A República Tcheca tem raízes muito fortes na indústria automotiva: ocupa uma posição de liderança em termos de número de carros produzidos per capita, perdendo apenas para a Eslováquia. Em termos de nível de desenvolvimento da produção de transportes, este país ocupa o sexto lugar na Europa. Um crescimento particularmente rápido é observado no século 21: a República Tcheca entrou nos 20 principais estados, produzindo mais de 1 milhão de carros por ano.
O que são marcas de carros tchecas?
As marcas de automóveis tchecas representam uma indústria bem desenvolvida, com mais de um milhão de carros sendo produzidos neste país por ano. Principais marcas: Skoda Auto, Kaipan, MTX, Praga, Tatra, Motors Luka EV.
As marcas dominantes na indústria são Skoda Auto, Tatra, Karosa, que ocupam as três primeiras linhas da classificação. Outros fabricantes também se mostraram bem na UE. Desde 1897 (início da indústria automotiva no país), seu número aumentou significativamente. A razão é que em meados dos anos 90 do século passado a empresa alemã Volkswagen entrou no mercado, intensificando significativamente a cooperação com empresas checas.
Principais marcas de automóveis tchecas
Anteriormente, as montadoras tchecas tinham raízes comuns às eslovacas. Porém, após o colapso da Tchecoslováquia, uma divisão fundamental da indústria ocorreu, incluindo a indústria automotiva. E como a produção de transporte estava muito bem implantada naquela região, as marcas de automóveis e outros automóveis já eram famosas e seus produtos eram muito procurados. Isso mostra uma experiência considerável nesta indústria e o alto desenvolvimento da indústria automotiva na República Tcheca.
Skoda Auto (1925-Presente)
Em 1895, o vendedor de uma livraria Václav Klement e seu amigo, o mecânico Václav Laurin, abriram uma oficina de bicicletas em sua cidade natal. Posteriormente, eles mudaram para a produção de motocicletas. Assim, gradualmente, a pequena empresa cresceu e se tornou a maior organização automotiva. Os automóveis de passageiros da sua gama surgiram em 1905. Na década de 1920, a Laurin & Klement fundiu-se com a Skoda, que mais tarde tornou-se parte do Grupo Volkswagen. Os modelos mais sensacionais desta montadora são Felicia, Octavia, Favorit, Fabia.
Kaipan (1992-Presente)
É uma empresa de automóveis relativamente pequena com sede na cidade de Smržovka. Produz equipamentos de transporte de passageiros de um segmento de alto preço. Em particular, ele tem conversíveis esportivos e roadters conversíveis em seu arsenal. Tendo entrado no negócio da indústria em 1992, ela lançou seu primeiro carro apenas cinco anos depois – em 1997. A base para o modelo de estreia foi o Lotus 7. Todas as variantes criadas posteriormente são semelhantes a ele com algumas modificações para a identidade corporativa.
MTX (1969-Presente)
O início desta marca automóvel foi lançado em 1969, quando foi inaugurada uma oficina para a reparação de automóveis de corrida Skoda. Um ano depois, os mecânicos lançaram seu próprio carro esporte chamado MTX 1-01. Em 1980, a empresa já havia criado uma vasta gama de carros esportivos que participavam de várias competições internacionais. Todos eles foram desenvolvidos nos chassis Skoda e Lada.
Em 1990, a empresa adquiriu um cabriolet baseado no Skoda Rapid. Ao mesmo tempo, um roadster e um conversível foram feitos com base nos modelos Favorit e Felicia. Algum tempo depois, o fabricante tcheco apresentou o carro mais rápido da época – o MTX Tatra V8, equipado com motor de 306 cavalos.
Praga (1907-Presente)
A marca, fundada em 1907, existe até hoje e pertence à PRAGA-Export S.R.O. Ele tem muitos carros lendários e outros equipamentos por conta, já que não se dedicou apenas à indústria automotiva. A partir de 1947, esta empresa checa mudou para a produção de equipamentos militares e caminhões. Mas então ela começou a fazer carros de passageiros novamente, apresentando o supercarro Praga R1R. Em 2006, foi comprado pela British International Truck Alliance. Em 2016, a empresa reiniciou o design do Praga R1R, os primeiros carros supersport de rua, que vieram em uma edição limitada de 68 unidades.
