A primeira menção à transmissão significativa de informações aos seus descendentes remonta ao período Paleolítico, quando a história se expressava em pinturas rupestres. Assim, a humanidade se destacou do mundo animal, embora tenha deixado uma conexão invisível com ele. No futuro, isso levou ao surgimento da heráldica, porque nas imagens de brasões e logotipos eles tentavam colocar certas características que caracterizam o clã, país ou empresa. Assim, a maioria das marcas de produtos automotivos inclui representantes da fauna que possuem uma base histórica ou simbólica em sua marca distintiva.
Cada animal simboliza uma certa qualidade ou sua combinação, inerente apenas a ele. Assim, a marca tem um logotipo adequado que incorpore as vantagens do produto. Uma posição especial nesse nicho de identidade visual é ocupada por empresas com carros exclusivos e com disposição especial, por exemplo, Porsche, Ferrari, Lamborghini, etc. Muitos deles implicam privilégio, o que afeta seu preço.
Logos do carro com cavalo
O cavalo é um animal forte com um caráter inabalável, razão pela qual sua imagem é considerada a mais popular na criação de logotipos. Independentemente das diferenças culturais e religiosas da nação, seu simbolismo permanece inalterado, denotando poder, beleza, liberdade e graça. Às vezes, esse significado também sugere os elementos primitivos de fogo, vento e água. Assim, não importa como o símbolo seja interpretado, ele ainda implica atividade e movimento.
Assim, você pode designar o estilo e a elegância de elementos de design individuais ou de toda a composição como um todo. Enfatize o desejo de vitória, declarando sua força e velocidade genuínas, complementadas pela suavidade das formas. Reflete parte da história, reforçando-a com o espírito de liberdade e caráter imparável. O significado multifacetado da imagem do cavalo possibilita sua utilização na identidade visual de diversas esferas e direções.
1. Pegaso
A Pegaso é uma empresa espanhola que de 1946 a 1990 se dedicou à produção de motores, tratores, caminhões e equipamentos automotivos. A empresa não produziu dois modelos idênticos, pois os desejos do cliente foram levados em consideração na fabricação de cada carroceria. Em 1990, a empresa Enasa adquiriu a marca e em 1994 ela deixou de existir.
O emblema do logotipo é apresentado na forma de uma imagem monocromática de uma criatura mitológica voadora que reflete totalmente o nome da marca. A originalidade da performance fica por conta dos contornos claros da silhueta, isolados da moldura redonda. Simboliza ação decisiva, liberdade e velocidade. O emblema tem um forte espírito de luta que destaca os pontos fortes da empresa.
2. Ferrari
Fundada em 1947 em Maranello, a empresa automobilística italiana dedica-se à produção de produtos automotivos para esportes e corridas. No entanto, é originário da equipe de corrida Scuderia Ferrari criada em 1929, que venceu 15 campeonatos mundiais e cerca de 16 campeonatos de construtores. O maior sucesso da marca trouxe a participação em corridas como a Fórmula 1.
O elemento principal do logotipo é um cavalo empinado, feito em uma paleta monocromática. Inicialmente, significava a memória do piloto Francesco Baracca. Simboliza a velocidade, a desenvoltura e a força que são a marca registrada dos carros da Ferrari.
3. Baojun
Em 2010, a Baojun, empresa chinesa, foi fundada para produzir produtos automotivos de baixo custo que são uma alternativa para empresas como Buick e Chevrolet. O forte aumento das vendas desde os primeiros anos de produção indica uma combinação aceitável de preço e qualidade, o que levou à expansão da marca e ao surgimento de uma rede de revendedores.
A identidade visual é apresentada na forma de uma cabeça de cavalo virada para o lado, colocada dentro do escudo. As composições parecem bastante realistas, transmitindo o espírito de liberdade e nobreza, que são o símbolo deste animal. Concisão nos detalhes fala de conservadorismo e enfatiza a acessibilidade dos carros desta marca. A paleta de cores em degradê lembra o reflexo do prata na luz, o que dá um toque de aristocracia à marca.
4. Porsche
Em 1931, Ferdinand Porsche fundou uma empresa em Stuttgart para fabricar veículos esportivos e off-road. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa criou vários projetos para um tanque pesado, cujos desenvolvimentos foram usados na criação do Panzerjäger Elefant. Até à data, os produtos da preocupação distinguem-se pelo elevado desempenho e qualidade.
O logotipo da Porsche combina o escudo do brasão de Württemberg com o brasão de Stuttgart, composto por um cavalo empinado, colocado na parte central da composição. Por isso, decidiu-se homenagear a história da Alemanha e da cidade em que a sede foi erguida. O emblema tornou-se um símbolo de luxo e status elevado, razão pela qual a marca ganhou amplo reconhecimento em todo o mundo. Tons de amarelo e vermelho, combinados com contornos pretos, simbolizam privilégio e refletem as cores da bandeira do país.
5. Kamaz
A empresa produz motores diesel, caminhões e ônibus desde 1969. As principais instalações de produção da Kamaz estão localizadas em Naberezhnye Chelny. 19 países participaram de seus equipamentos, entre eles EUA, Japão, Canadá e outros. Ao longo de 10 anos de sua existência, a usina justificou plenamente os recursos investidos nela.
O emblema representa um argamak do cavalo da estepe galopando pelos campos, distinguindo-se pela devoção, inteligência e destreza. Simboliza velocidade e grande potência, o que reflete diretamente as principais qualidades dos produtos. Ao mesmo tempo, o desejo de maior desenvolvimento e expansão da empresa é expresso dessa maneira. O logotipo é feito em estilo monocromático lacônico, devido ao qual a beleza e a nobreza são observadas nele. Não há transições acentuadas nas linhas, o que indica simpatia e vontade de cooperar.
6. Corre La Licorne
Fundada em 1901 em Levallois-Perret, França. Dedicou-se ao desenvolvimento e produção de equipamentos automotivos até 1947, lançando 33.962 exemplares. Em 1950 a empresa foi fechada.
O logotipo apresenta um emblema exclusivo retirado do brasão da família Corre e representado como um unicórnio em criação voltado para a esquerda. Assim, o fundador enfatizou sua pertença a esta antiga família. Além disso, os parâmetros de potência e velocidade dos produtos fabricados foram simbolizados desta forma. A paleta de cores é dominada por tons de vermelho, o que indica o rápido desenvolvimento da empresa em seu ramo de atividade. Também levado em um anel, o emblema implica independência e seguir as próprias tradições.
7. Iran Khadro
A sociedade anônima é especializada na fabricação de ônibus, componentes de transporte, carros de passeio e caminhões. Foi fundada em 1962 em Teerã, Irã. A IKCO produz 13 marcas diferentes de equipamentos, sendo o maior fabricante do Norte da África, Oriente Próximo e Ásia Central.
Na logomarca, o elemento principal é a imagem de perfil de um cavalo, direcionada para a direita, o que indica a maior expansão do empreendimento. O sinal é colocado no escudo, simbolizando confiabilidade, poder e espírito de liberdade. Volume em unidade com concisão da composição implica preços acessíveis e uma abordagem de confiança aos clientes. Isso é claramente expresso devido ao contraste da paleta de cores de tons de cinza e azul.
8. Eicher
Um fabricante indiano de veículos comerciais e motocicletas de médio porte com raízes em 1948 em Nova Délhi. Inclui uma subsidiária da Royal Enfield Motors, que se dedica à produção de produtos exclusivamente para motocicletas. Até o momento, a Eicher está investindo no desenvolvimento potencial de projetos personalizados, guias e mapas.
A identidade visual é representada como um oval vermelho colocado horizontalmente. Contra seu fundo, o perfil de um cavalo é esculpido, direcionado para a esquerda, cuja crina se desenvolve em listras ao vento. Isso simboliza movimento dinâmico, velocidade, liberdade e vigor. A paleta de cores do logotipo reflete valor e paixão, combinados com estabilidade, enfatizando uma abordagem responsável na resolução de tarefas.
