Marcas de motocicletas Americanas

Marcas de motocicletas Americanas

A indústria de motocicletas é uma das principais nos EUA, que no século 20 formou o culto da mania americana pelos “cavalos” de ferro, que substituiu o meio de transporte usual dos vaqueiros. Apesar de alguma defasagem no início da formação desse tipo de produção – nos EUA ela “começou” na primeira década do século passado, as motocicletas americanas tornaram-se formadoras de tendências, o que continua até hoje. Foi nos EUA que surgiram os modelos que adquiriram um aspecto moderno, que já era igual a toda a Europa, e hoje até às marcas japonesas líderes. Uma avaliação interessante pode ser feita examinando o design das motocicletas chinesas, que praticamente copiam os melhores modelos americanos dos últimos anos.

O que é a USA Motorcycles Brands?

Existem muitos fabricantes de motocicletas nos Estados Unidos, incluindo Indian, Harley-Davidson, Buell, Victory, Zero, West Coast Choppers, Motus, Lightning, Alta, Rokon, Confederate, Alligator, Arch, ATK, Boss Hoss, Cleveland CycleWerks, Curtiss , Fischer, Janus, MotoCzysz, MTT, US Highland and Z Electric Vehicles.

A razão para um desenvolvimento tão especial da indústria de motocicletas nos Estados Unidos foi o tamanho do território do país e a constante migração da população, que era massiva no início do século XX. Isso foi inicialmente facilitado por duas marcas americanas líderes – Indian e Harley-Davidson. A primeira marca foi fundada em 1897 pelo ex-piloto George Hendee. A produção em massa indiana começou em 1901. Os modelos foram diferenciados pelo uso de uma válvula de entrada automática. Harley é uma linha de 1903 que conquistou o coração de quase todos os motoristas de diferentes gerações. Mas a produção moderna está cada vez mais sujeita a críticas associadas à baixa confiabilidade, vibrações, aquecimento de alta temperatura do motor e um preço muito alto.

1. Indian

Indian Logo

Uma das primeiras marcas de motocicletas americanas foi a indiana, fundada pelo piloto George Hendee e Oscar Hedstrom em Medina, Minnesota, Estados Unidos, em 1897. Como no resto do mundo, seus primeiros produtos foram as bicicletas. Até que George Hendee montou sua primeira motocicleta em 1900. A empresa iniciou a produção em massa em 1901. Aplicar as ideias que por muito tempo mantiveram George Hendee afastado garantiu sua vitória em 1903. O desenvolvimento subsequente da empresa garantiu o lançamento anual de um novo modelo, que durou até 1953. A empresa então passou por anos de transições de um proprietário para outro, perdendo para a Harley-Davidson, o que levou ao seu fechamento. Mas no início do século 21, os motoristas britânicos reviveram a marca revendendo-a em 2011 para o famoso Grupo Polaris.

As motos desta marca guardam há muito tempo as tradições no seu emblema. Ela refletiu o espírito e o estilo da marca, confirmando o próprio nome. A silhueta de uma cabeça orgulhosa e corajosa de um índio em um cocar nacional com a inscrição do nome e uma explicação embaixo era a identificação visual da marca. Sua imagem, da maneira mais completa e precisa possível, caracterizou as próprias motocicletas – tão orgulhosas, corajosas e belas em seu desempenho. Mas, à luz da tendência moderna, hoje apenas o texto – indiano, feito em fonte artesanal, sob o qual a inscrição – MOTOCICLETA é aplicada em minúsculas letras minúsculas, permanece no logotipo.

2. Harley-Davidson

Harley-Davidson Logo

1903 foi o ano da fundação de William S. Harley, Arthur Davidson, Walter Davidson, marca de motocicletas William A. Davidson – Harley-Davidson. Sua sede está localizada em Milwaukee, EUA. Tendo vencido a batalha pelo consumidor com a Indian, graças a uma infusão bastante grande de fundos na empresa de publicidade, a marca ainda tem a palma da mão não apenas nos Estados Unidos hoje. Seus modelos pesados ​​de cruzeiro ganharam fama duradoura. Hoje, a marca vende com sucesso seus equipamentos em todo o mundo, abrindo unidades de produção adicionais no Brasil e na Índia.

