As corporações internacionais estão usando ativamente a Espanha como plataforma para a produção de suas máquinas. Além disso, acredita-se que os italianos lançaram as bases para a indústria automobilística neste país em 1919, quando a FIAT abriu uma filial perto de Barcelona. Apesar disso, a Espanha já tem modelos próprios de automóveis e caminhões suficientes. Empresas nacionais como Advanced Design Tramontana, Sociedad Española de Automobiles de Turismo e outras estão amplamente representadas no mercado e competem bem com marcas estrangeiras.
O que são marcas de automóveis espanholas?
Muitas marcas se enquadram nesta categoria, incluindo SEAT, Irizar, Tauro Sport Auto, Spania GTA, Tramontana, Aspid, Benimar, Hurtan, Cupra. Também desapareceram as montadoras que fabricavam automóveis na Espanha: Pegaso, Hispano-Suiza, Abadal e outras.
Marcas de automóveis ativos
Os carros espanhóis – Seat, Tramontana – são conhecidos em todo o mundo. Além dessas empresas de renome, outras marcas igualmente reconhecidas são produzidas na Espanha.
SEAT (1950-Presente)
A SEAT é uma empresa espanhola que faz parte da empresa automotiva alemã Volkswagen Aktiengesellschaft. Seu nome é uma abreviatura de Sociedad Española de Automobiles de Turismo. O primeiro carro desta marca surgiu em 1953, e o segundo milionésimo – em 1974. Durante este período, muitos pilotos em Espanha mudaram para os carros desportivos SEAT.
O primeiro dono da empresa foi a Fiat, mas ele se recusou a cooperar e, por sua inação, obrigou a montadora a assinar um contrato com a Volkswagen. O grupo alemão de empresas comprou todas as ações da SEAT em 1990.
Irizar (1889-Presente)
A indústria de autocarros na indústria automóvel espanhola é representada pela Irizar, que leva o nome do seu criador José Francisco Irizar Catarain. Trabalhava como ferreiro, mas queria se dedicar ao transporte de passageiros e abriu uma empresa para a produção de diligências e carruagens. Isso aconteceu em 1889. Após 37 anos, o negócio passou para os filhos de José. Eles começaram a fabricar ônibus e máquinas agrícolas.
Desde a década de 1950. a empresa produzia constantemente novos modelos de ônibus. Chegou a um ponto em que ela firmou parceria com a Carrozzeria Orlandi para alcançar a excelência tecnológica. Atualmente, a linha Irizar inclui ônibus convencionais, elétricos, híbridos e integrados de diversos modelos.
Tauro Sport Auto (2010-Presente)
A marca de carros esportivos Tauro Sport Auto entrou no mercado em 2012 com o V8 Spider. Ao mesmo tempo, ele próprio apareceu dois anos antes: suas origens remontam a 2010, quando um grupo de empresários espanhóis decidiu se fundir com uma montadora britânica de carros de corrida. Todas as máquinas da empresa operadora são feitas sob encomenda, portanto o volume da série é limitado. A maior parte do trabalho é feita manualmente.
A Tauro Sport Auto está sediada em Valladolid. O atual dirigente da empresa é um dos seus cofundadores, Pedro J Santos. A principal linha de carros esportivos é chamada de Tauro V8. Os carros deste modelo são movidos pelo motor LS3 V8 da Chevrolet.
Spania GTA (1994-Presente)
A Spania GTA projeta e fabrica carros esportivos. Foi fundada por um membro da equipa espanhola de corridas GTA Motor Competición, que agora é propriedade legal. O titular e fundador direto da empresa é Domingo Ochoa. O principal produto são os carros modelo GTA Spano. O primeiro carro-conceito desta série foi apresentado ao público em geral em 2010, e a produção em grande escala começou em 2013. A Spania GTA planeja produzir apenas 99 veículos como parte de sua linha de estreia.
Tramontana (2007-Presente)
A marca Tramontana pertence à empresa espanhola Atelier Tramontana. A fabricante é uma empresa privada Advanced Design Tramontana, que foi inaugurada em 1995. Foi fundada por Josep Rubau, que anteriormente trabalhou para a Volkswagen. Ele decidiu reviver as tradicionais marcas de automóveis do século passado, por isso o esportivo Tramontana tem um design da década de 1930. O modelo é adequado para pistas de corrida e vias públicas, mas devido à edição limitada (12 unidades por ano), muitas vezes pode ser colecionado. O ouro é usado para decorar o carro.
Aspid (2003-Presente)
A série Aspid é um produto proprietário da IFR Automotive. O fundador da empresa é o engenheiro Ignacio Fernández. Ele a abriu em 2003 para criar carros que combinassem as melhores qualidades de corrida e transporte rodoviário. O primeiro modelo, denominado IFR Aspid, foi colocado à venda em 2009. A IFR Automotive tinha outro carro esporte, o GT-21 Invictus. Sua estreia estava prevista para 2013, mas o projeto foi encerrado antes mesmo de começar.