9. Ford Mustang
A linha de veículos da Ford Motor Company está em produção desde 1964 até os dias atuais. A promoção publicitária ativa deste produto é considerada a mais bem-sucedida da história da indústria automotiva. No desenvolvimento de componentes mecânicos, foi alcançada a unificação, o que possibilitou a utilização de peças de reposição de modelos orçamentários.
A marca Ford Mustang é apresentada na forma de um cavalo galopando para a esquerda, refletindo o espírito americano e o poder investido no carro projetado. O emblema é dominado por linhas suaves, enfatizadas por transições nítidas na cabeça, cauda e cascos. Assim, a atenção está focada no temperamento selvagem e na velocidade do modelo que está sendo produzido. Com sua execução monocromática e lacônica, indica o conservadorismo que é parte integrante de toda a gama.
10. Carlsson
O estúdio de tuning Carlsson Autotechnik é conhecido mundialmente como fabricante de modificações para carros Mercedes-Benz. Foi fundada em 1989 em Merzig pelos irmãos Andreas e Rolf Hartge. A empresa também é conhecida por sua ampla gama de rodas de liga leve.
Na identidade visual da empresa, a silhueta de um cavalo correndo atua como elemento principal, o que implica em desenvolvimento dinâmico com superação das dificuldades que surgem. O emblema, levado em um anel, simboliza a integridade e independência da empresa. O esquema de cores é escolhido de forma a enfatizar que os produtos pertencem às classes de elite dos carros. Sob o emblema do cavalo, o nome do estúdio é colocado em letras minúsculas com uma letra maiúscula em uma fonte como Crillee Bold Italic da ITC sem nenhuma alteração especial. O texto se distingue por linhas suaves, que falam de uma relação construída na amizade.
Logos do carro com grifo
O grifo é uma criatura com corpo de leão, cabeça de águia, asas e pés com garras. Nas lendas, ele recebeu o destino de um guarda de conhecimento ou tesouros secretos. Simboliza a força junto com a vigilância, personificando o domínio, tanto no chão quanto no ar. Muitas vezes eles usam uma visualização completa de uma criatura mitológica, para que no futuro não haja dúvidas sobre sua pertença. Pode ser uma abstração que combina elementos díspares ou uma imagem detalhada. Também é suficiente designar a silhueta com esboços, enfatizando a presença do personagem lendário, se o título obviamente se referir a ele.
1. Gumpert
Em 2004, Roland Gumpert, ex-CEO da Audi, fundou sua fábrica de carros esportivos de luxo em Denkendorf. Em 2008, a criação bem-sucedida do Apollo Sport foi apresentada na exposição, quebrando o recorde de velocidade de modelos como o Pagani Zonda e o Bugatti Veyron. No entanto, devido à falência, a empresa foi fechada em 2013.
A identidade visual de Gumpert inclui um emblema em forma de escudo com um grifo em sua superfície. A paleta de cores do fundo é feita em vermelho bordô e é sublinhada por uma moldura dourada, simbolizando a sofisticação do produto. A criatura mitológica é um poderoso símbolo heráldico que reflete elegância. Devido ao uso de vários tons de cinza claro em sua cor, parece vivo, o que agrega dinâmica e força à composição.
2. Saab
Fundada inicialmente em 1937, a empresa se dedicava à fabricação de aeronaves militares, razão pela qual a segunda letra foi decifrada como “Aeroplane”. A maior fama da empresa foi trazida pelo caça monoposto Viggen 37, que mostrou seu melhor lado. No período a partir de 1949, a produção foi convertida para a produção de carros, o que também afetou a abreviatura.
O logotipo da marca foi basicamente emprestado da Scania após o rompimento de sua união. É uma cabeça coroada de um grifo de cor vermelha, retratada de perfil e olhando para a esquerda. Isso enfatiza o poder e a vigilância dos detalhes no design da tecnologia. Abaixo, em preenchimento gradiente prata, está colocado o nome da empresa SAAB. Toda a estrutura é cercada por anéis que simbolizam a independência da empresa.
3. ISO
De 1939 a 1974, a empresa italiana produziu produtos automotivos, motocicletas e scooters, com instalações operacionais em Bresso. O modelo de maior sucesso é o Grifo GL 365, cuja velocidade ultrapassou os 255 km/h. No entanto, apesar dos esforços, em 1974 a empresa foi fechada por falência.
O emblema apresenta-se sob a forma de um escudo retangular branco emoldurado a ouro com uma saliência na sua parte inferior e recortes nos cantos superiores. No centro está um grifo empinado, olhando para a esquerda. Tudo isso enfatiza a seriedade da abordagem na resolução de problemas de design, simbolizando vigilância e perseverança. Atrás da criatura estão linhas verticais das cores nacionais, e acima dela está a palavra “Iso” em escrita cursiva em cinza escuro com uma borda dourada. A composição evoca associações com riqueza e luxo.
4. Vauxhall
Empresa automotiva britânica, que hoje é uma divisão da Stellantis. Desde 1857, ela desenvolve e vende motores a vapor. No entanto, no futuro, o tipo de atividade mudou para a indústria automotiva e, em meados do século XX, a empresa começou a cooperar com o fabricante alemão Opel. Posteriormente, a marca Vauxhall foi usada para vender produtos Opel e Holden no Reino Unido.
A identidade visual é um círculo com a frente de um grifo dentro. Ele segura na pata direita uma bandeira à sua frente, na qual está gravada a letra “V”. Seu torso está virado para a direita e sua cabeça está virada para a esquerda. Isso simboliza a memória do passado da empresa, o que nos permite lutar por um maior desenvolvimento. O emblema parece lacônico, mas a combinação de todos os elementos o enche de nobreza e confiança no futuro. A paleta de cores de vermelhos e cinzas apenas enfatiza essas qualidades.
5. Scania
Fundada em 1891, a empresa sueca dedicava-se originalmente ao fabrico de bicicletas e carrinhas. Desde 1920, a empresa foi treinada novamente para a produção de produtos para motores, automóveis, caminhões e ônibus para necessidades comerciais e industriais. Desde 1968, tem parceria com a SAAB, por isso ganhou popularidade por meio de caminhões pesados.
A história do logotipo remonta a 1984, quando a imagem de um grifo coroado do brasão de armas do condado de Skane foi tomada como um elemento único da marca. Implica coragem, força, velocidade e atenção aos detalhes. As tecnologias modernas permitiram simplificar a visualização da marca, o que aumentou sua percepção e garantiu maior memorização. O círculo que descreve a base do logotipo, em combinação com as partes que o ultrapassam, simboliza a vontade de cooperar.
Logos de carros com águia
A águia pode ser encontrada frequentemente nos logotipos de várias empresas ou nos brasões de países, pois na heráldica é considerada um símbolo de poder e força. Muitos povos o vêem como um mensageiro do sol, um mensageiro divino que denota vida imortal, liberdade ou coragem. Nas variações com duas cabeças, a ele é atribuído o papel da vitória do bem sobre o mal e, durante os períodos de surgimento da religião cristã, ele se tornou a personificação da cruz.
Hoje, o rei do céu é usado para enfatizar o orgulho, bem como a rapidez e a seriedade das próprias intenções. Independentemente do estilo de sua execução, seja um perfil detalhado ou um esboço de contorno leve, ele ainda terá imponência e chamará a atenção para si mesmo. Colocado dentro do escudo, o predador real nunca deixa de simbolizar a liberdade. Em alguns casos, é até possível fazer sem traçar limites claros.
1. Eagle
Uma divisão de propriedade da empresa americana Chrysler de 1988 a 1999 e com sede em Auburn Hills. Foi criado com base na empresa AMC com a perspectiva de produção em massa de carros de passeio. Dificuldades em matéria de jurisprudência levaram à abolição da marca.
O logotipo da marca é apresentado na forma de um escudo que lembra uma figura triangular com dois lados arqueados. No seu centro é colocado o contorno da cabeça da águia voltado para a direita, que combina a nitidez e a suavidade das linhas. O simbolismo da imagem está na força, velocidade e desejo de desenvolvimento investidos nela. Acima do letreiro está o nome da unidade em letras minúsculas, o que agrega originalidade à imagem. A paleta de cores do emblema é composta por tons claros e escuros de cinza, dando a impressão de prata fosca.
