A indústria automotiva neste país está se desenvolvendo em um ritmo tremendo e é considerada uma das indústrias de crescimento mais rápido internacionalmente. A Índia já tirou a Coreia do Sul do quinto lugar e o assumiu com confiança, apoiando ativamente a produção de carros comerciais e de passageiros.
O que são marcas de automóveis indianas?
As principais marcas de automóveis indianas incluem Tata, Mahindra & Mahindra, Hindustan Motors, Force, Eicher Motors, Premier, BharatBenz, Maruti Suzuki Ltd, Ashok Leyland, Bajaj Auto Limited, ICML, Kerala Automobiles Limited.
Além disso, a indústria automobilística indiana traz uma grande parcela da receita bruta, que chega a 7,1%. Ao mesmo tempo, os fabricantes estão constantemente estabelecendo formas de exportar carros para o exterior. Acredita-se razoavelmente que tais circunstâncias poderiam torná-lo um líder nos mercados de veículos de duas e quatro rodas. Marcas como Tata, Mahindra, Hindustan Motors, Force e algumas outras já ganharam popularidade considerável.
Principais marcas de automóveis indianos
Ao contrário da vizinha China, a Índia não aceita “fotocopiar” as idéias de outras pessoas e redesenhar modelos de marcas mundialmente famosas. O Império Celestial é capaz de virar a cabeça com um grande número de firmas e monstros automobilísticos, mas os indianos não têm nada parecido com isso – grandes marcas que produzem carros são proporcionais às condições locais de operação e ideias de beleza, e podem ser contadas em uma mão .
Tata (1945-Presente)
A empresa automobilística, que surgiu em 1945, não começou imediatamente a trabalhar no transporte de passageiros. Nos primeiros 9 anos produziu locomotivas e, ganhando experiência, em 1954 apresentou seu carro de estreia, que fabricou em parceria com a Daimler-Benz AG. Hoje a empresa possui várias subsidiárias. Em 2004, a montadora indiana assumiu o controle da Daewoo Commercial Vehicles Company e, em 2008, comprou a Jaguar Land Rover. O fundador da marca é J. R. D. Tata. A sede está localizada na cidade de Mumbai (Maharashtra).
Mahindra & Mahindra (1945-Presente)
Esta empresa foi fundada na cidade de Jassowal, distrito de Ludhiana (estado de Punjab) em 1945. Foi fundada por um grupo de industriais, incluindo dois da família Mahindra e um empresário, M. G. Muhammad. Posteriormente, a empresa recebeu um duplo nome, composto pelo mesmo sobrenome dos principais fundadores – Mahindra & Mahindra. Hoje é o maior conglomerado internacional.
Há algum tempo, as principais atividades da organização se concentram em tratores, não apenas em automóveis. O primeiro a sair da linha de montagem foi o jipe Jeep CJ3 (em 1954). Depois dele, um veículo comercial leve apareceu (em 1965). Em seguida, a empresa começou a montar motores Peugeot diesel de 4 cilindros (em 1979). Mais tarde, a empresa iniciou uma cooperação com a Kia Motors (em 1982). Agora em seu arsenal estão SUVs, veículos de três rodas e veículos comerciais leves.
Hindustan Motors (1942-Presente)
A fabricante de automóveis Hindustan Motors entrou no mercado de transporte indiano muito antes de outras empresas – em 1942, quando foi inaugurada por B. M. Birla. Ela está localizada em Calcutá, Bengala Ocidental e fabrica carros. Antes do advento de Maruti Udyog, esta organização ocupava o primeiro lugar na Índia na fabricação e venda de veículos de quatro rodas.
A empresa agora faz parte do grupo Birla Technical Services. Além disso, em 2017, ela assinou um acordo com a Peugeot SA para a compra da marca Ambassador, juntamente com todas as tecnologias, marcas e outros apetrechos. Em essência, tal decisão marca um acordo para formar uma empresa comum.
Force Logo (1958-Presente)
Em 1958, a indústria automotiva indiana foi complementada pela Force Motors Limited, fundada por Abhay Firodia. É especializada em automóveis polivalentes e de passageiros, lançando-os sob as marcas especializadas Trax e Traveller. Com as capacidades necessárias, a empresa também passou a fabricar motores BMW e Mercedes. Além disso, a empresa domina a produção de veículos todo-o-terreno e tratores agrícolas de modelos obsoletos. Sua sede está localizada em Pune, Maharashtra.
Eicher Motors (1948-Presente)
A Eicher Motors está localizada na cidade de Gurgaon (Índia). Ele apareceu em 1948 por iniciativa de Siddhartha Lal. Seu primeiro nome é Goodearth. Foi então que surgiu a empresa Eicher Tractor Corporation of India Private Ltd, criada em conjunto com a alemã Eicher. Desde 1965, a empresa automotiva é propriedade integral de acionistas indianos.