Uma característica da formação da força impressionante da identidade da marca é o seu nome. O primeiro emblema apareceu em 1909. Ele passou por muitas mudanças. Hoje a marca utiliza diversas variantes do logotipo em diferentes linhas de novos modelos, incluindo apenas o contorno do logotipo principal – Bar and Shield de 1922. Depois de ser preto e branco, adquiriu o laranja, o que tornou essas cores parte integrante dos elementos da imagem. Na parte superior está a inscrição MOTOR, na parte inferior – CICLOS. Na placa central – o nome está em minúsculas. Os contornos das formas e a inscrição no escudo são laranja e o nome é branco. O esquema de cores reflete o espírito e a essência da marca. Laranja simboliza energia, preto representa elegância e branco cria contraste, tornando os gráficos mais fáceis de ler e lembrar.

3. Buell

Buell Logo

A marca americana de motocicletas Buell Motorcycle era uma empresa bastante jovem. Fundada em 1983 em East Troy, Wisconsin, EUA pelo ex-engenheiro da Harley-Davidson Erik Buel, ela se tornou a portadora do nome dele. A marca realizou seu primeiro campeonato AMA de Fórmula 1 em motocicletas de sua própria montagem – a RW750. Em seguida, foi lançada a produção de motocicletas esportivas de rua com base na usina Harley Davidson. Este último em 1993 resgata 49% das ações da marca. Mas já em 1998 a Harley torna-se proprietária total. Em 2009, a linha Buell deixa de existir.

O logotipo adotado em 2009 foi a imagem tradicional da silhueta da cabeça e das asas de um pégaso. Junto com o nome da marca em letras minúsculas inclinadas para a direita sob a imagem de um cavalo, essa composição gráfica estava localizada em um escudo preto. A borda, texto e cavalo foram finalizados em uma cor cinza prateada. A principal tarefa do emblema era transmitir com eficácia uma característica importante da marca – o movimento, a velocidade, que é típico de todos os modelos esportivos da Buell Motorcycle Company. Isso é o que o pégaso com suas asas estendidas e a inclinação certa do nome simbolizam. Além disso, o pégaso é um símbolo reforçador dessa percepção, criando uma compreensão de dupla velocidade e aceleração.

4. Victory

Victory Logo

Em Spirit Lake, Iowa, EUA, em 1987, a mundialmente famosa empresa americana Polaris fundou uma empresa de produção de motocicletas – a Victory. Com muita experiência prática na produção de quadriciclos e veículos para neve, a Polaris decidiu dar atenção às motocicletas. Para garantir o reconhecimento do novo direcionamento de produção, a marca recebeu o nome espalhafatoso de Victory, cujo primeiro exemplo foi a linha V92C, apresentada ao público por Al Unser Jr. – bicampeão de Indianápolis. O foco principal da produção da marca foram os modelos turísticos e de cruzeiros. No dia 9 de janeiro de 2017, a marca foi encerrada com o comunicado oficial de um representante da Polaris.

O último emblema da Victory Motorcycles foi a letra de acento “V” – a primeira palavra da marca. Feito em vermelho, era o centro das atenções. Na placa da carta que cruza as “pernas” foi aplicado o nome completo em letras pretas em caixa baixa sobre fundo cinza prateado. Abaixo, em uma faixa preta, a palavra MOTOCICLETAS estava escrita em letras pequenas em cinza. O sinal principal tinha uma forma tridimensional. Suas bordas também eram cinza prateadas. A palavra EUA está inscrita no ponto V em letras pequenas. Esta versão foi a mais bem sucedida, memorável e lacônica de todas as versões.

5. Zero

Zero Logo

Neil Saiki – engenheiro da NASA se tornou o fundador de uma marca única de motocicletas americana – Zero. Fundada em 2006 em 2006, Santa Cruz, Califórnia, a produção tinha como objetivo a criação de um tipo de veículo motorizado completamente novo – motocicletas elétricas com fontes de alimentação proprietárias de íon-lítio. Esforçando-se para atender plenamente aos requisitos de modernidade e à definição de exclusividade, os desenvolvedores e designers da empresa prestam atenção especial à originalidade do design, suspensão e aparência de seus produtos. Para os seus proprietários, proporcionam o máximo conforto e comodidade durante a condução. Os modelos destinam-se tanto à condução em estradas ruins quanto à condução em alta velocidade.

O logotipo da marca reflete a essência do nome. O logotipo é representado por um sinal que combina dois símbolos – a letra Z e o sinal 0. Este último é o valor numérico do nome. A conexão original é inscrita no dígito Z, onde o final superior e inferior da letra são os elementos correspondentes do valor numérico. A diagonal da letra cruza o espaço livre do “zero”, ao mesmo tempo que simboliza os ziguezagues da estrada ou a representação de uma descarga elétrica. À direita do letreiro, encontra-se a inscrição do nome em letras grandes e minúsculas de cor preta, sob a qual a palavra MOTOCICLETAS está inscrita em outra menor. O texto é alinhado à altura do caractere.