2. FPV
A marca FPV é uma divisão da Ford Motor Company da Austrália desde 2002 e foi descontinuada em 2014. Durante sua existência, uma linha de carros premium baseada no Falcon foi desenvolvida sob seu logotipo, que foi um sucesso entre os consumidores.
A identidade visual do empreendimento conta com duas variações de uma paleta de cores monocromática – tons de azul e cinza escuro. O emblema é um contorno oval de espessura variável, no meio do qual está o perfil de uma águia apontando para a esquerda. As linhas nítidas dos olhos e do bico enfatizam sua agressividade e perigo. Isso simboliza a rapidez que os carros produzidos têm. Abaixo do letreiro está o texto “FPV”, feito em itálico tipo Snasm Heavy Italic com pequenas modificações.
3. Isdera
Uma empresa privada alemã para a produção de produtos automotivos, fundada em 1969 em Hildesheim. A empresa produz equipamentos esportivos de luxo em quantidades limitadas, pois cada modelo é montado manualmente por um grupo de especialistas. O carro é desenvolvido individualmente para um cliente específico, razão pela qual sua produção leva até seis meses.
O logotipo é apresentado como um retângulo azul céu colocado verticalmente com um contorno preto. Contra seu fundo, uma águia voando é retratada em monocromático, abrindo suas asas. Isso implica uma abordagem séria para a fabricação de produtos automotivos exclusivos. Apesar do laconicismo do emblema, ele é cheio de poder, que se expressa em cada linha. O nome da empresa é colocado em negrito com fonte não padrão na parte inferior do selo.
Logos de carros com leão
Por muitos séculos, o leão foi considerado o símbolo mais popular da heráldica. Historicamente, ele é a personificação do poder, coragem, coragem, coragem e dignidade, tendo o título de rei dos animais. Seu uso frequente em vários símbolos levou ao fato de que cada pose tem seu próprio nome específico. A apresentação mais comum da identidade visual é de perfil, o que permite enfatizar a imponência existente. Um líder nato é capaz de inspirar respeito junto com medo. É frequentemente associado à imagem do Sol, implicando nobreza na aparência e qualidades físicas superiores.
Hoje existem muitas marcas cujo logotipo usa a imagem desse animal. Na indústria automotiva, é assim que as qualidades de liderança, respaldadas pela coragem e pela força, são indicadas.
1. INKAS
A corporação canadense de segurança privada INKAS foi fundada em 1995 em Toronto. Uma das categorias é o desenvolvimento e fabricação de veículos blindados. Em 2015, foi inaugurado o primeiro centro de exposições, o que levou à expansão dos produtos fora do país e, posteriormente, do continente.
O logotipo é apresentado na forma de um escudo, no fundo do qual um leão alado é retratado de perfil, denotando um guarda vigilante que está na proteção do proprietário do carro. Em sua pata dianteira ele tem uma espada voltada para o céu, implicando seriedade, resistência e autoconfiança. Abaixo está o texto “INKAS” com espaçamento aumentado entre as letras. Toda a composição é feita de forma angular e lacônica com um tom cinza claro monocromático. Assim, o emblema assumiu um aspecto mais ameaçador.
2. MAN AG
A empresa europeia, cuja história remonta a 1758, é hoje uma subsidiária da Traton SE. A principal direção da empresa é o desenvolvimento e produção de veículos comerciais pesados.
A identidade visual da empresa é um contorno retangular colocado horizontalmente. Isso simboliza a estabilidade, apoiada por muitos anos de experiência. A figura tem a silhueta lacônica de um leão, olhando para a direita, denotando coragem e força. A imagem coletiva é criada a partir de vários elementos angulares, o que adiciona massividade ao emblema. A impressão geral é equilibrada pelo nome da empresa localizado acima da imagem, feito na fonte usual em negrito com pequenos acréscimos. A paleta de cores lembra o metal cromado, que traz conservadorismo e tendências modernas para a composição geral.
3. Holden
A Holden foi fundada em 1856 em Melbourne, Austrália. Inicialmente, dedicava-se à fabricação de selins e diversos acessórios para eles. No entanto, no final dos anos 1900, as instalações de produção foram convertidas para a produção de veículos automotores. A empresa foi independente até a década de 1930, após o que a gestão da empresa passou para a General Motors.
O redesenho do logotipo de 2016 apresenta um esquema de cores simplificado que inclui tons de cinza claro com contorno preto, criando um efeito de brilho metálico. O emblema é apresentado na forma de um círculo, dentro do qual está encerrado um leão sorridente, segurando a pata dianteira direita sobre um bloco de pedra arredondado. Isso simboliza firmeza, poder, ferocidade e confiança em suas ações. A concisão da imagem confere mais elegância à marca, facilitando a visualização. Todas as linhas do logotipo têm contornos arredondados e suaves, que falam de um caráter amigável e rigoroso.
4. Peugeot
Fundada em 1810, a Peugeot em Paris, França, é uma das maiores fabricantes de automóveis do país. Em 1975, a empresa tornou-se a proprietária majoritária da Citroën. No período de 2007, a empresa ficou em segundo lugar em número de veículos produzidos na Europa.
A imagem de um leão em pé sobre as patas traseiras, olhando para a esquerda, tornou-se a principal característica distintiva da Peugeot. É assim que as qualidades de potência dos produtos da empresa são exibidas. Além disso, enfatiza-se a confiança e a estabilidade, que é parte integrante dos modelos produzidos. A concisão da imagem agrega identidade visual à facilidade de percepção, retirando todos os elementos desnecessários da composição. Abaixo do emblema está o nome da marca em tipo fino, agregando elegância ao emblema. Graças ao preenchimento gradiente da figura com tons de cinza, é criado um efeito tridimensional, razão pela qual o logotipo ficou mais fresco e moderno.
5. Büssing
A empresa alemã Büssing desenvolve desde 1903 produtos para ônibus e caminhões em pé de igualdade com outras empresas mais conhecidas. Isso trouxe sua fama na Europa. No entanto, em 1971, a marca deixou de fabricar equipamentos e foi declarada encerrada.
O logotipo da empresa é projetado em um estilo moderno lacônico em tons de cinza claro com elementos de acabamento em preto. O emblema representa um talismã, apresentado na forma de um leão de perfil, que simboliza a coragem e o desenvolvimento da empresa. Com a simplificação da paleta de cores, a imagem adquiriu um toque de conservadorismo e um caráter sério. Sob o letreiro há uma inscrição exclusiva da empresa, feita em negrito. É enfatizado por uma figura retangular, um dos lados do qual se assemelha a uma seta apontando para baixo. Isso implica uma base sólida e uma longa história de Büssing.
6. Roewe
Uma marca de automóveis criada em 2006 por um fabricante chinês com sede em Xangai. Os veículos da Roewe foram originalmente desenvolvidos com base na tecnologia adquirida da subsidiária MG Rover da BMW, agora fechada. Posteriormente, foram feitas tentativas de compra do controle acionário, que terminaram em fracasso.
Como base do logotipo, foi escolhido um escudo, que possui cantos arredondados e é dividido em quatro partes, pintado em padrão quadriculado em preto e vermelho escuro. Reflete plenamente a interpretação do nome da empresa. Traduzido do chinês, soa como “poder glorioso”. No entanto, de acordo com a SAIC, a palavra foi reformulada do idioma alemão e traduzida como “Leão”. No logotipo, eles são representados por um tom dourado gradiente na metade superior da visualização, de pé sobre as patas traseiras e de frente um para o outro com a cabeça. Isso simboliza o poder, o propósito e a aristocracia dos produtos manufaturados.
7. Proton
A Proton é a maior fabricante de automóveis da Malásia. Foi fundada em 1985 por Mahathir Mohamad. Inicialmente, os modelos foram modernizados Mitsubushi amostras. No entanto, em 1996, as ações de controle da Lotus Cars foram adquiridas. Depois disso, a divisão atraiu várias empresas para desenvolver e fabricar equipamentos originais.
