A indústria automotiva no Japão é a espinha dorsal de toda a indústria do país. Apoia o rápido desenvolvimento da economia ao produzir produtos para abastecimento no exterior. As principais fábricas estão espalhadas pelas principais cidades: elas estão localizadas em Ota, Yokohama, Yokosuka, Hamamatsu, Taete, Shizuka e Hiroshima. Um salto especial ocorreu na década de 60 do século passado, chamado de milagre econômico japonês. Em seguida, houve um aumento na produção da Toyota, Suzuki, Mazda, Honda, Mitsubishi, Nissan e vários outros.
O que são marcas de automóveis japonesas?
Existem muitos fabricantes de automóveis japoneses, porque eles efetivamente apoiam a economia do país. Entre as marcas mais famosas do mercado de massa estão Toyota, Honda, Subaru, Nissan, Mazda, Mitsubishi, Suzuki. O segmento de luxo é representado pela Lexus, Acura, Infiniti, Toyota Crown, Mitsuoka. O equipamento pesado é produzido pela Hino, Isuzu, UD, Datsun. Também existem marcas de carros esportivos: Nissan Nismo, Nissan GT-R e outros.
Na década de 1970, empresários japoneses começaram a exportar carros para os Estados Unidos, o que gerou um conflito entre os dois estados. No entanto, sua decisão levou à intensificação do desenvolvimento da indústria automotiva no Japão. Como resultado, no final da década de 80, a Terra do Sol Nascente produziu quase 13 milhões de carros, metade dos quais enviados para o exterior. No entanto, no início da década de 1990, houve uma recessão no setor, que terminou em 2002. Agora, filiais de montagem de empresas japonesas estão localizadas na maioria dos países da região asiática.
Marcas de mercado de massa
O mercado de massa da indústria automobilística japonesa é representado por marcas muito antigas que conquistaram grande demanda entre os consumidores. A Toyota lidera a lista, que se tornou a mais popular entre os americanos. Em 2019, ocupava o segundo lugar em termos de vendas no mundo. Em seguida, estão marcas como Honda, Nissan e Subaru.
Toyota (1937-Presente)
A empresa automóvel, surgida em 1937, especializou-se numa vasta gama de tecnologia de transporte, promovendo modelos híbridos. Seu fundador é Kiichiro Toyoda, de quem recebeu o nome. A Toyota Motor Corporation está sediada em Toyota City, Prefeitura de Aichi. Além disso, essa montadora foi a primeira no mundo a cruzar a fronteira de 10 milhões de carros por ano e, em 2012, produziu seu 200 milhões.
Começando como uma subsidiária da Toyota Industries, a gigante automobilística japonesa cresceu para um tamanho incrível. Atualmente, ele possui cinco marcas sob as quais fabrica seus veículos de passageiros. Estes são Ranz, Hino, Daihatsu, Lexus e Toyota de mesmo nome.
Honda (1948-Presente)
A Honda Motor Company foi fundada por Soichiro Honda e Takeo Fujisawa, que a introduziu no mercado automotivo japonês em 1948. Tendo iniciado sua carreira com anéis de pistão, a marca se expandiu gradualmente para incluir uma vasta gama de produtos, incluindo automóveis de passageiros e outros equipamentos de transporte. Em 2019, a Honda era a sexta maior montadora do mundo. Além disso, ela se tornou a primeira empresa a lançar a série de luxo Acura (em 1986). Sua sede está localizada em Minato, Prefeitura de Tóquio.
Subaru (1953-Presente)
A divisão, fundada por Kenji Kita em 1953, gradualmente se desenvolveu em uma unidade independente, muito significativa na estrutura da Fuji Heavy Industries (hoje Subaru Corporation). Em 2017, tornou-se o 21º fabricante de automóveis a nível internacional.
Hoje a marca é voltada para quem quer um bom sistema de transmissão, um motor proprietário, tração nas quatro rodas para cross-country. A marca também é especializada em carros esportivos de baixo custo. O nome da empresa é simbólico: é assim que a constelação das Plêiades é chamada no Japão, que inclui sete estrelas, uma das quais é invisível. O fato é que a empresa se fundiu com seis outras empresas e formou uma corporação separada.
