Embora seja o lar de dois dos maiores e mais famosos caminhões do mundo (Volvo AB e Scania AB), a indústria automobilística sueca se concentra no transporte de passageiros. É caracterizado por uma qualidade insuperável e segurança excepcional – tanto em automóveis como em ônibus. Ao mesmo tempo, a indústria automotiva sueca é altamente dependente de suprimentos no exterior, já que 95% dos veículos pesados e 85% dos automóveis de passageiros são vendidos em outros países do mundo. Existem marcas exclusivas entre eles. Por exemplo, a revista Forbes nomeou o supercarro Koenigsegg CCXR como o mais bonito do mundo. E a preocupação da Volvo recebeu o status de fabricante dos carros mais seguros.
O que são marcas de automóveis suecas?
Existem poucas marcas de automóveis na Suécia, mas são bastante conhecidas: Koenigsegg, Volvo, NEVS, Scania AB, Uniti Sweden AB, Polestar, Caresto. Anteriormente, essa lista também incluía Saab, Jösse Car e Scania-Vabis.
Principais empresas automobilísticas suecas
São poucos, mas são excelentes! Isso é o que você pode exclamar ao olhar para carros suecos de qualquer classe. O fato é que os fabricantes dão muita atenção a eles, pois a grande maioria dos produtos é exportada. E existem realmente poucas marcas associadas à indústria de engenharia na Suécia. Os mais famosos entre eles são Volvo (carros premium), Koenigsegg (supercarros de luxo), Saab (modelos universais), Scania (veículos pesados) e alguns outros.
Koenigsegg (1994-Presente)
A empresa automotiva Koenigsegg Group foi fundada por Christian von Koenigsegg em 1994 e está envolvida na produção de supercarros de classe mundial. Sua sede fica em Ängelholm Scania County. Em breve, ela assumirá a gestão de outra marca sueca, a Saab Automobile, que está listada à venda pela General Motors. A confirmação por escrito já foi recebida e a transação está sendo negociada.
Este fabricante possui muito mérito tecnológico que lhe dá o direito de chamá-lo o melhor do seu país. Ele foi o pioneiro na criação do modelo CC8S. Este é um carro esportivo adaptado para uso em estradas comuns, lançado em 2002. Outro carro Koenigsegg recebeu a atenção do público. Este é um representante da série CCXR. A Forbes o classificou como o carro mais atraente do mundo.
Volvo (1927-Presente)
É uma das empresas mais antigas do país, que passou de uma fábrica de rolamentos de esferas à maior fábrica automotiva. A empresa fabrica carros universais, SUVs, sedans de vários tipos, hatchbacks, carros de luxo. Os fundadores da empresa são os industriais Gustav Larson e Assar Gabrielsson, que a fundaram em 1927 na cidade de Gotemburgo.
A marca sueca é atualmente propriedade do Zhejiang Geely Holding Group, a empresa-mãe da marca Geely Automobile. A transição ocorreu com a condição de que a Volvo administrasse os recursos como antes. No entanto, em 2020, começaram as negociações para uma fusão empresarial completa.
NEVS (2012-Presente)
O ano de fundação desta montadora é 2012. Surgiu dos ativos e empreendimentos industriais da falida Saab. A empresa pertence ao Grupo Evergrande e possui várias localizações: a sede está localizada em Trollhättan (Suécia), unidades de produção – em Guangzhou (China) e Toronto (Ontário, Canadá). O nome da empresa é uma abreviatura e vem da frase National Electric Vehicle Sweden. Sua especialização básica é veículos elétricos.
Scania AB (1911-Presente)
Esta empresa surgiu no final do século 19 – em 1891. Foi fundada por Gustaf Erikson e anteriormente se chamava AB Scania-Vabis. No momento, sua organização matriz é o Grupo Volkswagen, e ela está localizada na cidade de Södertälje. A empresa se dedica à produção de veículos pesados, ônibus e motores a diesel para caminhões e transporte marítimo.