Premier (1944-Presente)
Um dos fabricantes de automóveis mais antigos da Índia está localizado na cidade de Mumbai. Foi fundada em 1944 por Walchand Hirachand com o apoio de M. Visvesvaraya. Faz parte do Grupo Walchand e dedica-se à produção de automóveis. Os primeiros caminhões e carros foram produzidos por esta empresa no outono de 1947. Seu modelo mais popular é o Premier Padmini, que atingiu seu auge nas décadas de 1970 e 1980.
BharatBenz (2011-Presente)
É uma marca da empresa de transportes DICV (Daimler India Commercial Vehicles), subsidiária da empresa alemã Daimler AG. A fabricante é conhecida por seus ônibus e caminhões. Sua sede está localizada em Oragadam (Chennai). A fundação da empresa foi lançada muito antes e em 2011 a marca foi relançada. Agora, não só ônibus e caminhões são fabricados sob ele, mas também tratores pesados.
Maruti Suzuki Ltd (1981-Presente)
O proprietário desta marca é o conhecido fabricante japonês Suzuki Motor Corporation. Na verdade, é sua subsidiária no mercado automotivo indiano. Além disso, a empresa oferece os modelos mais acessíveis em cativeiro da política de preços. Hoje existem minivans, SUVs, hatchbacks entre eles. Tendo surgido em 1981, a empresa produziu quase imediatamente seu primeiro carro de passageiros – em 1984. Agora possui uma rede muito extensa, que inclui não apenas sites industriais, mas também estações de serviço. A sede do fabricante está localizada em Nova Delhi.
Ashok Leyland (1948-Presente)
Ashok Leyland de Chennai (distrito de Tamil Nadu) pertence ao Hinduja Group e é uma organização líder de vendas de veículos leves. Além disso, ela mesma fabrica carros e é conhecida por fornecer excelentes veículos de negócios. Agora a empresa ocupa a segunda colocação no ranking de fabricantes de veículos comerciais. Possui seis fábricas e vende anualmente cerca de 80 mil carros. A empresa também fabrica ônibus de dois andares, veículos ferroviários e vans médicas móveis.
Bajaj Auto Limited (1945-Presente)
O fundador da empresa automobilística é o industrial Jamnalal Bajaj. Ele a criou no outono de 1945 na cidade de Pune, iniciando a produção de triciclos e bicicletas. A empresa começou a montar automóveis de passageiros um pouco mais tarde. Hoje faz parte do Grupo Bajaj. A empresa indiana está atualmente em terceiro lugar no ranking global de automóveis de passageiros de três rodas, bem como nas classificações de fabricantes de automóveis acessíveis. Seu design inovador é o RE60, que é compacto, ecológico e econômico.
ICML (2003-Presente)
O nome completo desta empresa indiana é International Cars And Motors Ltd. Pertence ao Grupo Sonalika, fabricante de produtos para tratores. Hoje ICML se tornou sua subsidiária com sede em Delhi. A primeira vez após sua fundação (2003), também produziu tratores, mas três anos depois estabeleceu uma linha de montagem de automóveis. Sua oferta atual é o veículo off-road Extreme MUV para direção off-road. É fabricado em diversas modificações, adaptado para vans de diversos serviços especializados (por exemplo, médicos).
Kerala Automobiles Limited (1984-Presente)
KAL (geralmente o nome é usado de forma abreviada) é uma empresa automotiva indiana fundada em 1978 em Trivandrum (Kerala). Ela projeta, fabrica e comercializa vários tipos de veículos de três rodas, incluindo riquixás automotivos, que exporta principalmente para o Egito. Sua gama também inclui picapes e veículos elétricos. A empresa planeja fabricar ônibus com tração elétrica, que se destinam à transportadora rodoviária local.
Quais são as montadoras indianas?
As empresas automotivas indianas podem ser consideradas promissoras porque a indústria automobilística deste país está se desenvolvendo ativamente. Os maiores fabricantes são Maruti Suzuki India Limited, Hyundai Motor India Ltd., Tata Motors, Mahindra & Mahindra Limited.
Qual carro é feito na Índia?
Tanto as marcas nacionais quanto as estrangeiras são produzidas na Índia. Isso inclui BMW, Skoda, VW, Tata, Ford, Hyundai, Honda, Maruti Suzuki, Eicher Motors, Force Motor Ltd., TVS, Renault e muitos mais.
Qual é a empresa automobilística nº 1 na Índia?
Classificada em primeiro lugar em termos de participação de mercado e vendas na Índia, está a Maruti Suzuki India Ltd., fabricante líder de automóveis no Sul da Ásia.
Quantas montadoras são indianas?
Tanto quanto se sabe, existem várias dezenas de marcas de automóveis na Índia. De acordo com várias estimativas, seu número varia de 40 a 50, excluindo os selos fechados.