Marcas de carros Europeias

Marcas de carros Europeias

A Europa é o berço da indústria automotiva. Foi lá que, em 1886, o grande inventor alemão Carl Friedrich Michael Benz inventou o primeiro veículo movido a gasolina do mundo. A partir daí, sua ideia foi retomada por diversas empresas, que reorientaram seus negócios para a produção de automóveis com motores de combustão interna. Por exemplo, a Opel começou com máquinas de costura e a ABT Sportsline começou com o forjamento de peças de metal para carrinhos. Como resultado, eles mudaram para a indústria automotiva e assumiram a liderança no mesmo nível de outras marcas.

O que são marcas europeias de automóveis?

A indústria automotiva na Europa é representada por marcas alemãs, britânicas, italianas, francesas, suecas, que são líderes no mercado mundial. Mas, além deles, existem fabricantes de automóveis em outros países europeus.

O rápido desenvolvimento da indústria automotiva foi impedido pela Segunda Guerra Mundial, quando todas as fábricas foram obrigadas a iniciar a produção de equipamentos para as Forças Armadas. No pós-guerra, eles tiveram que “ganhar impulso” do zero, para que o mercado automotivo europeu pudesse se recuperar totalmente apenas na década de 1960. Agora, há favoritos claros que possuem dezenas de marcas. Esses fabricantes incluem BMW, Grupo Volkswagen, PSA Peugeot Citroën e Volvo.

Alemanha

O maior centro da indústria automobilística europeia é a Alemanha. As montadoras alemãs estão tão maduras que têm subsidiárias e marcas no exterior. Por exemplo, a Volkswagen possui Lamborghini (Itália), Bentley (Reino Unido) e Bugatti (França), enquanto a BMW possui Rolls-Royce e Mini (Reino Unido). Além deles, os fabricantes estão operando ativamente na Alemanha, que se concentrou em várias marcas importantes. Eles fabricam carros de diferentes classes – do segmento de luxo ao mercado de massa.

Porsche (1931-Presente)

Porsche (1931-Presente)

Como um dos fabricantes de automóveis mais bem-sucedidos do mundo, a Porsche é líder de mercado em carros de luxo e supercarros. Sua rica tradição remonta a 1900, quando o engenheiro de Ferdinand Porsche introduziu a unidade para veículos elétricos. Ao mesmo tempo, a própria empresa foi fundada muito mais tarde – em 1931. A característica mais marcante de seus carros é o design esportivo. Pode até ser visto no crossover premium Cayenne e no fastback Panamera.

Os caros e prestigiosos carros esportivos produzidos pela Porsche são muito procurados internacionalmente. As vendas anuais estão crescendo a cada ano: em 2008, eram pouco mais de 86%. Com o lançamento de modelos esportivos, a fabricante não se esquece de participar do automobilismo. Agora ele tem mais de 28 mil vitórias em sua conta.

Mercedes-Benz (1926-Presente)

Mercedes-Benz (1926-Presente)

O lendário modelo principal Mercedes-Benz 600, conhecido como o “600º Mercedes”, desafiou os carros executivos da Rolls-Royce. Isso se tornou possível graças à fusão da Benz & Cie e da Daimler-Motoren-Gesellschaft em 1926. Por cem anos de sua existência, a empresa tornou-se famosa não apenas por sua limusine colecionável, mas também por outros carros igualmente prestigiosos. Sua linha é considerada uma das mais amplas do mercado automobilístico alemão. Inclui utilitários esportivos brutais, minivans compactas, crossovers elegantes, conversíveis de luxo, sedans confortáveis ​​e outros tipos de veículos.

BMW (1916-Presente)

BMW (1916-Presente)

A BMW é pioneira na indústria automotiva. Ele inventou o motor digital, introduziu o sistema ABS e desenvolveu muitas outras tecnologias. E seus carros se tornaram um símbolo de confiabilidade e qualidade.

O primeiro roadster alemão com motor de doze cilindros foi criado sob a marca BMW. Essa empresa, também conhecida como Bayerische Motoren Werke AG, produziu muitos carros em mais de um século que deixaram uma marca notável na história da indústria automotiva. Mas uma vez que ela nem tinha licença para a produção de veículos: recebeu a licença correspondente apenas em 1928. Até então, eram produzidos motores de aviões em suas fábricas.

Audi (1909-Presente)

Audi (1909-Presente)

Tecnologia de ponta e design sofisticado são o que os carros Audi não podem prescindir. A história desta marca começou em 1909 com o aparecimento da empresa Audi Automobil-Werke. O primeiro carro, chamado Audi-A, foi lançado em 1910. Após 21 anos, o fabricante se fundiu com três fabricantes de automóveis para formar a Auto Union AG. Nesse sindicato, era responsável pela fabricação de carros esportivos e pela participação em competições automobilísticas.

Em 1964, a marca Audi passou a fazer parte da Volkswagen. Após a mudança de proprietários, a gama de modelos foi reabastecida com automóveis com soluções tecnológicas inovadoras. Esses desenvolvimentos incluem um variador com faixas de metal, um corpo de alumínio e uma tração nas quatro rodas proprietária.

Volkswagen (1937-Presente)

Volkswagen (1937-Presente)

A Volkswagen é conhecida por suas divisões, que estão abertas em muitos países ao redor do mundo. Possui marcas da Espanha (SEAT), República Tcheca (Škoda Auto), Grã-Bretanha (Bentley), França (Bugatti), Itália (Lamborghini, Ducati), Alemanha (Porsche), Suécia (Scania). As principais instalações industriais estão localizadas na cidade de Wolfsburg. Os primeiros automóveis Volkswagen foram produzidos em 1935. O rápido desenvolvimento da empresa começou na segunda metade do século 20, quando passou a adquirir outras empresas. Ao mesmo tempo, o fabricante começou a criar ativamente novos modelos, os mais famosos dos quais são Scirocco, Passat e Golf.