A identidade visual é feita em tons de cinza e preto, criando o efeito de metal polido. O formato lembra um escudo triangular com cantos arredondados, o que implica qualidade e segurança. Contra o fundo, uma cabeça de tigre é colocada dentro do círculo, simbolizando a rapidez e o poder dos produtos. O emblema é dominado por linhas retas e cantos afiados, o que denota selvageria e nobreza. Acima do letreiro está a inscrição “Proton”, que enfatiza a individualidade da tecnologia.
Logos de carros com lobo
Tribos indígenas da América do Norte dotaram guerreiros destemidos e fortes com uma imagem de lobo, capaz de resistir sozinho à adversidade, protegendo os companheiros mais fracos. Assim, o animal tornou-se símbolo de um espírito livre, altruísmo, uma essência independente e sacrificial. Por esta razão, as montadoras que usam a imagem do lobo como símbolo principal em seu logotipo implicam independência no desenvolvimento de outras empresas. No entanto, apesar das vantagens desta fera, raramente é usada em emblemas. O motivo é o sorriso assustador de um predador, que simboliza um caráter formidável e uma disposição rebelde.
O letreiro não é apenas capaz de capturar uma marca de automóvel com sua influência. Também deixa sua marca nos desenvolvimentos de engenharia e design, permitindo que você reflita as características de um animal orgulhoso no exterior dos produtos fabricados. Por esta razão, a marca inclui elementos pontiagudos, simbolizando desempenho em alta velocidade e parâmetros de potência aumentados.
1. Lobini
A Lobini desenvolve e fabrica carros esportivos brasileiros desde 1999 como core business. As tecnologias utilizadas nos produtos fabricados não são inferiores em qualidade às exigências internacionais para a mesma categoria de equipamentos. A empresa ganhou fama devido ao único modelo – H1. É caracterizado por características de potência aumentadas.
Uma característica distintiva do logotipo da marca é um oval amarelo com borda metálica, contra o qual é colocada a cabeça de um lobo, apontando para a direita. Isso enfatiza o poder dos carros. Um sorriso perverso dá uma aparência ameaçadora, enquanto um contorno prateado enfatiza a singularidade do estilo. Sob o elemento principal está o nome da empresa, feito de letras serifadas, que expressa a atitude em relação à direção esportiva, simbolizando a velocidade. O desempenho lacônico adiciona confiança e rigor à composição.
2. Spania GTA
Desde 2010, a Spania GTA produz carros esportivos em quantidades limitadas. No entanto, é controlado pelo GTA Motor. A empresa ganhou popularidade participando de várias ligas de corrida, onde os primeiros modelos foram apresentados pela primeira vez.
A identidade visual da empresa tem um escudo elegante e tradicional como parte de seu componente, que fala da segurança como prioridade máxima. Em seu fundo há dois elementos. Na metade superior do emblema está a silhueta de um lobo negro, implicando rapidez e caráter desenfreado. E na parte inferior, preenchida com um tom vermelho escuro, há uma bandeira quadriculada branca, sugerindo a superação da linha de chegada. Isso simboliza o poder e a superioridade dos produtos manufaturados. O nome da empresa é colocado no centro, separando as duas áreas uma da outra.
Logos do carro com ram
Áries esconde o simbolismo do fogo, vitalidade, coragem e força. Sua imagem fala de ações propositais, persistentes e impulsivas. Chifres torcidos estão associados à segurança e sabedoria. Isso implica na universalidade da identidade visual para diferentes áreas de produção, possibilitando enfatizar um determinado significado com o auxílio de uma imagem.
Os elementos mais reconhecíveis do animal são os chifres, sua silhueta e cabeça. Independentemente do estilo de execução do letreiro, ele pode receber o clima adequado, focando em detalhes específicos. Assim, ao retratar, por exemplo, um animal de bunda, são exibidas as qualidades da empresa associadas a posições inabaláveis e decisivas. Se houver um componente de texto no logotipo, é aplicável uma combinação de partes da imagem com letras, o que leva à criação da associação necessária. Nos tempos modernos, o design da marca está passando por um clima minimalista, o que simplifica a percepção do quadro geral, aumentando sua memorabilidade.
1. RAM
A marca RAM de produtos automotivos é uma ramificação da Dodge, especializada em picapes de tamanho normal desde 1981. As principais instalações de produção estão localizadas no México e nos EUA. Em 2008, a quarta geração do RAM Dodge foi introduzida no mercado, relacionada a caminhões completos.
A identidade visual da cabeça do carneiro contra o pano de fundo de um escudo, apresentada no logotipo, foi originalmente utilizada como identidade da marca Doodge. O animal simboliza a posição dominante na pista. Além disso, reflete a potência, segurança e credibilidade dos carros produzidos. A paleta de cores inclui tons de cinza em harmonia com o preto, criando um efeito prata polido. Assim, a composição enfatiza uma abordagem conservadora e aristocracia.
Logos de carros com veados
Entre os emblemas de carros, onde a silhueta de um animal é usada, é difundido o uso de figuras estilizadas e idealmente copiadas de um veado vermelho. Este belo e orgulhoso animal sempre chamou a atenção na heráldica de todos os tempos e povos. E aqui a questão não está apenas na nobre beleza. Acredita-se que um totem escolhido corretamente premia seu dono com suas melhores qualidades, fornece proteção de acordo com suas características nominais de proteção. Por sua vez, a colocação do veado no carro proporciona uma atitude um pouco diferente em relação a este, que é transferida diretamente do protótipo vivo e histórico escolhido para o logotipo.
O sinal não cobre simplesmente, neste caso, a marca do carro. Deixa uma marca correspondente no trabalho de designers e designers que procuram refletir todas as características de um animal nobre nas características e aparência da unidade. Ao mesmo tempo, os próprios designers e construtores às vezes nem percebem essa influência, agindo em um nível profundamente subconsciente. É por isso que a maioria das marcas com o logotipo do veado tem contornos regulares e nobres, distinguem-se pela maior controlabilidade e alta velocidade de partida, como se ecoassem as principais características de seu totem.
1. GAZ
Uma das marcas automotivas que tem um cervo em seu logotipo desde a sua criação é a montadora russa GAZ, fundada em 1932. Um fabricante mundialmente famoso de carros de passeio, caminhões, microônibus, motores e componentes. Hoje é considerado o principal componente do grupo industrial Base Element, com sede em Nizhny Novgorod, na Rússia.
Seu famoso logotipo “veado correndo” passou por algumas mudanças hoje. Alguns elementos foram retirados do emblema, o que trouxe o cervo à tona, tornando-o o foco principal. Sua figura, adotada em 1949, adquiriu volume, clareza de contornos e dinâmica das linhas utilizadas. A adição de um efeito cromado tornou o sinal particularmente atraente. O veado tornou-se mais realista e expressivo graças a este efeito criado sobre um fundo preto.
2. SSC
O grupo de marcas automobilísticas que usam um cervo em seu logotipo inclui também uma fabricante americana de carros exclusivos – SSC, fundada em 1999 em Washington. Ela ganhou fama desenvolvendo hipercarros de alta tecnologia e alta velocidade. O design e a forma do equipamento foram inspirados não apenas nas silhuetas nobres do animal da marca, mas também na beleza dos lutadores modernos.
O logotipo da marca inclui um símbolo estilizado de um veado, um animal nobre. Sua cabeça estilizada, coroada com belos chifres ramificados, adorna o espaço de um escudo heráldico pontiagudo triangular no meio de sua base. Feito em ouro sobre fundo azul profundo, destaca-se claramente e é claramente visível em qualquer posição do emblema. Sendo um símbolo auspicioso associado ao Sol, à luz, ao nascer do sol, à pureza e à constância da renovação. Seus chifres ramificados simbolizam o sucesso da marca e uma conexão direta com a Árvore da Vida, que dá sucesso e vitória.
