As motocicletas russas nunca foram tão populares no mundo como em meados do século XX. Foi durante a era soviética, que hoje todos tentam apresentar como a mais sombria e menos desenvolvida, que caiu o auge do desenvolvimento da indústria soviética de motocicletas. O colapso da URSS levou à destruição prática desse tipo de indústria. E as tentativas de restaurar sua antiga glória hoje ainda não foram coroadas de sucesso. Casos isolados ainda não podem ser comparados com o enorme sucesso do passado. A manutenção da indústria russa de motocicletas hoje em grande parte recai sobre os ombros de algumas marcas antigas, mas famosas, que sobreviveram aos tempos difíceis.
O que são marcas de motocicletas russas?
As marcas de motocicletas russas mais famosas que entraram no mercado mundial são Ural, Stels, ZiD, BaltMotors, Irbis, AVM e IZh.
A comparação dos dias atuais com a história da indústria russa de motocicletas não pode ser objetiva e geralmente possível. As marcas soviéticas famosas eram um produto completo da produção soviética, de um parafuso a um assento, ganhando reconhecimento mundial como um produto completo do país. As empresas modernas que se posicionam ruidosamente como líderes da indústria russa de motocicletas só podem se orgulhar de seu próprio design de motocicletas ou da capacidade de fazê-las andar, montadas em um único mecanismo com peças de reposição de fabricantes estrangeiros. Mas recentemente, novos desenvolvedores começaram a aparecer, tentando realmente apoiar a marca nacional com base em estruturas montadas a partir de elementos produzidos na Rússia. Hoje podemos dizer que o retorno aos sucessos do passado já começou.
1. Ural
A marca de motocicletas soviética mais famosa foi e é a empresa IMZ-Ural. A empresa foi fundada em 1941 pelo governo soviético em Irbit. Desde então, seus produtos estão há muitas décadas na palma da mão do melhor fabricante russo. A marca foi capaz de suportar o período mais difícil do colapso do estado. Isso foi facilitado pela constante demanda por motocicletas Ural em alguns países europeus e nos EUA. O primeiro modelo é baseado no design básico do BMW R-71. Motocicletas pesadas com um carro lateral caracterizavam-se pela alta potência e capacidade de cross-country, graças à tração em ambas as rodas. A técnica era indispensável em condições off-road. Além disso, a empresa produziu uma versão urbana – o modelo ST. A empresa continua suas atividades devido à alta popularidade de seus produtos.
A abreviatura da letra IMZ era o elemento central do emblema. O sinal é uma roda estilizada de dois círculos inscritos um no outro. Um triângulo isósceles está inscrito no pequeno campo. O espaço interno da figura é ocupado pela sigla do nome da empresa do fabricante. No campo entre os pequenos e grandes círculos, na parte superior há uma inscrição – MOTOCICLETAS URAL. A cor do logotipo é preto monocromático. Caracteriza a gravidade e seriedade da produção estatal voltada para o atendimento das necessidades civis e de defesa.
2. Stels
Stels é uma das marcas já nascidas na nova Rússia em 1996 em Lyubertsy, região de Moscou, como uma das atividades da empresa Velomotors. A criação da marca foi motivada pela necessidade de formar uma divisão separada que se ocuparia da produção de motocicletas e bicicletas. A Stels promoveu a possibilidade de individualizar os produtos da empresa em um mercado bastante preenchido com ofertas semelhantes. A empresa desenvolve projetos próprios de motocicletas, ATVs (desde 2009) e bicicletas, montando-os com base em componentes da China, implementando-os através de uma ampla rede de concessionários em todo o mundo. Em 2013, os produtos da empresa passaram pela certificação internacional.
O logotipo Stels é um exemplo vívido do minimalismo moderno. O emblema é feito em uma cor sólida amarelo claro. Esta tonalidade tem uma forte positividade, o que a torna especialmente boa na demonstração de identidade visual. O nome da marca é um quadrado amarelo claro com uma ligeira inclinação para a direita. No interior da figura, sobre um fundo branco de círculo inacabado, está inscrito o símbolo “S” – a letra maiúscula da marca. A cor branca dá a impressão visual da presença de um símbolo que ecoa os “yin” e “yang” chineses. O nome da marca está colocado sob o letreiro – Stels, executado em fonte minúscula próxima ao tipo de Comic Opera Oblique JNL de Jeff Levine em amarelo claro. A inclinação de todos os elementos do logotipo é uma visualização simbólica da velocidade e da capacidade de obter o que deseja hoje e agora.
