O volume de produtos automotivos na RPC está crescendo a cada ano. Recentemente, a China ultrapassou o Japão e os Estados Unidos para se tornar o maior mercado de automóveis do mundo. Além disso, cerca de metade dos veículos são produzidos por fabricantes locais: FAW, Roewe, Great Wall, Jianghuai e outros. A segunda metade consiste em máquinas fabricadas em cooperação com empresas estrangeiras.
A história da indústria automóvel chinesa começou em 1931, quando o arsenal do governante da Manchúria, Chang Hsueh-liang, apresentou o seu primeiro camião. No entanto, os especialistas estão mais inclinados a uma data diferente – 15 de junho de 1953. Foi então que foi criada a fábrica da First Automobile Works, onde começou a produção de cópias de caminhões soviéticos.
O que são marcas de automóveis chinesas?
Existem muitas marcas de automóveis chinesas que trazem cada vez mais produtos ao mercado todos os anos. Além disso, a grande maioria deles pertence a quatro grandes empresas: Changan Automobile Group, SAIC Motor, Dongfeng Motor e FAW Group.
No final dos anos 1970. o governo considerou a indústria automotiva muito promissora. Mas o mercado interno de automóveis não foi desenvolvido, porque possuir um carro na RPC era equivalente a um crime. Depois de 2000, os residentes locais foram autorizados a comprar veículos. As empresas automotivas gradualmente começaram a se afastar da “cópia banal” e começaram a desenvolver suas tecnologias e amostras.
Fabricantes de automóveis chineses
A maioria das marcas da indústria automobilística chinesa pertence às quatro maiores montadoras. Em primeiro lugar, trata-se do Changan Automobile Group, uma subsidiária do China South Industries Group, que produz armas e equipamento militar. Além disso, os chamados “Quatro Grandes” incluem o Grupo FAW, Dongfeng Motor e SAIC Motor. Ao mesmo tempo, existem empresas independentes no mercado de automóveis da RPC, como Guangzhou Automobile Group, Beijing Automotive Group ou Geely.
SAIC Motor (1955-Presente)
Os predecessores da SAIC Motor Corporation estavam na vanguarda da indústria automotiva chinesa. Esta empresa foi fundada em 1997 como uma subsidiária da Shanghai Automotive Industry Corp (Group). Em poucos anos, a SAIC se tornou a maior montadora estatal da China. Ele possui muitas joint ventures para a fabricação de componentes. Os principais veículos produzidos são caminhões, polivalentes, esportivos e de passageiros, além de ônibus e utilitários esportivos. Mais recentemente, os carros elétricos foram adicionados à gama.
FAW Group (1953-Presente)
A história da indústria automotiva chinesa começou com a First Automobile Works. É pioneira, seguida pelos restantes fabricantes de veículos. A fábrica da FAW foi inaugurada em 1953 com o apoio da União Soviética. Cinco anos depois, ele fabricou o primeiro carro de passageiros da RPC, a limusine Hongqi, e no final de 1989 apareceu um novo sedã da mesma marca. Posteriormente, a empresa construiu várias outras fábricas, aumentando a capacidade de produção.
Agora, a empresa estatal FAW Group está representada em 80 países do mundo. Possui 27 marcas subsidiárias, sob as quais uma ampla gama de veículos é produzida. Além disso, a First Automobile Works tem joint ventures com Mazda, Ford, Toyota e outras empresas conhecidas.
Dongfeng Motor (1969-Presente)
Dongfeng, que se traduz em East Wind, tem sede em Wuhan e pertence à estatal SASAC. Sua principal linha de produtos são automóveis de passageiros e veículos comerciais, incluindo caminhões, chassis médios e caminhões basculantes. A fábrica foi inaugurada em 1969, mas o primeiro veículo Dongfeng apareceu seis anos depois.
BAIC Group (1988-Presente)
Um dos maiores fabricantes de automóveis da China é o Beijing Automotive Group, uma holding que possui centenas de marcas. É conhecido mundialmente como Grupo BAIC e é propriedade do Governo Municipal de Pequim. Suas principais subsidiárias incluem Foton Motor (máquinas agrícolas, ônibus, caminhões), BAW (SUVs e veículos militares) e BAIC Motor (automóveis de passageiros).
A holding estatal BAIC Group, controlada pelo governo de Pequim, tem várias divisões estruturais. Uma delas é a BAIC Motor, empresa de automóveis de passageiros. Foi criada em 2010 e já conseguiu adquirir muitas subsidiárias até agora. Desde 2015, ele possui uma grande participação na Mercedes-Benz Leasing.
GAC Group (1955-Presente)
O Guangzhou Automobile Group, mais conhecido como GAC Group, fabrica carros estrangeiros para venda no mercado interno da RPC. Ela trabalha com Toyota, Mitsubishi, Isuzu, Honda e Fiat. Além de joint ventures, possui diversas subsidiárias para a produção de veículos de suas próprias marcas. Os mais famosos são os crossovers elétricos Aion e os sedans, bem como os SUVs e veículos comerciais da Gonow.