Logos de carros com cachorro
O cão é um animal que também encontra seu lugar entre os elementos aceitos da heráldica, logotipos na indústria automotiva. Não é frequentemente visto como parte do emblema do carro. Projetado não apenas para formar a percepção psicológica necessária da marca, mas também para dotá-la das propriedades e características adequadas que o tipo de animal escolhido para a formação do signo possui. Ela encontra seu lugar onde há necessidade de demonstrar sua principal característica – atendimento impecável. Como personificação da fidelidade, devoção, serviço incondicional, um cão é a melhor opção para marcas de carros.
Mas como existem muitas raças de cães, existem muitas oportunidades para os designers refletirem suas próprias ideias, demonstrarem as características necessárias e focarem nas características e propriedades desejadas. Um buldogue (Mack) ou um cão de caça (Lincoln) acompanha “seus” carros há muitos anos em uma longa jornada pelas estradas do mundo. Eles refletiam efetivamente as características importantes de um determinado modelo, formando a opinião necessária sobre ele ou toda a marca do carro, garantindo facilidade de reconhecimento e exclusividade de sua identidade visual.
1. Artega
Em 2006, Klaus Dieter Frers fundou uma empresa de fabricação de automóveis. A marca está sediada em Delbrück, Alemanha. A empresa foi criada para produzir carros esportivos que incluíssem um grande número de avanços na tecnologia moderna. No entanto, a empresa conseguiu implementar apenas uma de suas ideias – Artega GT, que incluía a maior quantidade de know-how de uma só vez. Em 2012, a marca deixou de existir, deixando uma marca significativa na história da indústria automotiva.
O seu logótipo permaneceu na memória de muitos automobilistas, como um dos seus originais na sua execução. Representando um escudo heráldico dividido em vários segmentos, na sua parte direita contém uma imagem estilizada de um cão com uma língua vermelho-fogo. O personagem é retratado em pé sobre as patas traseiras, ameaçando qualquer oponente. O símbolo é apresentado como uma demonstração de prontidão constante para lutar pelo que foi conquistado e conquistado – a posição e o sucesso. No entanto, isso não impediu a empresa de fechar.
2. Mack
Uma das líderes mundiais na produção de caminhões é a marca americana – Mack Trucks. Iniciando sua história em 1900 como Mack Brothers Company, a marca tornou-se famosa por suas experiências com as primeiras máquinas a vapor. Posteriormente, a empresa Greensboro expandiu-se para a construção de veículos especiais, ônibus e trólebus, que foi fechada para expandir a produção de caminhões. Em 2020, a marca passa a ser propriedade da Volvo.
A merecida fama da marca desde os dias que antecederam a Primeira Guerra Mundial foi refletida pelo bulldog adotado como logotipo, que era um símbolo da Grã-Bretanha. Sua figura foi usada não apenas no logotipo. Um cão brilhante coroava a parte central do capô dos carros da marca, simbolizando a resiliência, perseverança e firmeza britânicas na luta para alcançar seus objetivos. O poder e a força que a figura do animal irradiava era inerente a todos os equipamentos lançados pela marca ao longo de sua existência.
Logos de carros com jaguar e leopardo
Os logotipos que incluem imagens de vários animais são excepcionalmente atraentes e capazes de refletir importantes características da marca. A razão é que tal emblema certamente poderá evocar certas associações que caracterizam diretamente os pontos fortes dos representantes da fauna. E uma pessoa é inicialmente inerente ao desejo de possuir muitas das propriedades características dos animais. Isso os torna especialmente populares em heráldica e design de logotipo. Quando se trata de refletir em uma identidade visual um poder intimamente associado à beleza e graça, a imagem de belos felinos, nomeadamente o leopardo ou a onça, é mais utilizada.
No entanto, seu uso requer cuidados especiais no manuseio e aplicação, pois ao apresentar a imagem incorretamente, você pode mostrá-la não do melhor lado. Enfatizar o lado agressivo e egocêntrico do leopardo seria apropriado ao criar um logotipo para um produto automotivo formidável e poderoso. Enquanto a onça é indicada para formas mais simplificadas, enfatizando a graciosidade de um determinado tipo de técnica. Além disso, o uso da imagem desses animais também é influenciado pelas duas características mais interessantes para os fabricantes de automóveis, cuja personificação desses animais são – velocidade e potência. São eles que têm uma influência primária na decisão de fazer dos felinos predadores um elemento de seu emblema.
1. Spirra
Oullim é uma fabricante de automóveis sul-coreana fundada em 1997 na província de Gyeonggi. Com a abolição em 2007, a empresa foi adquirida pela Proto Motors, produzindo de 2008 a 2017 o único modelo esportivo com motor V6 turbo ¬ Oullim Spirra. No final de 2017, o escritório foi encerrado, anunciando sua dissolução.
O logotipo é um contorno triangular com cantos arredondados, que lembra um escudo. Isso significa garantir a proteção do motorista, o que indica a qualidade do produto. Contra o fundo da figura é colocada a cabeça de uma onça rosnando, executada em estilo lacônico. O animal no emblema simboliza confiança, velocidade e determinação, o que revela o envolvimento do carro na classe esportiva. Toda a composição é executada em uma paleta preta monocromática, agregando conservadorismo e seriedade à imagem criada.
2. HSV
Uma subsidiária do Holden Group e fundada como marca em 1987. A principal direção de produção é o desenvolvimento e fabricação de produtos automotivos com parâmetros de alto desempenho. Durante todo o período de sua existência, a empresa modificou alguns equipamentos automotivos de propriedade da General Motors.
A identidade visual é apresentada como um círculo preto sólido, em torno do qual há um contorno duplo de tonalidade vermelha. Isso implica autossuficiência das linhas de produção e independência na tomada de decisões importantes de projeto. Contra o fundo da figura, é colocada uma imagem lacônica, composta por uma cabeça erguida de uma onça ao fundo e uma cabeça de um homem com capacete de corrida na frente. A paleta de cores da parte principal do logotipo é baseada em branco. Seus elementos simbolizam potência, velocidade e o mainstream dos produtos associados às corridas e classificam a marca como um veículo de luxo.
3. Cizeta
A empresa de fabricação automotiva Cizeta foi fundada em 1988 em Modena, Itália. Ele recebeu o nome do único Cizeta-Moroder V16T construído à mão apresentado. Seu design foi posteriormente proposto como base para a versão posterior do Lamborghini Diablo. Durante a existência da empresa, foram fabricados 11 carros.
O logotipo da marca é uma figura arredondada de tonalidade azul, emoldurada por um contorno amarelo. Em seu centro há também uma área arredondada na cor da orla, contra a qual são colocadas três cabeças de onça, voltadas para a direita. O laconicismo da execução e o jogo de duas cores na visualização de cada onça contra o fundo de outra criam a impressão de que estão competindo entre si, mantendo a calma e o propósito. Ao mesmo tempo, linhas angulares e um olhar severo falam da severidade e poder dos produtos. Criando um logotipo, o fabricante queria destacar as principais qualidades inerentes à técnica. Ao mesmo tempo, a bandeira de Modena, onde foi aberta a primeira produção, foi tomada como base para o esquema de cores.
4. 9ff
O estúdio de ajuste 9ff foi fundado em 2001 na Alemanha e está envolvido na modificação de carros básicos da Porsche para o nível de equipamentos de corrida certificados. Ao mesmo tempo, não vende apenas produtos automotivos acabados, mas também conjuntos de peças de reposição para eles. A empresa ganhou fama por causa do modelo desenvolvido, que ultrapassou o limite de velocidade de 400 km/h.
A marca é visualmente concisa e fácil de lembrar. Sua base consiste em um escudo heráldico com bordas arredondadas e uma borda leve que concentra a maior parte da atenção na imagem interna. Apresenta-se na forma de uma silhueta da cabeça de um leopardo, olhando para a esquerda com um olhar predatório e imperioso, enfatizando assim o poder, a velocidade e o caráter formidável. A paleta de cores do emblema apresenta a marca como exemplo de extravagância e aristocracia, tendo à sua disposição tons claros e escuros de cinza, dourado escuro e preto.
