado sem trair as tradições do futebol. O espaço interior é dividido em duas partes por uma linha diagonal azul com um gradiente. Ele vai além do escudo do lado esquerdo. Exatamente a mesma tira atua como uma moldura externa. A metade superior do logotipo é vermelha, com uma transição suave do escuro para o claro. Existem três estrelas de cinco pontas e a abreviatura “MLS”. O fundo é apenas branco. Os designers deixaram em branco para que os torcedores possam usar o espaço como quiserem, como colocar o nome de sua cidade natal ou o símbolo de seu time favorito.
Fonte e cores do logotipo
A linha diagonal traçada no escudo em um ângulo de 45 graus simboliza a trajetória imutável do desenvolvimento da liga e, ao mesmo tempo, personifica a crescente energia e velocidade dos jogadores. A moldura azul é a borda do campo de jogo. As três estrelas representam a relação entre a MLS, sua base de fãs e os EUA como um todo.
A fonte usada para a inscrição pertence à categoria de grotescos em negrito. Todas as letras são maiúsculas e têm cantos ligeiramente arredondados. Na versão principal, o nome da liga, as três estrelas e a metade inferior do escudo são brancas, a parte superior é vermelha e os contornos e a faixa diagonal são azuis. Além disso, os elementos vermelho e azul têm um gradiente.
Ao mesmo tempo, a equipe de desenvolvimento criou um esquema de cores personalizado do logotipo da MLS para cada equipe. Essa é a principal característica da identidade, que torna o design adaptável e versátil.