Há um pequeno número de marcas de automóveis canadenses porque a indústria é subdesenvolvida no país. Não é fundamental para a economia e não constitui o principal item da receita do governo. Em vez disso, empresas japonesas e americanas estão produzindo seu equipamento de transporte no Canadá. No entanto, existe um pequeno grupo de empresas que faz parte da indústria automobilística canadense. Ele se concentra principalmente em tecnologias verdes.
O que são marcas de automóveis canadenses?
É uma parte importante da economia canadense, visto que a indústria automotiva é um dos maiores setores industriais do país. Mas as linhas de montagem de empresas estrangeiras operam principalmente no Canadá – em primeiro lugar, Toyota, Honda, General Motors, Ford e Fiat-Chrysler. Não há tantas marcas próprias lá. Ou fornecem produtos apenas para o mercado interno, ou pertencem a fabricantes estrangeiros.
Principais marcas de automóveis canadenses
Esta categoria de fabricantes é a maior do Canadá. Os carros que apresenta são caracterizados pelo respeito à natureza, alta tecnologia, conforto e praticidade. Seu principal backbone são as marcas Prevost, Intermeccanica, Campagna Corporation e Bombardier. Ou pertencem a representantes estrangeiros, ou fornecem produtos apenas para o mercado interno.
Prevost (1924-Presente)
A empresa está sediada em Sainte-Claire (Quebec), onde foi fundada em 1924. Pertence à empresa Volvo Buses e dedica-se à fabricação de equipamentos de transporte de classe executiva. Em particular, a empresa produz ônibus de três eixos de duas categorias – turístico e comercial. Seu melhor produto é o Prevost X3 (ônibus do New York City Transit). Também faz parte da lista o ônibus H3-45, utilizado para viagens de turismo (Tai Pan Tours).
A empresa, criada pelo carpinteiro Eugene Prévost, foi inicialmente chamada de Les Ateliers Prévost. Depois de receber um pedido de chassis de ônibus, uma manufatura privada retreinou e em vez de bancos de madeira passou a produzir chassis de metal. Em 1995, a empresa foi comprada pela Volvo Bus Corporation. Desde 2007, a marca possui cerca de 1.400 funcionários e seis escritórios em todo o continente norte-americano. O fabricante canadense também possui um grupo de veículos premium executivos e RV.
Intermeccanica (1959-Presente)
A época do surgimento da empresa automobilística Construzione Automobili Intermeccanica é 1959. Seu local de origem é a cidade de Torino (Itália). O fundador da empresa é Henry Reisner, que posteriormente transferiu o negócio para o filho, Frank Reisner. A empresa italiana mudou-se primeiro para os Estados Unidos e depois para o Canadá, com sede em New Westminster. Desde então, não saiu do país, se concentrando em kits de afinação.
Gradualmente, a empresa passou a fabricar carros. Seu primeiro modelo foi um esportivo de Fórmula Júnior com motor Peugeot. Então, uma linha de cópias de modelos famosos apareceu. São o Porsche 356 Speedster (1976) e o Checker Taxi (1979). Já no sortimento da empresa estão exemplares do Porsche 3560 e do Volkswagen Kubelwagen. Também existem variações do Speedster 1958 e Roadster e Speedster com turbocompressor.
Campagna Corporation (1988-Presente)
Esta empresa automobilística canadense está sediada em Boucherville, Quebec, e foi fundada em 1988. Foi fundada por Daniel Campagna, um piloto de Fórmula 1 da Ford em Quebec e o inventor do protótipo do carro esporte T-Rex. Esteve pessoalmente envolvido na concepção de automóveis, tendo reunido à sua volta uma equipa de especialistas.
Em 2019, a empresa anunciou o seu encerramento por falta de financiamento, mas literalmente um mês depois, retomou as obras e a venda de equipamentos. O motivo – a empresa encontrou novos investidores, um gerente e um local de produção (uma fábrica em Boucherville). Lá, ela atualmente fabrica triciclos de dois lugares para bicicletas.
Canadian Electric Vehicles (1996-Presente)
A empresa com a abreviatura CEV surgiu em 1996 na cidade de Errington (British Columbia). No início, ele se concentrou na conversão de motores de combustão interna em elétricos movidos a bateria. Nos primeiros anos, a empresa também desenvolveu projetos e peças automotivas. Mais tarde, seu próprio caminhão de grande tonelagem apareceu em sua gama. Chamava-se Might-E Truck. Na verdade, este é um veículo pesado especializado, que é usado ativamente pela gestão de muitas empresas privadas, municípios, parques, universidades, etc.