5. Jaguar
A Jaguar é uma empresa multinacional com linhas de produção em vários países do mundo. Foi fundada em 1922 e está sediada em Coventry, Reino Unido. Inicialmente, as carruagens motorizadas eram produzidas em suas fábricas, e só depois os carros. Em 1975, a preocupação passou pelo processo de nacionalização. No entanto, hoje a empresa está sob o controle da Tata Motors, fazendo parte da Jaguar Land Rover.
A identidade visual da marca é apresentada na forma de um animal que encarna a imagem de força, poder e elegância – o Jaguar. Ele é retratado no momento do salto, implicando assim a rapidez e produtividade do equipamento fabricado. O esquema de cores inclui tons escuros e claros de cinza, devido aos quais o efeito de volume é criado, e a própria figura adquire uma estrutura metalizada. A imagem da besta é dominada por linhas suaves, adicionando mobilidade ao emblema e enchendo-o de energia vital. Com sua concisão, o logotipo tornou-se um exemplo de alta qualidade e estilo que acompanha os tempos.
Logos de carros com pássaros
As imagens da fauna terrestre são muitas vezes a inspiração para a maioria das empresas automotivas. O desejo de exibir na heráldica ou em qualquer outra característica de identidade visual que caracterize os melhores lados em um grau ou outro leva ao uso da imagem de um animal. Assim, você pode exibir não apenas as vantagens dos produtos, mas também os princípios que a empresa segue.
Os pássaros na direção da publicidade moderna recebem um papel separado, pois são a personificação de uma vida feliz, pacífica e livre. Além disso, eles encontram inspiração para o desenvolvimento espiritual de empresas que desejam enfatizar sua individualidade e seguir tendências em um determinado período de tempo. Existem muitas marcas automotivas que decidiram usar a imagem de um animal celestial para descrever as vantagens de sua tecnologia, que incluem Rossion e Arash.
1. Arash
A Arash Motors atua principalmente no desenvolvimento e produção de produtos automotivos para a direção esportiva, pertencentes à categoria de luxo. Foi fundada no Reino Unido em 1999. A primeira ideia da empresa é o modelo Farboud GT, que incorpora o espírito de vanguarda, design incomum e qualidades aerodinâmicas aprimoradas.
A principal característica distintiva do logotipo da marca é a imagem de uma águia. Apesar de sua execução lacônica, os olhos e as curvas de seu corpo possuem excelentes detalhes. A imagem parece natural e não sistemática. No emblema, o pássaro simboliza velocidade, ausência de restrições e poder sobre seu elemento, o que reflete plenamente a natureza dos produtos. O olhar ameaçador de seu olhar e sua posição de combate falam de coerência e eficiência para lidar com situações imprevistas. O animal é colocado na parte inferior de um escudo preto com bordas douradas, o que significa segurança e estilo.
2. Packard
A marca americana Packard produziu carros de luxo em Detroit, EUA, de 1899 a 1958. Inicialmente, ao projetar equipamentos, foi planejado focar na qualidade, não na quantidade, razão pela qual, com a produção de pequenos lotes, seu custo era proibitivo. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa estava envolvida na fabricação de motores de aeronaves e componentes de trem de pouso para veículos blindados.
A identidade visual da Packard é uma oval preta empilhada verticalmente com uma ampla moldura dourada, enfatizando sua independência e simpatia. Na parte central da figura há um escudo heráldico de tonalidade vermelha com luxuosas decorações ao fundo. É coroado com um elmo de cavaleiro, do qual caem ramos, e na sua base há um gracioso animal semelhante a um cisne com asas estendidas e cabeça curvada. O pássaro em todo esse esplendor de detalhes fala da aerodinâmica, velocidade e beleza inerentes aos carros da marca. O simbolismo do emblema implica pertencer à mais alta sociedade, e o brasão, que é dominado por tons dourados, é uma confirmação disso.
3. Rossion
Fundada no início dos anos 2000 na Flórida, EUA, a empresa atua na produção de carros esportivos. O Noble M400 foi tomado como análogo para o desenvolvimento de seu modelo principal Rossion Q1. A empresa se esforça para aumentar os parâmetros de desempenho e velocidade de suas criações, sem esquecer a dirigibilidade, que é um critério importante para carros esportivos.
Para expressar a eficiência e potência dos equipamentos produzidos, a empresa decidiu usar a imagem de uma águia contra o fundo de um escudo heráldico como elemento principal do logotipo. O esquema de cores de tons de preto e cinza permite enfatizar a singularidade da composição, destacando as notas de conservadorismo junto com o elitismo. A ave de rapina no emblema abre suas asas em prontidão para capturar sua presa, o que simboliza o desejo de maior desenvolvimento. Acima dela ergue-se o nome da marca, feito em letras grandes com cantos arredondados. As letras “S” colocadas no centro do texto sofreram um acréscimo especial, que se expressa na forma de traços que continuam os sinais acima e abaixo da palavra.
4. Bizzarrini
A empresa italiana Bizzarrini é conhecida por seus carros esportivos, já que cada modelo foi feito individualmente para o proprietário. A empresa foi fundada em 1964 sob a liderança do talentoso engenheiro Giotto Bizzarrini, que iniciou sua carreira como professor. Cinco anos depois, a produção de equipamentos foi descontinuada e uma tentativa de reviver em 1990 não despertou o devido interesse.
A base do logotipo era a imagem de um pequeno pássaro ágil – um pardal, feito em estilo lacônico. Assim, o fabricante significou alta potência, velocidade e parâmetros aerodinâmicos de suas criações. A própria imagem é colocada contra o fundo de um círculo com uma borda, em forma de garras douradas, que lembra uma lâmina de serra circular. O esquema de cores em tons dourados e vermelhos adiciona volume e aristocracia à composição, colocando a marca em pé de igualdade com empresas como Lamborghini e Ferrari. No anel, acima e abaixo do pássaro, está o nome do empreendimento, feito em letras finas de tom escuro com bordas douradas.
5. Duesenberg
A empresa americana Duesenberg é conhecida por seus carros de corrida de luxo produzidos entre 1913 e 1937 em Obern, EUA. Apesar de um período tão curto de existência, a empresa conseguiu apresentar seus equipamentos em diversas corridas. E durante a Primeira Guerra Mundial, eles fabricaram motores de aeronaves Bugatti U-16 sob uma licença concedida pelo Coronel Bolling.
O logotipo Duesenberg é apresentado na forma de uma grande águia dourada com asas estendidas, lembrando os símbolos da Alemanha. A sua imagem tinha uma estrutura tridimensional e detalhada, enchendo o emblema de vitalidade e efeito de mobilidade. O corpo e a cabeça criam a imagem de um animal nobre e poderoso, reinando em seu elemento. O nome da empresa é colocado em duas asas e as oito na cauda. Sua atuação em uma paleta de cores azul escuro contrasta fortemente com o fundo de toda a composição, que concentra a atenção de uma pessoa no componente de texto da marca.
6. Simca
Em 1934, sob a liderança de Henry-Theodore Pigozzi, uma empresa de fabricação de automóveis foi fundada na França. Para garantir a produção em massa de equipamentos em 1935, uma fábrica em Nanterre foi comprada da falida empresa Donnet. Em 1970, as ações passam para o controle da Chrysler, razão pela qual a marca está sendo abolida.
A identidade visual da marca é basicamente um escudo retangular com uma pequena saliência na parte inferior e cantos inferiores arredondados. Assim, pretendia-se enfatizar a importância de garantir a segurança dos proprietários dos carros fabricados pela empresa. A paleta de cores é apresentada em três tons – branco, azul e vermelho, que lembra as cores da bandeira da França e fala de nacionalidade. No terço superior do escudo, feito sob um céu claro, é retratada uma andorinha, lutando para cima, que simboliza o desenvolvimento, a velocidade e a graça, que são a base do design da tecnologia da marca. O nome da empresa está localizado na parte inferior do elemento heráldico.
Logos de carros com cobras
Desde os tempos antigos, muito significado foi investido na imagem de uma cobra, personificando poder, saúde e sabedoria. No entanto, muitos também acreditavam que ela tinha a capacidade de atrair para seu dono o sucesso, a riqueza e a boa sorte que acompanham sua vida. O animal se distingue por seu caráter independente, beirando a graça e a beleza, o que permite expressar plenamente as qualidades de design disponíveis dos produtos. No entanto, é importante fazê-lo corretamente para que, ao olhar para o logotipo, a pessoa entenda imediatamente a direção principal da empresa.