6. West Coast Choppers

 

Jesse James fundou West Coast Choppers (WCC) em Paramount, Califórnia, Estados Unidos em 1992-93. Todos os componentes importantes da motocicleta são fabricados pela Daytec and Belt Drive LTD. O principal “mérito” do produto foi o design original no estilo motard, assim como o emblema, que remonta em sua performance visual aos totens conhecidos como Cruzes de Ferro ou Cruzes de Malta. Helicópteros únicos e exclusivos e roupas icônicas com um logotipo são a base da produção em pequena escala, que hoje tem apenas cerca de 200 bicicletas personalizadas pertencentes a muitas celebridades mundiais.

A marca refletiu seu compromisso espiritual com a “história cruzada” dos Pedidos e prêmios que refletem a força e a coragem dos proprietários em seu próprio logotipo. Repetindo totalmente a silhueta da Cruz de Ferro, que caracterizava a insígnia dos Cavaleiros da Ordem de Malta no seu próprio logótipo, a marca efectuou melhorias personalizadas. De cima para baixo, em todo o espaço interior da cruz, encontra-se uma inscrição – COSTA OESTE. Da esquerda para a direita, a terceira palavra da marca, CHOPPER, é executada em escrita gótica. O contorno da cruz e o texto são pretos.

7. Motus

Motus Logo

Um projeto denominado Motus Motorcycles foi lançado sob a gestão de programas Innovation Depot para a construção de motocicletas. Os fundadores Lee Connom e o designer da Confederate Motorcycles, Brian Case, apresentaram sua primeira bicicleta esportiva para turismo em março de 2012. Em 2013, a MST-R foi eleita a Melhor Motocicleta do Ano de 2012 na edição de 2012. Mas depois de 5 anos, os patrocinadores que financiavam a produção a consideraram de baixo lucro e pararam de financiar. A marca deixou de existir em 2018.

O emblema da Motus Motorcycles era uma variação de design moderno que incluía um emblema que ecoava os contornos da carenagem dianteira da moto esportiva. Os guarda-lamas esquerdo e direito, bem como o texto do nome localizado à direita do emblema – Motus têm uma cor cinzenta clara simbolicamente correlacionada com a cor metálica das motos originais. O destaque de cor foi colocado na peça central da carenagem com vermelho. A inclinação para a direita da fonte minúscula do título proporcionou uma sensação visual de velocidade.

8. Lightning

Lightning Logo

Lightning Motorcycle Corp. Sua tecnologia elétrica baseada em baterias de lítio vem conquistando cada vez mais admiradores em todo o mundo. O empreendimento foi fundado em 2006 pelo ex-piloto da Porsche Richard Hatfield em San Carlos, Califórnia. Em 2 anos, a marca desenvolveu um modelo elétrico para serviços governamentais – polícia, equipes de resgate, guardas de fronteira e forças armadas.

O emblema da marca é uma figura que ao mesmo tempo lembra o formato de um escudo ou carenagem de uma bicicleta moderna. Em um gradiente de cor cinza-preto com bordas cinza, o emblema contém um grupo de destaque central que consiste em uma imagem de marcações de estrada que se estendem ao longe, que são delimitadas em ambos os lados por imagens simbólicas de relâmpagos. Feitos em amarelo, eles efetivamente atraem a atenção. Acima da composição está uma inscrição da marca em branco e cinza. Acima deles, criando uma completude visual de toda a composição, é feito um sinal amarelo estilizado de direção, repetindo a forma do contorno superior do escudo.

9. Alta

Alta Logo

A Alta Motors, ideia que virou realidade veio do Vale do Silício, se tornou a espinha dorsal de uma pequena empresa de produção de motocicletas elétricas. Em dois anos desde o momento de sua fundação, a marca conseguiu atrair a atenção até mesmo dos co-fundadores da Tesla, tendo adquirido US $ 17 milhões de vários investidores durante esse tempo. Foi criado por Mark Feingstein. O principal know-how de produção foram baterias desenvolvidas internamente. Todos os componentes eletrônicos para veículos motorizados e carcaças de baterias foram fabricados na fábrica de Brisbane. O restante foi adquirido pela empresa de outros fabricantes. No entanto, o final de 2018 foi difícil, e a marca anunciou a suspensão da produção.