Felino Corporation (2009-Presente)
Este fabricante canadense de supercarros e carros de corrida apareceu em 2009. Foi fundada por Antoine Bessette, um ex-piloto de carros de corrida, em Montreal (Quebec). O modelo de estreia da montadora foi o esportivo Felino CB7. Ele foi projetado por vários anos (2010 – 2014) e foi testado no Circuito de Fórmula Um Gilles Villeneuve. Os protótipos da novidade foram apresentados pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Montreal. A produção em série do design corporativo começou em 2016. O designer do carro original é o próprio chefe da empresa.
Fabricante, caminhão, ônibus, outro
A fabricação de equipamentos pesados de transporte não é a principal área de produção no Canadá, mas existe e é representada por várias marcas. Os mais famosos entre eles são New Flyer, Nova Bus e Terradyne Armored Vehicles.
Daymak (2001-Presente)
Esta marca de transporte de Ontário começou com um presente. Em 2001, seu futuro fundador, Aldo Baiocchi, tentou encontrar uma boa scooter elétrica para sua filha, mas nunca a encontrou. Decidiu então abrir seu próprio negócio de desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos de tração elétrica. Pela primeira vez, o empresário se instalou em uma garagem apertada de 30 pés quadrados. Em seguida, ele mudou-se para a loja para que os clientes pudessem examinar melhor o produto e testá-lo antes de comprar.
Hoje, a instalação cobre 60.000 pés quadrados e tem mais de 100 concessionárias no país e no exterior. Sua técnica ganhou vários prêmios de sustentabilidade de prestígio, incluindo Cleantech North. A gama da marca inclui não apenas scooters elétricos, mas também SUVs, ATVs, scooters, ciclomotores e outros equipamentos.
Nova Bus (1979-Presente)
Esta montadora da cidade canadense de Saint-Eustache (Quebec) existia originalmente como uma fábrica, que foi inaugurada pela General Motors em 1979. A marca com o nome atual surgiu em 1993. O fundador foi a Nova Quintech, que comprou a divisão Dial Corporation. Desde 1998, a marca é propriedade da Volvo Corporation. Em 2004, a Nova Bus tornou-se totalmente sua propriedade.
New Flyer (1930-Presente)
A marca surgiu em 1930 na cidade de Winnipeg (Manitoba) e produz ônibus da linha Xcelsior. Anteriormente, era chamado de Western Auto and Truck Body Works Ltd. Em 1937, a empresa começou a montar ônibus e em 1941 produziu o Western Flyer. Seu nome, que recebeu em 1948, serviu de nome para todo o empreendimento. Desde então, a fábrica automotiva produz ônibus de diversas classes. Ela passou por uma série de compras e vendas, então agora suas fábricas estão localizadas não só no Canadá, mas também nos Estados Unidos. No momento, a marca registrada pertence ao Grupo NFI.
Terradyne (2011-Presente)
A empresa canadense de fabricação de veículos blindados está localizada em Newmarket, Ontário. Produz carros blindados e vans especializadas para diversos serviços governamentais. Sua gama inclui veículos à prova de balas do governo e veículos particulares. Além disso, são apresentados com esta marca veículos de patrulha, polícia e polivalentes com blindagem.
Bombardier (1942-Presente)
Em 1942, o industrial Joseph-Armand Bombardier fundou a Bombardier Recreational Products, cujo nome foi gradualmente abreviado para uma abreviatura – BRP. A sede da empresa está localizada em Montreal (Quebec). Hoje é uma produção em larga escala, voltada para automóveis, motocicletas, motos de neve e quadriciclos. Ela aplica suas próprias inovações enquanto continua a ganhar prêmios de prestígio da indústria automobilística canadense. Os melhores exemplos deste empreendimento: um snowmobile da série BR180, dois tratores – um B12 de passageiro e um J5c de reboque.
Marcas de automóveis extintas
McLaughlin Automobile (1915-1918)
O fundador desta empresa é Robert McLaughlin, que a abriu em 1869 na cidade de Oshawa (Ontário). Ela representou o negócio de transportes e por muitos anos esteve envolvida na construção de carros para trens. Em 1907, o chefe da empresa voltou a focar-se na produção de automóveis, obtendo elevada rentabilidade. No auge de sua popularidade, ele comprou a Chevrolet Motor Company do Canadá e em 1915 a fundiu com seu antigo empreendimento. A fusão resultou em outra organização, que ele chamou de General Motors of Canada Limited. Desde então, a McLaughlin Automobile deixou de existir.
Gray dort Motors Logo (1915-1925)
Dim Dort Motors, fundada em 1855 por William Gray & Sons Company Ltd, não estava envolvida na indústria automobilística no início – era um negócio de transporte. Em 1900, ela passou a fazer corpos para a Ford para a fábrica de Walkersville. E cinco anos depois, ela começou a produzir automóveis de passageiros, fundindo-se com a Flint. Seus carros de estreia foram o Touring Model 5 e o Model 4. Roadster.Então veio um período de crise que ela não conseguiu superar e em 1925 ela parou de trabalhar. A empresa estava localizada em Chatham (Ontário).