Geely (1986-Presente)
Geely Automobile Holdings Limited passou por muitas rebranding e foi renomeada várias vezes. Segundo documentos oficiais, ela apareceu em 1986. Naquela época, seu ramo de atividade estava distante da indústria automotiva. A empresa se dedicou à fabricação de geladeiras por três anos, até que uma licença foi exigida.
O proprietário da fábrica teve que passar vários anos para obter uma licença – embora para a produção de scooters e motocicletas. Os primeiros modelos de veículos de duas rodas foram lançados em 1992. No início, eram cópias da Honda, mas depois a Geely passou a desenvolver seus próprios produtos. O carro de estreia da empresa chinesa foi colocado à venda em 1998.
Changan (1862-Presente)
As origens da Changan Company remontam a 1862, quando uma fábrica de armas foi fundada. Em meados do século 20, tornou-se estatal, passando a fabricar seu primeiro carro de produção. Ela atualmente possui várias marcas, incluindo Chana (veículos comerciais) e Changan (automóveis de passageiros). Em 2020, um carro elétrico da marca Oushang apareceu na faixa. O nome da empresa-mãe se traduz como “confiabilidade testada pelo tempo”.
Brilliance (1992-Presente)
A empresa controladora do Brilliance Auto Group se chama Huachen Automotive Group Holdings Co. Ltd. e existe desde 1992. A empresa produz microônibus e automóveis, enquanto cerca de 70% de seus produtos são sedãs de classe econômica. As principais bases industriais estão concentradas nas cidades de Mianyang (fabricação de motores) e Shenyang (fabricação de veículos). A Brilliance possui quatro grandes subsidiárias, cerca de cem marcas e dois de seus próprios centros de pesquisa.
BYD (1995-Presente)
BYD Auto é uma marca subsidiária da BYD Co., Ltd. O nome comum de três letras significa Build Your Dreams. A empresa-mãe foi fundada em 1995 e há muito tempo produz baterias recarregáveis para telemóveis. Em 2002, adquiriu a falida Tsinchuan Automobile Co Ltd para obter uma licença para fabricar automóveis de passageiros. Assim começou a história da BYD Auto, que é conhecida por seus veículos a gasolina, elétricos e híbridos. A gama inclui SUVs, sedans, minivans, hatchbacks, ônibus, vans e caminhões.
Great Wall (1984-Presente)
A Great Wall Motor é um dos maiores fabricantes de automóveis da RPC. Esta empresa está no mercado desde 1984 e é principalmente especializada em pickups e utilitários esportivos. Recentemente, automóveis de passageiros foram adicionados à sua linha de produtos. A gama também inclui limusines, reboques, minivans, microônibus e crossovers. Todos os veículos são produzidos sob quatro marcas: GWM PICKUP, ORA, WEY e HAVAL.
A Great Wall Motor Holding está sediada no Condado de Baoding. Wei Jianjun ocupa a presidência e a executiva Wang Fengying é a CEO.
Chery (1997-Presente)
A Chery é uma empresa automobilística fundada com o apoio da Prefeitura de Wuhu. Introduzido em 1997, comprou equipamentos industriais da Ford com dinheiro de investidores e, dois anos depois, começou a fabricar carros. A Chery possui a primeira fábrica de automóveis chinesa construída fora da RPC. Ao mesmo tempo, a empresa exporta seus produtos para várias dezenas de países, justificando o nome simbólico, que se traduz como “Bênção do alto”.
JAC (1964-Presente)
Os ônibus e carros da JAC Motors são populares na China e no exterior. O nome completo da empresa estatal é Anhui Jianghuai Automobile Co., Ltd. É um dos maiores fabricantes de automóveis da RPC em termos de volume de produção. Sua gama de produtos é representada por transporte de passageiros, empilhadeiras, caminhões basculantes, bem como off-road, caminhões e automóveis. Fábricas bem equipadas permitem que a JAC produza até 500 mil unidades de equipamentos por ano.
Marca chinesa de carros de luxo
A China, que sempre esteve associada a bens de consumo, possui muitas marcas de luxo. Isso também se aplica aos produtos automotivos: a participação do segmento de luxo na indústria automobilística da RPC está crescendo a cada ano. Além disso, não apenas empresas estrangeiras de renome mundial estão envolvidas em seu desenvolvimento, mas também empresas locais. Enquanto os primeiros montam carros de luxo em fábricas conjuntas, os últimos controlam todo o processo de produção e usam suas próprias instalações industriais.
Hongqi (1958-Presente)
Certa vez, altos funcionários do partido RPC dirigiam apenas carros Hongqi. Este transporte foi projetado especificamente para a elite local e oficiais estrangeiros. Os modelos originais foram criados de 1958 a 1981. A propósito, Hongqi foi o primeiro carro de passageiros da China. Após uma calmaria de 14 anos, a empresa voltou a fabricar carros, mas desta vez com base nos modelos Lincoln Town Car e Audi 100. A marca é atualmente propriedade do Grupo FAW e continua a liderar no segmento de luxo do mercado automotivo.