Dois modelos da marca – Redshift SM e Redshift MX tinham um emblema brilhante e cativante feito na cor amarelo brilhante, lacônico e simples. Era o texto do nome da empresa, cujo design gráfico era para garantir o reconhecimento do produto. Todas as letras do nome são executadas em minúsculas com inclinação para a direita, simbolizando movimento, velocidade. Abaixo das duas primeiras letras Alta havia uma faixa larga com uma borda esquerda chanfrada como uma extensão do “A”. Na borda direita da tira, a segunda palavra – Motores, está escrita em letras menores, terminando na borda direita da primeira palavra.

10. Rokon

Rokon Logo

Rokon é um fabricante americano de motocicletas de Rochester (New Hampshire, EUA), cuja história começou em 1958. Sua fundadora, Orla Larsen, de Vermont, abriu uma empresa para fabricar e vender uma motocicleta com tração nas duas rodas, ideia de Charlie Fenom. Em 1964 mudou-se para New Hampshire para expandir a produção do então adquirido Trail-Breaker. Hoje, a marca é conhecida como fabricante de ATVs de duas rodas com tração nas quatro rodas.

O mais recente desenvolvimento da identidade visual da empresa garantiu a criação de um novo logótipo que, seguindo as tendências modernas, se caracteriza pela simplicidade e concisão. O nome da marca foi escolhido como logotipo, cuja fonte foi trabalhada como o principal elemento de visualização das características da marca. Em primeiro lugar, isso foi facilitado pela simetria das letras, que é favoravelmente enfatizada pela listra branca bem no centro de todo o texto. Para garantir a memorização visual, todas as letras foram contornadas em laranja. Mas o elemento mais importante na formação de um estilo individual era precisamente a simetria. Duas letras “O”, como duas rodas, carregam a carga visual principal “carregando” toda a composição.

11. Confederate

Confederate Logo

Como advogado, Matthew Chambers tinha um amor apaixonado por motocicletas. O hobby superou a prática privada que ele vendeu para perseguir seu sonho em 1991 de fundar a Confederate em Baton Rouge, Louisiana. Em 1993, a empresa mudou-se para New Orleans, Louisiana, e a fábrica foi localizada em Birmingham. A produção foi baseada no conceito de desenvolvimento individual de um design único e de excelente design diretamente para o cliente. Hoje, esses veículos exclusivos são propriedade de Tom Cruise, David Beckham, Brad Pitt, John Travolta, Nicolas Cage e Rei Abdullah II da Jordânia. Em 2007, foi rebatizada como Curtiss Motorcycles. Combat Motors LLC adquiriu a marca e os direitos de design em 29 de março de 2018.

Seguindo a tarefa definida e o estilo tecnológico moderno escolhido, a empresa desenvolveu um logotipo correspondente. O design moderno e original do logotipo reflete com eficácia as características dos produtos da marca. O logotipo é um texto gráfico composto pelas palavras do nome da empresa. A palavra Confederado, escrita em letras maiúsculas no estilo techno, traz informações visuais sobre as características de design das motocicletas da marca. Sua inclinação para a direita é uma forma comum de transmitir visualmente uma sensação de movimento e velocidade. A ligação das cartas entre si simboliza a relação estreita entre o fabricante e o cliente desde o momento em que a encomenda é formada até à sua entrega ao proprietário. O sublinhado enfatiza a primeira palavra, enquanto as letras menores e diretas da palavra MOTOCICLETAS abaixo da linha facilitam a compreensão da essência do logotipo, complementando a criação da impressão visual necessária.

12. Alligator

Alligator Logo

Dan Gurney – conhecido em todo o mundo como o único piloto que ganhou vários tipos de campeonatos de corrida ao mesmo tempo, tornou-se o criador de um carro único – o Gurney Alligator. Ela se distinguia de todas as motocicletas do passado e de hoje pela exclusividade de design e ajuste. Elaborado em uma oficina localizada em Santa Ana, CA, o design exterior exclusivo era uma reminiscência do protótipo Gottlieb Daimler de 1886. Durante o desenvolvimento, o modelo básico de 1976 passou por uma evolução de design próprio, recebendo os nomes do modelo A-1, que Gurney concluiu em 1980, e se autodenominou Jacaré Vovô. Isso foi facilitado pelo corpo alongado da motocicleta, postura baixa e prática, além do desejo de homenagear a natureza norte-americana. Em 2002, a marca anunciou a preparação de um novo modelo denominado Instigator, cuja produção ainda não tinha começado.