Benimar (1978-Presente)
Benimar é um renomado fabricante de casas móveis que existe desde 1974. Seu nome consiste em duas partes: “Beni” – as primeiras letras da palavra Benicarló (cidade costeira onde a empresa foi fundada) e “Mar” – “mar” em espanhol . Em 1978, surgiu no mercado o primeiro trailer da marca – líder indiscutível no segmento selecionado. De 1984 a 2002 a empresa operou com o nome de Ocarsa até ser comprada pelo Grupo Trigano.
Hurtan (1991-Presente)
Juan Hurtado González queria criar o carro dos seus sonhos: um carro esportivo retrô. Ele percebeu essa ideia na década de 1980 e, então, inspirado pelo sucesso, abriu sua própria produção de carros. Assim nasceu a empresa Hurtan Desarrollos SL, que em 1992 apresentou o primeiro modelo, o Albaycín T2. A empresa familiar agora está sediada em Granada. Ela se dedica à produção de carros esportivos e elétricos de carroceria clássica. O filho do fundador não muda a tradição e continua a desenvolver carros ultramodernos no estilo dos anos 1950.
Cupra (2018-Presente)
O nome original desta marca é SEAT Sport. Surgiu em Abrera (Catalunha) em 1985 como braço esportivo da montadora espanhola SEAT, que faz parte do Grupo Volkswagen. A especialização básica da empresa consistia na produção de modelos competitivos para ralis e outros tipos de corridas. Ela ganhou vários prêmios FIA: três vitórias com o SEAT Ibiza Kit-Car no Campeonato Mundial de Rally (três anos consecutivos – de 1996 a 1998 inclusive), dois prêmios da SEAT León no Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA ( em 2008 e 2009). Em 2018, a matriz renomeou a marca Cupra e a tornou independente.
Marcas de automóveis extintas
Hispano-Suiza (1904-1968)
A empresa automobilística Hispano-Suiza foi fundada por dois empresários espanhóis e um engenheiro suíço, daí a escolha do nome (Hispano-Suiza significa “espanhol-suíço”). A empresa foi fundada em 1904 e antes da guerra se dedicava à fabricação de carros de luxo. Em seguida, mudou para a produção de motores de aeronaves, e em 1919 voltou ao curso originalmente escolhido.
Em 1944, a Hispano-Suiza passou a fazer parte do grupo ENASA e se dedicar à indústria aeroespacial. Ela tentou duas vezes voltar aos carros: em 2010 e 2019. Nas duas vezes, novos modelos foram apresentados, mas a produção começou apenas na segunda tentativa. Portanto, a empresa pode ser considerada revivida em 2019.
Pegaso (1946-1994)
A montadora Pegaso saiu do mercado em 1994, quando foi adquirida pela Iveco. Antes disso, ele fez parte da Enasa e se dedicou à fabricação de carros esportivos, veículos blindados, tratores, ônibus e caminhões. A empresa foi fundada em 1946. Seu principal pólo industrial era a antiga planta Hispano-Suiza. Na segunda metade do século 20, ela acompanhou o boom econômico, produzindo um grande número de ônibus e caminhões. Após a aquisição da Pegaso, a Iveco continuou a usar esta marca por alguns anos.
Abadal (1912-1930)
A empresa Abadal foi fundada pelo piloto Francisco Abadal. Ele abriu uma empresa em 1912 para fabricar o carro de luxo mais rápido da época. Logo após a abertura, a empresa foi comprada pela Buick. Em 1923, a marca Abadal saiu do mercado e interrompeu a produção. A General Motors tinha planos para seu renascimento: em 1930, até mesmo um protótipo do Abadal Continental apareceu, mas nunca foi lançado.
Qual é a marca de automóveis mais popular da Espanha?
Como mostram as estatísticas de 2021, os espanhóis preferem os carros Seat Arona, Citroen C3, Seat Ibiza, Fiat 500 e Peugeot 2008, que estão entre os cinco primeiros em termos de vendas. Mas os dirigentes mudam o tempo todo, porque na Espanha a Seat não tem autoridade indiscutível, principalmente depois que foi comprada pela alemã Volkswagen.
Existe uma marca de automóveis mexicana?
Não existem muitas marcas de automóveis particulares no México, mas são: por exemplo, DINA, Inferno Exotic Car, Zacua, Solana.
Seat é feito na Espanha?
A Seat continua a ser uma montadora espanhola mesmo após a transição para o grupo alemão Volkswagen. Suas oficinas de montagem estão localizadas nas fábricas de Barcelona e Martorell.