Marcas de carros Russas

Marcas de carros Russas

A indústria automotiva da Rússia está entre as 20 primeiras do mundo, ocupando a segunda posição. No interior do país, não tem papel decisivo na economia, dando lugar a indústrias mais desenvolvidas. No entanto, oferece muitos modelos autênticos de carros e caminhões, adaptados às condições locais de operação. Alguns selos vieram da época da União Soviética, outros apareceram após seu colapso.

O que são marcas de carros russas?

A indústria automotiva russa é representada pelas seguintes marcas: AvtoVAZ, Lada, GAZ, KAMAZ, NAMI, Aurus Senat, UAZ, Combat Armouring, Renault Russia, Silant, Sollers JSC, VAZInterService, Yarovit Motors, SpetsTekh. Fabricantes de automóveis russos inexistentes incluem Aleko, Derways Automobile Company, Ford Sollers, GM-AvtoVAZ, SeAZ, Amur, IzhAvto, Moskvich, TagAZ, Yo-Mobile, ZiL, ZMA.

As marcas mais famosas e originais incluem IZH, Lada, Niva, VAZ, GAZ e muitas outras. O maior fabricante de automóveis de passageiros da Europa Oriental é a AvtoVAZ. A empresa KAMAZ ocupa a 11ª posição no ranking mundial de produção de transporte de carga. O Grupo GAZ é considerado a maior empresa da indústria automotiva russa, que inclui 12 organizações da indústria.

Principais marcas de automóveis russos

AvtoVAZ (1966-Presente)

AvtoVAZ Logo (1966-Presente)

O primeiro nome desta empresa russa era VAZ, derivado da frase Volga Automotive Plant. O fabricante apareceu em 1966 na cidade de Tolyatti de Samara Oblast. Sua série de carros mais famosa é a Lada. Mas até a década de 1990, o sortimento da fábrica incluía muitas outras linhas de automóveis de passageiros destinadas ao mercado consumidor doméstico. Entre eles estão Zhiguli, Oka, Sputnik, que foram posteriormente descontinuados. No final de 2019, a AvtoVAZ montou carros Niva sob a marca Chevrolet.

Em 2020, a empresa tornou-se subsidiária da Alliance Rostec Auto, que por sua vez é propriedade do Groupe Renault, por possuir o controle acionário. Assim, a empresa russa é agora sua empresa consolidada. Além de seus próprios carros Lada, uma fábrica de construção de transporte da Rússia produz carros das marcas Datsun, Nissan e Renault para o grupo Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. No início de 2021, a empresa entrou na estrutura da Renault’s Lada e Dacia.

Lada (1970-Presente)

Lada Logo (1970-Presente)

Marca de automóveis russa produzida na fábrica da AvtoVAZ (antiga VAZ), que pertence à empresa francesa Groupe Renault. Desde janeiro de 2021, esta série de automóveis de passageiros foi integrada à marca Dacia na divisão geral do Lada-Dacia da Renault.

Os samples de estreia saíram com o apoio técnico da Fiat e foram apresentados como Zhiguli. A mudança de nome para Lada ocorreu em 1973. Os carros dessa marca eram destinados à exportação para o exterior, mas passaram a ser fornecidos ao mercado interno da Rússia. Isso aconteceu na década de 90 do século XX. Em 2016, o Groupe Renault ganhou controle total sobre a marca, embora tenha começado a apoiá-la em 2008.

GAZ (1932-Presente)

GAZ Logo (1932-Presente)

O nome da empresa GAZ significa Gorkovsky Avtomobilny Zavod, do qual apenas as primeiras letras são usadas. Este fabricante russo de automóveis de passageiros apareceu na cidade de Nizhny Novgorod em 1932. A fábrica foi construída com a participação da Ford Motor Company, que assinou um acordo com a União Soviética. Nos primeiros anos, a empresa recebeu o nome de Naz – em nome da cidade onde está localizada (Nizhegorodsky Avtomobilny Zavod).

Os produtos de estreia da montadora russa foram um carro de passageiros Ford Modelo A (Naz-A) e um caminhão Ford Modelo AA (Naz-AA). Em seguida, o nome foi alterado e a variedade expandida. Hoje é a subsidiária básica do GAZ Group Holding, que faz parte do grupo Basic Element. E o acionista controlador da OAO GAZ é a JSC Russian Machines.