Opel (1862-Presente)

Opel (1862-Presente)

As principais instalações industriais da Opel estão localizadas em Rüsselsheim. Esta montadora foi criada por cinco irmãos que decidiram continuar a actividade do pai – dono de uma fábrica de bicicletas e máquinas de costura. Eles usaram um sobrenome comum para o nome. Em 1900, a produção de carruagens ICE começou sob a licença Darracq. Em seguida, a marca desenvolveu seus próprios modelos. De 1929 a 1940 A Opel era propriedade da General Motors. Após a Segunda Guerra Mundial, as fábricas foram devastadas: todos os equipamentos foram exportados para a Rússia. Mas isso não impediu que a empresa recuperasse as posições perdidas e se tornasse a número 1 do mercado internacional.

Reino Unido

Na indústria automobilística do Reino Unido, grandes marcas são líderes, que são famosas por seus prestigiosos carros de passageiros de luxo: Rolls-Royce, Bentley, Jaguar. Ao mesmo tempo, eles são acompanhados por fabricantes de carros esportivos de luxo, como Land Rover, McLaren e Aston Martin. O segmento de mercado de massa também é bem desenvolvido. As empresas locais oferecem alguns carros baratos disponíveis para os consumidores. Além disso, as fábricas produzem muitos veículos comerciais. Quanto ao mercado automobilístico, as importações ainda superam as exportações.

Rolls Royce (1906-Presente)

Rolls Royce (1906-Presente)

A marca Rolls-Royce pertence à empresa alemã BMW. A principal especialização da empresa britânica é a produção de automóveis de luxo, o que faz há mais de cem anos. No início da sua existência, a empresa ficou famosa pela participação no rali, onde conseguiu chegar aos primeiros lugares. Em seguida, ela se tornou fornecedora de veículos para a Corte Real da Grã-Bretanha. Mas o estrondoso sucesso foi seguido por uma queda: a empresa faliu em 1971. Ela foi salva apenas graças ao financiamento estatal e à intervenção da BMW.

Bentley (1919-Presente)

Bentley (1919-Presente)

A Bentley Motors é uma das muitas marcas do Grupo Volkswagen. Ela é conhecida por seus carros de luxo, que lhe deram a imagem de montadora mais cara e de elite do mundo. A empresa foi fundada em 1919 e literalmente três anos depois começou a ganhar os primeiros lugares em corridas de prestígio. Na década de 1930. ela se tornou parte da empresa Rolls-Royce. A linha do fabricante inclui sedans executivos, conversíveis de tamanho normal, crossovers e SUVs. A Bentley planeja começar a fabricar carros esportivos de luxo e carros elétricos em um futuro próximo.

Aston Martin (1913-Presente)

Aston Martin (1913-Presente)

Os carros de prestígio da Aston Martin estão representados em diferentes segmentos de mercado. Eles são dominados por modelos esportivos e de corrida, incluindo supercarros premium superpotentes. Agora a marca pertence a um consórcio de investidores e antes fazia parte da Ford Motor Company. O nome Aston Martin é uma homenagem a um piloto de corrida chamado Martin, que superou todas as competições no circuito de Aston Clinton.

Landrover (1948-Presente)

Landrover (1948-Presente)

A Land Rover é conhecida por fazer os SUVs mais luxuosos do mundo. Ao mesmo tempo, ela busca soluções técnicas incomuns para a fabricação de veículos todo-o-terreno. A carroceria de seu primeiro carro, construída em 1948, consistia em uma liga metálica barata porque havia escassez de aço na Grã-Bretanha na época. Os modelos modernos se distinguem por sua confiabilidade e design elegante. O Range Rover já foi exibido no Louvre em Paris como um exemplo de arte erudita. No momento, a marca inglesa pertence ao conglomerado indiano Tata.

Jaguar (1922-Presente)

Jaguar (1922-Presente)

A história de sucesso da Jaguar começou em 1925 com a produção de carros laterais para motocicletas. Os desenvolvimentos existentes permitiram-lhe em 1931 começar a fabricar carros de luxo. Até 1945, a empresa se chamava Swallow Sidecar (abreviatura – SS). Recebeu seu nome atual no período do pós-guerra para que não houvesse associações com as SS alemãs. A empresa Ford, que temporariamente comprou a empresa, tentou transformá-la em uma agência de tuning. Mas os executivos abandonaram a ideia, então em 1996 a Jaguar tinha um novo carro de corrida com seu próprio projeto. A marca agora é propriedade da Tata Motors.

Mini (1959-Presente)

Mini (1959-Presente)

A moderna empresa Mini, da alemã BMW, continua a tradição da antiga marca Mini, que existiu até 2000. No passado, ela tinha um nome diferente – Cooper Car Company. As vendas dos primeiros carros (modelos de corrida) começaram em 1959. As modificações posteriores entraram para a história do automobilismo para sempre. Como parte da BMW, a montadora não se limita a carros compactos. Ele também tem crossovers clássicos e até limusines.

Itália

A Itália é legitimamente considerada um dos líderes não só da indústria automobilística europeia, mas também mundial. Além disso, a venda de automóveis ocupa um lugar de destaque na economia do país: sua contribuição para o PIB chega a 8,5%. A indústria automotiva na Itália teve origem no final do século XIX. Na década de 1910. foi representado por dezenas de empresas, algumas das quais ainda em atividade. No período pós-guerra, os fabricantes locais confiaram no elitismo. Eles estão expandindo seu sortimento agora, aderindo a três princípios: luxo, velocidade e alto custo.

