Minnesota Vikings é um time de futebol profissional dos EUA e membro da NFL. Pertence à Conferência Oeste da Divisão Central da NFC. A equipe está localizada em Minneapolis, Estado de Minnesota. Criado em 1960 como uma extensão de franquia.
Em um ano após a criação, o clube ingressou na Liga Nacional de Futebol e é seu membro desde então. Um grupo de empresários se tornou seus primeiros proprietários: Bill Boyer Sr., Bernie Ridder, Max Winter, Ole Haugsrud e H. P. Skoglund. Eles administraram a franquia nesse grupo em 1972. Então Boyer os deixou e Haugsrud saiu um pouco mais tarde – em 1976. Como resultado, a equipe ficou com os três fundadores.
Em 1988, o número de acionistas da Minnesota Viking foi bastante aumentado: Carl Pohlad e Irwin Jacobs juntaram-se à Skoglund, Ridder e Winter. De 1991 a 1998, Roger Headrick foi o único proprietário da franquia. Mais tarde, ele a transferiu para a Red McCombs por US $ 250 milhões. Por sua vez, ele o vendeu para Zygi Wilf após uma tentativa fracassada de mudar o estádio Hubert H. Humphrey Metrodome. Desde 2005, o clube é de propriedade de Wilf, com seus 5 membros da família e Reggie Fowler. Eles o compraram por US $ 600 milhões.
O clube recebeu seu nome oficial logo após a criação – em 27 de setembro de 1960. O gerente geral Bert Rose o recomendou ao Conselho de Administração. Para ele, esse nome captura idealmente a essência essencial de Minnesota – a tendência escandinava da cultura local. Reflete um lutador nórdico auto-contido com uma firme vontade de vencer. Foi assim que a equipe se tornou a primeira cujo nome não inclui a cidade local, mas o estado.
Significado e História
O que é Minnesota Vikings?
Minnesota Vikings é um membro da NFC North da NFL. Em termos de número de vitórias, eles são os líderes do restante das equipes da liga que nunca venceram o Super Bowl. Ao mesmo tempo, eles têm outro “recorde” – o maior número de derrotas nos playoffs. O clube de futebol foi fundado em 1960 em Minneapolis e nunca se mudou de lá.
O famoso logotipo do Minnesota Vikings com uma imagem nórdica é cortesia de Karl Hubenthal – artistas esportivos do Angeles Times. Isso aconteceu em 1961. Durante a história da franquia, ele tem três versões de logo muito parecidas. As cores oficiais do logotipo são amarelo (Vikings Gold), branco e preto. Mais tarde violeta foi adicionado.
1961 – 1965
Esta versão do logotipo do Minnesota Vikings representava a história e as tradições dos Vikings Antigos. Continha um guerreiro firme e resoluto que não tinha medo de obstáculos. Ele tinha uma expressão de intenção e todos os músculos faciais estão tensos. Isso simbolizava seu impulso interior para a vitória. Seus olhos estavam apertados e ele estava olhando de perto. Parecia que o cabelo do viking estava do lado do capacete com chifres como um símbolo da luxúria inata da guerra. A cauda e o capacete peculiares foram desenhados em areia moderada e o bigode e as sobrancelhas eram brancos. Todos os elementos foram destacados em preto.
1966 – 2012
Neste logotipo do Minnesota Vikings, a cabeça estava virada do lado oposto – para a direita. A imagem ficou mais realista: o Viking tem uma cor de pele natural (rosa bege e luz típica dos nórdicos), bigode e sobrancelhas douradas (eles combinam com os cabelos presos em um conto típico dos vikings). Uma faixa violeta escura foi adicionada ao capacete. Os chifres afiados foram deixados brancos com um top preto. Os toques se tornaram mais nítidos e mais certos – o olhar atento foi sublinhado e o ruído foi removido do rosto.
2013 – presente
Neste logotipo do Minnesota Vikings, a cabeça estava virada para o lado oposto – para a direita. A imagem ficou mais realista: o Viking tem uma cor de pele natural (bege rosa e claro, típico dos nórdicos), bigode dourado e sobrancelhas (combinam com o cabelo trançado em um conto típico dos vikings). Uma faixa violeta escura foi adicionada ao capacete. Os chifres afiados ficaram brancos com um asfalto. Os toques tornaram-se mais nítidos e certos – o olhar mais atento foi sublinhado e o ruído foi removido do rosto.
Fonte e cores do logotipo
Minnesota Vikings é o primeiro time da NFL a ter um nome de estado em vez de cidade. Além disso, seu logotipo também está intimamente associado a Minnesota porque reflete a herança histórica desta unidade territorial administrativa. A imagem Viking faz parte da cultura local, pois uma grande porcentagem da população do estado é composta por noruegueses. No contexto esportivo, simboliza força de vontade, espírito inabalável e desejo de vencer.
A ideia do emblema partiu do artista Karl Hubenthal, que em 1961 forneceu ao clube um desenho já pronto: a imagem da cabeça de um guerreiro austero com um capacete com chifres. Ênfase particular foi dada aos longos bigodes, sobrancelhas e cabelos trançados – traços característicos do escandinavo.
Com o tempo, os designers mudaram a placa gráfica, dando-lhe um visual moderno. Eles viraram o Viking para a direita, enfatizaram o olhar e trouxeram a cor da pele para mais perto de seu tom natural. Em 2013, a forma dos chifres do capacete foi atualizada: os desenvolvedores conseguiram um efeito tridimensional corrigindo pequenos detalhes.
A falta de inscrições é explicada pelo fato de que o logotipo não precisa de adições – é autossuficiente e corresponde totalmente ao estilo dos Minnesota Vikings. E para que a imagem fosse harmoniosa do ponto de vista artístico, os designers prestaram atenção nas formas e proporções corretas e na seleção das cores. A paleta resultante inclui amarelo claro para o cabelo, bigode, sobrancelhas, parte superior do capacete, azul para a parte inferior do capacete, bege para o rosto, branco para os chifres e preto para os contornos.
O que significa o logotipo do Minnesota Vikings?
O logotipo do Minnesota Vikings não tem significados ocultos - ele apenas reflete o nome da equipe. Possui uma cabeça Viking com um bigode longo e cabelo trançado. O guerreiro escandinavo pode ser reconhecido pelo seu característico capacete com chifres.
Por que os Minnesota Vikings são chamados de Vikings?
Este nome foi dado ao clube de futebol em 1960. O objetivo era refletir a herança escandinava do estado de Minnesota, lar de muitas pessoas da Escandinávia e de países nórdicos.
Quem desenhou o logotipo dos Vikings?
Bert Rose, o CEO da equipe, encomendou o logotipo do cartunista esportivo Karl Hubenthal, que trabalhava para o Los Angeles Times na época. Foi assim que apareceu a versão original do desenho, que foi posteriormente modernizado por outros designers.
Quantos Vikings estão no Hall da Fama?
Em 2021, o Hall da Fama tinha vinte jogadores de futebol do Minnesota Vikings, um treinador principal e um CEO. Entre eles, sete jogadores passaram apenas uma fração de suas carreiras com os Vikings e chegaram ao Hall da Fama graças ao seu desempenho atlético em outras equipes.