Nissan (1933-Presente)
O nome completo deste fabricante de automóveis é Nissan Motor Company. Desde 1933, especializou-se em equipamentos de transporte, produzindo atualmente automóveis de passageiros para o mercado de massa. Seus fundadores são Masujiro Hashimoto e Yoshisuke Aikawa, e sua sede está localizada na cidade de Nishi-ku, província de Yokohama. O nome é formado a partir da fusão de duas hastes – Nihon Sangyo. Esse é o nome que a empresa costumava usar, e seu nome atual vem da abreviatura que lhe foi dada na Bolsa de Valores de Tóquio. A montadora atualmente produz automóveis de passageiros sob três marcas: Nissan, Infiniti e Datsun.
Mazda (1920-Presente)
Uma das empresas de engenharia mais antigas do Japão teve origem em 1920 e está localizada na cidade de Fuchū, condado de Aki (prefeitura de Hiroshima). Foi criada por iniciativa do empresário Jujiro Matsuda, de quem tirou o nome. A filosofia japonesa também desempenhou um grande papel no branding, já que o nome usava a imagem da divindade Ahura Mazda, personificando sabedoria, inteligência e luz.
No início, a empresa não estava focada em carros – mudou para eles mais tarde, em 1931. Após a revitalização da produção e a atração de especialistas qualificados, a marca passou a ser reconhecida em todo o mundo, pois rapidamente passou a exportar automóveis de passageiros.
Mitsubishi (1970-Presente)
Esta marca também representa a categoria de carros para o mercado de massa. Surgiu em 1970 como uma divisão da Mitsubishi Heavy Industries. Então a empresa cresceu e se tornou uma grande empresa e alcançou a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Agora ela pertence à empresa alemã Daimler AG, e sua sede está localizada na cidade de Minato, perto de Tóquio. Em 2011, a Mitsubishi ficou em sexto lugar no ranking das montadoras japonesas.
Suzuki (1909-Presente)
A carreira da Suzuki começou no início do século 20 – em 1909, quando se chamava Suzuki Loom Works e produzia teares. Apesar do sucesso, a fabricante decidiu se reciclar para acompanhar os tempos. Para isso, escolheu a indústria automotiva.
Em 1937, um novo projeto foi lançado, no âmbito do qual vários carros de passageiros inovadores foram lançados. Hoje, a marca representa uma ampla gama de produtos de transporte, incluindo veículos off-road, motocicletas, 4WD e veículos rodoviários. Em termos de vendas, a empresa japonesa ocupa a terceira posição no mercado nacional e a décima no mercado internacional.
Marcas de carros de luxo
O segmento de carros de luxo japoneses é uma categoria especial de veículos de passageiros. Afinal, os fabricantes valorizam, em primeiro lugar, o recheio de alta tecnologia, o que torna suas máquinas incomparáveis. Eles se preocupam com o conforto humano e só então com o design e o que está por baixo do capô. Para eles, em primeiro lugar – eletrônica e maior funcionalidade do carro, tudo mais – em segundo lugar. Isso pode ser visto examinando a lista de carros de luxo, que inclui Lexus, Infiniti, Acura, Toyota Crown e Mitsuoka.
Lexus (1983-Presente)
Eiji Toyoda, um empresário em 1983, fundou a marca com sede em Nagoya, centros de operações em Bruxelas, Bélgica, e em Plano Americano, Texas. Hoje, os carros de marca são procurados em mais de 70 países ao redor do mundo. Os produtos Lexus também são valorizados no mercado interno, sendo os mais procurados no Japão. A fabricante está entre as 10 maiores empresas internacionais em valor de mercado. A lista de modelos fabricados inclui um SUV, um conversível, um cupê, um sedã e, em 2005, havia também uma versão híbrida.
Acura (1986-Presente)
Junto com Lexus e Infiniti, este é o mais jovem representante da classe de luxo. Ele se originou em 1986 e desde então forneceu aos Estados Unidos e Canadá os melhores exemplos da indústria automobilística japonesa. Seus produtos também têm alta demanda em Hong Kong, México, China e Rússia. A gama inclui veículos potentes e pesados, bem como modelos de luxo.