Ferrari (1947-Presente)

Ferrari Logo (1947-Presente)

Os carros esportivos da Ferrari são exemplos de engenharia que encantam os fãs de carros de luxo desde 1946. Os veículos da empresa estão firmemente estabelecidos em garagens de celebridades. Eles foram montados por xeques e imperadores, o criador da pista de corrida Pierre Bardinon, o jogador de futebol americano Lionel Messi e o piloto alemão Michael Schumacher.

Desde 1989, a Ferrari é propriedade da Fiat. Os carros esportivos desta marca são produzidos não apenas em série, mas também em um único exemplar. Neste último caso, seu preço chega a vários milhões de dólares.

Lamborghini (1963-Presente)

Lamborghini Logo (1963-Presente)

A decisão mais importante na história da Lamborghini foi a mudança de escalação. A empresa, que começou como um fabricante de tratores convencionais, gradualmente mudou para supercarros de alta velocidade. Seu primeiro carro esportivo estreou em 1963. O dono da marca o criou para competir com a Ferrari e provar sua superioridade.

Maserati (1914-Presente)

Maserati Logo (1914-Presente)

A Maserati é uma fabricante italiana de carros esportivos originária da Officine Alfieri Maserati. Este era o nome do pequeno negócio de garagem dos irmãos Maserati. Eles começaram uma empresa privada em 1914 para fazer carros de corrida e competir. E na década de 1930. o sortimento agora inclui carros de prestígio para as viagens do dia-a-dia. Uma vez nas mãos da Fiat, a Maserati quase perdeu sua identidade. Os executivos queriam fundi-la com a Ferrari, mas mudaram de ideia e decidiram deixá-la como uma marca independente.

Alfa Romeo (1910-Presente)

Alfa Romeo Logo (1910-Presente)

O predecessor da Alfa Romeo era uma empresa que produzia carros sob a licença Darracq. Mas os proprietários de negócios queriam abandonar a simples cópia e criar algo próprio – único e que incorporasse novas tecnologias. Assim, em 1910, surgiram os primeiros veículos Alfa Romeo, conhecidos sob a marca A.L.F.A. Percebendo o sucesso e as perspectivas da empresa, a empresa Fiat comprou-a em 1986.

Fiat (1899-Presente)

Fiat Logo (1899-Presente)

A Fiat é uma das maiores e mais antigas corporações automotivas da Itália. Foi fundada por investidores que se uniram em 1899 para criar uma joint venture. No início, a fábrica produzia vários equipamentos – de vagões a tratores. Mas, com o tempo, o principal objetivo da Fiat se tornou a produção de SUVs, carros urbanos e carros de gama média.

Abarth (1949-Presente)

Logo Abarth 1949-Presente

Entre as montadoras italianas, destaca-se a marca Abarth, fundada por Carlo Abarth em 1949 em Turim (Itália). O principal tipo de sua produção eram carros esportivos construídos com base na Fiat, além de ajustes esportivos exclusivos. Hoje a empresa faz parte do Grupo Fiat Automóveis. A marca se destaca com sua identidade visual original e ousada. Seu logotipo é apresentado na forma de um brasão de quatro faces de formato complexo, com o principal símbolo da empresa – um escorpião heráldico preto de execução abstrata em uma borda fina branca, proporcionando um contraste visual eficaz. O campo principal do escudo é dividido na diagonal e preenchido com as cores amarela e vermelha. O cume superior é preenchido com preto e separado do campo principal por uma linha fina nas cores da bandeira italiana. O espaço do pente é preto. Ele é preenchido com o texto do nome da empresa em uma fonte branca sem serifa.

Lancia (1906-Presente)

Logo Lancia 1906-Presente

O primeiro carro foi produzido pela fabricante italiana Lancia Automobiles S.p.A., fundada por Vincenzo Lancia em Turim, um ano após sua fundação em 1907. Durante a Primeira Guerra Mundial, a marca produziu veículos militares e blindados, retornando à indústria automotiva civil na década de 20, lançando o primeiro carro do mundo com carroceria monocoque em 1921. Tendo decidido em 2015 deixar de promover a marca, a produção desde 2017 produz apenas o modelo Lancia Ypsilon. Conservadora em relação à sua identidade, a marca manteve seu logotipo inalterado por muitos anos na forma de um brasão triangular em azul escuro com laterais curvas. Em seu centro há um círculo prateado, assim como toda a orla do escudo, ao redor do qual é colocado o nome da marca, feito em letras minúsculas brancas condensadas. Mas o círculo central tem dois elementos em forma de cunha localizados na parte superior e inferior, o que cria uma percepção visual dele como um volante.

Pagani (1992-Presente)

Logo Pagani 1992-Presente

A marca italiana de automóveis Pagani é conhecida mundialmente como fabricante de carros esportivos de luxo, além de carros com carrocerias de carbono. Fundada por Horacio Pagani em 1992 em Modena, tornou-se famosa por seus modelos de nova geração ultraleves e rápidos. A marca expressou essas características e seu espírito corporativo com a ajuda de um logotipo progressivo e um tanto agressivo. A nitidez e a brutalidade da execução das linhas do emblema garantiram sua individualidade e facilidade de memorização. O emblema oval prateado tem um nome de marca tridimensional convexo. Acima dele, no canto superior esquerdo, em forma de para-brisa de carro, é feito um setor em um atraente gradiente de cor azul que suaviza a frieza geral do emblema metalizado. À direita, uma grande letra P é formada por linhas convexas.Os setores superior e inferior ao redor da inscrição apresentam elementos pontilhados que lembram a fixação rebitada dos elementos do casco.

França

Os carros franceses são conhecidos em todo o mundo por sua excelência tecnológica, design requintado e alta qualidade. Eles são produzidos por dezenas de empresas, mas duas empresas são monopolistas: Groupe PSA (antiga Peugeot Citroën) e Renault. Eles representam cerca de 90% do total da indústria automotiva e quase 100% das exportações. As demais fabricantes estão representadas principalmente no mercado interno do país, com exceção da Bugatti, que pertence à Volkswagen França.

