A indústria automotiva brasileira é representada principalmente por empresas regionais e submarcas de empresas internacionais. Vamos dar uma olhada em sua história e características de identidade visual.
1. Troller
A empresa brasileira Troller foi fundada em 1995 em Horizonte (Ceará). Ela é especializada principalmente em crossovers. Também na gama de sortimento existem algumas picapes, caracterizadas por uma maior capacidade de cross-country. Desde o momento do registro da empresa até os dias atuais, 4 modelos de carros em operação hoje foram desenvolvidos em sua linha de produtos.
O logotipo da empresa é baseado em um quadrado vermelho com cantos arredondados. Dentro dele está a letra “T”, para a qual uma fonte branca é selecionada. Ao mesmo tempo, a própria carta é dividida em 2 partes simétricas, dispostas verticalmente em posição de espelho uma em relação à outra.
Para a marca nominativa que contém o nome completo da empresa, são usadas todas as letras maiúsculas em vermelho. A fonte romana parece confiante e convincente.
No geral, o contraste criado pela combinação de vermelho e branco confere ao logotipo seu brilho e apelo visual.
2. Volkswagen Gol
A marca do carro brasileiro Volkswagen Gol, desenvolvido por especialistas da Volkswagen, que está em produção desde 1980. A singularidade deste carro pode ser chamada pelo fato de ter sido criado especificamente para o mercado brasileiro, assim como para a América do Sul.
O carro tornou-se imediatamente popular devido a várias das suas vantagens. Primeiro, era compacto e manobrável. Em segundo lugar, o equipamento básico era bastante adequado para os usuários, pois era bastante confortável para eles. O mesmo logotipo da Volkswagen foi usado como ícone – no formato que era relevante na época. O conceito reconhecível, onde as letras “V” e “W” estão localizadas uma sobre a outra, encerradas numa moldura circular, lembram a pertença desta marca automóvel ao gigante da indústria a que pertence.
3. Agrale
A empresa sul-brasileira Agrale tem uma história bastante impressionante, desde que surgiu no mercado em 1962. No futuro, a empresa conseguiu ampliar sua gama de produtos, pois inicialmente se concentrava na fabricação de equipamentos para agricultura. Simplificando, eles eram tratores.
No futuro, a gama da empresa foi reabastecida com caminhões e ônibus. Havia até motocicletas na faixa.
O logotipo da empresa atual é baseado em um triângulo vermelho. Este é um “A” bem estilizado que parece um elemento visual elegante e, ao mesmo tempo, lembra de forma convincente o nome da empresa. Apesar de haver muito vermelho neste logotipo, as áreas vazias dentro da letra criam o equilíbrio necessário e “iluminam” visualmente o emblema.
Abaixo do triângulo está o nome da empresa, representado em letras maiúsculas pretas inclinadas. Esses formatos de fonte são bastante comuns entre as montadoras, pois lembram a dinâmica que um bom carro pode dar ao seu dono.
4. Fábrica Nacional de Motores
Hoje, a empresa não existe mais, mas a história da Fábrica Nacional de Motores foi bastante longa e convincente. O sortimento da empresa era bastante grande, pois não se concentrava apenas em carros. Além de caminhões médios e carros compactos, havia muitas outras coisas na linha de produtos – até motores de aeronaves.
Até 1973, a empresa era propriedade de outra grande empresa – a fabricante italiana Alfa Romeo. Inicialmente, assumiu-se que esses carros seriam produzidos.
A Fabrica Nacional de Motores recebeu o seu logótipo da Alfa Romeo, pelo que a semelhança da identidade visual das marcas não é acidental.
O emblema consiste em um círculo azul em uma ampla moldura vermelha. Em ambos os lados há molduras amarelas, que são menores em espessura. No interior, o nome da empresa está escrito em letras pequenas em uma fonte vermelha exclusiva, que cruza o logotipo horizontalmente e se funde com a moldura vermelha em dois lugares. Este elemento divide a cobra verde em duas partes, cujos motivos são emprestados do logotipo da Alfa Romeo. É nos motivos mencionados que as identidades das empresas se cruzam. E no conceito geral, os logotipos são semelhantes.
O logotipo parece poderoso, apela visualmente às tradições e é amplo em termos de significado. É uma pena que o empreendimento em si não tenha durado no mercado até hoje.
5. Marcopolo
A história da Marcopolo é bastante sólida, foi fundada em 1949 no Sul do Brasil. A empresa atua até hoje, sendo a maior fabricante de ônibus e trólebus do país.
O logotipo da empresa evoca imediatamente emoções otimistas devido ao seu design bem-sucedido. O emblema é decorado com um ornamento floral. Dentro há um círculo laranja e ao redor dele ao redor do perímetro há semicírculos pretos. E tudo isso também está dentro do emblema redondo.