A empresa lançou seu primeiro carro-chefe, o Legend, no final dos anos 1980. Seu sucesso forçou os concorrentes a criar algo semelhante com urgência. No início dos anos 2000, a marca lançou novos modelos ao mercado, entre os quais se destacou o exclusivo SUV MDX. Foi apresentado em duas versões – RSX e TSX, que substituíram o Integra cupê e sedã.
Infiniti (1989-Presente)
Este representante de marcas de luxo também apareceu no final dos anos 90 do século passado – em 1986. Foi fundada por Bill Bruce e está localizada na cidade de Wan Chai, em Hong Kong, e se chama Infiniti Global Limited. A marca pertence à Nissan, sendo sua divisão. Em 2012, a fabricante anunciou a intenção de mudar para a produção de veículos elétricos. Como resultado, em 2021, todos os seus carros de passageiros serão totalmente elétricos ou híbridos. Fora do Japão, a empresa fez o primeiro carro de luxo, o QX60, anteriormente conhecido como JX35.
Toyota Сrown (1955–Present)
Este é um dos mais antigos representantes da classe de luxo, que existe desde 1955. A marca pertence à Toyota e representa uma categoria especial de automóveis de passageiros – E (carro executivo). Inclui principalmente sedãs de médio porte, captando não só o mercado japonês, mas também os mercados de outros países asiáticos. O carro Toyota Store se tornou o mais popular entre os compradores de outros países: é procurado como uma carreata do governo.
Mitsuoka (1968-Presente)
Esta marca remonta a 1968 e é a distribuidora oficial dos roadters retro TD2000 no Japão. Além disso, a montadora lida com marcas seriais. Ele substitui seus elementos por suas próprias variações não padronizadas, de modo que a marca é conhecida por carros com design não convencional, imitando o estilo dos carros britânicos originais dos anos 50-60. A empresa também lançou seu esportivo Orochi e é a principal distribuidora de Roadsters clássicos.
Marcas de caminhões
O Japão é um fabricante conhecido de equipamentos de grande tonelagem, porque um país pequeno exige muito esforço para sobreviver. Como resultado, há uma grande popularidade de cargas pesadas de várias categorias, que substituem com sucesso o trabalho humano. Suas capacidades são tão enormes que os caminhões japoneses são procurados em todo o mundo. Afinal, eles são resistentes, duráveis e de alta tecnologia. Entre as marcas mais conhecidas: Hino, Datsun, Isuzu, UD.
Hino (1942-Presente)
A empresa líder na produção de equipamentos de tonelagem pesada, média e leve surgiu em 1942 na cidade de Hino-shi, perto de Tóquio. Faz parte do Grupo Toyota e é uma subsidiária da Toyota Motor Corporation. Tendo começado com a fabricação de caminhões, hoje a empresa também produz ônibus, que também exporta para o exterior. Atualmente é o segundo maior fornecedor de equipamentos pesados do Japão.
Isuzu (1934-Presente)
Esta empresa surgiu em 1916 e foi relançada em 1934 com o nome de Isuzu. É especializada na produção de caminhões médios, equipamentos de construção, motores a diesel e ônibus. Além disso, ela os projeta, monta e vende para todo o mundo. Hoje, a montadora possui oficinas de montagem e fábricas em várias prefeituras japonesas.
UD (1935-Presente)
O nome completo desta marca comercial é UD Trucks Corporation. A sua sede está localizada em Ageo, província de Saitama, onde foi fundada com o nome de Nissan Diesel. Em 2010, a empresa recebeu seu nome atual, que significa “Ultimate Dependability”. O rebranding foi realizado após a transição da empresa para a jurisdição do Grupo Volvo, que a detém integralmente.