WEY (2016-Presente)
A Great Wall Motors Company Limited produz SUVs premium sob a marca WEY. Os primeiros modelos foram apresentados em 2017: o VV5 baseado na plataforma cruzada Haval H6 e o VV7 baseado na segunda geração Haval H6. Ambas as máquinas estão disponíveis apenas no mercado interno do país. Além disso, a WEY tem vários carros-conceito. Um dos mais recentes é o SUV carro-chefe da Mocha com um design vanguardista, um carro inteligente com características de direção inteligentes e serviço de mordomo pessoal.
Lynk & Co (2016-Presente)
Os veículos Lynk & Co são um cruzamento entre os veículos Volvo e Geely. É uma marca de origem sino-sueca porque foi fundada na Suécia usando tecnologia Volvo e é propriedade da Geely Automobile Holdings Ltd. com sede na cidade de Hangzhou. A linha inclui SUVs, sedans e até scooters elétricos.
Fabricante chinês de veículos elétricos (EV)
O mercado de carros elétricos na China está se desenvolvendo em um ritmo acelerado. Está sendo capturado por novas empresas que estão aumentando sua capacidade e aumentando as vendas. Além disso, não estamos falando apenas de grandes fabricantes operacionais, mas também de pequenas empresas com uma edição limitada de automóveis. Eles estão tentando competir com a Tesla e a BMW, portanto, fazem uma contribuição significativa para a indústria global.
NIO (2014-Presente)
O NIO é frequentemente chamado de “Tesla chinês” porque não copia as ideias de outras pessoas, mas apresenta as suas próprias. Ela é especialista em design e desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade. A tecnologia mais famosa é o NIO Pilot, um sistema autônomo de última geração. A montadora também é creditada com o revolucionário conceito de Bateria como Serviço, que chamou a atenção do mundo.
XPeng (2014-Presente)
A Xiaopeng Motors, mais conhecida por sua sigla XPeng, fabrica veículos elétricos inteligentes. É especializada em sedãs esportivos (modelo P7) e SUVs (linha G3), produzindo carros na categoria de preço médio a alto. Tecnologia de direção autônoma, respeito ao meio ambiente e segurança são as principais referências da XPeng.
Li Auto (2015-Presente)
A Li Auto se posiciona como fabricante de veículos híbridos que podem funcionar com duas fontes de energia ao mesmo tempo: eletricidade e gasolina. O segundo nome da empresa é Li Xiang. O mesmo é o nome de seu criador, que abriu seu negócio em 2015. A sede da empresa está localizada em Pequim, e as principais unidades de produção estão localizadas em Changzhou.
Geometry (2019-Presente)
No mercado automotivo chinês, a marca Geometry é conhecida como Jihe. Este é um dos projetos ambiciosos da Geely, lançado em 2019. A marca apresenta veículos movidos a eletricidade. Ele planeja lançar pelo menos dez modelos de veículos elétricos até 2025. Ele agora tem um sedan e um crossover baseado em carros Geely. Eles são projetados para serem vendidos no mercado interno.
Byton (2016-Presente)
A empresa de engenharia Byton, denominada Mobilidade do Futuro até 2017, foi fundada em 2016 por três empresas: Harmony New Energy Auto, Hon Hai Precision Industry Co., Ltd. e Tencent Holdings Ltd. Ela define seu lugar no mercado como um fabricante premium de veículos elétricos. Os planos imediatos de partida do automóvel são começar a produzir três modelos de veículos leves até 2022.
Arcfox (2017-Presente)
Arcfox é uma das muitas marcas da Beijing Automotive Industry Holding. O seu lançamento teve lugar em 2017, altura em que a empresa decidiu prosseguir as suas ambições na área dos veículos elétricos. O primeiro carro da marca Arcfox foi o Lite, um microcarro movido a eletricidade. Este modelo premium foi originalmente desenvolvido para o BJEV. Ele foi seguido pelo supercarro GT.
Zinoro (2013-Presente)
A Zinoro, como todas as subsidiárias da BMW Brilliance, é igualmente propriedade de duas empresas: a chinesa Brilliance Auto Group e a alemã Bayerische Motoren Werke AG. Sob esta marca, está representada uma linha de veículos elétricos de luxo, que inclui crossovers 1E e veículos híbridos 60H. O primeiro modelo surgiu em 2013, ao mesmo tempo que o lançamento com Zinoro. Foi desenvolvido com base no BMW X1.
Singulato (2014-Presente)
A marca Singulato é propriedade da Zhiche Youxing Technology, que por sua vez faz parte da Chi Che-hung Technology. Os produtos Singulato representam o principal objetivo da montadora: criar carros movidos a energia elétrica e equipados com sistemas inteligentes. Para se manter à frente da concorrência em tudo, a empresa investe em novas tecnologias.
Ranz (2013-Presente)
Em 2013, a First Automobile Works e a Toyota Motor Company lançaram a submarca Ranz como parte da joint venture FAW Toyota. Seu nome traduzido do chinês significa “Vida brilhante”, o que é muito simbólico, pois o objetivo do fabricante é disponibilizar os veículos elétricos para todas as categorias de compradores. O primeiro carro-conceito foi lançado no mesmo ano em que a marca foi lançada.