KAMAZ (1969-Presente)

KAMAZ Logo (1969-Presente)

O nome completo deste fabricante de automóveis russo é JSC KAMAZ (a abreviatura é derivada de Kamskiy Avtomobilny Zavod). A empresa está localizada na cidade de Naberezhnye Chelny da República do Tartaristão, onde foi inaugurada em 1969. Ela é especialista em caminhões, que produz cerca de 43 mil por ano. A principal região de abastecimento é a África, Oriente Médio, América Latina e CIS (Comunidade de Estados Independentes). Os caminhões desta marca venceram o Rally Dakar 18 vezes.

A empresa possui mais de 110 departamentos de produção e subsidiárias, formando o Grupo KAMAZ. Ela também possui capital autorizado em mais de 50 empresas especializadas. Suas principais instalações industriais estão concentradas em Naberezhnye Chelny. Além disso, eles estão disponíveis no Bashkortostan, Vietnã, Cazaquistão, Índia e Azerbaijão.

NAMI (1918-Presente)

NAMI Logo (1918-Presente)

O nome desta marca é derivado da versão em russo da frase Central Scientific Research Automobile and Automotive Engines Institute. Além disso, não se trata apenas de uma fábrica, mas também de um laboratório automotivo com sede em Moscou. Nos primeiros anos após sua fundação (1918), a NAMI se dedicou à tecnologia de tratores.

Na década de 1930, o instituto tornou-se o principal departamento da indústria automotiva. Lá foram desenvolvidos caminhões, tratores e trólebus. A partir de 1946, o empreendimento foi dividido em duas partes – para a indústria automotiva e de construção de tratores. Ele também ganhou uma marca de motocicletas. Agora a empresa produz carros executivos para a liderança do país.

Aurus Senat (2013-Presente)

Aurus Senat Logo (2013-Presente)

É uma submarca da NAMI, estabelecida em Moscou em 2020. Ele está envolvido na fabricação do carro presidencial do Estado, que foi exibido pela primeira vez em um dos eventos anuais do Salão Internacional do Automóvel de Moscou. Ele também apresentou a série Kortezh, que incluirá um SUV, uma minivan e um sedan. Esta coleção é chamada de UMP (Unified Modular Platform).

UAZ (1941-Presente)

UAZ Logo (1941-Presente)

O nome deste fabricante de equipamentos de transporte é uma abreviatura de Ulyanovsky Avtomobilny Zavod, localizado na cidade de Ulyanovsk. A empresa surgiu em 1941 e hoje faz parte do grupo Sollers (desde 2000). Em seus sites, ela coleta caminhões, ônibus e SUVs.

Mas o carro mais lendário desta marca é o UAZ-469. O carro dessa marca começou a ser produzido logo após a inauguração da fábrica. Ela foi a mais popular durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta época, o carro foi redesenhado, modernizado e existe em várias modificações: Patriot, Hunter e Pickup.

Outros fabricantes atuais

Esse grande grupo é representado por fabricantes de automóveis, veículos blindados, picapes, caminhões, vans e veículos especializados. Isso também inclui empresas que estão em parceria com empresas estrangeiras, bem como estruturas privadas e associações industriais. Alguns deles trabalham há muito tempo e têm uma rica experiência (SeAZ, Aleko), outros são empresas recém-criadas e possuem equipamentos modernos (SpetsTekh, Ford Sollers).

Aleko (1930-2010)

Aleko Logo (1930-2010)

A marca Moskvitch-2141, anunciada pela primeira vez em 1985 e incorporada em um sedã de estilo antigo, é a espinha dorsal desta empresa de Moscou. O seu nome não tem nada a ver com nomes ou personagens literários – a palavra “Aleko” é composta pelas primeiras letras da frase “Avtomobilny zavod imeni Leninskogo Komsomola”. O carro com o mesmo nome foi produzido até 1997 inclusive, até que o rebranding foi realizado com a modernização técnica do carro. Em seguida, a marca antiga foi substituída por uma nova – Svyatogor.

Derways Automobile Company (2004 2019)

Derways Automobile Company Logo (2004 2019)

A empresa automobilística, fundada em 2003, leva o nome de seu criador. Uma parte é um fragmento do sobrenome Derev Hadji-Murat (Der), a segunda é a palavra inglesa “maneiras”. A empresa é a primeira fabricante privada de automóveis de passageiros da Rússia. Ele está localizado na cidade de Cherkessk da República de Karachay-Cherkessia e faz parte do Grupo Mercury. Desde 2007, a Derways coopera com duas empresas chinesas, com as quais produzem em conjunto equipamento de transporte. Estes são Liaoning SG Automotive Group Co., Ltd e Lifan Group.