Datsun (1931-Presente)
O ano de aparecimento desta marca é 1931 e o local é Tóquio. A marca pertence à Nissan, que a cancela e renova periodicamente. No período de 1958 a 1986, os veículos destinados à exportação para o exterior eram marcados dessa forma. Em 2013, o nome Datsun foi restaurado novamente: este nome foi dado a uma série de máquinas de baixo custo destinadas ao abastecimento de mercados de países em desenvolvimento. A empresa fabrica principalmente carros de classe econômica e pequenos caminhões.
Outras marcas
Na indústria automotiva japonesa, há uma categoria separada de equipamento de transporte, que se destaca como um grupo independente por uma série de razões. Primeiro, isso inclui carros esportivos e carros de alta velocidade. Em segundo lugar, esse segmento é composto de equipamentos de alto desempenho. Terceiro: os carros compactos pertencem a esta categoria. Eles são representados por marcas como Nissan GT-R, Daihatsu, Nissan Nismo e outras.
Nissan Nismo (1984-Presente)
A empresa foi fundada em setembro de 1984 e está sediada em Gap City. É o resultado da fusão de dois departamentos de automobilismo. Marca após sua marca predecessora: Nissan Motorsport. A primeira palavra é retirada da primeira sílaba “Nis”, da segunda – “Mo”. Os carros esportivos participam de muitas corridas internacionais, incluindo Fórmula E, Blancpain GT Series e Super GT.
Nissan GT R (2007-Presente)
Este é o nome de um modelo de carro de luxo montado à mão pelo fabricante Nissan Motor Company. É o sucessor dos carros de passageiros da série Skyline GT-R e foi projetado por Shiro Nakamura. O antigo carro esportivo de alta velocidade era chamado de Grand Tourer, os primeiros caracteres foram tomados pela abreviatura do segundo nome. A marca surgiu em 2007. Sua localização é Kaminokawa (Tochigi).
Daihatsu (1907-Presente)
A Daihatsu Motor Co., Ltd é uma subsidiária da Toyota Motor Corporation, que a adquiriu em 2016. A localização da marca é na cidade de Ikeda, província de Osaka. O ano de seu aparecimento é 1907. No mercado japonês, ele se dedica à fabricação de carros pequenos, extra compactos e subcompactos, conhecidos como “kei jidosha”. O arsenal do empreendimento também inclui carros híbridos e motores diesel 2 tempos.
Autobacs (1947-Presente)
A época da fundação desta marca é 1947, altura em que foi fundada por Toshio Sumino. Ele apareceu pela primeira vez em Fukushima-ku, Prefeitura de Osaka e foi nomeado Fuji Syokai Co., Ltd. Em seguida, sua rede se expandiu para várias filiais. É essencialmente uma loja especializada de peças de automóveis e acessórios que patrocina o Grande Prêmio do Japão. Possui muitos pontos de venda na Ásia e na França.
Scion (2003 2016)
A empresa, fundada em 2003, oferece veículos compactos, elegantes e acessíveis. Além disso, cada carro foi vendido em uma única configuração a um custo básico. A sede da empresa se localizava em Torrance, Califórnia (EUA). Em 2016, a marca foi absorvida pela controladora Toyota e deixou de existir. Os modelos de carros restantes foram descontinuados ou renomeados como Toyotas.
Qual é a melhor marca de automóveis japonesa?
As 10 principais marcas de automóveis japonesas em 2021 incluem Toyota, Honda, Subaru, Nissan, Lexus, Acura, Mazda, Infiniti, Mitsubishi, Suzuki.
Quais são os modelos de carros japoneses?
Cada fabricante de automóveis japonês tem muitos modelos. Por exemplo, a Honda tem Civic Hybrid, Fit e CR-Z, Nissan tem GT R, 350 Z e 240 SX, Lexus tem HS, IS e CT, Toyota tem Prius, FJ Cruiser e Corolla. Mas é importante notar que o mesmo modelo no Japão e no mundo pode ter um nome diferente. Por exemplo, os japoneses não têm um Toyota Yaris - eles conhecem esse carro como Toyota Vitz.
Qual é o carro japonês mais popular?
Em 2021, o Toyota Yaris era líder no mercado. E entre os minicarros, o Honda N-Box acabou se tornando popular.