Marcas de caminhões (médio, pesado)
Além de automóveis de passageiros, as empresas chinesas produzem caminhões pesados e médios. Via de regra, trata-se de máquinas especializadas com boa vida útil e ótima qualidade de construção. A maioria dos produtores são empresas locais. E alguns deles fazem caminhões apenas para o mercado de automóveis da China continental.
FAW Jiefang (1957-Presente)
O antecessor da FAW Jiefang é considerado a FAW Car Co., Ltd., inaugurada em 1953. O primeiro carro do fabricante – um caminhão criado com tecnologias da União Soviética – surgiu três anos depois. A empresa agora possui uma divisão inteira de caminhões conhecida como Qingdao. Ao mesmo tempo, FAW Jiefang Automotive Company, Ltd. é uma subsidiária do Grupo FAW.
Foton (1996-Presente)
O nome completo da marca Foton soa como Beiqi Foton Motor Co., Ltd. Recebeu este nome em 1996, quando foi apresentado pela primeira vez ao mercado automóvel da RPC. Sua controladora é o BAIC Group, uma holding com uma longa história. Basicamente, a Foton é uma divisão BAIC focada em máquinas agrícolas, ônibus e caminhões.
Dayun (1987-Presente)
O nome do conglomerado Dayun significa “Grande Canal”. Este grupo de empresas existe desde 1987 e desenvolve um vasto leque de actividades, incluindo o fabrico de automóveis, motores e motociclos. Uma divisão separada foi criada para a produção de caminhões: Chengdu Dayun Automotive Group Co., Ltd. Ela existe desde 2009 e é apresentada no mercado por dois modelos de equipamentos: Chuanlu e QiYun.
BeiBen (1988-Presente)
BeiBen é uma marca da empresa de defesa NORINCO. Ele começou a fazer caminhões quando obteve sua licença para fazer caminhões Mercedes-Benz. No início, essa direção era conhecida como North Benz, depois foi renomeada para BeiBen. A empresa abriu linhas de produção em todo o mundo: elas estão localizadas não apenas na China, mas também no Paquistão, Etiópia, África do Sul e outros países.
Hualing Xingma (1999-Presente)
Os caminhões Hualing Xingma são conhecidos apenas na China porque são vendidos no exterior com a marca CAMC. O predecessor desta empresa começou com a fabricação de materiais de construção e, em seguida, a produção de perfilada para a produção de caminhões betoneira e caminhões de cimento. Anhui Xingma Automobile foi registrado em 1999. Ela abriu uma nova direção nos negócios: a produção de veículos pesados. Mas antes disso, ela teve que entrar em cooperação com a Mitsubishi Fuso Corporation. Agora, a marca registrada pertence à Geely New Energy.
Ônibus, ônibus
Cerca de metade de todos os ônibus vendidos no mercado global foram fabricados na China. Os fabricantes da RPC são líderes neste setor, porque só existem mais de uma centena de grandes fabricantes de ônibus. Mas vale destacar os “principais players” – aquelas marcas que estão à frente dos concorrentes em termos de vendas e quantidade de veículos produzidos. Isso inclui Yutong, King Long, Golden Dragon e outras marcas.
Higer (1998-Presente)
Os ônibus Higer são entregues a várias dezenas de países, e a empresa os adapta às condições de operação individuais. O transporte de passageiros desta marca ocorre nas estradas da América, Europa, Oriente Médio, África, Sudeste Asiático e outras regiões. Afinal, a Higer é a segunda maior fabricante de ônibus de turismo e urbanos do mercado internacional. Surgiu em 1998, mas conseguiu contornar os concorrentes em termos de vendas. 300 modelos, que são apresentados em 50 séries, são procurados na China e no exterior.
Yutong (1963-Presente)
Yutong é um conhecido fabricante chinês de ônibus que funciona com motor a gasolina ou elétrico. A gama de produtos inclui transporte urbano e turístico para percursos com diferentes fluxos de passageiros. Isso inclui modelos de classe pequena, média e grande, como ZK-6737D, ZK-6831H, ZK-6129H. Componentes de outras empresas são usados para ônibus: por exemplo, Hino, Nissan, Allison, Eaton ou Cummins.
King Long (1988-Presente)
Os ônibus turísticos, escolares, de transporte e urbanos King Long são o auge da indústria automotiva chinesa. Além deles, a empresa produz diversas vans: postal, policial, bombeiro, comercial. A gama de modelos também inclui microônibus e ambulâncias. Pelos padrões chineses, King Long é considerada uma marca bastante antiga: ela entrou no mercado em 1988.
Golden Dragon (1992-Presente)
Golden Dragon é uma marca da Xiamen Golden Dragon Bus, fundada em 1992. Esta montadora é propriedade da King Long, cujo nome também se traduz do chinês como “Golden Dragon”. A marca é conhecida mundialmente como desenvolvedora de ônibus urbanos e intermunicipais, microônibus, equipamentos especiais e vans. Área atendida – quase 40 países, incluindo o mercado europeu.