Uniti Sweden AB (2016-Presente)
No inverno de 2016, Lewis Horne lançou a Uniti, uma empresa dedicada a tecnologias verdes e respeito ao meio ambiente na indústria automotiva. No início, foi um projeto que começou no âmbito da Universidade de Lund, para depois se transformar em uma startup de negócios promovendo o conceito de transporte urbano de alta tecnologia. Os fundos para um carro elétrico de dois lugares foram levantados por crowdfunding. Em 2019, foram apresentadas as propriedades técnicas do primeiro carro elétrico de baixo custo produzido em série com bateria de 12 kW ou 24 kW.
Polestar (1996-Presente)
Fundada em 1996, a marca agora é propriedade da Volvo Cars e, por meio dela, da Geely, sua empresa-mãe. A localização da empresa é na cidade de Gotemburgo (Suécia). Veículos elétricos e motores superpotentes são fabricados sob esta marca. É também um laboratório e um bureau de design que implementa tecnologias experimentais. Os carros são produzidos principalmente na China.
Caresto (2004-Presente)
Esta marca automóvel surgiu por iniciativa de Leif Tufvesson e foi oficialmente registada em 2004. A empresa está localizada no sul da Suécia, na cidade de Ängelholm. Apresenta quatro modelos do carro esportivo Hot Rod, desenvolvidos pelo proprietário da empresa. Tufvesson passou seis anos no Volvo Concept Center projetando para Koenigsegg. Em 2004, ele foi premiado com o Hot Rod do Ano e o prestigioso prêmio US Most Innovative Car.
Marcas de automóveis extintas
Saab (1947-2012)
O nome completo desta empresa sueca é Saab Automobile AB. Foi fundado em 1937. Sua sede está localizada na cidade de Trollhättan. Os carros exclusivos deste fabricante eram conhecidos por turbocompressão, segurança e tecnologia verde. A marca está atualmente em espera e à venda. Mas, como ninguém queria comprá-lo integralmente, todas as propriedades, incluindo propriedade intelectual, são vendidas como ativos separados.
Jösse Car (1997-2003)
Os criadores da empresa sueca Jösse Car originalmente queriam montar carros com peças Saab e Volvo. O primeiro modelo chegou ao mercado em 1996. Era um supercarro de alta velocidade, que na aparência era uma mistura de Corvette e MGB. O fabricante planejava produzir 500 cópias por ano, mas por falta de dinheiro foi à falência em 1999. Agora, a marca Jösse Car pertence à Braun Holding AB. Seu emblema é um escudo retangular azul com um cavalo branco e letras pretas ‘JC’.
Scania-Vabis (1911-1969)
A marca de automóveis Scania-Vabis foi criada em 1911 por duas empresas suecas que queriam fortalecer a sua posição num mercado competitivo. Seu primeiro projeto conjunto foi um ônibus. Em seguida, carros e caminhões apareceram no sortimento. Com o tempo, o empreendimento foi totalmente reorientado para a criação de equipamentos pesados, mas a Segunda Guerra Mundial impediu os planos ambiciosos. Em 1969, a Scania-Vabis deixou de existir ao se fundir com a Saab Automobile AB, tornando-se uma subsidiária. Durante os anos da independência, ela usou um emblema azul em forma de uma roda estilizada com a cabeça de um grifo vermelho e uma inscrição em ouro “SCANIA VABIS”.
Que marcas de carros são feitas na Suécia?
Caminhões Scania AB e AB Volvo, automóveis de passageiros Volvo Cars, carros de luxo Koenigsegg são produzidos na Suécia. Mas os modelos universais da Saab Automobile AB não são mais produzidos porque a empresa faliu.
Que carros de luxo são feitos na Suécia?
O nicho de marcas de automóveis de luxo na Suécia é ocupado pela Volvo e Koenigsegg. A primeira marca é representada por automóveis de passageiros e a segunda - por hipercarros.
Qual carro é popular na Suécia?
Em 2021, os seguintes modelos da Volvo lideraram a lista de carros populares na Suécia: S / V60, XC60 e XC40. Os cinco são fechados pelos carros da empresa sul-coreana Kia: Cee’d e Niro.
Como são chamados os carros suecos?
Os nomes mais famosos da indústria automobilística sueca: Koenigsegg, Scania, Volvo, Saab, Polestar. Outras marcas incluem Caresto, Uniti Sweden AB, NEVS, Scania-Vabis, Jösse Car.