Bugatti (1909-Presente)

Bugatti (1909-Presente)

A marca de supercarros de luxo Bugatti tem uma longa história que começou em 1909. Pelo que se sabe, a marca foi criada pelo engenheiro e artista plástico Ettore Arco Isidoro Bugatti. A popularidade atingiu o pico na década de 1920, quando o mundo viu o novo Type 35 GP. Esse modelo se tornou o recordista em número de vitórias em corridas, conquistando o primeiro lugar mais de 1.500 vezes. Após a guerra, o negócio caiu em ruínas. A situação foi salva pela máquina super rápida EB110, que apareceu na década de 1980. E no final do século, a empresa foi comprada pela alemã Volkswagen.

Renault (2009-Presente)

Renault (2009-Presente)

A nacionalização não passou despercebida para a Renault. Tendo passado à propriedade estatal em 1945, esta empresa recebeu seu nome atual e mudou seu curso de atividade, lançando o primeiro hatchback do mundo. Em seguida, a empresa adquiriu uma divisão de caminhões (Renault Véhicules Industriels), mas foi vendida para a empresa sueca Aktiebolaget Volvo. No final do século 20, começaram as dificuldades financeiras. Para salvar a Renault da falência, ela foi fundida com a Nissan.

Peugeot (1896-Presente)

Peugeot (1896-Presente)

A Peugeot é um representante proeminente do mercado de massa no mercado automóvel francês. Além disso, a gama da empresa não se limita a automóveis da categoria de preço médio. A gama inclui pequenos veículos comerciais, crossovers, carros de corrida e muito mais. Em 1941, foi feita uma tentativa de criar um carro elétrico para economizar gasolina, mas o governo proibiu. Então, a empresa realizou suas ambições ao lançar o Peugeot 106 e apresentar três carros-conceito. Na década de 1970. Ocorreu um evento significativo: a montadora se fundiu com a Citroën e passou a fazer parte da PSA Peugeot Citroën.

Citroën (1919-Presente)

Citroën (1919-Presente)

A Citroën, que representa o Groupe PSA desde 1976, foi fundada em 1919. Nunca mudou suas tradições, portanto, desde o início produziu carros de consumo de massa baratos e de alta qualidade: crossovers, sedans, hatchbacks e outros modelos. E este fabricante tornou-se famoso pela sua abordagem publicitária inusitada, pois durante quase dez anos utilizou como outdoor a principal atração de Paris – a Tour Eiffel.

Aixam (1983-Presente)

Logo Aixam 1983-Presente

A marca automobilística francesa Aixam é pouco conhecida fora do país. Mas quem conhece os produtos da empresa aprecia suas ofertas – carros em miniatura, classificados em alguns países como ATVs. A empresa foi fundada em 1983 em Aix-les-Bains, Savoie. Seus carros são distribuídos em quase todos os países europeus, onde o emblema da marca – uma letra A em negrito ampliada em um círculo, é bastante famoso. O esquema de cores do logotipo contém as cores da bandeira francesa – azul-branco-vermelho. O último é uma borda fina do elemento redondo do emblema. O branco, no uso prático, é substituído pelo prata metálico, o que torna o logotipo atraente e memorável.

Ligier (1968-Presente)

Logo Ligier 1968-Presente

A montadora francesa Ligier é considerada uma das pérolas da indústria automobilística nacional, que também é pouco conhecida em todo o mundo. A marca foi fundada em 1968 pelo piloto e jogador de rugby Guy Ligier em Abrest, Allier, Auvergne, França. A fama da marca foi trazida por seu primeiro modelo esportivo – Ligier JS2. O prefixo JS foi uma homenagem ao melhor amigo do fundador, Jo Schlessera. Em 2008, a empresa foi transformada no Grupo Ligier, conhecido por seus carros de corrida e microcarros de qualidade (Microcars). O logotipo da empresa é apresentado na forma de uma imagem de duas bandeiras cruzadas – o país e a bandeira quadriculada de partida. Abaixo deles está o nome da marca em tipo grande sem serifa com uma leve inclinação para a direita, simbolizando velocidade e aceleração. As letras são feitas na cor azul escura corporativa.

Venturi (1984-Presente)

Logo Venturi 1984-Presente

A marca Venturi é muito conhecida pelos europeus por seus produtos de alta qualidade e luxo baseados em Porsche e Ferrari. Fundada por Claude Poirot e Gerard Godefroy em 1984 em Fontvieille, Mônaco, hoje produz um dos tipos de carros elétricos mais caros e estéticos, tendo sofrido falência em 2000 após o fracasso da produção de carros de corrida de luxo. A marca lançou uma edição limitada Venturi Fétish. Os carros da empresa se distinguem por um design bonito e brilhante com alto desempenho técnico. Assim como o design dos produtos da empresa, sua logomarca se destaca pelo brilho e sofisticação. A principal cor corporativa é o vermelho brilhante, que preenche todo o espaço do logotipo oval com uma borda prateada. O elemento central do emblema é uma figura em forma de escudo triangular azul com moldura cinza claro e um pássaro cinza no centro com asas abertas, lembrando a imagem de um pássaro fênix heráldico com cabeça em forma de Sol. Acima dela, repetindo a curva do oval, há uma inscrição do nome da marca em cinza em uma fonte elegante especialmente projetada.

Microcar (1984-Presente)

Logo Microcar 1984-Presente

A marca Microcar foi formada como uma divisão da Beneteau no início dos anos 80 do século passado. Mas já em 2000, passou a fazer parte da Ligier como divisão, mantendo seu perfil de produção em pleno. Microcar tem um desempenho brilhante e suave-brilhante na forma de um oval alongado. A cor vermelha, a forma e o design lembram pirulitos, ecoando efetivamente a forma de carros pequenos, mas coloridos, de nossa própria produção. O oval é horizontal. Seu espaço interno é ocupado por uma inscrição cinza-prateada do nome, executada em fonte maiúscula de desenho moderno sem serifas, com cantos vivos arredondados. É enquadrado por duas órbitas prateadas.