Zhongtong (1958-Presente)
Zhongtong está sediada em Liaocheng desde o seu início. Surgiu em 1951, quando foi construída uma fábrica, que se dedicava ao fabrico e reparação de máquinas. Mudou de especialização em 1971, ingressando na produção de ônibus. Esses veículos são apresentados em uma ampla gama. A gama de produtos inclui ônibus elétricos híbridos, bem como modelos leves, urbanos, rodoviários e de luxo de várias capacidades.
Lista de marcas de automóveis
Os carros chineses modernos estão à altura da concorrência porque sua montagem é freqüentemente controlada por empresas estrangeiras famosas, que também fornecem suas próprias peças. Mas no mercado mundial há muitos carros de origem exclusivamente chinesa, criados pelas próprias empresas chinesas sem interferência externa. Este transporte também é confiável, porque recentemente os fabricantes locais começaram a se preocupar com o uso de novas tecnologias e uma configuração básica impressionante.
Haval (2013-Presente)
Haval é uma marca chinesa de SUVs e crossovers. Foi registrado em 2013 pela empresa Great Wall Motor. Na verdade, Haval é uma das divisões da GWM que fabrica carros caros e confortáveis. Seu nome é derivado da frase em inglês “I Have All”. Os veículos desta marca estão divididos em duas séries: Azul e Vermelho. A primeira linha inclui carros esportivos, enquanto a segunda linha inclui modelos clássicos.
Wuling (2002-Presente)
Wuling Motors é a marca principal da Liuzhou Wuling Automobile Industry Co., Ltd. Os microônibus Wuling entraram no mercado automotivo em 1982. Eles foram produzidos pela Liuzhou Automotive Industry Corporation, que logo recebeu permissão para montar o Mitsubishi Minicab e passou a desenvolver minivans. Em 2002, a SAIC-GM-Wuling foi estabelecida. É igualmente propriedade da General Motors e SAIC Motor, razão pela qual ambas as empresas têm direito à marca Wuling.
Baojun (2010-Presente)
Em 2010, duas empresas chinesas, Wuling Automobile Company Limited e SAIC Motor Corporation, associaram-se à General Motors, com sede nos Estados Unidos, para dar origem à marca Baojun. Para criar a marca, eles fundaram a empresa SAIC-GM-Wuling Automobile. Baojun entrou no mercado com um sedan simples e acessível em um formato familiar. Sete anos depois, ele abriu uma nova direção: veículos elétricos em miniatura. O nome do fabricante na tradução significa “Cavalo Precioso”, que é uma espécie de dica da maior velocidade e valorização dos carros.
Roewe (2006-Presente)
A marca Roewe é propriedade da SAIC Motor. O fabricante chinês o criou em 2006, após não conseguir comprar os direitos da marca britânica Rover. Em vez disso, a SAIC adquiriu a tecnologia Rover 25 e Rover 75 para usar no desenvolvimento de seus veículos. O nome Roewe pode ser decifrado como “Poder Glorioso”, embora a empresa-mãe afirme que é derivado da palavra alemã Loewe e se traduz como “Leão”.
Venucia (2010-Presente)
Carros elétricos baseados no Renault City K-ZE, sedans, crossovers e SUVs Venucia são desenvolvidos especificamente para o mercado doméstico da RPC. Desenhado desde 2016 por Venucia Design Center. A marca era originalmente propriedade da Dongfeng Nissan, mas mais tarde tornou-se parte da Dongfeng Motor Co., Ltd. Em 2020, a administração anunciou planos de fundir a Venucia com a Dongfeng Nissan.
Maxus (2011-Presente)
A marca Maxus às vezes é chamada de Datong porque lê os caracteres que compõem seu nome chinês. Foi criada com base na extinta empresa LDV Group do Reino Unido, quando a SAIC Motor Corporation Limited adquiriu os direitos da LDV. A inspiração para os primeiros veículos Maxus foi o veículo comercial leve, que antes era produzido com a marca LDV Maxus.
Qoros (2007-Presente)
Shanghai Qoros Auto Co., Ltd. realiza um ciclo completo de produção de automóveis de passageiros com a marca Qoros. Até 2011, chamava-se Chery Quantum Automotive Corporation, porque foi criada pela montadora chinesa Chery, com o apoio da Israel Corporation, a maior holding israelense. O primeiro carro de produção Qoros foi colocado à venda em 2013.
Soueast (1995-Presente)
Soueast é um nome comercial da South East (Fujian) Motor Co., Ltd. O Fujian Motors Group possui metade das ações, com o restante sendo dividido igualmente entre a Mitsubishi Motors e a China Motor Corporation. A Soueast foi fundada por duas empresas chinesas em 1995, e a montadora japonesa juntou-se a elas 11 anos depois. O presidente da empresa é atualmente Zi-Sheng Zuo.