Abaixo deste elemento redondo brilhante há uma marca com o nome da empresa. Fonte itálica preta usada.
O logotipo parece geralmente muito expressivo e reconhecível. Isso significa que os especialistas em identidade visual atingiram seu objetivo.
6. Santa Matilde
A empresa brasileira de engenharia Santa Matilde produziu o famoso carro de mesmo nome entre 1977 e 1978. Os desenvolvedores fizeram um bom trabalho, porque todo o design, além do motor, é único. E o motor é emprestado de um carro Chevrolet.
O emblema da marca tem formato semelhante a uma ponta de flecha, pois possui formato triangular e fundo curvo. Anteriormente, dentro dele estavam as letras “S” e “M”, para as quais uma fonte estilizada especial era usada, fazendo com que seus topos se curvassem para cima, graças ao qual as letras maiúsculas do nome da marca pareciam bastante orgânicas no conceito geral do logotipo .
A combinação de cores azul e cinza no emblema parece calma e confiante. Graças a isso, as ideias de estabilidade e confiabilidade são transmitidas através do logotipo, o que é importante para uma empresa desse setor.
7. JPX
A empresa JPX não está mais funcionando hoje. Esteve no mercado entre 1992 e 2002. Apesar do tempo relativamente curto de operação, a empresa conseguiu produzir um modelo de carro único chamado JPX Montez. O SUV é conhecido por ter passado por várias modificações. Mesmo a versão do exército de tal máquina viu o mundo. Portanto, os clientes da empresa tinham muito para escolher um carro de acordo com suas necessidades.
No logotipo desta marca, como no caso anterior, você pode ver uma combinação bem-sucedida de cores cinza e azul. A forma do logotipo é oval, localizada horizontalmente. No seu interior encontra-se uma abreviatura do nome da empresa em letras cinzentas sobre fundo azul. Apesar do fato de que uma fonte sans-serif bastante simples é escolhida, letras grandes parecem confiantes e convincentes.
8. Lobini
A empresa de automóveis Lobini foi fundada em 1999. Infelizmente, durante sua existência, a empresa não conseguiu causar um grande impacto em seu segmento de mercado. Mas, no entanto, a empresa foi lembrada por um modelo de carro. Era o carro H1, um poderoso carro esportivo, que foi montado com peças de outras marcas.
Este carro foi produzido em pequenas quantidades. O emblema do carro parece bastante pretensioso. A cabeça de um lobo sorridente é retratada dentro de um oval localizado horizontalmente em uma borda prateada com gradiente e reflexo. O preto é escolhido para isso, e o contorno também é delineado em prata. Abaixo da imagem do lobo está o nome da empresa. Ele usa fonte preta. Um elemento único são os rastros deixados pelas pontas das letras – como se estivessem em movimento e congelados em desaceleração. Dado que estamos falando de um carro de corrida, o logotipo é lógico e justificado. Embora para outro transporte possa ser desafiador.
9. Neobus
A fabricante de automóveis Neobus foi registrada em 1996. Pelo nome já fica claro que a principal especialização da empresa é a produção de ônibus. A empresa não possui empreendimentos próprios de grande porte, o que, no entanto, não a impede em nada de trabalhar com eficiência em seu setor. A maioria dos veículos que fazem parte da linha de produtos Neobus são baseados em outras marcas de automóveis – por exemplo, a mundialmente famosa marca Mercedes, bem como a empresa brasileira local Agrale.
Quanto à forma jurídica da empresa, esta não é uma empresa independente, pois é de propriedade de outra empresa – a já mencionada Marcopolo.
Neobus não possui nenhum emblema separado. Normalmente, uma marca nominativa é usada na forma do nome da empresa, escrito em letras maiúsculas esticadas em azul. Às vezes a cor muda. Um emblema também pode ser usado, onde a letra maiúscula do nome da empresa está em uma moldura de forma bastante interessante. Em geral, obviamente, os designers não se importavam muito com o logotipo.
10. Puma
A trajetória da Puma no mercado é muito interessante. Foi fundada originalmente em 1963. No entanto, em 2007, ocorreu uma mudança na vida do empreendimento, que foi transferido para a África do Sul. Apesar de uma mudança tão radical de localização, o conceito da empresa permaneceu o mesmo. A sua gama de produtos é baseada em carros pequenos com alto desempenho. Existem também camiões ligeiros, mas esta não é a gama de produtos chave desta empresa.
O emblema preto retangular apresenta uma cabeça de puma amarela. Os raios vão dele em direções diferentes. Na parte inferior você pode ver o nome da marca escrito em fonte preta reta.
