Entre os polos da indústria automotiva no Oriente, em primeiro lugar, vale destacar o Paquistão. Este estado é conhecido por várias marcas de automóveis ao mesmo tempo. E fábricas locais produzem carros para empresas estrangeiras. Entre eles estão Suzuki, Honda, Isuzu.
Ghandhara
National Motors é o nome original da empresa. Esta empresa trabalha em seu setor há bastante tempo – desde 1953. A empresa está sediada em Karachi. Em fevereiro de 1963, a empresa foi comprada por Khabibullah Khan Khattak. Foi ele quem renomeou a marca, dando-lhe o nome atual.
Em 1972 a empresa foi nacionalizada. Após várias etapas mais significativas na história da empresa, em 1992 foi adquirida pelos herdeiros de Khabibulla Khan Khattak. Em 2017, esta empresa foi incluída na prestigiosa classificação asiática da Forbes, que consistia em 200 empresas com uma fortuna de até US$ 1 bilhão.
A produção principal é construída em torno de caminhões, microônibus e picapes Isuzu. Não há carros de nossa própria concepção no perfil de Ghandhara.
O logotipo da empresa começa com um anel preto com pontas vermelhas dentro. Assim, assemelha-se a uma roda estilizada, pois há outro círculo no centro com um contorno preto interno. Em seguida, vemos uma marca de palavra – o nome da empresa. Ele usa uma fonte sem serifa preta, que parece sólida e contida.
O contraste das cores preta e vermelha parece elegante, e o claro simbolismo com a roda permite determinar a qual indústria a empresa pertence.
Al-Ghazi
Aqui estamos falando de um conhecido fabricante paquistanês de máquinas agrícolas. Tratores de Al-Ghazi estão em grande demanda entre seu público-alvo. Quanto à história da empresa, ela foi fundada em 1983. Mais tarde, a empresa foi adquirida por outro poderoso gigante da indústria – a empresa CNH. Desde então, também foram produzidos vários carros que conseguiram ganhar popularidade em sua região.
O logotipo da empresa na parte superior consiste em um objeto em forma de L dividido em seções em preto e verde. Entre este objeto e o nome da marca, há a imagem de um trator na parte inferior do logotipo. Tal conceito é bem pensado e justificado, pois divulga quais dos produtos do sortimento da empresa são os principais e mais procurados.
Se nos afastarmos do componente comercial e avaliarmos o logotipo apenas do ponto de vista visual, dessa posição também parece bastante vantajoso. Em primeiro lugar, esse logotipo é reconhecível. Em segundo lugar, a combinação de cores parece brilhante, mas, ao mesmo tempo, discreta. Clareza de significados e apelo visual são as vantagens deste emblema.
Hoje, Al-Ghazi é um dos dois maiores fabricantes de tratores do Paquistão. Em 2021, a participação da empresa nesse segmento de mercado atingiu 21%.
Revo por Adam Motors
Esta marca foi desenvolvida pela empresa automotiva Adam Motors. A marca foi fundada em 2005. Este modelo de carro tornou-se muito popular devido ao facto de estar disponível. A propósito, o fato de o nome do carro vir da palavra “revolução” é interessante. Ele deveria revolucionar seu segmento de mercado, de acordo com seus desenvolvedores. Supunha-se que este carro superaria seus concorrentes devido ao seu preço mais baixo.
Apesar de a empresa ter conseguido desenvolver um carro com uma ótima relação preço-qualidade, de acordo com seus especialistas, o carro não durou muito no mercado. A marca deixou de existir rapidamente.
O logotipo da Adam Motors consistia em um oval amarelo com um crescente azul dentro. O nome da empresa foi representado usando um tipo de letra normal sem serifa.
O logotipo da Revo transmite as tradições da indústria automotiva. Em primeiro lugar, isso se manifesta no fato de o logotipo ser baseado na cor metálica. Combiná-lo com o vermelho na última letra da palavra cria um contraste visual elegante. E as letras inclinadas sugerem a velocidade e a dinâmica que um bom carro pode dar ao seu dono. É uma pena que agora este logotipo seja apenas parte da história da indústria automobilística paquistanesa, e não de sua modernidade.
Pak Suzuki Motors
Esta empresa automotiva foi fundada em 1983. É uma subsidiária da gigante automotiva japonesa Suzuki. Assim, a linha de produtos está centrada nesta marca. Por exemplo, o modelo de carro mais popular deste fabricante é o Suzuki Alto.
Considerando que estamos falando de uma subsidiária de uma empresa mundialmente famosa, não houve problemas com a identidade aqui, já que ela foi adquirida da Suzuki. Este é um simbolismo compreensível, popular e reconhecível. A letra estilizada “S” é representada em vermelho. Destaca-se, chama a atenção e parece bastante elegante. O nome da marca está escrito em azul na parte inferior. Nos próprios carros, esses emblemas são usados em uma versão metálica.
Hoje, a empresa ocupa a posição de maior montadora de automóveis do Paquistão.
Toyota Indus
A história deste fabricante de automóveis começa em 1990. Esta empresa, como a anterior da lista, é uma subsidiária. É verdade que aqui, respectivamente, estamos falando da Toyota. A base do sortimento consiste em SUVs compactos e pequenos carros de passeio. No entanto, também existem grandes crossovers e pickups na gama de produtos deste fabricante.
Esta empresa, como a Pak Suzuki Motors, não desenvolveu seu próprio logotipo. Ele usa o emblema da Toyota. A inscrição vermelha “Toyota” é utilizada pela empresa em todas as áreas de comunicação oficial com clientes e parceiros.
Em julho de 1990, a empresa começou a operar a fábrica de 105 acres. A localização da fábrica é Port Bin Qasim. A empresa está localizada em uma área industrial. Se você olhar no mapa, não está longe de Karachi. A equipe é de cerca de 3,5 mil pessoas. Em uma palavra, a empresa é um representante bastante poderoso de sua indústria.
Honda Atlas
Este fabricante paquistanês foi fundado em 1962. A empresa é de propriedade conjunta da gigante japonesa Honda e da empresa local Atlas. No entanto, isso é claramente refletido no título.
A empresa está localizada em Karachi. A empresa é especializada na produção de carros Honda. A gama de produtos é composta por sedans e alguns crossovers. No entanto, a gama não se limita a isso, pois a Honda Atlas é a maior fabricante de motocicletas do Paquistão.
A inscrição vermelha “Honda” é usada pela empresa em vez do emblema. Embora ela tenha seu próprio logotipo. O emblema azul está em uma moldura vermelha oval com duas lacunas onde ultrapassa suas fronteiras. Ao lado, há uma fonte azul com uma marca nominativa com o nome da empresa.