A indústria mexicana não ignora uma indústria tão importante como a engenharia mecânica. Muitas fábricas estão concentradas nas regiões norte e centro do país, onde são produzidos veículos de várias marcas e tipos. Em particular, os mexicanos colecionam carros, caminhões, automóveis especializados e de passageiros das principais marcas do mundo. Entre eles estão Mercedes Benz, BMW, General Motors, Nissan, FORD, Honda, VW, Chrysler, Toyota e outros. Há uma pequena parcela de empreendimentos próprios, entre os quais se destaca o design da Mastretta. Ele lança o supercarro Mastretta MXT do autor.
O que são marcas de automóveis mexicanas?
As marcas de automóveis mexicanas incluem DINA, Inferno Exotic Car, Zacua, Solana. A lista de empresas extintas inclui Mastretta, Mexicana de Autobuses, S.A. de C.V. (MASA), Vehículos Automotores Mexicanos.
DINA (1921-Presente)
O nome desta montadora significa Diesel Nacional. Além disso, é a primeira empresa do México que se dedica à produção de caminhões e ônibus. Sua base está na cidade de Ciudad Sahagún, estado de Hidalgo. Este é um projeto do governo fundado em 1921. Desde 1989, é propriedade do Grupo Empresarial G.
Ao longo de sua existência, a empresa manteve parcerias com Skoda, Caterpillar, Flxible, Fiat, Eaton, Chrysler, Renault, Spicer, Cummins, PerkinsScania, etc. Empresas estrangeiras contribuíram para a melhoria da capacidade de fabricação de equipamentos de transporte e para o acúmulo de rica experiência. Agora, os produtos básicos da DINA são ônibus de curta e longa distância.
Inferno Exotic Car (2016-Presente)
A marca de supercarros surgiu em 2016 na Automobili en México e imediatamente atraiu a atenção dos conhecedores não só com seu visual inovador, mas também com inovações de alta tecnologia. A casa especializada Dozerek, LTM Hot Spot e o designer italiano Antonio Ferrioli trabalham nele há sete anos. O carro acelera até cem quilômetros em menos de três segundos, atingindo velocidades de até 400 quilômetros por hora. As asas do hipercarro são feitas da liga patenteada Zinag – uma espuma de metal feita de prata, alumínio e zinco.
Zacua (2017-Presente)
A jovem empresa mexicana entrou na indústria automotiva há relativamente pouco tempo – em 2017. Está localizada em Ciudad de Puebla (Cidade do México), onde apresentou seus primeiros carros de mesmo nome – o MX2 e o MX3. Na verdade, é uma subsidiária da Motores Limpios SA de CV, que lançou a sua própria marca para melhorar a situação económica e tecnológica do país. O nome da marca vem do dialeto natural, no qual “zacua” é chamada de uma das aves populares locais.
Mastretta (1987-2019)
Não é apenas uma empresa automotiva, mas também um estúdio de design. Foi iniciado por Daniel Mastretta. Um designer industrial a fundou em 1987 na Cidade do México, onde ainda fica a sede da empresa. Um pico especial de atividade da empresa automobilística ocorreu em 1990, quando várias séries de carros saíram das linhas de montagem sob as marcas Unediseño e Tecnoidea.
Em 2010, a empresa apresentou um carro com design próprio – o modelo MXT. O supercarro foi um sucesso, e o Mastretta é considerado erroneamente o primeiro fabricante de automóveis para o mercado de massa no México. Antes dele, outras marcas também produziam seus carros: DM Nacional, VAM, Ramirez Industrial Group, Dina (nos anos 50 do século passado). Só que a produção deles não era tão grande quanto a dessa marca.
Mexicana de Autobuses, S.A. de C.V. (MASA) (1959-1998)
Fundada em 1959, a montadora quase imediatamente começou a produzir ônibus – ônibus urbanos de dois andares e ônibus turísticos internacionais. Até 1988, pertenceu ao governo e estava localizada em Tultitlán. A empresa foi então privatizada, tornando-se a segunda maior fábrica de ônibus do México. Em 1998, a Volvo a comprou, rebatizou-a como Volvo Buses de México e a fechou.
Vehículos Automotores Mexicanos (1946-1986)
Este fabricante apareceu em 1946 como Willys Mexicana. Em 1963, ele mudou seu nome para VAM, após um acordo entre o governo mexicano e a American Motors Corporation. No início, a empresa se dedicava à produção de jipes Willys-Overland e, posteriormente, passou a montar carros e caminhões sob licença das principais marcas automotivas. Durante o colapso econômico de todo o México na primeira metade da década de 1980, a liderança do país foi forçada a vender sua participação na VAM para a Renault, que fechou a fábrica em 1986.
Solana (1936-Presente)
A marca de automóveis particulares foi fundada pela família Solana em 1936. A empresa dedica-se à fabricação de carros infantis, de corrida e esportivos, a maioria deles em um único exemplar. No total, o arsenal da empresa conta com 42 carros (em 2003). A maioria dos modelos de estreia eram opções monocilíndricas para crianças, pois a família se dedica seriamente ao automobilismo. Seu representante mais famoso é Moisés Solana. Ele correu com carros familiares e competiu com seu carro esporte de assinatura na Fórmula Um.
O México tem uma marca de automóveis?
A indústria automotiva no México é muito desenvolvida, mas produz principalmente produtos de empresas estrangeiras: Toyota, Chrysler, VW, Honda, Ford, Nissan, General Motors, BMW, Mercedes Benz. O país também tem marcas próprias de automóveis, embora não existam tantas.
Qual é a marca de automóveis mais popular no México?
Os carros Nissan eram populares no México em 2020. Em 2021, nada mudou a este respeito: o Nissan Versa manteve-se na liderança, o segundo lugar foi ocupado pelo Nissan NP300, e o terceiro - pelo Nissan March.