3. ZiD
Um dos populares veículos soviéticos de duas rodas era o lendário “fabricante de tapetes” – uma motocicleta da marca Voskhod. A produção da Voskhod foi formada com base na planta ZiD – Degtyarev, estabelecida em 27 de agosto de 1916 em Kovrov, Vladimir Oblast, Rússia. Na época de sua fundação, a empresa pertencia à Primeira Sociedade por Ações Russa de Fábricas de Fuzis e Metralhadoras. Nos tempos soviéticos, metralhadoras de Fedorov, Degtyarev, Goryunov, o mundialmente famoso PPSh, foram feitas nele. Desde 1946, a produção das primeiras motocicletas K-125 foi estabelecida. Hoje a ZiD faz parte da High Precision Systems (Rostec) e possui várias divisões na indústria de motocicletas. A ZiD produz motocicletas com base em desenvolvimentos da época da URSS e motocicletas da marca chinesa Lifan.
O logotipo ZiD repete em seu formato a imagem de uma roda, que é tradicional para empresas de tecnologia móvel soviética. Durante este período, muito pouca atenção foi dada ao apelo da marca. Todas as forças de produção visavam a simplicidade e a reconhecibilidade do produto, que deveria receber o reconhecimento do consumidor pela sua qualidade, pela possibilidade de funcionamento a longo prazo. Portanto, a brevidade, a simplicidade e a singularidade dos emblemas foram as principais direções em sua criação. O logotipo ZiD foi feito em uma cor azul sólida. No centro dos círculos, a abreviatura ZiD foi colocada com uma inclinação à direita. Uma estrela de cinco pontas “tremulou” acima da letra do meio.
4. BaltMotors
A Baltmotors é a primeira empresa russa a montar veículos motorizados após o colapso da URSS, fundada em 2004 em Kaliningrado. Os produtos da empresa consistem em vários tipos – motocicletas, ATVs, veículos para neve, veículos leves de reboque motorizados. Os últimos são especialmente procurados na Europa, Canadá e EUA. A empresa ganhou fama pela alta qualidade de seus produtos. Isso é garantido pelo uso de tecnologias japonesas e chinesas modernas. A produção de motocicletas hoje inclui o desenvolvimento e modificação de 10 modelos. O sortimento cobre quase todas as áreas nas quais podem ser usados para proporcionar uma vida confortável a uma pessoa, assim como áreas esportivas.
O logotipo da Baltmotors leva em consideração os requisitos de visualização modernos e a psicologia de percepção da informação pelo consumidor atual. A cor do sinal consiste em preto e cinza prateado. O logotipo redondo tem uma protuberância visual voltada para o centro. Na parte superior da margem interna do círculo, o texto – baltmotors é aplicado em letras latinas maiúsculas ao redor do círculo. Centro – “bm”. Uma imagem estilizada de um radiador é formada ao longo da circunferência, desde o início da inscrição da marca até sua última letra. Na parte inferior, há uma faixa em formato dentado, que é um elemento de uma engrenagem em formato expandido.
5. Irbis
A história da Irbis Motors, empresa de montagem e venda de motocicletas de fabricantes chineses, começou em 2000. A marca BEIJING IRBIS TRADING CO, LTD de Taijou entrou no mercado russo em busca de representantes, que se tornou a empresa russa Vostokscooter. Em 2004, a empresa foi renomeada para Irbis Motors, a marca expandiu significativamente suas capacidades, adquiriu oficinas de montagem e mudou da categoria apenas de vendas para uma empresa de manufatura. A gama de ofertas inclui motocicletas e scooters de alta qualidade e acessíveis, ATVs e veículos para neve sob o TM Irbis. Eles se distinguem por seu baixo preço e confiabilidade, a possibilidade de serviço e a disponibilidade constante de peças de reposição originais.A marc
a registrada da marca foi a pegada do animal que deu o nome à empresa – o leopardo da neve. Todo o logotipo é em vermelho carmim sólido. À direita do símbolo da pata está o nome da marca – Irbis. O texto está em letras minúsculas com serifa. Esse desempenho cria uma sensação visual de aceleração característica das perspectivas de produto e desenvolvimento de toda a empresa.