Suécia

A fabricação automotiva na Suécia começou em 1927, quando a Volvo produziu o primeiro carro de passageiros. Este “atraso” pode dever-se ao facto de não existir no país um entroncamento ramificado devido ao terreno difícil. Isso também explica porque 80% dos veículos fabricados são vendidos no exterior, e não na própria Suécia. Apesar da situação atual, existem muitos produtores locais que em nada são inferiores aos concorrentes no mercado internacional. Os mais famosos deles são Scania, Saab Automobile e Volvo.

Koenigsegg  (1994-Presente)

Koenigsegg Logo (1994-Presente)

A indústria automobilística sueca não se limita ao mercado de massa. Este país tem uma produção desenvolvida de carros de luxo, e um dos representantes desse segmento é a Koenigsegg, empresa privada que produz modelos de luxo. Ela é especializada em supercarros potentes e rápidos e planeja quebrar o recorde mundial de velocidade para carros de produção. A sede da empresa está localizada no subúrbio de Ängelholm.

Volvo (1927-Presente)

Volvo Logo (1927-Presente)

Volvo é um fabricante de automóveis de luxo da Suécia. O primeiro modelo desta marca saiu da linha de montagem em 1927. Então, uma após a outra, surgiram inovações revolucionárias. Além disso, a empresa tornou-se conhecida não só pelos automóveis, mas também pelos desenvolvimentos técnicos que proporcionam maior segurança na condução. Eles se tornaram a base para os padrões internacionais modernos. A Volvo mudou de proprietário várias vezes: após ficar brevemente na Ford Motor Company, tornou-se parte da Geely Automobile Holdings Limited.

Saab (1947-2012)

Saab Logo (1947-2012)

A SAAB tem uma história trágica: com 75 anos de atuação no mercado automotivo, faliu e foi fechada em 2012. Seu sucesso comercial começou em 1959 com o lançamento da famosa perua Saab 95. A partir daí, tornou-se pioneira na área de segurança, desenvolvendo diversas inovações técnicas … Em 2000, a empresa foi totalmente adquirida pela General Motors. Várias decisões malsucedidas do novo proprietário deram início a problemas financeiros para a SAAB. Em 2012, a marca foi adquirida pela National Electric Vehicle Sweden e imediatamente descontinuada.

Scania (1911-Presente)

Scania AB Logo (1911-Presente)

Os ônibus e caminhões Scania são reconhecidos em todo o mundo porque este fabricante se preocupa com a qualidade e a tecnologia moderna. A empresa trabalha há muito tempo em cooperação com a espanhola Irizar. Juntos, eles criaram um modelo do ônibus Century 3000, onde a carroceria era da Irizar e o chassi da Scania. Além disso, a empresa produz motores que consomem biogás, biodiesel de colza e etanol.

NEVS (2012-Presente)

Logo NEVS 2012-Presente

A montadora sueca NEVS é a herdeira da mundialmente famosa Saab, tendo se declarado imediatamente após o fechamento da venerável marca. Ele manteve algumas das características de seu antecessor, mas escolheu uma direção diferente – o desenvolvimento e a produção de carros elétricos. A empresa também refletiu sua progressividade em sua própria identidade visual. Seu logotipo representa o nome do texto da empresa em uma fonte futurista de letras maiúsculas especialmente projetada. O estilo minimalista, os cantos arredondados das letras e a suavidade da ponta das listras o tornaram especialmente atraente e memorável. Um papel importante na criação da percepção visual necessária foi desempenhado pelo espaçamento entre letras, que garantiu a criação de uma grande quantidade de ar, conferindo leveza e frescor à composição.

Polestar (1996-Presente)

Logo Polestar 1996-Presente

Os veículos elétricos da Polestar são hoje conhecidos em todo o mundo. Como parceiro de produtos da marca mundialmente famosa Volvo Cars Flash em 1996. Em 2015, a marca passou a fazer parte da Volvo, que hoje faz parte da empresa chinesa Geely. O nome da empresa vem da equipe de corrida esportiva STCC Polestar, que fundou a Polestar Performance AB, que foi adquirida em 2015 pela Volvo Cars. A produção de veículos elétricos de última geração começou em 2017 com a introdução de um logotipo conciso e sofisticado. A composição é composta por duas marcas de verificação triangulares. Sua colocação diagonal em direção ao centro da imagem forma uma estrela prateada de quatro pontas em uma renderização de gradiente. A forma cria a imagem simbólica aceita da Estrela do Norte. O futurismo da execução traz algo cósmico e extraterrestre no espírito da imagem.

Lynk & Co (2016-Presente)

Logo Lynk & Co 2016-Presente

A cooperação entre a indústria automóvel sueca e chinesa culminou na criação em 2016 de uma joint venture em Gotemburgo – Lynk & Co. Seus fundadores foram Geely e Volvo Cars. Na atualidade, a marca anunciou a criação e demonstrou os conceitos de três modelos – o crossover 01, o sedã 03 e o modelo na plataforma Volvo XC40. O emblema da empresa foi desenvolvido como o logotipo de uma marca moderna e moderna. É uma inscrição de texto – o nome da empresa em monocromático. A fonte é feita em estilo geométrico moderno sem listras em algumas letras. A letra “O” distingue-se especialmente pela sua execução, com um segmento em falta no lado esquerdo. Esse movimento gráfico cria a atratividade de sua combinação com a letra “C” vizinha, proporcionando individualidade de visualização e facilidade de lembrança.

