A indústria automóvel dinamarquesa está subdesenvolvida: agora praticamente não existem montadoras de automóveis neste país, embora algumas empresas ainda fabricem veículos com as suas próprias marcas e outras marcas. A maioria dos carros europeus circula nas estradas dinamarquesas, com raras exceções – japonesas e americanas. E os carros feitos localmente destinam-se tanto à construção civil quanto a fins militares (Hydrema) ou aos ricos amantes do luxo (Zenvo Automotive).
O que são as marcas de automóveis da Dinamarca?
Não há muitas marcas nesta lista porque a indústria automotiva na Dinamarca é subdesenvolvida. Ela é representada pela Zenvo Automotive (fabricante de carros de luxo) e Hydrema (empresa que produz equipamentos especiais).
Zenvo Automotive (2004-Presente)
A Zenvo Automotive fabrica carros muito caros que são caros demais para o povo da Dinamarca. O primeiro dinamarquês comprou um desportivo desta marca apenas em 2018, embora a produção tenha sido lançada em 2009. O mercado-alvo da Zenvo são os clientes particulares, porque a circulação dos modelos produzidos não passa de cinco unidades por ano.
A montadora foi registrada em 2004 e passou vários anos desenvolvendo o protótipo ST1. Este carro foi feito em quinze cópias, após o que foi substituído por uma nova linha – TS1.
Hydrema (1959-Presente)
A empresa dinamarquesa Hydrema está expandindo sua esfera de influência com a compra de muitas marcas de automóveis. Suas recentes aquisições incluem o fabricante sueco BAE Systems AB (equipamento militar) e a empresa alemã Weimar-Werk Baumaschinen (veículos de construção). A própria Hydrema fabrica caminhões basculantes leves, veículos de combate de desminagem e guindastes sobre caminhões. A linha também inclui MPV 900 – um veículo multiuso, ao qual você pode conectar vários equipamentos auxiliares.
Danish Automobile Building Logo (1912-2002)
O fabricante de automóveis mais importante da Dinamarca já foi o Edifício de Automóveis Dinamarquês. Ele fez uma variedade de ônibus, primeiro usando chassis de caminhão e depois passando para componentes de Leyland. Num cenário de estreita cooperação, a empresa inglesa Leyland Motors assumiu o controle da maioria das ações da DAB. Após seu declínio, a empresa dinamarquesa tornou-se independente novamente e conseguiu desenvolver seu próprio conceito Travelator. Nos últimos anos da sua existência, o Edifício Automóvel Dinamarquês pertenceu à empresa sueca Scania. Ela acabou com a história do DAB em 2002, porque a demanda por ônibus despencou no início do século 21.
Qual é o carro mais popular da Dinamarca?
Como mostram as estatísticas, os residentes da Dinamarca preferem carros de fabricação estrangeira, mas devido à alta tributação, eles só podem comprar modelos compactos. Em 2021, o Ford Kuga detinha a maior quota de mercado, seguido pelo Citroen C3, Peugeot 208, Toyota Yaris, Nissan Qashqai, Opel Corsa e Toyota Aygo.
Existem carros dinamarqueses?
Sim, a Dinamarca tem suas próprias marcas. A indústria automotiva dinamarquesa agora é representada pelo fabricante de hipercarros Zenvo Automotive e Hydrema, que produz caminhões basculantes, equipamentos de terraplenagem, guindastes sobre caminhões e veículos de remoção de minas.
Quais são os carros que circulam na Dinamarca?
A maioria das pessoas na Dinamarca dirige carros europeus. Com um pouco menos de frequência nas estradas você pode ver carros de marcas americanas e japonesas.
Que carro é dinamarquês?
Neste país, praticamente não existem montadoras para a produção de automóveis. Atualmente, os carros esportivos da série Zenvo TS1 GT e suas versões: TSR e TSR-S são produzidos na Dinamarca. A marca é propriedade da Zenvo Automotive.