ZENN Motor Company (1993-2010)
Inicialmente a empresa se chamava GoodCars e imediatamente se concentrou na fabricação de veículos ecologicamente corretos – carros de baixa velocidade e veículos elétricos. Este é precisamente o objetivo definido por Ian, Marek e Probyn “Bunny”, que o abriu em 2000. Seu nome atual é ZENN, um acrônimo para Zero Emission Noise. Todos os produtos de transporte desta empresa são baseados nesta tecnologia.
Dynasty Electric Car Corporation (2001-2018)
A fabricante de veículos elétricos comerciais leves, recreativos e urbanos oferece versões em miniatura com autonomia de até 50 km e velocidade de 40 km por hora. Foi fundada em 2001 para a produção de veículos de baixa velocidade. Em 2018, a empresa paquistanesa Karakoram Motors anunciou a compra de uma fábrica que planeja realocar para o Paquistão.
Allard Motor Company (1945-1958)
Allard Motor Company conseguiu produzir cerca de 1900 unidades de veículos durante 13 anos de sua existência. Seu criador, Sydney Allard, sempre foi apaixonado pela indústria automotiva. Primeiro, ele fez modelos de corrida off-road e depois começou a modificar os carros Ford. Durante esse tempo, o desenvolvedor acumulou muitas peças de reposição que foram úteis após a guerra, quando ele fundou sua própria empresa. O negócio estava indo bem, reabastecendo o mercado automotivo com carros esportivos promissores. Em um esforço para expandir a linha, Allard começou a produzir sedãs e microcars de oito lugares. Mas não importava o que fizesse, ele não conseguia contornar os fabricantes de marcas mais baratas e tecnológicas. A empresa fechou fábricas no final dos anos 1950. Ela foi lembrada pelos motoristas por seu logotipo oval vermelho com uma inscrição branca “ALLARD” dentro.
Orion Bus Industries (1975-2013)
A Orion Bus Industries fabrica ônibus que são fabricados com a marca Orion desde 1975. Há sete gerações de veículos que diferem em características básicas. Nos primeiros anos, o fabricante se chamava Ontario Bus and Truck, Inc., e depois de 2006 – DaimlerChrysler Commercial Buses North America. Devido ao rebranding, seu logotipo estava em constante mudança. Os ônibus Orion tinham um crachá com letras azuis (nome do modelo), ao lado do qual havia uma linha curva.
Studebaker (1852 1967)
Os primeiros Studebakers eram carruagens elétricas. Eles popularizaram a empresa de forma que ela pudesse aumentar sua capacidade de produção para produzir até 180.000 carros por ano. Mas na década de 1950. a empresa tornou-se não competitiva e foi forçada a fundir-se com a Packard Motor Car Company. A união deles foi malsucedida: a organização unida estava à beira da falência. Em 1967, a marca Studebaker, como parte da Wagner Electric, formou a Studebaker-Worthington. Enquanto estava sozinho, ele tinha seu próprio logotipo: as letras “Studebaker” manuscritas em um paralelogramo preto na roda com raios.
Suzuki Canada Inc. (1973-2013)
Suzuki Canada Inc. É uma empresa fundada em 1975 como subsidiária da empresa japonesa Suzuki Motor Corporation. No início da sua actividade, dedicava-se à venda de motociclos, contando com um quadro de pessoal apenas três dezenas de pessoas. Em seguida, a empresa começou a produzir motores fora de borda, ATVs e motocicletas. Além disso, Suzuki Canada Inc. venda de reboques, caminhões e automóveis usados e novos no mercado atacadista. Seu logotipo continha um grande “S” estilizado em vermelho.
O Canadá tem sua própria empresa de automóveis?
Existem poucas montadoras próprias no Canadá, mas elas existem (ou existiram antes). Estes incluem, por exemplo, Bricklin Motorcars Ltd., Conquest Vehicles, Felino, HTT Automobile, Intermeccanica / Electra Meccanica, Magnum Cars, McLaughlin Motor Car Company, Meteor, Prevost Car, Russell Motor Car Company.
Quais montadoras estão no Canadá?
As fábricas de montagem de montadoras estrangeiras dominam no Canadá: Toyota, Honda, General Motors, Ford e Fiat-Chrysler. Lá também há empresas nacionais, mas não tantas.
Quais veículos são feitos no Canadá?
No Canadá, são produzidos ônibus, caminhões, veículos leves, bem como veículos blindados especiais, veículos elétricos e carros esportivos. Ao mesmo tempo, muitas empresas nacionais fornecem automóveis apenas para o mercado interno do país.
Qual é o carro famoso do Canadá?
Se falamos de carros populares entre os canadenses, o primeiro colocado com certeza será o Honda Civic. Entre os novos modelos, o líder em termos de vendas é o Ford F-Series.