Marcas de carros Romenas

Marcas de carros Romenas

Na Romênia, a indústria automotiva se desenvolveu aos trancos e barrancos. Durante o regime comunista, foi um dos mais avançados da Europa Central. Mas depois de 1989, a indústria automobilística entrou em decadência: devido a privatizações malsucedidas, muitas empresas faliram. Entre eles estão Oltcit, ARO, Tractorul Braşov. Em seguida, montadoras estrangeiras entraram no mercado e manifestaram interesse em estabelecer suas subsidiárias.

O que são marcas de automóveis romenas?

Este país europeu tem suas próprias marcas de automóveis autênticas: Ford Romênia, Roman Braşov, Igero, Automobile Dacia, Astra Bus, Cibro, DAC, El Car, Grivbuz. Os fabricantes de automóveis extintos incluem ARO, Oltcit, Rocar, Automobile Craiova, Malaxa, AA&WF.

Como resultado, a partir de 1990, a construção de automóveis de passageiros e veículos pesados ​​de vários formatos renasceu no país. Muitas filiais foram abertas no país, embora também existam várias empresas romenas autênticas: Automobile Dacia, Igero, Roman Braşov, Ford Romania. Em 2014, em termos de volume de montagem de automóveis, esta indústria já era a quinta na Europa Central.

Fabricantes ativos

A Romênia é um país com uma indústria automotiva desenvolvida. Possui tanto empresas antigas, formadas no início do século passado, como empresas jovens, formadas no século XXI. Ambos os grupos estão empenhados na fabricação bem-sucedida de equipamentos de transporte exigidos. Entre elas, há empresas especializadas apenas em automóveis de passageiros (Dacia), e há também empresas focadas em equipamentos especiais de alta tonelagem. Por exemplo, a produção de ônibus é muito popular na região – ela é representada por El Car e Astra Bus.

Astra Bus (1996-Presente)

Astra Bus Logo (1996-Presente)

O nome completo desta empresa é Astra Bus. Indica diretamente que é fabricante de ônibus e outros veículos de grande porte. A marca apareceu na Romênia, na cidade de Arad, em 1996. Até então, ele fazia parte da empresa Astra Vagoane Arad, que fabricava vagões. Separada da matriz, a nova estrutura mudou sua especialização e passou a atuar ativamente em equipamentos para transporte de passageiros.

Em 2003, a Astra tornou-se parte do Grupo Cefin Holding. Simultaneamente ao status legal, ela revisou a gama, ampliando-a significativamente. Sua fábrica agora monta ônibus e trólebus Irisbus (como parte de uma parceria com uma empresa italiana). Além disso, microônibus baseados em chassis Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco são produzidos em pequena escala.

Cibro (2002-Presente)

Cibro Logo (2002-Presente)

É uma marca comercial da empresa C&I Eurotrans XXI de Bucareste, que opera na capital romena desde 2002. Fabrica carrocerias para minivans com base em chassis de fabricantes mundiais. Em particular, o Cibro é um microônibus baseado na plataforma Mercedes-Benz Vario. Apresenta-se com várias modificações em termos de nível de conforto. Um total de quatro linhas são produzidas com capacidade de 23 a 30 assentos de passageiros.

Em 2010, foi lançada mais uma versão do microônibus, batizada de Cibro 2. Sua montagem é realizada em outra empresa romena – na vila de Manolache, município de Ilfov. É uma nova fábrica com equipamentos inovadores e com certificação ISO9001.

DAC (1970s-Presente)

DAC Logo (1970s-Presente)

 

O nome desta empresa romena significa Diesel Auto Camion, o que significa que produz camiões basculantes e camiões. A empresa está localizada na cidade de Brașov e pertence à empresa de perfil ROMAN, que a tornou sua divisão com uma marca própria. A técnica desta marca é produzida desde a década de 1970. Em 1990, a empresa foi transferida para o status de marca subsidiária.