Unity (2016-Presente)

Logo Unity 2016-Presente

A indústria automobilística sueca rejuvenesceu muito. Caracteriza-se pelo surgimento de um grande número de empresas jovens que criam uma competição bem-sucedida para líderes mundiais veneráveis. Entre essas empresas está a marca de automóveis Uniti 2016. Seus carros citadinos elétricos da classe mini distinguem-se por seu design moderno e altamente estético e pelo padrão de pouso original 2+1. Para entrar imediatamente no mercado, chamando a atenção, a marca deu atenção especial à sua visualização. Seu emblema se distingue pela profundidade de estudo e estilo. Feito na cor estritamente preta, o logotipo é um nome textual da empresa, que utiliza uma fonte sans-serif não padronizada, feita no estilo das fontes eletrônicas. Ao longo de toda a extensão da inscrição há uma fina faixa branca recortando as letras, o que chama atenção especial para a inscrição. Essa execução traz para a percepção da tipografia a sensação de sua aparência de um futuro distante, que ecoa o objetivo principal da empresa – familiarizar os clientes com seus projetos que representam o futuro hoje.

ESPANHA

A indústria automobilística espanhola é menos popularizada do que essa direção de outros países europeus. Isso leva a uma opinião errônea de que esse tipo de produção no país foi fundado por italianos quando, em 1919, a preocupação fiduciária criou sua filial sob Barcelona. No entanto, o primeiro carro espanhol foi leve em 1904, com o advento de Hispano-Suiza, cujos modelos de classe Lux por um longo tempo foram concorrentes bem-sucedidos como um rolls-royce britânico divulgado na mesma categoria. Apesar do fato de o desenvolvimento desse tipo de indústria no país diretamente depender da situação política, e o mercado doméstico não pudesse competir efetivamente com fabricantes estrangeiros, o que levou à produção em massa de produção de marcas mundiais líderes, a história de sua própria A indústria automotiva merece atenção separada. Além de existir anteriormente, quem merecia reconhecimento mundial, mas já fechou empresas da indústria automobilística do país é representada hoje por uma dúzia de marcas reconhecíveis – tanto a educação doméstica quanto as unidades das principais preocupações mundiais.

Seat (1950-Pressente)

SEAT Logo (1950-Presente)

Petos pela Fiat Italian Fiat com o Instituto Nacional Industrial Espanhol em 1950 com a Martorell Factory, o assento introduziu seu primeiro carro em 1953. A marca se concentra nos modelos de corrida, nos quais os pilotos espanhóis se apresentam desde 1972. Em 1990, a empresa foi completamente derramada em Volkswagen. O logotipo da marca se desenvolveu constantemente, que hoje é representado por um símbolo familiar para o mundo inteiro – litera, que é a primeira letra do nome da empresa. É fabricado em uma cor cinza ou cor “cinza metálico” com cortes na parte superior e inferior na forma de dentes. A parte superior e inferior são separados um pelo outro, lembrando duas lâminas direcionadas em direções diferentes. Sob o sinal está o texto do nome completo da empresa, feito em vermelho. Esse desempenho do logotipo simboliza o desenvolvimento constante da Companhia, seu desejo de um equilíbrio e estabilidade comum, refletindo a praticidade contra os antecedentes do vermelho, como um elemento emocionalmente constituído da composição.

Irizar (1889-Pressent)

Logo Irizar 1889-Presente

Em 1889, Iizar apareceu no mercado de carros espanhóis, que mais tarde se tornou um fabricante de ônibus bem -sucedido. O primeiro ônibus chegou em 1926. Hoje, a empresa é famosa por modelos modernos com motores de combustão interna, choque elétrico, híbrido e integrado. Ao longo dos anos da existência da marca, seu logotipo mudou, preservando o compromisso de sua gloriosa história. Hoje, o emblema atende a todos os requisitos das regras modernas de sua formação e é um sinal que consiste em uma imagem simbólica da roda, dentro da qual o estilizado “IR”, feito com uma pequena inclinação à direita e uma leve curva simétrica, é colocado. Eles formam a aparência de agulhas de tricô e são feitos em cinza com o uso de sombras que dão o volume da imagem. Nesse estilo, o nome completo da marca também é feito.

Tauro Sport Auto (2010-Pressent)

Logo Tauro Sport Auto 2010-Presente

Em 2010, uma empresa focada na produção de esportistas luxuosos modernos aparece em Valladodolid. A empresa foi o resultado da implementação de um projeto conjunto de empresários espanhóis e da montadora britânica. A produção de modelos de corrida de Tauro é pequena em escala devido à necessidade de fabricação constante de novas máquinas para cada modelo, enquanto a maioria das operações é realizada manualmente. A linha de marca mais famosa é Tauro V8. Seu logotipo redondo é feito em cores-preto-preto e é caracterizado pelo efeito e facilidade de memorização. O elemento central do logotipo é uma silhueta preta de um touro frio em uma curva de combate em um correto. Sua figura é destacada por um contorno amarelo claro, que garante a clareza da percepção visual. O touro é retratado em um rico fundo vermelho no centro de um pequeno círculo. De acordo com o campo negro do círculo externo, o nome da marca, dividido pelo ornamento floral de tulipas estilizadas, é aplicado com letras amarelas.