Além de sua aparência única, o Jacaré se destacava pelo emblema, que representava a imagem de um escudo, cujo interior era preenchido em preto. No topo do escudo está uma faixa azul na cor da bandeira dos Estados Unidos com 5 estrelas brancas. Abaixo dele, repetindo os contornos do escudo, imitando as listras vermelhas da bandeira nacional, estão três letras – AAR. As cópias modernas do Alligator usam o emblema de texto atualizado nos tanques de combustível na forma da inscrição no topo – Dan Gurney (nome do desenvolvedor). Abaixo está a inscrição da marca em fonte manuscrita, uma cópia das letras pessoais do fabricante. Assim, uma homenagem ao gênio da engenharia e à história da marca foi paga com o novo emblema.

13. Arch

Arch Motorcycle Logo

A Arch Motorcycle Company, LLC é uma das únicas empresas americanas de motocicletas localizadas nos EUA (Hawthorne, Califórnia). Seus fundadores são proprietários de uma oficina de motos – Gard Hollinger e a estrela de Hollywood – Keanu Reeves. O encontro de dois gênios em diferentes áreas aconteceu em 2007. E só em 2011 deu frutos – a ideia de criar sua própria marca de motocicletas chamada Arch Motorcycle Company, LLC foi concretizada. Contagiando Hollinger com sua ideia de criar sua própria visão de um Porsche 911 Reeves de duas rodas, ele ofereceu financiamento. O protótipo do ator Arch foi inspirado em sua própria Harley, o que levou ao lançamento do primeiro KRGT-1 em 2014. Em 2017, mais 3 modelos foram adicionados a ele.

Hoje esta nova marca “tecno-cinema” pode ser facilmente reconhecida pelo seu emblema, que é representado pela marca e ícone gráfico. Este último é apresentado na forma de uma silhueta de um piloto inclinado para o lado enquanto faz uma curva contra o fundo de um arco cinza e uma imagem estilizada em destaque de um kickstarter. À direita da placa, sobre uma larga placa vermelha, cujo rebordo esquerdo repete as curvas da placa, aplica-se a marca – Arch em caixa baixa branca. A altura da placa está alinhada com a altura do sinal. Por baixo delas, ao longo de todo o comprimento, encontra-se a frase – Motorcycle Company, a segunda parte do nome da empresa.

14. ATK

ATK Logo

Em 1980, a ATK iniciou suas atividades nos Estados Unidos, fundada pelo medalhista de ouro do Grand Prix Horst Leitner, que naquele ano se mudou da Áustria para os Estados Unidos. Depois de receber seu primeiro pedido e financiamento da Puch austríaca em 1985, Leitner, batizado com o nome da empresa em homenagem ao dispositivo patenteado naquele ano – ATK, iniciou a produção de sua primeira motocicleta. Os modelos Can-Am de 1987 foram resgatados pela rede de revendedores do cliente após sua partida, o que forneceu à ATK pedidos diretos e financiamento em toda a América do Norte. No início dos anos 2000, a empresa acrescentou a produção de ATVs e se expandiu, comprando empresas menores e falidas e fundindo-se com um fabricante coreano.

As motocicletas ATK, que se distinguem pela alta confiabilidade, segurança e design interessante, após seu primeiro lançamento, tornaram-se as proprietárias do emblema, reconhecível por todos. Simples e lacônico, atendendo aos requisitos modernos, o emblema era oval, em cujo espaço livre estava inscrito o nome da marca em letras minúsculas com tradicional inclinação à direita. Para aumentar o reconhecimento e facilitar a memorização, cada letra tinha sua própria cor – vermelho, branco e roxo escuro. Ao mesmo tempo, em vários designs, o logotipo encontra a letra T branca e sua contraparte preta.

15. Boss Hoss

Boss Hoss Logo

Entre os fabricantes de motocicletas americanos, Boss Hoss de Dayersburg, Tennessee (EUA) se destacou por modelos com motores multicilindros e de cilindrada múltipla. As motocicletas se distinguiam por seu grande tamanho e senso visual de potência e resistência. O criador da empresa Monte Varna criou seu primeiro modelo em 1990, instalando um motor de carro muscular em um quadro de motocicleta. Após o processamento adequado, a técnica recebeu o reconhecimento de entusiastas de motocicletas. No momento, Boss Hoss tem 20 linhas de modelos desses monstros e um triciclo em seu crédito. A produção da marca é exclusiva.

O reconhecimento da marca não se deve apenas ao formato único de suas motocicletas. O emblema moderno, devido ao seu laconicismo e simplicidade de execução, também facilita a lembrança e o reconhecimento de qualquer série do fabricante. Uma pequena placa de identificação retangular presa à carroceria da motocicleta traz apenas o nome da empresa, feita com a tradicional letra minúscula de ângulo reto em um gradiente de cor cinza aço. As letras repousam sobre um pedestal estilizado com a inscrição Motocicletas em letras pequenas. O emblema cria a impressão de solidez e ao mesmo tempo confiabilidade, característica de todos os produtos da marca de motocicletas.