Mas as raízes da empresa vão ainda mais fundo na história, já que a fábrica de automóveis existe desde 1921: antes da Segunda Guerra Mundial – com o nome de ROMLOC, depois – Bandeira Vermelha (Steagul Rosu). Além disso, para toda a linha, o DAC usa a mesma plataforma proprietária dos caminhões Roman.

Dacia (1966-Presente)

Dacia Logo (1966-Presente)

O nome completo desta montadora é Automobile Dacia S.A. Seu nome é uma homenagem à região histórica que a Romênia moderna ocupa. A empresa está localizada em Mioveni, condado de Argeș, onde foi fundada em 1966. 33 anos depois (em 1999), o governo do país a vendeu para a corporação francesa Groupe Renault, o que a tornou uma divisão de sucesso.

Em termos de participação nas receitas, hoje a Dacia é a maior empresa da Romênia, dando uma contribuição significativa para a economia. Exporta automóveis com o mesmo nome para quase todo o mundo, que são muito procurados. Desde 2021, este fabricante faz parte da Renault Dacia-Lada.

El Car (2003-Presente)

El Car Logo (2003-Presente)

Empresa fabricante que atua na produção de ônibus urbanos e intermunicipais da marca Igero. Está localizada em Bucareste, onde possui a sua própria fábrica Romprim. O fundador da empresa é o engenheiro Dorian Igescu, que batizou a marca pelo sobrenome. A El Car foi fundada em 2003, quando o futuro proprietário de uma grande empresa automotiva começou a montar o primeiro ônibus em sua garagem. A empresa colabora há muito tempo com a empresa especializada Roman.

Ford Romênia (2008-Presente)

Ford Romania Logo (2008-Presente)

É um fabricante de automóveis localizado em Craiova e operado pela Ford da Europa. No início, a produção ocupou as instalações da antiga fábrica da Oltcit, depois mudou-se para a fábrica da Daewoo Motors, que a Ford comprou da liderança do país em 2008. Em setembro de 2009, a empresa lançou a montagem de dois tipos de carros: primeiro – Ford Transit Connect, depois – Ford B-Max.

Grivbuz (1993-Presente)

Grivbuz Logo (1993-Presente)

A sociedade anônima Compania Industrială Griviţa é fabricante de ônibus de médio porte Grivbuz. Ele está localizado na cidade de Chitila, município de Ilfov. A empresa foi fundada em 1993 e iniciou a produção de protótipos midibus em 1997. Agora a empresa se dedica à fabricação de ônibus turísticos particulares, além de motores.

ROMANO (1921-Presente)

ROMAN Logo (1921-Presente)

É um famoso fabricante romeno de equipamento de transporte localizado na cidade de Brasov. Foi fundada em 1921 e foi denominada ROMLOC por várias décadas. Em 1948 a empresa foi renomeada para The Red Flag (Steagul Roșu), depois Bra вov Truck Works (Intreprinderea de Autocamioane Brașov), e em 1990 – ROMAN SA. A empresa mantém ativamente a cooperação com outras empresas romenas e tem sua própria marca – DAC. Seu sortimento inclui equipamentos multi-tonelagem: caminhões basculantes, reboques trator e caminhões militares.

Fabricantes extintos

Esse grupo de montadoras é representado por empresas que se autoliquidaram em decorrência de expansão, fusão ou, inversamente, divisão em duas unidades independentes. Em particular, os exemplos mais marcantes podem ser vistos na AA&WF, Oltcit, Automobile Craiova e vários outros fabricantes.

ARO (1957-2006)

ARO Logo (1957-2006)

O fabricante romeno de SUV se chamava Auto Romania, e ARO é uma versão abreviada dele. A fábrica de automóveis estava localizada no município de Câmpulung e foi inaugurada em 1942. No entanto, a fabricação das máquinas começou mais tarde – após a conclusão da construção capital do empreendimento em 1957. A empresa produzia equipamentos militares, bem como veículos todo-o-terreno, que fornecia não só para o mercado interno, mas também para o exterior. Em outros países, os carros eram vendidos sob marcas diferentes. Em 2006, a fábrica foi fechada por falência.