Tatra (1850-Presente)
Uma das empresas checas mais antigas foi fundada em 1850 por Ignaz Schustala em Kopřivnice (Morávia). Na época, ela tinha o nome de Schustala & Company e se dedicava à fabricação de tijolos e carrinhos de bebê. Era um fabricante de muito sucesso, pois tinha escritórios em vários países. No início da década de 1880, a empresa dominou a produção de vagões ferroviários e em 1897 apresentou o primeiro vagão na parte central da Europa, que foi nomeado presidente.
Em 1918, a empresa foi renomeada, passando a ser conhecida como Kopřivnická vozovka AS. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa começou a montar caminhões e carros de luxo. Em 2013, a Tatra foi vendida sob o martelo e tornou-se parte do Grupo Tchecoslovaco. Atualmente, fabrica caminhões leves com estrutura backbone.
Motors Luka EV (2010-Presente)
É uma marca de um carro-conceito elétrico desenvolvido pela MW Motors. O carro é baseado no Tatra JK 2500 e é feito em um chassi de alumínio. Material do corpo – fibra de vidro. O carro carrega em nove horas a partir de uma rede padrão de 220 volts, tem tração nas quatro rodas e uma única marcha. A carga da bateria dura cerca de 300 km.
Fabricante, Outro
Vários fabricantes de transportes operam na República Checa, os quais têm escritórios no país, utilizando capacidades técnicas internas. Estas são as empresas internacionais Hyundai Motor Europe e Toyota Motor Europe.
Avia (1919-Presente)
A AVIA Motors entrou no mercado de construção de transporte em 1919. Seus fundadores foram Pavel Beneš e Miroslav Hajn, que a abriu em Praga. Até 1946, apenas aviões eram produzidos na empresa. Em seguida, apareceram ônibus e caminhões das marcas Tatra, Škoda, Praga. Em 1967, a organização recebeu a licença para fabricar carros de passageiros Renault de duas séries. Mais tarde, outro modelo foi adicionado a eles.
No verão de 2013, esta empresa tcheca parou de montar carros, concentrando-se em componentes para eles. Em 2016, a empresa ficou sob a jurisdição do Grupo Tchecoslovaco, que adquiriu a fábrica da Ashok Leyland e lhe deu o nome atual – AVIA Motors. Em 2017, todas as instalações de produção foram transferidas para a área industrial do novo proprietário, Prselouch.
Jawa (1919-Presente)
A lendária marca surgiu em 1929 em Týnec nad Sázavou por iniciativa de František Janeček, que adquiriu a divisão Wanderer. No início, a empresa se posicionava apenas como motocicleta, fornecendo seus produtos para mais de 120 países ao redor do mundo. Particularmente popular foi o 350 Californian (1970).
Este fabricante tcheco produziu seu primeiro carro de passageiros em 1934. Era o JAWA 700 baseado no DKW. Três anos depois, uma versão atualizada do JAWA 600 Minor apareceu. A produção de automóveis era realizada em pequenos lotes e não parava nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial.
Hyundai Motor Manufacturing Czech (2008-Presente)
HMMC tem trabalhado em Nošovice desde o outono de 2008. Seu fundador é Hyundai Motor Europe Corporation. O resultado foi uma fábrica de mais de 1 bilhão de euros – valor que a matriz investiu nela, durante dois anos em construção. Ela fabrica carros Hyundai em três modificações direcionadas ao mercado europeu. A capacidade de produção do empreendimento é de 300 mil automóveis de passageiros por ano.
Toyota Peugeot Citroën Automobile Czech (2002-Presente)
TPCA é uma joint venture entre o Groupe PSA e a Toyota Motor Corporation, formada em 2002. Localizava-se na cidade de Kolín, onde produzia três marcas de carros subcompactos para venda na Europa (Toyota, Citroën, Peugeot). Em 2020, o fabricante bateu devido a um lote defeituoso com um pedal caindo e fechado. Em janeiro de 2021, a Toyota Motor Europe tornou-se a única proprietária da fábrica TPCA, renomeando-a Toyota Motor Manufacturing Czech e tornando-a uma subsidiária.