Spania GTA (2012-Pressent)

Logo Spania GTA 2012-Presente

O nome completo do fabricante espanhol de carros de corrida esportivos – Spania GTA, fundado em 1994 em Valência – ESPANHA GTA TECNOMOTIVE S.L. O fundador da empresa foi o piloto espanhol Domingo Ochoa, o criador da equipe GTA Motor Competicion. O modelo mais famoso foi o GTA Spano, um carro de 2005 cujo carro conceito foi revelado em 2010. Combinou o melhor da tecnologia esportiva com elegância e exclusividade no design. O reconhecimento da marca foi garantido pela execução original do emblema, que se tornou um reflexo do brasão da família do fundador. Os contornos do emblema seguem a forma do brasão com cantos inferiores arredondados. Na sua parte superior, sobre um campo branco, encontra-se a figura heráldica de um lobo preto pronto a saltar, personificando a coragem e a força, assim como a devoção ao clã e aos seus valores, a capacidade de defender os seus interesses. O elemento de acento da figura é uma língua vermelha saindo da boca. O campo abaixo dele é dividido em branco – com a inscrição da primeira palavra do nome da marca, feita em preto, e vermelho, onde o GTA é aplicado em branco. Abaixo estão as bandeiras de partida quadriculadas brancas das competições de corrida, mostrando a área de atuação da marca.

Tramontana (2007-Presente)

Logo Tramontana 2007-Presente

O espanhol Atelier Tramontana foi fundado em 1995 por Josep Rubau em Barcelona, ​​​​Catalunha. Ela é proprietária de uma marca registrada com o mesmo nome – Tramontana. O objetivo da empresa era reviver a indústria automobilística espanhola clássica do século passado no campo dos modelos esportivos, ao mesmo tempo em que punha fim ao tradicionalismo. Em 2005, a marca apresentou seu carro mais famoso, o Tramontana Car. A nova família de supercarros é feita à mão em pequenas séries. O logotipo da marca é totalmente coerente com o espírito da marca, refletindo seus principais objetivos e metas. O oval preto tem uma figura que lembra o símbolo matemático do infinito, ao mesmo tempo que ecoa a imagem estilizada aceita da pista de corrida. Um afastamento do tradicionalismo na visualização, uma demonstração simbólica do desejo de desenvolvimento contínuo e o foco principal da produção estão refletidos neste emblema.

Aspid (2008-Presente)

Logo Aspid 2008-Presente

A marca e modelo do carro esportivo espanhol do grupo de consultoria IFR – Aspid – foi apresentado pela primeira vez em 2008. Sua tarefa incluía o desejo do fabricante de demonstrar suas capacidades e tecnologias disponíveis. O nome foi escolhido em homenagem à pequena e rápida cobra, que ficou especialmente famosa após seu uso para matar a rainha egípcia Cleópatra. Desta forma, o fabricante decidiu expressar sua principal tarefa – apesar de sua baixa fama, ser capaz de derrotar os líderes mais famosos do mundo na indústria automotiva global. O nome serviu de base para a criação do emblema redondo original da marca, cujos contornos são em cinza e o interior em amarelo areia, que remete o espectador às areias do habitat do escariote. Nesse contexto, a cabeça de uma cobra com a boca aberta e a língua saliente no momento do ataque é feita com traços pretos. Abaixo dela, em letras minúsculas modernas pretas com uma leve inclinação para a direita, está o nome da marca.

Benimar (1974-Presente)

Logo Benimar 1974-Presente

Tendo surgido em 1974, a montadora espanhola Benimar demonstrou seu projeto de estreia 4 anos depois. O nome da empresa era composto por duas palavras – as primeiras letras do nome da cidade em que a marca foi fundada – Benicarló, Castellone e uma indicação da sua localização costeira – Mar. Em 1984 a empresa mudou seu nome para Ocarsa. Em 2002, passou a fazer parte da Trigano, tornando-se uma subsidiária. A sua autocaravana tornou-se imediatamente líder neste segmento em 1978. Este tipo de carro, assim como as caravanas da empresa, é especialmente procurado hoje. O emblema da marca é feito na forma de um sinal de texto – o nome. Foi escolhida uma fonte redonda sem serifa da Blippo Std Black da Linotype, cuja estrutura facilita a memorização. A redondeza das letras ecoa a suavidade e a redondeza das formas criadas pela marca de automóveis.

Hurtan (1991-Presente)

Logo Hurtan 1991-Presente

A marca de automóveis Hurtan nasceu como resultado do desejo de seu fundador – Juan Hurtado González de realizar seu próprio sonho – de criar um carro esportivo moderno em estilo retrô. O primeiro carro nasceu no início dos anos 80 do século passado, que acabou fazendo muito sucesso. Nesta onda, o fundador criou a empresa Hurtan Desarrollos SL. Seu primeiro modelo, o Albaycin T2, saiu em 1992. Hoje, a marca está localizada em Granada, realizando, entre outras coisas, a produção de veículos elétricos. O emblema da marca consiste em uma combinação de um caractere de letra e o nome da marca. O sinal é simultaneamente a primeira letra do nome – H. Da parte superior da perna esquerda da letra e da parte inferior da perna direita estendem-se semi-arcos, que formam a unidade visual da composição. A ênfase na unidade também é feita com a ajuda de conexões entre cada letra do nome.

Cupra (1985-Presente)

Logo Cupra 1985-Presente

Cupra é uma marca registrada da SEAT Sport of Abrera Catalonia, que foi criada em 1985 como uma divisão esportiva adicional da marca, hoje parte do Grupo Volkswagen. A empresa produz carros para rally e corridas esportivas. Em 2018, a marca passou a se chamar Cupra, ganhando total independência, iniciando a produção de carros híbridos. O nome tornou-se uma combinação de duas palavras – Copa e Corrida. Seu logotipo era o nome da empresa, feito em uma fonte como Hyperspace Race Extended Heavy da Swell Type, esticada horizontalmente. O emblema é representado por um signo único com uma forma complexa, formando efetivamente uma nova identidade corporativa da marca atualizada no espírito dos símbolos dos heróis ou transformadores da Marvel.