16. Cleveland CycleWerks

Cleveland CycleWerks Logo

A Cleveland CycleWerks é uma pequena empresa privada de motocicletas que projeta e fabrica em Cleveland, Ohio. Sua coleção de produção é representada por pilotos de café, bobbers e veículos motorizados de estilo retro. Fundada em Scott Colossimo, Jarrod Strang e Curtis Ray em 2009, a empresa enfrentou o desafio de buscar fabricantes locais para as peças necessárias a preços razoáveis. Somente após a conclusão de contratos com fabricantes na China. As motocicletas da marca baratas, fáceis de consertar, ajustar e manter e estilosas tornaram-se procuradas entre os não profissionais.

O logotipo da empresa representa alguma aderência aos emblemas das marcas europeias clássicas. A imagem do escudo ao fundo com contorno a preto e branco e preenchimento “limão” do espaço interior e a imagem estilizada da silhueta de uma águia com asas estendidas à frente do escudo confirmam isto. Tais elementos simbolizam a garantia de proteção e segurança dos equipamentos, bem como a oportunidade de sentir a sensação de vôo ao utilizar equipamentos de alta qualidade de uma marca orgulhosa. O interior da águia é feito em branco ou preto e é preenchido com a marca. A área da cauda é ocupada pela data de fundação da marca – 2009. O nome é feito em letras minúsculas como Amboy Black de Parkinson

17. Curtiss

Curtiss Motorcycles Logo

Curtiss Motorcycles é na verdade o novo nome da marca de motocicletas de luxo da Confederação. A mudança de rumo para a produção de motocicletas elétricas de rua exóticas foi o motivo da renomeação da marca, que Matt Chambers, o fundador da empresa, anunciou em 2017. Junto com a Zero Motorcycles, a renascida, mas com o novo nome de Curtiss Motorcycles, a empresa planejava iniciar a produção do modelo Hercules nas instalações de produção da companhia. O novo nome é uma homenagem à memória do piloto e motociclista Glenn Kertiss.

O novo logotipo da empresa consiste apenas no texto processado graficamente do nome da empresa. A fonte em minúsculas Automatic by Font Diner foi escolhida como base. Seus gráficos refletem mais de perto o espírito e os princípios da nova estratégia e identidade corporativa da empresa. Todas as letras adquiriram a suavidade característica das rodas e a simetria geral. As duas últimas letras arredondadas “SS” garantiram uma combinação harmoniosa com o primeiro “C”, criando uma unidade visual de toda a composição. Suas diagonais evocam o design original das rodas das motocicletas da marca, adicionando um efeito “techno” moderno.

18. Fischer

Fischer Logo

A mais importante nova motocicleta americana de 2006, a MRX 650, batizada como tal pela revista Motorcyclist, foi fabricada pela Fischer Motor Company. A empresa de bicicletas esportivas, fundada por Daniel Fischer, um famoso piloto de motociclismo nos anos 90 do século passado em Maryland, tornou-se a base para seus próprios desenvolvimentos. Para fazer isso, ele criou uma empresa de design subsidiária EADS (Airbus), e convidou Harley-Davidson e Michael Jordan Motorsports como contratados. Os componentes foram encomendados de sites nos EUA. O conceito de trabalho de Fischer era fornecer ajuste e refinamento dos projetos existentes. Em 2012, a estratégia foi revisada e a produção paralisada.

A marca formou seu logotipo no reflexo do nome da empresa, o nome de seu fundador. O sinal em forma de duas letras “F”, voltadas “de costas” uma para a outra, criava uma percepção visual do formato da carenagem da motocicleta. Confeccionadas em duas cores corporativas – azul e vermelho, possuem chanfros uniformemente executados de suas bordas em direção ao centro, formando um canto inferior agudo, proporcionando a necessária percepção da composição como uma carenagem. Dependendo de onde foi colocado, o emblema pode ter uma linha amarela no fundo e o texto da marca sob a marca, em preto, em letras minúsculas inclinadas.

19. Janus

Janus Motorcycles Logo

2012 foi o ano do surgimento de um novo fabricante de motocicletas nos EUA, Indiana, combinando as conquistas da tecnologia moderna e o estilo dos anos vinte do século passado. Tornou-se a marca Janus Motorcycles, que criou o ciclomotor Halcyon 50, cuja produção em série teve início em 2013. Os fundadores da empresa, Devin Biek e Richard Worsham, que são admiradores de motocicletas vintage, decidiram criar uma simbiose única do passado e do presente. Devin Biek é dono de uma empresa de tuning, o que lhe permitiu aplicar sua experiência em uma nova direção. A variante neoclássica revelou-se promissora. Ele interessou não apenas colecionadores e amantes retro.