Ford Sollers (2011-2019)

Ford Sollers Logo (2011-2019)

Em outubro de 2011, surgiu uma organização conjunta, propriedade da americana Ford e da russa Sollers. Foi formado por um acordo bilateral entre os chefes dessas duas estruturas – Alan Mulally e Vadim Shvetsov. A montadora possui vários locais de produção na Rússia: na cidade de Vsevolozhsk (um subúrbio de São Petersburgo) e no Tartaristão (Yelabuga e Naberezhny Chelny). A sede está localizada em Khimki (perto de Moscou).

Em 2019, o sócio americano anunciou a reestruturação do acordo bilateral e o encerramento da montagem de automóveis de passageiros. Agora só existe uma fábrica na cidade de Yelabuga, que funciona em esquema simplificado, produzindo um único modelo – a van Ford Transit.

GM-AvtoVAZ (2001-2019)

GM AvtoVAZ Logo (2001-2019)

Ex-empresa russo-americana representada pela General Motors (EUA) e AvtoVAZ (Rússia). Ele apareceu em 2001 e produziu o carro Chevrolet Niva baseado no Lada Niva na fábrica de Tolyatti. Depois que a empresa foi totalmente transferida para o lado russo, que a adquiriu em 2019, esta organização parou de funcionar. Em dezembro do mesmo ano, foi encerrado.

Сombat Armouring (1998-Presente)

Сombat Armouring Logo (1998-Presente)

Empresa automotiva de São Petersburgo, fundada em 1985. Seu primeiro carro de passageiros foi o Laura. Dois anos após sua fundação, a empresa começou a produzir a minivan Ohta. Em 1990, adquiriu uma fábrica militar, onde abriu uma produção em grande escala. Desde 1993, esta organização fabrica vans e veículos blindados para correio e outros serviços especializados.

Renault Rússia (1998-Presente)

Renault Russia Logo (1998-Presente)

O fabricante de automóveis da Rússia foi fundado em 1998 com o nome de Avtoframos. Em seguida, fechou acordo com a empresa Renault, criando uma joint venture. Com o tempo, o lado francês assumiu completamente o controle dessa organização, pagando suas dívidas. A Renault Rússia agora é uma subsidiária integral de uma empresa francesa que a renomeou em 2014.

SeAZ (1939-2013)

SeAZ Logo (1939-2013)

O nome da empresa é composto pela frase Serpukhovsky Avtomobilny Zavod. O local de produção estava localizado na cidade de Serpukhov Moscou Oblast. Desde a sua fundação (1939) e até 1995, a empresa dedica-se ao fabrico de motociclos. Posteriormente, mudou para a produção de automóveis para pessoas com deficiência e, em seguida, apareceram na sua gama os ultrapequenos – microcars Lada Oka desenvolvidos pela AvtoVAZ. Em 2013, a fábrica foi fechada devido à concordata.

Silant (2010-Presente)

Silant Logo (2010-Presente)

Empresa russa de 2010, anteriormente chamada de Avtospetsoborudovanie. Está localizada na cidade de Velikiy Novgorod (Oblast de Novgorod), onde fabrica veículos especializados em plataforma 4×4. Além disso, Silant é a marca e o nome de um veículo projetado pelo NAMI (National Automotive Institute). Em sua base, a empresa produz bombeiros, ambulâncias, utilitários, refrigeração, universais, rotativos e outros veículos. Eles são equipados com tração nas quatro rodas e cabines de três lugares.

Sollers JSC (2002-Presente)

Sollers JSC Logo (2002-Presente)

A empresa foi fundada em 2002 e é especializada na produção de uma vasta gama de equipamentos de transporte. Seu sortimento inclui veículos todo-o-terreno, automóveis, tratores, veículos comerciais. Anteriormente, a empresa se chamava OAO Severstal-Auto. As empresas nele integradas distinguem-se pela estabilidade de trabalho e ampla popularidade, ocupando uma posição de confiança em todos os segmentos de mercado da indústria. A empresa atualmente possui o controle acionário da ZMA, Zavolzhye Motor Works e Ulyanovsk Automobile Works.

VAZInterService (1991-Presente)

VAZInterService Logo (1991-Presente)

O fabricante russo de pickups está localizado na cidade de Tolyatti (Oblast de Samara). Surgiu em 1991 como subsidiária da AvtoVAZ e dedicava-se ao fabrico de peças sobressalentes para o automóvel Lada. Em 2003, a empresa tornou-se uma empresa independente e recebeu o status legal de uma sociedade anônima fechada sob o nome de VIS-AVTO.