Haima (1992-Presente)
Anteriormente, a Haima era chamada de Hainan Mazda Motor Co., Ltd. porque foi criada pelo governo de Hainan e Mazda para fabricar carros para uma conhecida empresa japonesa e vendê-los ao mercado automotivo chinês. O rebranding ocorreu depois que o Grupo FAW adquiriu toda a participação na Mazda. O novo proprietário assumiu a construção de fábricas de Haima na RPC e no exterior.
JMC (1968-Presente)
O predecessor do JMC foi a divisão de caminhões leves da Jiangling Motors Corporation Group Co., Ltd. A JMCG Holding, por sua vez, surgiu com base na Nanchang Motors Repair Factory. Considera-se que o ano oficial da criação da marca automobilística é 1993, pois a partir dessa data recebeu um novo estatuto jurídico: sociedade por quotas.
Changfeng (1950-Presente)
A GAC Changfeng Motor foi criada pelas Forças Armadas da RPC. De 1950 a 1996, operou como subsidiária do Exército de Libertação do Povo com base na fábrica # 7319. Durante este tempo, Changfeng conseguiu visitar uma oficina e um fabricante de veículos militares off-road. O ponto de virada na história da empresa foi 1995. Foi então que seu primeiro análogo da picape Mitsubishi Pajero saiu da linha de montagem. A marca ganhou seu nome atual em 2009, depois que ficou claro que se tornaria propriedade do Grupo GAC.
Landwind (2002-Presente)
A marca Landwind é propriedade da Jiangling Motor Holding, embora tenha sido originalmente um projeto JMCG que deveria reduzir a dependência da empresa da Isuzu e da Ford. Pelo que se sabe, a Ford se opôs a essa decisão. Como resultado, a marca foi relançada pela JMH em 2004. Sua linha atualmente inclui SUVs, crossovers, minivans e sedans.
Hawtai (2000-Presente)
Hawtai, como muitas outras empresas chinesas, começou com a produção de carros licenciados de uma marca estrangeira. No caso dela, Hyundai. A empresa foi criada para este fim em 2000 e, três anos depois, apresentou o primeiro SUV Terracan. Isso foi seguido por cópias de um crossover e dois ônibus. Em 2010, a Hawtai decidiu desenvolver algo próprio, por isso lançou o sedã B11. Apesar do percurso escolhido, continua a utilizar tecnologias Hyundai e posiciona-se como uma marca de veículos ecológicos com motores diesel.
Gonow (2003-Presente)
Zhejiang Gonow Auto Co., Ltd. existem duas marcas iguais: Gonow para mercados internacionais e GAC Gonow para vendas de automóveis na RPC. Lançou sua primeira picape em 2004 e imediatamente começou a exportar para Europa e África. No futuro, a programação foi reabastecida com SUVs, minivans, microônibus e equipamentos militares.
Zotye (2003-Presente)
A marca Zotye é propriedade do Grupo Zotye Holding e existe desde 2005. Anteriormente, a empresa se dedicava à fabricação de peças de reposição, mas após a reorganização, passou a produzir automóveis. As séries mais populares desta marca são E (carros elétricos), Z (hatchbacks, sedans), T (crossovers, SUVs), V10 (microônibus). Os principais mercados de vendas são China e Vietnã.
Lifan (1992-Presente)
Yin Mingshan, fundador da Lifan, já foi um reparador de motocicletas e então decidiu fabricá-las. Com o tempo, ele ampliou a gama de veículos, complementando-a com quadriciclos, scooters, ônibus e automóveis. O empreendimento recebeu seu nome atual em 1997. Traduzido do chinês, significa “navegar a toda vela”. A Lifan declarou falência em 2020, tendo apenas 23 anos de existência.
Hafei (1980-Presente)
Hafei começou como uma divisão de um fabricante de aeronaves. Nasceu em 1994 e imediatamente começou a fabricar carros. No início era um carro pequeno Daewoo Tico, e dois anos depois a minivan Zhongyi saiu. Hafei se desenvolveu rapidamente e se tornou o centro da associação, que incluía dezenas de fábricas e oficinas. Desde 2010, a empresa é propriedade da Changan Automobile, líder na produção de veículos de passageiros.
ZX Auto (1999-Presente)
A montadora Hebei Zhongxing Automobile é mais conhecida por seu nome abreviado: ZX Auto. Suas fábricas, localizadas na China, produzem picapes e SUVs. Alguns carros são montados no exterior a partir de kits de peças sobressalentes prontas para uso. A empresa é uma joint venture entre a Hebei Tianye Automobile Group e a Taiwan Unite Leading.
XinKai (1984-Presente)
A fábrica da XinKai foi construída em 1984 e até a década de 1990. ele estava principalmente envolvido em equipamento militar. Em 1999, seus proprietários, que incluíam investidores estrangeiros e uma empresa de Hong Kong, passaram por uma mudança de marca. Como resultado, a empresa ficou conhecida como XinKai (traduzido como “Nova Vitória”), e um grande número de veículos civis apareceu em seu alcance. Naquela época, ela havia adquirido suas próprias linhas de produção e recebeu o status de uma corporação.