O emblema da empresa é um sinal em forma de duas letras “J”, a primeira letra do nome, viradas “costas” uma para a outra. Eles criam uma forma visual em forma de “M” – o símbolo do tipo de equipamento produzido. Este grupo é emoldurado por uma coroa de louros, simbolizando a grandeza da estratégia e a vitória da ideia realizada. À direita da placa está o texto do nome em letras grandes, sob o qual a inscrição da palavra Motos é menor, localizada acima da linha que a divide da inscrição ainda menor – GOSHEN INDIANA. Todos os símbolos são feitos em um único design de cor monocromática. Dependendo da colocação do logotipo, sua composição pode ser preta ou branca.

20. MotoCzysz

MotoCzysz Logo

Em 2009, o motociclista e engenheiro americano profissional Michael Czysz fundou umaempresa de carros de corrida com emissão zero. A empresa estava localizada em Portland, Oregon e tornou-se portadora do nome de seu fundador – MotoCzysz. No mesmo ano, ela se associou à Bajaj Auto para criar motocicletas ecológicas, supostamente híbridas. A adesão à associação Remy Electric Motors LLC permitiu o desenvolvimento e a criação de uma unidade elétrica para ATVs. Em 2013, a moto elétrica TT Zero Race nas corridas TT desta temporada, dirigida por Michael Rutter, foi a vencedora.

Como a própria técnica, seu emblema se distingue pela originalidade e design impecável. O retângulo arredondado em preto e branco foi finalizado em preto. Em seu interior, o número 1 é pintado de branco – uma homenagem ao protótipo do motor C1 e à primeira motocicleta elétrica – a E1pc. Ao mesmo tempo, a figura é uma indicação tanto da liderança na produção desse tipo de equipamento, quanto uma demonstração de sucesso constante. Uma faixa branca se estende da figura à direita, quebrando o retângulo. É um símbolo da remoção de restrições, da presença de um caminho direto para o alcance da meta a partir da situação de impasse do uso de tecnologias prejudiciais ao meio ambiente.

21. MTT

MTT Logo

A Marine Turbine Technologies (MTT) é uma empresa americana que entrou para a história da construção de pontes nacionais com o desenvolvimento de um modelo exclusivo de motocicleta – a Y2K Turbine Superbike. A instalação de Franklin, LA, desenvolve turbinas para embarcações marítimas e fluviais e sistemas de extinção de incêndio. Com base em seus desenvolvimentos, a marca criou uma bicicleta equipada com motor de turbina a gás. A técnica não recebeu produção em massa e é montada manualmente sob encomenda para uma aplicação específica. Os produtos são representados por modelos com motores turbojato e turboeixo. Uma característica importante de tais motores é a capacidade de operar com vários tipos de combustível – jato, querosene, gasolina, diesel, biocombustível.

A marca escolheu uma versão combinada para seu emblema – uma implementação parcial do emblema da produção principal e uma nova filial. O logotipo é uma abreviatura do nome – MTT, digitado em letras minúsculas com uma inclinação para a direita e feito em uma cor atraente escarlate brilhante. É feito contra o fundo de uma roda, cujo núcleo pode ser percebido tanto como raios quanto como pás de turbina. A borda de todo o emblema é em amarelo brilhante e a tampa da roda é em azul gradiente. O formato da roda demonstra o momento do movimento em alta velocidade, o que é facilitado pela mudança da circunferência para o formato de uma oval com inclinação para a direita.

22. US Highland

US Highland Logo

Oklahoma é o berço da marca americana de motocicletas, US Highland. Seu fundador, Mats Malmberg, morreu em 2010 em um acidente de avião com os outros dois líderes. Depois disso, a empresa foi reorientada para uma holding, que era administrada pela UHLN (OTCBB) (US Highlands Inc). Os principais produtos da marca eram motocicletas feitas de acordo com as especificações individuais do cliente. Os produtos eram unidades modulares pré-fabricadas. Os planos eram a criação de uma rede de concessionárias e a produção de motocicletas elétricas, cujo motor seria instalado no cubo da roda dianteira.