Com base nesses fatores, muitas marcas de automóveis, como Alfa Romeo ou Ford Mustang Shelby, escolhem esse elemento para obter a máxima exclusividade de seu logotipo. Assim, você pode obter soluções criativas extremamente interessantes que atendem plenamente às tendências modernas.
1. AC Cobra
Fundada em 1961, a empresa automotiva britânica era uma das mais antigas empresas independentes localizadas no Reino Unido. Especializou-se na fabricação de equipamentos esportivos produzidos em pequena escala. Os modelos da marca ganharam fama com uma extensa história esportiva. No entanto, em 2004, a marca foi declarada encerrada.
O logotipo é apresentado na forma de um anel de tonalidade vermelha, conectado quase ao centro por uma linha da mesma paleta. A tira contém o nome da marca, feita na usual fonte minúscula com letras largas. A borda externa e interna da figura tem um tom prateado. O emblema, pela sua execução, fala da independência e auto-suficiência da empresa. O lugar central da identidade visual é ocupado pelo elemento principal da composição – a imagem frontal de uma cobra, que denota renascimento e desenvolvimento posterior. A paleta de cores inclui vermelhos, cinzas e azuis que adicionam energia e frescor ao letreiro.
2. Mustang Shelby
O Shelby Mustang foi introduzido pela primeira vez no mercado em 1964. Foi desenvolvido com a participação da Shelby American, e o modelo Ford Mustang menos potente atuou como protótipo. A marca ainda está em produção hoje. No entanto, ele perdeu sua conexão de design com as variações clássicas da técnica daquele período.
O emblema da marca é uma estilização de uma cobra, enrolada de costas, mas pronta para atacar quem tentar perturbá-la. Assim, foi criada uma imagem ameaçadora, agressiva e bastante poderosa, descrevendo plenamente a natureza do equipamento produzido. A imagem é desenhada com competência e imperiosidade, o que é perceptível na qualidade das escamas, começando na cauda como figuras em forma de diamante com um ponto no meio e terminando na cabeça com quadrados. O esquema de cores é apresentado em tons de preto, cinza claro e escuro e, graças ao preenchimento de gradiente, é criado um efeito tridimensional. Isso enfatiza pertencer a uma classe de luxo conservadora que pode fornecer uma imagem decente ao proprietário do carro.
3. Alfa Romeo
A história da Alfa Romeo começa em 1910 na Itália. Adquiriu seu nome definitivo em 1915, quando Nicola Romeo assumiu a posição de liderança. Todas as etapas do desenvolvimento da empresa foram distinguidas por certos sucessos em uma direção ou outra, e a participação em competições de corrida como a Fórmula 1 só aumentou sua fama. O design do exterior e interior foi desenvolvido com uma abordagem inovadora que permitiu à marca assumir a posição de liderança na sua categoria.
A versão final do logotipo foi feita levando em consideração as tecnologias digitais em um estilo lacônico e levemente futurista, o que aumentou sua apresentação e renovou a imagem existente. A paleta de cores manteve a serpente coroada verde chamada Biscione, o círculo azul envolvendo os emblemas e a cruz vermelha. A linha que divide as partes esquerda e direita em duas metades foi removida. Ao mesmo tempo, o fundo branco-azul é substituído por uma estrutura prateada. Isso levou à expansão das bobinas e à diminuição de seu número na pipa, por causa da qual se uniu à cruz, denotando o brasão de armas de Milão. Além da flexibilidade, o animal mítico simboliza o movimento, agilidade e potência que caracterizam o carro Alfa Romeo.
4. Zarooq Motors
Com sede em Dubai, Emirados Árabes Unidos, a Zarooq Motors projeta e fabrica produtos automotivos de alto desempenho. Ocupa uma posição de liderança na produção de componentes de carroceria e de corrida, participando diretamente da produção em massa de carros esportivos.
A cobra foi escolhida como elemento principal no logotipo da marca por um motivo. O nome da empresa simboliza uma espécie de movimento rápido e de vida na área desértica dos Emirados Árabes Unidos, que é a principal característica distintiva dos produtos fabricados. O animal de sangue frio é colocado no fundo de um escudo triangular com borda prateada e cantos arredondados. Sua imagem é feita em estilo lacônico, alternando linhas cinza-claras e pretas que compõem toda a paleta de cores da composição. O emblema enfatiza o luxo e o privilégio da marca, com foco na atitude em relação à classe alta
5. Dodge Viper
O modelo Dodge Viper pertence à principal linha de modelos da categoria esportiva, produzida pela empresa americana Dodge, controlada pela Chrysler. A primeira geração de carros de dois lugares da marca foi introduzida no mercado em 1992. Entre 1997 e 2008, essa técnica foi frequentemente usada para participar de torneios de corrida, que muitas vezes eram vitoriosos.
O emblema da marca é um escudo largo de cinco pontas com cantos arredondados e borda clara. Contra seu fundo está uma imagem lacônica executada, mas ao mesmo tempo muito espaçosa, da cabeça e parte do torso de uma cobra. Ela se distingue por um olhar severo e uma boca aberta, o que indica sua prontidão para desferir um golpe fatal. O corpo do animal consiste em partes separadas de diferentes espessuras, o que cria o efeito de aplicar com um pincel. Isso simboliza a rapidez e o poder da tecnologia automotiva, que, como uma cobra, decola de seu lugar para seu objetivo. O esquema de cores é feito em um tom monocromático de cinza claro e preto, enfatizando a seriedade e o alto custo da marca.
Logos de carros com touro
O touro é a personificação de um caráter indomável, força invencível, perseverança, sacrifício e poder infinito. Essas são exatamente as marcas que os fabricantes de automóveis tentam colocar em seus logotipos. Exemplos marcantes de branding de sucesso incluem a Lamborghini, que colocou a imagem de um bezerro em sua identidade visual.
Ao criar um emblema baseado neste animal, é importante que não haja molduras para expressar plenamente seu poder e força. No entanto, se ainda for necessário marcar alguns limites, vale a pena considerar os tamanhos que não restringirão o nobre animal. Na maioria das vezes, os empreendimentos se limitam a combinações de tons de vermelho, preto e amarelo da paleta de cores, enfatizando a coragem e a fúria do representante da fauna.
1. Kaiser
A empresa americana Kaiser, fundada em 1945 em Michigan, EUA, inicialmente pretendia fabricar carros conversíveis e sedãs. A instalação de produção era um arrendamento de longo prazo da fábrica de Willow Run, de propriedade da Ford. Em 1953, a marca deixou de existir, fundindo-se com a Willys-Overland.
O logotipo oficial é um escudo heráldico pontiagudo pentagonal com serifas alongadas no topo, sugerindo segurança e firmeza. Foi visualmente dividido em dois componentes horizontalmente. Na metade superior, sobre um fundo listrado, há uma letra “K” maciça e lisa com borda escura, indicando o nome do empreendimento. Na área inferior do escudo, contra o fundo do céu noturno, um búfalo, feito em tom prateado e de pé no topo de uma colina, encontrou seu refúgio. Isso cria uma sensação de segurança, determinação e confiança. O animal simboliza calma junto com grande poder. Ao mesmo tempo, o esquema de cores consiste em tons de cinza, criando uma composição inigualável.
2. Lamborghini
A empresa italiana Lamborghini é um dos fabricantes de automóveis europeus mais famosos. É conhecida pela qualidade e elegância dos seus equipamentos desportivos. Foi fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini em Sant’Agata Bolognese. Até o momento, a marca está sob o controle da empresa alemã Volkswagen Group.
O último redesenho do logotipo foi desenvolvido em 1998 com base no criado em 1972, porém, com o uso das tecnologias digitais, ganhou nova vida. É um escudo preto de três pontas com orla dourada, feito com cantos arredondados e laterais levemente convexas. Em seu centro está um poderoso animal do zodíaco, simbolizando força, firmeza e estabilidade. Touro é executado em tons dourados de vários tons, o que lhe confere mobilidade e o enche de energia vital. Acima está a componente letra, na criação da qual foi utilizada uma fonte maiúscula em negrito, realçando a singularidade e privilégio da marca.