Oltcit (1976-1991)

Oltcit Logo (1976-1991)

O fabricante de automóveis romeno foi uma joint venture formada pela liderança do país e pela Citroën. Ele estava localizado na cidade de Craiova na região de Oltenia. O sortimento básico da empresa consistia em duas séries de dois volumes: Citroën Axel e Oltcit Club. Após a saída da Citroën, a empresa mudou seu nome para Automobile Craiova. Mas, tendo assinado um acordo de parceria com a Daewoo Heavy Industries, ela mudou seu nome para Rodae Automobile. Posteriormente, foi substituído pela Daewoo Automobile Romania. Em 2008, a fábrica foi adquirida pela Ford da Europa e renomeada para Ford Romênia. A Oltcit Joint Stock Company deixou de existir em 1991.

Rocar (1951-2004)

Rocar Logo (1951-2004)

Esta empresa foi formada em Bucareste em 1951. Ela estava envolvida na produção de uma ampla gama de veículos. A sua gama incluía automóveis de passageiros, carrinhas comerciais, trólebus, autocarros urbanos e intermunicipais, pequenos camiões, miniautocarros. Posteriormente, a empresa passou a fabricar veículos off-road leves e pesados. Em 2004, ele parou de funcionar.

Automobile Craiova (1991-2008)

A antiga sociedade por ações tinha sede na cidade de Craiova, onde desde 1976 fabrica automóveis. Então, a empresa se chamava Oltcit e pertencia quase igualmente ao governo romeno e à Citroën. Depois que a fabricante francesa saiu da parceria, a fábrica passou a se chamar Automobile Craiova. Posteriormente, foi adquirida pela gigante automobilística americana Ford Motor Company, estabelecendo ali sua subsidiária Ford Romênia.

Malaxa (1945)

Este é o nome de um carro projetado por um grupo de engenheiros liderado por Petre I. Carp. O automóvel de passageiros surgiu em 1945, quando havia a necessidade urgente de redesenhar equipamentos militares para civis. Protótipos foram produzidos em várias fábricas de aeronaves no país. Entre eles estão ASAM Cotroceni e IAR Brașov. O projeto foi apoiado financeiramente pelo industrial Nicolae Malaxa, que deu nome ao carro. Não se sabe quantos modelos foram lançados. A marca deixou de existir no momento em que representantes da União Soviética queriam mudar o site tecnológico para Moscou.

AA&WF (1921)

Esta empresa foi fundada em 1921 após o colapso da Áustria-Hungria. Em seguida, duas de suas empresas, localizadas na Romênia, se fundiram em uma. Em particular, eles formaram o grupo ASTRA Automobile & Waggon Factory, cujo nome foi abreviado para a sigla AA&WF. Mais tarde, os fabricantes de equipamentos de transporte novamente se separaram e formaram suas próprias unidades de produção, legalmente independentes.

Que carros são feitos na Romênia?

Na Romênia, existem fábricas que produzem carros de marcas estrangeiras e nacionais. Fabricantes atuais: Astra, Cibro, DAC, Dacia, El Car, Ford Romênia, Grivbuz, ROMAN. E o grupo alemão de empresas Robert Bosch GmbH planeja fabricar componentes eletrônicos para automóveis neste país.

Qual é o carro mais popular da Romênia?

Os carros Dacia estão no auge das vendas na Romênia. Eles não cedem a liderança a outras marcas há vários anos. Em 2021, o primeiro lugar é ocupado pelo Dacia Logan, o segundo pelo Duster e o terceiro pelo Sandero.

É um fabricante de automóveis romeno?

Sim, a Roménia tem vários fabricantes de automóveis próprios e o mais famoso deles é o Automobile Dacia S.A. - unidade de negócios Renault Dacia-Lada.

Os carros são baratos na Romênia?

Existem carros baratos e caros na Romênia. Uma das marcas do orçamento, mas boa é Dacia Logan, que começa em 7.700 euros. É considerado uma alternativa ao caro Nissan Versa.