Para o seu emblema, a marca escolheu o desenho original do sinal em forma de um escudo invertido inscrito em um triângulo equilátero invertido. A base eram apenas os contornos das figuras, conectadas no cruzamento e feitas em branco. O espaço interno da figura única resultante é feito em preto. Em sua parte central, seguindo o formato do escudo, foram criados contornos amarelos, criando a impressão visual de uma carenagem de motocicleta, no centro da qual foi confeccionada uma flecha estilizada em vermelho. À direita e à esquerda da placa, uma fita amarela foi representada simetricamente, simbolizando o zigue-zague da estrada. Quase no centro do primeiro plano está a marca US Highland, em branco.

23. Z Electric Vehicle

Z Electric Vehicles Logo

Um dos principais fabricantes de veículos verdes é a Z Electric Vehicle Corporation (ZEV) de Morgantown, West Virginia. Seus produtos de scooters elétricos são montados nos Estados Unidos e na China. As instalações de fabricação estão localizadas nos EUA, Austrália e Vietnã. Hoje, entre os equipamentos elétricos móveis produzidos em massa de uma pequena classe, as scooters ZEV se destacam como as mais rápidas e potentes. Eles se distinguem por uma grande reserva de energia. Fundado em 2006 por Darus Zehrbach Jr. Hoje, a marca possui 19 linhas de modelos de motonetas elétricas, e também preparou uma linha de motos esportivas elétricas – MS.

O logotipo da empresa é uma demonstração da aplicação eficaz de tecnologia moderna, criatividade e profundo conhecimento dos recursos atuais. O logotipo é simples e conciso. Seu elemento de acento é a abreviatura – ZEV, aplicada em minúsculas com estrito alinhamento dos espaços entre as letras, o que garante ótima percepção visual do texto, sua legibilidade e facilidade de memorização. A clareza de cada letra, executada em uma única cor, faz com que seja bem percebida tanto na superfície da motocicleta quanto na impressa ou mídia digital. À direita do título, há um texto enfocando uma característica importante das scooters – ELÉTRICA. A pequena impressão alinhada no nível inferior com a principal não interfere na percepção do logotipo como uma única composição criada harmoniosamente.

Marca da vitória - modelos americanos?

Desde o seu início, a linha de motocicletas Victory é uma marca americana. Além disso, quase todos os seus componentes foram criados em empresas americanas. Mas apenas os elementos de freio eram produtos da marca líder neste campo da Brembo italiana, e o sistema de injeção foi fabricado na Inglaterra.

As motocicletas indianas são produtos americanos?

Não é fácil dar uma resposta exata a esta pergunta. Isso porque ninguém fez uma análise real da situação atual das marcas de motocicletas americanas. No entanto, oficiosamente, representantes da empresa citaram um número não confirmado de 80%, como o volume real de produção dos modelos indianos, realizada em madeiras americanas.

Há dados sobre o número de motocicletas da marca indiana de fabricação americana?

Acredita-se que todos os veículos com o emblema indiano sejam montados em estoque americano. Mas parece que isso não é totalmente verdade. Em primeiro lugar, porque as condições modernas ditam a necessidade de utilização de determinados componentes produzidos em outros países, isso é economicamente viável e dispensa o investimento no desenvolvimento da produção completa. Porém, na internet, é possível encontrar dados não oficiais de que 80% das motocicletas dessa marca são de fabricação americana.

Quantos fabricantes de motocicletas existem nos Estados Unidos hoje?

Hoje, existem 19 das maiores e mais conhecidas marcas americanas em operação no mundo. Entre eles estão Harley Davidson, Indian, Motus e Zero, liderando não só nos EUA.

Quais motos são feitas nos EUA?

Dezenas, senão centenas, de motocicletas são produzidas nos Estados Unidos, e nem todas são americanas. Essas marcas incluem Harley-Davidson, indiana, Kawasaki, Yamaha, Arcimoto, motocicletas ARCH, Boss Hoss, motocicletas Curtiss, motocicletas relâmpago, motocicletas zero e outras.

Qual é a marca de motocicletas mais popular da América?

De acordo com as estatísticas de 2021, a maior fatia do mercado de motocicletas nos Estados Unidos pertence à marca Harley-Davidson. Em segundo lugar está a japonesa Honda, em terceiro - Yamaha, em quarto - Kawasaki.

Quais bicicletas são mais usadas nos EUA?

A maioria dos americanos prefere motocicletas Harley-Davidson. É um fabricante de veículos de duas rodas com sede em Milwaukee.

Quantos fabricantes de motocicletas existem nos EUA?

Existem várias dezenas de empresas fabricantes de motocicletas nos Estados Unidos, tanto grandes empresas que produzem modelos de produção quanto pequenas oficinas feitas sob medida.