6. AVM
A marca AVM de São Petersburgo foi fundada em 1996 como uma empresa de comércio de motocicletas de fabricação estrangeira. O próprio nome foi criado com base na abreviatura das primeiras letras das mercadorias colocadas à venda – automóveis, bicicletas, motociclos. Hoje a marca realiza o comércio varejista de marcas automotivas estrangeiras, atacado e varejo de bicicletas, bem como produção e venda no atacado e varejo de motocicletas leves e ciclomotores TM AVM e XMOTO. Posteriormente, a empresa adquiriu instalações próprias para a produção de veículos automotores em seu próprio nome. A empresa possui uma ampla rede de revendedores em toda a Rússia, vendendo e prestando serviços de manutenção aos equipamentos fabricados.O emblema AVM gravita em torno do logotipo da Audi AG mundialmente f
amoso. As mesmas argolas de ouro, apenas no valor de três peças e feitas na intersecção umas das outras. Cada um dos anéis contém uma letra minúscula da abreviatura do nome da empresa. A transição suave do tom dos anéis fornece uma percepção visual de ouro iridescente e fornece volume na forma de um prisma triangular.
7. IZh
A marca soviética mais conhecida para a produção de automóveis e motocicletas – IZh, produz motocicletas há 80 anos. A empresa localizada na cidade de Izhevsk era subsidiária da Izmash – fábrica de armas, e se chamava IzhAvto. A primeira motocicleta deixou os estoques da fábrica em 1928 – IZH-1, engenheiro de design Petr Vladimirovich Mokharov. Posteriormente, a gama de veículos motorizados da marca foi reabastecida com diversos tipos de designs diversos. Dentre eles, os mais famosos foram os Izh-Jupiter-5 da classe média e o perfil esportivo e turístico Izh-Planeta-Sport, produzido no período das décadas de 70 a 80 do século passado. Os modelos tiveram grande procura na Europa e América sob as marcas Cossack e Neval. Junto com Ural e Dnieper, que tinham marcha à ré, as motocicletas IZh estavam à frente de todas as marcas de motocicletas produzidas na URSS naquela época.
O logotipo da empresa, que até recentemente era líder na produção da indústria de motocicletas russa, ainda é lembrado por todos os entusiastas de motocicletas no mundo. O emblema era um planeta estilizado Saturno com um anel ao redor. Curiosamente, o aparecimento do logotipo acabou por ser um erro dos designers, que queriam usar no modelo de Júpiter. Surgiu como resultado de mais uma corrida para cumprir o plano e os prazos apertados para lançamento. O emblema foi preparado às pressas, confiando o seu aperfeiçoamento a um jovem engenheiro que acabava de deixar os muros da Universidade. Com pressa, uma verificação detalhada não foi realizada e, neste formulário, IZh-Júpiter-2 foi apresentado à comissão estadual. O erro se tornou um nome de marca. O anel planetário e a circunferência do logotipo eram cinza. O campo interno do planeta é azul claro. Em primeiro plano, o anel tornou-se a abreviatura da marca.
Qual é a melhor motocicleta russa?
Algumas das motocicletas russas de maior sucesso são os modelos Ural, que em uma época gostavam muito do ator Brad Pitt. Entre os jovens fabricantes, Irbis e Stels parecem ser especialmente promissores.
Ural é uma boa motocicleta?
As motocicletas Ural têm um bom desempenho em terrenos acidentados, porque é para isso que foram criadas. Esse tipo de transporte é bastante popular no Ocidente.
São motocicletas Urais?
Sim, os Urais são bicicletas laterais pesadas. São totalmente feitos de alumínio e aço, ao contrário da maioria dos modelos modernos, que possuem elementos plásticos.
Qual é a pior marca de motocicletas?
Existem muitas motocicletas não confiáveis no mundo que incomodam aqueles que as conduzem. É difícil destacar qualquer uma, porque até a Suzuki, das Quatro Grandes do Japão em 2020, liderou a lista das Piores Marcas de Motos, de acordo com os resultados de uma pesquisa com consumidores.