Yarovit Motors (2003-Presente)

Yarovit Motors Logo (2003-Presente)

Fabricante de equipamentos especializados da cidade de St. Petersburg foi fundada em 2003, quando a Yarovit Holdings adquiriu a fábrica de metais de Leningrado. Desde então, ele vem montando e reformando tratores holandeses Terberg. A empresa oferece caminhões multieixos e veículos rodoviários para o transporte de cargas superdimensionadas e extrapesadas. Existem também modelos para dirigir em condições de clima e paisagem difíceis. O sortimento é representado por betoneiras, caminhões de madeira, caminhões basculantes e outras máquinas para diversos fins funcionais.

SpetsTekh (2002-Presente)

É um fornecedor de renome mundial de máquinas especializadas e veículos off-road. Surgiu em 2002 na cidade de Nizhny Novgorod, onde fabrica carros, quadriciclos, tratores, veículos todo-o-terreno com chassis sobre esteiras e rodas. Seus produtos são destinados a serviços de busca e resgate, caçadores, engenheiros de energia, geólogos, petróleo e gás e quaisquer outras empresas.

Marcas de automóveis extintas

Se os fabricantes forem eliminados, isso não significa de forma alguma que todos os seus carros tenham desaparecido automaticamente. Não! Eles ainda dirigem nas estradas, deliciando os proprietários com beleza e confiabilidade. Afinal, há muitos motivos para o fechamento de empresas automotivas – de fusões à falência. Alguns não conseguiram suportar a competição, alguns – as circunstâncias da época, desde os anos 90, após o colapso da União Soviética, tornou-se um grande choque para a maioria com consequências econômicas imprevisíveis. Portanto, o desaparecimento das empresas automobilísticas ocorreu apenas no início dos anos 2000. Um exemplo notável é Moskvich, ZiL, Russo-Balt, etc.

Amur (1967-2010)

Amur Logo (1967-2010)

A empresa foi fundada em 1967, o ano de liquidação é 2012. Sua localização é a cidade de Novouralsk (Sverdlovsk Oblast). O nome é uma abreviatura e significa Ural Automobiles and Motors. A empresa estava envolvida na fabricação de veículos comerciais. Agora todos os seus ativos estão esgotados e ela própria desapareceu.

IzhAvto (1965-2008)

IzhAvto Logo (1965-2008)

A empresa existiu de 1965 a 2008, sendo conhecida pelo nome de IZhMASh (Izhévsky mashinostroítelny Zavod – Fábrica de Máquinas de Izhevsk). Ela estava na cidade de Izhevsk, na República da Udmurtia. Fazia parte de uma estrutura maior fundada em 1807 pelo imperador da Rússia Alexandre I. A empresa se autoliquidou e sua base técnica foi requalificada para uma direção diferente.

Marussia (2007-2014)

Marussia Logo (2007-2014)

A marca de carros jovens existiu por um tempo relativamente curto – de 2007 a 2014. Foi criado por Nikolai Fomenko, Andrey Cheglakov, Libor Haluza e produziu os primeiros carros esportivos russos. Seu carro de corrida Marussia B1 correu na F1 de 2012 a 2014. Após esse período, a equipe foi desmembrada e o empreendimento liquidado.

Moskvich (1930-2010)

Moskvich Logo (1930-2010)

A lendária marca russa existe há muitos anos – de 1929 a 2006. Os carros desta marca foram produzidos pela fábrica AZLK localizada na capital da Rússia. Após o colapso da União Soviética, a empresa foi privatizada e, no início do novo século, foi abolida. O nome Moskvich significava um nativo da cidade de Moscou, uma vez que a empresa estava localizada lá.

Russo-Balt (1894-1923)

Russo Balt Logo (1894-1923)

Uma das marcas de automóveis mais antigas da Rússia surgiu em 1894. Até 1923, ela fabricava carros e aviões. No início, a fábrica estava localizada em Riga e St. Petersburgo, de onde foi evacuado para Moscou. Mas inicialmente a empresa era uma subsidiária da Van der Zypen & Charlier de Cologne-Deutz (Alemanha), que a vendeu para investidores de Riga. Em 2006, a marca foi revivida. Produzia ônibus, caminhões e carros.

TagAZ (1997-2014)

TagAZ Logo (1997-2014)

A montadora foi nomeada Taganrogskiy Avtomobilnyi Zavod e era baseada em Taganrog (Oblast de Rostov). Existiu por um curto período de tempo – de 1997 a 2014. Depois disso, a empresa foi liquidada por falência. Antes disso, ela montou Citroën Berlingo, Hyundai (Accent, Sonata, Elantra, séries Porter), Vortex (Estina, Corda, linhas Tingo) e alguns outros.