Jinbei (1991-Presente)
Metade da marca Jinbei é propriedade da Renault e quase a mesma é propriedade da Brilliance Auto. Tornaram-se seus proprietários em 2017, quando juntos compraram a controladora da marca – Shenyang Brilliance Jinbei Automotive. Antes disso, a empresa, fundada em 1991, passava de mão em mão. Nos primeiros anos, as fábricas da Jinbei produziam carros criados com tecnologias Toyota.
Kingstar (2004-Presente)
Kingstar Vehicle Company Limited é um fabricante de veículos elétricos, picapes, SUVs, minivans, caminhões, ônibus e vans. Ela existe desde 2004 e tem como objetivo a exportação de veículos para outros países. Suas linhas de montagem estão localizadas na China e no exterior, onde a Kingstar fornece kits. A modificação técnica dos carros é permitida a pedido dos clientes.
Jiangnan (2003-Presente)
Hunan Jiangnan Automobile Manufacturing Company foi fundada em 1952. Após 36 anos, ela começou a fabricar veículos de passageiros. O primeiro dessa linha foi o modelo em miniatura JHN 710. Até 2012, mais de 117 mil veículos deixaram as linhas de montagem da Jiangnan, o que permitiu a entrada entre as 40 empresas mais produtivas do setor automotivo. Desde 2016, a marca é propriedade da Zotye Auto.
Jonway (2003-Presente)
Jonway Automobile é uma divisão do Grupo Jonway e é detida em 51% pela montadora americana ZAP. Os primeiros carros desta marca eram cópias não licenciadas do Toyota RAV4 (XA20). Agora a programação inclui dois crossovers e um MPV compacto. Além disso, Jonway possui uma subsidiária: Carrozzeria Viotti. Ela é especialista em carros esportivos e carros híbridos.
Everus (2008-Presente)
Li Nian, também conhecido como Everus, faz parte da Guangqi Honda Automobile Co., Ltd. Produz carros baseados nas tecnologias Honda. Por exemplo, o S1 é o resultado da mudança de marca do Honda City de quarta geração. E o SUV subcompacto VE-1, movido a eletricidade, é baseado no conceito de crossover Honda Vezel.
Nanjing Automobile Corporation (1947-Presente)
A Nanjing Automobile Corporation tem uma longa história que remonta aos primeiros tempos da indústria automobilística chinesa. Tudo começou em 1947, quando o Exército de Libertação do Povo assumiu a cidade de Nanjing, onde estava localizada uma oficina de automóveis. Com base nessa oficina, denominada Nanjing Automobile, os primeiros caminhões leves da RPC começaram a ser produzidos.
Em seguida, o fabricante recebeu os direitos de uso de tecnologias estrangeiras e, com isso, ampliou a gama de modelos. Com o tempo, abriu novas fábricas, fundou joint ventures com empresas estrangeiras e adquiriu várias marcas (Yuejin, MG, Soyat).
Yuejin (1947-Presente)
O Yuejin Motor Group é uma das maiores empresas automotivas da RPC. No passado, era chamado de Nanjing Auto Works. É a empresa-mãe de Nanjing Fiat, Nanjing Iveco e Nanjing Yuejin, que são as principais bases de produção da empresa. Eles produzem dezenas de milhares de carros por ano. Seus produtos são conhecidos sob várias marcas, tanto no mercado interno quanto no exterior.
Yema (1994-Presente)
A marca chinesa de carros e ônibus Yema existe desde 2002. Ela pertence à Sichuan Yema Automobile Co., Ltd., que foi fundada na década de 1980, mas só se envolveu na produção de automóveis em 1994. Mais recentemente, a empresa, junto com suas marcas, adquiriu a empresa privada Levdeo. Desde então, os veículos a gasolina Yema começaram a ter contrapartes elétricas – mais de 40 variantes no total.
Hanteng Autos (2013-Presente)
O nome oficial deste fabricante de automóveis é Jiangxi Hanteng Automobile Co., Ltd. Foi fundada em 2013, após o que iniciou imediatamente a construção da sua fábrica em Shangrao (Jiangxi). Agora é uma grande empresa privada com três subsidiárias e uma gama de carros de sua própria concepção. A principal especialização da marca é a pesquisa e a aplicação prática das tecnologias mais recentes para combustíveis e veículos “verdes”, bem como a produção de peças de reposição.
Denza (2010-Presente)
Denza é uma marca chinesa cujo nome completo é Shenzhen BYD Daimler New Technology Co., Ltd. Entrou no mercado doméstico em 2010 e é uma joint venture entre a BYD e a Daimler AG. Eles possuem a fábrica em partes iguais. A sede da marca está localizada em Shenzhen e a linha é composta por apenas um modelo de carro elétrico. O carro foi apresentado pela primeira vez em 2012, em Pequim, na Auto China. Seu lançamento teve início no final de 2014. O nome da marca vem da palavra “tengshi”, que se traduz do chinês como “força e impulso crescentes” ou “energia eólica”.
