A indústria automotiva é uma das maiores da Coréia do Sul. Também está entre os principais da região asiática. Recentemente, cerca de 4,5 milhões de veículos foram produzidos anualmente na RPDC, dos quais quase 2 milhões são exportados para o exterior. Como resultado, sua contribuição para a indústria automotiva global é de mais de 5 por cento, e está classificada entre a 5ª e 6ª posição no mundo e a 3ª a 4ª na Ásia. Conseqüentemente, os carros sul-coreanos têm grande demanda.
O que são marcas de automóveis coreanas?
As principais montadoras da Coreia do Sul são Hyundai Motor, Kia Motors, GM Korea Company, SsangYong Motor, Renault Samsung Motors. Mas, além dos gigantes do mercado, existem outras marcas sul-coreanas, como a fabricante de sedãs de luxo Genesis, o segmento de carros esportivos Spirra e a Alpheon, que fabrica sedãs de classe econômica.
A indústria automobilística começou na década de 1960, simultaneamente com a adoção do primeiro plano quinquenal – um plano especial de desenvolvimento econômico por um período de 5 anos. Desde então, a construção automotiva deu um grande salto e se tornou uma indústria-chave no país, fornecendo grandes volumes de produção. Além disso, na Coreia do Sul existem 5 empresas básicas que fabricam automóveis. A lista inclui Renault Samsung Motors, SsangYong Motor, GM Daewoo Auto & Technology, Kia Motors, Hyundai Motor. Eles têm muitas unidades industriais fora da RPDC.
Marcas de carros de luxo
A categoria de carros de luxo é representada pelos equipamentos do Hyundai Motor Group. São marcas relativamente jovens, fundadas no final do século 20 e no início do século 21. Seus produtos são caracterizados por grandes dimensões e aparência representativa.
Genesis (2015-Presente)
Esta montadora surgiu como resultado da separação da empresa-mãe de sua própria linha. Anteriormente, ele fazia parte do Hyundai Motor Group e representava a série de sedãs de luxo Hyundai Genesis, lançada em 2004. Quase dez anos depois, o proprietário anunciou sua separação do principal fabricante e a formação de uma marca independente. Houve várias razões para isso.
Primeiro, o Genesis atingiu o top 3 em vendas. Em segundo lugar, há sete anos é o mais procurado no segmento de automóveis de passageiros de luxo. Terceiro, os clientes queriam vê-la como uma marca independente. Então, em 2015, a Coreia do Sul lançou sua própria marca premium com um modelo Genesis autônomo. Em 2020, a JD Power observou que é o veículo mais confiável de toda a América do Norte.
Renault Samsung (1994-Presente)
Tendo surgido em 1994, a empresa assumiu imediatamente a posição de liderança, por ser a única representante em seu segmento. Ela está localizada em Busan, onde fabrica carros de luxo de nível básico. A sua sede também se encontra aí. E as instalações de produção estão divididas entre três cidades: algumas delas estão concentradas em Busan, algumas mais em Seul e uma terceira em Giheung.
A empresa ganhou seu nome incomum graças aos seus proprietários: agora mais de 80% das ações são propriedade da Renault e cerca de 20% da Samsung. Também chamado de RSM. No início de sua carreira, a marca era Samsung Motors. Ela começou a vender carros em 1998, antes que a grande crise atingisse a região asiática. A empresa assumiu o nome atual em 2000, após a compra do controle acionário da Renault. Atualmente RSM domina a produção de carros de luxo, crossovers e veículos elétricos.
Marcas de mercado de massa
O segmento de mercado de massa é representado por várias marcas conhecidas que são procuradas em todo o mundo, não apenas na Ásia. São Hyundai, Kia e SsangYong – representantes de longa data da indústria automotiva que surgiram em meados do século passado. Eles acumularam uma vasta experiência na produção de automóveis de passageiros e cobriram um grande setor de consumo, excluindo os modelos europeus e americanos em alguns casos.
Hyundai (1967-Presente)
A empresa está no mercado desde 1967 e é conhecida como Hyundai Motor Company. Junto com suas duas subsidiárias (Genesis Motor e Ioniq), ela forma a Hyundai Motor Group Corporation. Além disso, a empresa possui quase 40% da Kia Corporation e vende seus veículos em 193 países ao redor do mundo. Ela também possui 5.000 showrooms e concessionárias.
Suas principais instalações de produção estão localizadas em Ulsan, onde está localizada a maior fábrica integrada de equipamentos de transporte do mundo. Sua capacidade anual chega a 1,6 milhão de veículos.
Kia (1944-Presente)
O nome anterior deste gigante automotivo é Kia Motors Corporation, o nome atual é Kia Corporation. É uma estrutura internacional com sede em Seul e ocupa a segunda posição na lista de empresas especializadas, atrás apenas da matriz Hyundai Motor Company. Seu volume de vendas chega a cerca de 3 milhões de unidades de equipamentos por ano. Além disso, a Kia possui mais de 20 subsidiárias Hyundai.