Marcas de automóveis extintas
A indústria automotiva tcheca tem suas origens no distante século XIX, quando o incrivelmente rico Barão von Liebig expressou o desejo ardente de adquirir seus próprios veículos, o que na época era considerado uma curiosidade incrível e luxo. O carro foi montado na oficina do gênio engenheiro mecânico Benz, segundo seus desenhos. Neste milagre da tecnologia com motor a gasolina, o Barão percorreu distâncias de quase mil quilômetros, contornando vários países europeus. Naquela época, esse não era mais um recorde absoluto, mas era um empreendimento bastante arriscado. A indústria automobilística da República Tcheca agradece ao barão por uma ideia tão maluca e coragem de ação, pois foi este veículo que se tornou o primeiro sinal no caminho da indústria automotiva na República Tcheca e lançou as bases para a construção das estradas do país.
Aero (1929-1947)
Este fabricante iniciou sua carreira em uma fábrica de aeronaves, e por isso recebeu o nome apropriado – Aero, ou seja, “ar”. O nome foi mantido porque caracteriza os carros da marca – leves em movimento, como se estivessem flutuando. O fundador da empresa é o engenheiro Novotny, que desenvolveu ele mesmo todos os modelos. A primeira ideia foi o carro Disk – um carro de dois lugares, dois tempos, com motor cilíndrico e caixa de câmbio da Daimler.
Em seguida veio o Enka com motor de 10 cavalos (o mais potente da época), caminhões com freio dianteiro, carros esportivos Aero 1000 (26 cavalos), Aero 750 e Aero 662S. Em 1937, apareceu um carro de passageiros com tração dianteira e quatro lugares. Em 1949, a marca foi transferida para outra empresa e, em 1952, foi anunciada a sua liquidação por falência.
Karosa (1896-2007)
Em 1896, Josef Sodomka abriu uma fábrica privada de carruagens, razão pela qual a empresa ainda tem este nome. Em 1948, a empresa foi nacionalizada e passou a ser estatal. Foi retreinado para a produção de ônibus, criando um concorrente eficaz para empresas conhecidas como Skoda e Praga. Dois anos depois, a empresa apresentou seu lendário modelo 706RTO, que mais tarde recebeu muitos prêmios. Mais tarde, outras variantes de ônibus apareceram em seu merengue.
Em 1989, a empresa começou a passar por um momento difícil e reduziu drasticamente os volumes de produção. A corporação Renault, que modernizou as fábricas, veio em seu socorro. Em 1999, Karosa entrou no Grupo Irisbus. Em 2007, a empresa recebeu um novo nome – Iveco República Tcheca.
Zbrojovka (1924-1937)
A empresa de Brno ingressou na indústria automotiva em 1924 e antes disso era fabricante de armas de fogo. Seu primeiro modelo foi o carro de passageiros da marca Disk. Mais tarde, ele foi melhorado e replicado, como o Modelo Z. Experimentos bem-sucedidos duraram tempo suficiente, oferecendo aos compradores várias variações de carros, incluindo carros de corrida. Mas em 1936, devido a uma súbita crise financeira, a produção parou e nunca foi retomada.
Que carros são produzidos na Tcheca?
Na República Tcheca, eles produzem carros bastante confiáveis e com reputação mundial. Os mais famosos deles são Skoda Auto, Tatra e Karosa. O mercado é principalmente movido a gasolina, mas os fabricantes começaram recentemente a mudar para veículos elétricos. Isso se aplica a três fábricas localizadas na República Tcheca: Toyota-Peugeot-Citroen, Hyundai e Skoda.
A República Tcheca fabrica carros?
Sim, a República Tcheca possui uma indústria automotiva muito desenvolvida. É um dos principais setores da economia do país devido à sua localização geográfica estrategicamente vantajosa e à disponibilidade de recursos necessários para a indústria automotiva.
Qual é o carro mais popular da República Tcheca?
Os residentes da República Tcheca compram carros feitos localmente de boa vontade. Os mais populares são os veículos Skoda - modelos como Fabia, Octavia, Kamiq, Karoq, Scala, Kodiaq, Superb. A classificação também inclui carros de outras empresas: Hyundai i30, Hyundai Tucson e Volkswagen Golf.
Que carros a Eslováquia fabrica?
Existem quatro empresas mundialmente famosas na Eslováquia: Jaguar Land Rover, Kia Motors, PSA (Peugeot e Citroën) e Volkswagen. Os fabricantes de automóveis nacionais incluem K-1 Engineering, Troliga Bus e Tanax Trucks.