Hispano-Suiza (1904-Presente)

Logo Hispano Suiza 1904-Presente

Hispano-Suiza, uma joint venture entre o empresário espanhol Juan Castro e o engenheiro suíço Damián Mateu, foi fundada em 1904 em Barcelona, ​​​​Espanha. Até 1914, a marca destacou-se sobretudo pelos seus carros de luxo, que continuaram após a guerra. Em 1944, a empresa passou a fazer parte da ENASA, reorientando-se para a direção aeroespacial. Uma tentativa de retorno à produção automotiva foi feita em 2010 e 2019. A marca se consolidou com a alta qualidade e o design elegante de seus carros, garantindo o reconhecimento de seu logotipo em todo o mundo. O emblema refletia a orientação aeronáutica da marca, tendo um símbolo estilizado de uma hélice rotativa com asas de pássaro cinza abertas e um elemento redondo branco no centro. No fundo havia um oval vermelho com uma faixa amarela no centro – a cor da bandeira espanhola, cuja parte inferior continha uma cruz suíça branca em um contorno cinza.

Pegaso (1946-1994)

Logo Pegaso 1946-1994

Fundada em 1946 em Barcelona, ​​a marca automóvel espanhola Pegaso, que era a divisão desportiva da Enasa, deixou de existir em 1994, fundindo-se com a Iveco. Além da direção esportiva, produziu tratores e blindados, caminhões e ônibus. Na antiga fábrica Hispano-Suiza. O logotipo da montadora foi distinguido por seu design original e memorização. A silhueta de um cavalo preto em um salto, com uma crina em desenvolvimento e uma cauda esticada horizontalmente, quebrando o círculo preto que o fechava, era conhecida em todo o mundo. O emblema refletia um dos principais objetivos da marca – a vontade de entrar no mercado internacional, garantindo a produção de equipamentos, cuja força, poder e nobreza eram simbolizados pela silhueta de um animal orgulhoso e amante da liberdade.

Abadal (1912-1930)

Logo Abadal (1912-1930)

Em 1912, uma nova marca de automóveis apareceu em Barcelona, ​​​​Espanha – Abadal, fundada por Francisco Abadal – um famoso piloto espanhol. A marca comprou carros “Imperia” da Bélgica, vendendo-os sob sua própria marca. Depois de comprar uma sucursal local da Buick em 1916, a marca lança os seus modelos, equipando-os com a central eléctrica deste fabricante. Após a Primeira Guerra Mundial, a marca retomou a produção. Um dos modelos mais famosos foi o Imperia-Abadal. O início da colaboração da Imperia com a General Motors levou ao declínio da marca, que fechou em 1930. Seu emblema era um escudo heráldico triangular com lados curvados para fora. Seu campo foi dividido em 3 listras e feito nas regras de aplicação das cores da bandeira nacional espanhola – em vermelho-amarelo-guindaste. Na sua parte superior, repetindo a curva do arco, estava inscrito o nome da empresa em branco tipo arredondado-convexo. Na parte central, entre dois traços brancos curvos, havia um sinal Y, sob o qual estava o símbolo da Cia, com as duas últimas letras dentro da primeira letra e com o sublinhado da última. O escudo tinha uma borda amarela contrastante com linhas pretas.

Outros países europeus

Alemanha, Itália, Grã-Bretanha, França e Suécia não são os únicos países europeus com uma indústria automobilística desenvolvida. Claro, eles lideram o mercado mundial, mas outras nações também apostam na indústria automotiva. Além disso, muitas marcas pertencem a empresas alemãs famosas, por isso têm todas as chances de se manter à tona. Por exemplo, o checo Škoda Auto e o espanhol SEAT fazem parte do Grupo Volkswagen.

Škoda (1925-Presente)

Skoda Auto Logo (1925-Presente)

Škoda é um dos maiores e mais antigos fabricantes de automóveis da República Tcheca. Foi criado em 1925, mas o seu antecessor, Laurin & Klement, começou a funcionar em meados do século XIX. Um sucesso retumbante chegou à Škoda depois que a Volkswagen se interessou por ela. Tendo se tornado parte da preocupação alemã, a fabricante tcheca lançou sua novidade mais famosa do momento – Octavia.

Lada (1970-Presente)

Lada Logo (1970-Presente)

A marca de automóveis Lada foi fundada pelo Comitê Central do PCUS e é propriedade da AvtoVAZ desde os tempos da União Soviética. A planta principal está localizada na cidade de Togliatti e foi construída em parceria com a FIAT. A montadora possui uma ampla gama de veículos todo-o-terreno e carros de tração dianteira. Estes últimos incluem veículos das famílias Priopa, Kalina e Samara.

10 marcas de automóveis europeias mais populares nos EUA

esar da indústria automotiva desenvolvida no país, muitas marcas europeias são procuradas nos Estados Unidos. Além disso, os americanos compram veículos importados em diferentes segmentos – do mercado de massa à classe premium. O Mercedes-Benz alemão campeão de vendas permanece, o que atrai a atenção dos apreciadores de luxo. E em segundo lugar está a BMW – também uma marca de luxo da Alemanha. Ela conseguiu ultrapassar a Volkswagen, voltada para a classe de consumo.

Qual é a melhor marca de automóveis europeia?

As melhores marcas de automóveis na Europa são Porsche (Alemanha), Mercedes-Benz (Alemanha), Maserati (Itália), Lamborghini (Itália), Jaguar (Reino Unido), Ferrari (Itália), BMW (Alemanha), Bentley (Reino Unido), Aston Martin (Grã-Bretanha), Audi (Alemanha).

O que são carros de luxo europeus?

Esta categoria inclui carros de luxo feitos na Europa. Eles se distinguem por um alto grau de segurança e máximo conforto. As marcas de automóveis de luxo incluem Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche da Alemanha, Mini, Jaguar, Land Rover, McLaren e Aston Martin do Reino Unido, Alfa Romeo da Itália, Bugatti da França, Volvo e Koenigsegg da Suécia.