A empresa foi fundada em 1944, quando se chamava Kyungsung Precision Industry e se dedicava à fabricação de tubos de aço e peças de reposição para bicicletas. Em 1951, ela lançou a bicicleta Samchully – a primeira na Coréia. Um ano depois, a empresa rebatizou e mudou seu nome, tornando-se Kia Industries e iniciando a produção de motocicletas sob licença da Honda. Em seguida, caminhões e carros apareceram em seu sortimento.
SsangYong (1954-Presente)
Hoje, esta montadora está entre as 4 primeiras na Coreia do Sul e ocupa a quarta posição na indústria automobilística nacional. Mas nem sempre foi assim, já que a empresa ingressou com uma ação de concordata, após a qual foi comprada pela empresa internacional Mahindra & Mahindra Limited, da Índia, que a possui. A controladora possui quase 75% das ações. A SsangYong foi fundada em 1954, relançada em 2011. A sede da montadora está localizada na cidade de Pyeongtaek, província de Gyeonggi (Coreia do Sul).
Outras marcas
O grupo de outras empresas automotivas da Coréia do Sul inclui duas empresas bem conhecidas. A primeira é a Spirra, que representa o segmento nacional de carros esportivos, a segunda é a Daewoo, que fabrica carros de classe econômica. Eles também estão entre os principais fabricantes de veículos motorizados, embora não estejam incluídos entre os cinco principais sul-coreanos. Eles também exportam produtos para o mercado externo. Além disso, este grupo inclui a Alpheon e a Asia Motors.
Spirra (2007-Presente)
Esta marca pertence à Oullim Motors Inc., que a fundou em 2007, apresentando o primeiro desportivo da série com o mesmo nome. É uma subsidiária da Oullim Networks com sede em Seul e fábricas na vizinha província de Gyeonggi-do. A empresa foi co-fundada por Han-chul Kim, ex-designer da SsangYong, e Dong-hyuk Park, criador e CEO da Oullim Networks. A linha foi lançada em produção em massa em 2008 e é fornecida aos mercados de vários países estrangeiros, incluindo Holanda, Malásia, OJSC e China.
Daewoo (1982-2002)
A extinta empresa foi fundada em 1982 e se dedicava à produção de carros de classe econômica. Sua sede estava localizada em Bupyeong-gu, província de Incheon. Em 2001, ela faliu e tornou-se parte da empresa automobilística americana General Motors, que adquiriu a maior parte de seus ativos. Em 2011, a fabricante sul-coreana foi relançada com o nome de GM Korea.
Alpheon (1983-Presente)
A montadora é propriedade da GM Korea Company (anteriormente Daewoo), uma subsidiária da gigante automotiva General Motors. Ela entrou no mercado em 1983 e todos os anos produz vários milhões de carros de rua, enviando-os para muitos países ao redor do mundo. A empresa está focada principalmente no segmento de sedãs de classe econômica com designs para carros americanos de 2010-2015.
Asia Motors (1965-1999)
A subsidiária KIA Motors foi fundada em 1965 e pela primeira vez se dedicou à produção de equipamentos militares. Alguns anos depois, ela retreinou e mudou para veículos pesados, SUVs e microônibus. Em 1969, a Asia Motors foi comprada pela Dongkuk Steel, que reformulou a fábrica para produzir veículos de exportação baratos.
Qual é a melhor marca de automóveis coreana?
As marcas de carros mais vendidas na Coreia do Sul são seis. A maior parte do mercado era compartilhada entre a Hyundai Motor Company e a Kia Motors. Eles são seguidos em ordem decrescente por Genesis, Renault Samsung Motors, SsangYong Motor, GM Coreia (Chevrolet).
Quais marcas de carros a Coreia do Sul fabrica?
A indústria automobilística sul-coreana é altamente desenvolvida. Os principais fabricantes incluem Hyundai Motor, Kia Motors, GM Korea Company, SsangYong Motor, Renault Samsung Motors.
Quais carros são fabricados na Coréia?
Na Coréia do Sul, carros de diferentes segmentos de preços são fabricados - do mercado de massa aos carros de luxo.
Qual é o carro famoso na Coréia?
Em 2021, Hyundai Porter estava na liderança entre todos os carros sul-coreanos. O segundo lugar em termos de vendas é ocupado pela Hyundai Grandeur, e a terceira - pelo Carnaval Kia. O fato é que seus fabricantes controlam a parte esmagadora do mercado: os modelos Hyundai e Kia pegaram todas as linhas dos 10 carros mais vendidos da Coreia do Sul, dando lugar apenas ao Genesis G80.