LvChi Auto (2016-Presente)
Esta jovem marca foi fundada na China em 2016 e está sediada em Xangai. Seus departamentos de design estão localizados na Itália e sua própria fábrica está localizada em Changchun, na província de Jilin. Sua capacidade de produção deve chegar a 550.000 veículos por ano em 2023. O nome da marca é simbólico e associado à palavra chinesa “lüchi”, que se traduz como “carruagem verde”. A nova empresa chinesa é especializada em veículos elétricos e já apresentou vários modelos-conceito – o Venere e o Urano – em showrooms de renome em todo o mundo. Ela os transformará em carros de produção de diferentes classes e tipos: luxo, MPV, sedan, SUV e minicarro.
SAIC Iveco Hongyan (2003-Presente)
A marca SAIC Iveco Hongyan surgiu no mercado automotivo chinês em 2003 e tem origem em uma empresa formada em 1965. Agora é uma joint venture de propriedade da SAIC Corporation, da empresa italiana Iveco e da cidade de Chongqing. O fabricante produz principalmente equipamentos pesados baseados na máquina Iveco e os vende sob a marca Hongyan.
Marcas de automóveis extintas
Zhongyu (1965-2004)
A marca Zhongyu tem uma ampla gama de veículos: ATVs, ambulâncias, vagões de arroz, ônibus de luxo, MPVs, veículos de teste com eficiência energética, motocicletas e muito mais. Os carros são fabricados pela Dongfeng Yu-An (Wuhan) Vehicles Co., Ltd. e as motocicletas são fabricadas pela Guangdong Tayo Motorcycle Technology Co., Ltd.
Youngman (2001-2019)
A Youngman não existia desde 2019 e é lembrada como fabricante de caminhões, trólebus, ônibus e automóveis. Vale destacar que os automóveis de passageiros foram descontinuados em 2015. As principais marcas são Youngman-Lotus, MAN e Neoplan. A empresa recebeu o nome de seu fundador Pang Qingnian, cujo nome e sobrenome se traduzem em inglês como “Youngman”.
Shuanghuan (1988-2016)
A Shuanghuan é uma fabricante de automóveis extinta que está no mercado há cerca de 28 anos (de 1988 a 2016). Durante este tempo, ele produziu vários SUVs, crossovers, vans e hatchbacks. Desde 2002, ele também era proprietário da empresa Red Star. Em uma programação separada foram apresentados dois carros elétricos, fabricados em conjunto com a Wheego Electric Cars. Shuanghuan saiu do mercado por ordem do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.
Shanghai Maple Guorun (2000-2010)
Xangai Maple Guorun é o antigo nome da empresa Maple Automobile Co., Ltd. A empresa foi fundada em 2000 e foi parcialmente adquirida pelo Grupo Zhejiang Geely Holding dois anos depois. Em 2008, a Geely adquiriu a Maple em sua totalidade, após o que a marca foi temporariamente esquecida e substituída pela marca barata Englon. Em 2020, os proprietários decidiram trazê-lo de volta ao mercado, ampliando a gama com veículos elétricos de vários modelos.
Baolong (1998-2005)
A Guangzhou Baolong Motors está no mercado há apenas 7 anos (desde 1998), mas conseguiu ser lembrada por seus carros à prova de balas baseados em Renault, Ford vans e Mitsubishi SUVs. Não existia desde 2005: então a produção foi interrompida em todas as quatro fábricas. No entanto, a empresa deixou um sucessor – FAW Baolong Light Vehicle.
Englon (2010-2013)
Englon é uma marca descontinuada da Zhejiang Geely Holding Group Co., Ltd. Substituiu a marca Shanghai Maple, que deixou de existir em 2010. A empresa-mãe posicionou a Englon como uma linha de carros que imitava os clássicos da indústria automobilística britânica. Com este nome foram produzidos táxis especializados TX4, crossovers SX7, sedans SC6, hatchbacks SC5-RV e outros modelos de transporte de passageiros. Em 2014, a Geely holding deixou de usar a marca, junto com Gleagle e Emgrand.
Qual marca de carro chinesa é a melhor?
A marca Geely é reconhecida como a melhor na China, pois é líder no número de vendas de automóveis de passageiros por vários anos consecutivos e está entre os 10 principais fabricantes de automóveis populares do mundo.
Quais são as montadoras de automóveis que a China possui?
Entre as empresas automobilísticas pertencentes à RPC, podemos destacar a Jianghuai (JAC Motors), a Great Wall Motors, a Brilliance Automotive, o Beijing Automotive Group, a Geely Automobile Holdings Limited e, claro, as chamadas Big Four: Changan Automobile Group, SAIC Motor Corporation, Dongfeng Motor Corporation e First Automobile Works.
Quais carros chineses são vendidos na América?
As marcas de automóveis chinesas estão tentando entrar no mercado americano, mas estão fracassando devido às tensões comerciais entre os dois países. No entanto, é interessante notar que os carros da General Motors e da Volvo, que foram montados na China, já estão sendo vendidos nos Estados Unidos.
Qual é o carro mais popular da China?
O carro mais vendido e, portanto, o mais popular na China é o Nissan Sylphy. Este sedã japonês é muito popular entre os habitantes locais e se tornou o líder de mercado em 2020.