3. Tauro Sport Auto
A empresa espanhola Tauro Sport Auto foi fundada em 2010 no território de Valladolid e dedica-se à produção de equipamentos desportivos de elite. Empresários espanhóis que estabeleceram parcerias com a produção britânica participaram da criação da marca. Hoje a empresa está na fase de distribuição em massa de sua marca em todo o mundo.
A identidade visual é apresentada como um círculo vermelho, emoldurado por uma ampla borda preta, separada por um fino anel dourado. O nome da empresa está localizado na borda preta nas partes superior e inferior, e ramos de salgueiro nas bordas. O texto é fino sem serifas e cantos pontiagudos, sugerindo simpatia e abertura. Na parte central do emblema, é retratada uma silhueta preta de um touro bravo, pronto para entrar na batalha a qualquer momento. A composição reflete os principais parâmetros dos produtos em desenvolvimento, que se distinguem pela alta potência, qualidade e confiabilidade. A concisão do design do logotipo permite aumentar sua memorização, o que está alinhado com as tendências modernas.
Logos de carros com lagartixa, escorpião e outros animais
Entre os emblemas pertencentes ao tema automotivo, você pode encontrar muitos representantes exóticos da vida selvagem. Sempre atraíram grande atenção de uma pessoa que, com particular zelo, procurou reflecti-los na sua mitologia e heráldica, transferindo esta paixão para o branding automóvel. A dotação de animais e insetos exóticos com propriedades sobrenaturais foi causada por um mal-entendido de como a natureza foi capaz de criar formas tão incomuns e garantir sua sobrevivência em condições bastante difíceis. São essas propriedades que o homem sempre procurou adotar ou dar à sua heráldica protetora, para fazer dessas criaturas seus totens.
Essa atitude se refletiu na formação de marcas automotivas. Répteis e anfíbios eram frequentemente símbolos de sabedoria e boa sorte. A empresa italiana Abarth inclui lagartos e tartarugas, escorpiões em seu bestiário, e o luxo alemão Wiesmann é o lar de lagartixas e iguanas. Até o britânico Gordon-Keeble achou necessário usar a silhueta de uma tartaruga como sinal de estabilidade e confiabilidade. E essa é apenas uma pequena parte dos representantes desse grupo que defenderam ou defendem os interesses das montadoras hoje.
1. Tucker
Fundada em 1946 pelo engenheiro Preston Thomas Tucker, a Tucker Corporation é uma empresa automotiva com sede em Chicago, EUA. A empresa estava envolvida no desenvolvimento apenas até a Segunda Guerra Mundial. Após a sua conclusão, sem poder investir em novos produtos, a marca continuou a produção pré-guerra, o que levou ao seu colapso em 1951. Durante sua existência, a marca conseguiu criar um sonho americano – um carro bonito e barato.
Uma marca especial na história foi deixada por um modelo chamado “Blue Dream” – Torpedo, no capô do qual havia um hipocampo – um mítico peixe-cavalo. Serviu de montaria para as Nereidas, distinguidas pela beleza e graça. Foram essas características que levaram a montadora a escolher esse mítico animal, que também era considerado o rei dos peixes. Uma origem e pertencimento tão significativo do símbolo deveria ter refletido as principais características do equipamento que a marca produzia.
2. Cisitalia
O empresário e desportista italiano Piero Dusio abriu uma oficina em Turim, Itália, em 1946, destinada a se transformar em uma produção automobilística completa. A empresa realizou o desenvolvimento e montagem de carros de corrida. O nome era um componente da Compagnia Industriale Sportiva Italia, que foi usado pelo conglomerado empresarial. A marca ganhou fama graças ao seu modelo Cisitalia 202 GT. A empresa não existe desde 1963.
Uma característica da marca era o logotipo original, que incluía um brasão com a imagem de uma cabra com chifres dourados – um yale, de pé sobre as patas traseiras e ameaçando todos os inimigos com as patas dianteiras. Esta criatura da mitologia europeia personifica a proteção orgulhosa, caracterizando o desejo de desenvolver e usar as mais recentes conquistas científicas. Não é à toa que Yale está representada na bandeira oficial do Presidente da Universidade de Yale.
3. Abarth
Em 1949, Harold Wester fundou a empresa Abarth em Turim, Itália, que fabricava silenciadores e sistemas de exaustão para automóveis. No início da década de 1950, a empresa começou a desenvolver carros esportivos baseados nos modelos da Fiat. O subcompacto Abarth 850 TC é especialmente famoso. Em 1971, o último carro desta marca foi lançado. Mas desde 2007, a Fiat vem ressuscitando a marca.
Ao longo de sua existência, a marca foi acompanhada por seu talismã – o símbolo do escorpião, localizado em toda a superfície interna do brasão, que era o logotipo da marca. Seu campo interno dividido diagonalmente foi feito nas cores da empresa – amarelo brilhante (superior) e vermelho (inferior). O escorpião em posição de combate com a parte superior do corpo estava localizado no segmento superior. Seu uso é um sinal para todos os inimigos sobre a prontidão constante da marca para se proteger. O logótipo tem um forte significado simbólico para empresas em crescimento utilizando os mais recentes avanços tecnológicos, o que também é verdade para a Abarth.
4. Morris Motors Limited
A Morris Motors Limited, uma empresa de manufatura privada, é conhecida por seus carros, que em 1926 já representavam 42% de toda a indústria automobilística britânica. Fundada em 1912, a empresa recebeu seu nome atual em 1919, que foi usado como marca até seu fechamento em 1984. Sua sede estava em Cowley, Oxford, Oxfordshire, mais tarde Longbridge Inglaterra.
A marca tinha um logotipo original, baseado na imagem de um leopardo ou de um leão em marcha. A escolha deste animal heráldico foi influenciada tanto pela heráldica histórica do local onde a marca foi fundada como pelas características deste animal mítico. Sua graça majestosa, característica do rei dos animais, fala da grandeza e dignidade da marca, seu desejo não apenas de corresponder à imagem escolhida, mas também de não ceder a ninguém as posições alcançadas.
5. Intermeccanica
A marca italiana de automóveis Intermeccanica foi fundada em 1959 por Frank Reisner em Turim como fabricante de kits de tuning. Durante o período da sua atividade, a marca mudou de localização, deslocando-se primeiro para os EUA e depois para o Canadá. Começando com o desenvolvimento do monolugar Fórmula Junior, a marca passou para a pequena série Intermeccanica – Puch.
A escolha do logotipo da marca foi fortemente influenciada pela paixão do fundador pela heráldica. Tendo escolhido um escudo heráldico como marca registrada, ele se estabeleceu na imagem de um leão em uma pose protetora nas duas patas traseiras. Assim, a marca confirmou o seu desejo de proteger sempre os seus interesses e os interesses dos proprietários dos equipamentos criados, garantindo a segurança. Um animal forte e orgulhoso – o rei dos animais tornou-se a melhor forma de demonstrar as vantagens e características da marca.
6. Wiesmann
A montadora alemã Wiesmann, fundada em 1988 pelos irmãos Martin e Friedhelm Wiesmann em Dülmen, Alemanha, é conhecida pela alta qualidade de seus conversíveis feitos à mão. A marca é conhecida por seus roadsters MF 30, um clássico aberto de dois lugares e o GT MF 4, um fechado de dois lugares. Em 2014 a empresa deixou de existir.
No entanto, a marca conseguiu deixar sua marca na história da indústria automotiva, e sua lagartixa prata metálica é hoje conhecida em todo o mundo. A escolha deste réptil como elemento do logótipo da marca baseou-se na sua filosofia – a criação de automóveis que simplesmente “aderem à estrada” mesmo a altas velocidades. É esta propriedade – segurar firmemente na superfície que fez da lagartixa um reflexo das melhores características de uma marca de carros do segmento premium.