Yo-Mobile (2010)

Yo Mobile Logo (2010)

Este é o primeiro carro de passageiros híbrido russo chamado ё-AUTO, que foi inventado pelos próprios desenvolvedores do projeto, uma vez que nenhuma das 12.000 opções propostas lhes convinha. O carro tinha portas de correr e um design inovador. Como os fundadores não conseguiram encontrar investidores, o programa foi encerrado e a marca extinta. Foi vendido ao governo russo por um euro. Esta marca nunca entrou em produção em massa – foi liquidada em 2014.

ZiL (1916-2013)

ZiL Logo (1916-2013)

Era a maior empresa automotiva da Rússia, e seu nome significa Zavod imeni Likhachyova (fábrica de Likhachov) em russo. A empresa surgiu em 1916 na cidade de Moscou, onde se dedicava à produção em grande escala de veículos de grande porte. Caminhões, caminhões basculantes, veículos militares e equipamentos pesados ​​saíram de seus transportadores. O fabricante montou sua última série em 2012. Desde 2013, ele existe apenas como uma propriedade.

ZMA (1987-2010)

ZMA Logo (1987-2010)

Este fabricante de automóveis e veículos pesados ​​está localizado na cidade de Naberezhnye Chelny, onde foi fundado em 1987. A empresa faz parte do grupo de empresas Sollers JSC e anteriormente estava envolvida na produção de carros subcompactos Oka sob a licença VAZ. Daí sua abreviatura de nome, que significa Zavod Malolitrazhnykh Avtomobiley. Em 2005, a ZMA adquiriu a Severstal-Avto, que a reorientou para a montagem de automóveis estrangeiros. Em particular, a fábrica fabricou três modelos de automóveis de passageiros Ford – Fiesta, EcoSport, Sollers. Sua produção foi interrompida em 2010.

Avtokam (1989-1999)

Esta empresa russa existe desde 1989 com sede na cidade de Naberezhnye Chelny (Tartaristão). A decisão de implantá-lo foi tomada em uma conferência em Elabuga, na qual o empresário Grigory Rysin apresentou sua proposta. Na verdade, é uma associação composta por várias empresas de diferentes ramos de atividade com interesses relacionados na indústria automotiva.

O grupo fundador inclui 37 membros, incluindo Tatneftekhimmontage, Intertap, Ivanovo Machine Tool Association, Karpov Chemical Plant (Mendeleyevsk) e muitos outros. A marca se concentra em veículos acessíveis. A empresa também fez parceria com o grupo britânico FSV para lançar o carro de passageiros Rickman Ranger. Mas desde 1999, o fabricante não está ativo.

Dragon

Esta empresa russa foi fundada por Hainov Gennady Yevgenyevich em 1985. Ele também foi seu principal designer e designer. A empresa dedica-se à produção de SUVs e atualmente concentra-se em dois modelos. O primeiro é Dragon Astero, o segundo é Dragon Jump. Ambos são montados a partir de conjuntos e peças componentes de três carros conhecidos da Rússia. Em particular, eles são feitos com base em VAZ, GAZ e UAZ.

Doninvest (1991-2014)

É um grupo industrial russo que produziu automóveis de passageiros Daewoo sob as marcas nacionais Assol, Kondor e Orion. Seus sites estavam localizados nas cidades de Taganrog e Aksay (Rostov Oblast). Após uma série de tentativas de assinar acordos com outras empresas estrangeiras para se manter à tona, a empresa ainda faliu e fechou. Isso aconteceu em 2014.

Existe uma marca de carros russa?

Embora a indústria automotiva não seja dominante na economia russa, a Rússia tem suas próprias marcas de automóveis. Algumas marcas surgiram durante a União Soviética, outras após seu colapso. Alguns deles são conhecidos em todo o mundo: por exemplo, GAZ Group, KAMAZ, AvtoVAZ, Niva, Lada, IZH.

Qual é o carro mais popular da Rússia?

Os carros mais populares na Rússia são liderados por crossovers e sedans de baixo orçamento. Hatchbacks não interessam aos habitantes locais porque não parecem sofisticados. Os russos escolhem apenas os carros que associam ao sedã Volga, porque esse modelo em particular era um símbolo de alto status na União Soviética. Os líderes de vendas em 2021 foram Lada Granta, Lada Vesta, Hyundai Creta, KIA Rio.

Kia é um carro russo?

Não, a marca Kia é propriedade da montadora sul-coreana Kia Corporation, que por sua vez faz parte da Hyundai Motor Company.