Particularmente notável é como exatamente o puma é retratado. A expressão gritante do “rosto” transmite a confiança e as grandes ambições da empresa. Considerando que ela se adaptou ao novo local, justifica-se tal candidatura por um bom potencial.
11. Engesa
A empresa existe em seu segmento de mercado há 30 anos. Ou seja, a Engesa operou de 1963 a 1993. A gama de veículos desta empresa era de grande escala, mas, no entanto, o foco principal da empresa era em veículos militares. Em geral, a gama de produtos da empresa era impressionante, pois produzia até tanques. Eles foram usados pelos militares dentro do país, e equipamentos semelhantes também foram exportados.
Dentro do emblema redondo com um contorno preto estão duas letras grandes “E”. Seu arranjo é bastante interessante, pois são fundidos entre si. Abaixo desta parte do logotipo está o nome da empresa. Letras pretas também são escolhidas para isso. Apesar do fato de que apenas o preto é usado no logotipo, ele não parece primitivo ou muito simplista. Uma técnica visual bem-sucedida com duplicação da letra maiúscula torna este logotipo reconhecível.
12. Chamonix NG Cars
A Chamonix NG Cars foi fundada em 1981. A sede está localizada em São Paulo. As letras “NG” no nome indicam “nova geração”, o que obviamente transmite o desejo da empresa de refletir as inovações produtivas em seu trabalho. O fundador da empresa é Milton Mastegin, que trabalhou anteriormente para a empresa Puma mencionada anteriormente. Seu parceiro neste caso foi Chuck Beck.
O sortimento foi baseado em réplicas de carros Porsche. E para sua fabricação, foram utilizadas tecnologias da Volkswagen. Em 1982, começaram a ser produzidas réplicas do Spyder 550. Era um carro chique de carroceria aberta que tinha muitos adeptos. O ano de 1985 foi marcado pelo lançamento do conversível Super 90, que copiou um dos famosos modelos da Porsche.
O logotipo da empresa é bastante complexo visualmente e semanticamente, pois é composto por muitos elementos. É feito na forma de um escudo com um contorno prateado. O espaço interno é dividido em células. É distribuído diagonalmente em 2 zonas. Um deles é prata, o outro é dourado. Há elementos dourados em cinco células pretas sobre fundo prateado. Remotamente, essa combinação até evoca associações sobre a tela para jogar batalhas navais. Na parte superior do logotipo há uma faixa preta contendo o nome da empresa.
A complexidade e a capacidade de reconhecimento do logotipo neste caso funcionam como um plus, aumentando o reconhecimento da marca.
13. TAC-Tecnologia Automotiva Catarinense
A corporação automotiva TAC-Tecnologia Automotiva Catarinense foi fundada em Joinville em 2004. No entanto, a usina começou a funcionar um pouco mais tarde, já que estava em construção por mais 4 anos. Depois disso, o carro TAC Stark saiu. Este evento foi possível graças à cooperação com a Datasul de Portugal. E em 2015, a fábrica foi adquirida pela empresa chinesa Zotye.
O emblema em forma de escudo é bem adequado para a marca SUV. Ele descreve algo vagamente parecido com uma espada com partes alongadas do cabo. E se você olhar literalmente – então apenas um tridente, localizado com partes afiadas para baixo.
Você pode ver opções onde o logotipo combina as cores preto e branco. E no carro, o emblema é feito na cor metálica, pelo que fica ainda mais impressionante.
14. VLEGA Gaúcho
Este é o nome de um veículo de desenvolvimento conjunto argentino-brasileiro, destinado ao uso das forças armadas. É usado para entrega de carga, ambulância, bem como em operações especiais.
A máquina pode suportar até 600 kg de peso. Uma distância entre eixos potente e um design bem pensado contribuem para o sucesso da operação. Durante o desenvolvimento do automóvel, na fase de projeto, foram tidos em conta cerca de 60 requisitos para que no final este veículo cumprisse as tarefas que lhe foram atribuídas. E embora este veículo não tenha um logotipo, isso não o torna menos reconhecível.
15. Avibras Indústria Aeroespacial
A empresa brasileira Avibras Indústria Aeroespacial dificilmente pode ser chamada de fabricante de automóveis no sentido tradicional da palavra. O portfólio de produtos da empresa gira em torno da indústria de defesa e abrange uma variedade de áreas, desde eletrônicos especiais até mísseis.
A empresa também é conhecida por seus veículos blindados. Por exemplo, estes são veículos blindados AV VBL 4×4, que são usados ativamente pelo exército da Malásia. Assim, eles são exportados com sucesso. Outro veículo blindado brasileiro é o modelo Guara 4×4.
O logotipo da empresa é bastante compreensível e previsível, quanto à sua área de atuação. É bastante lógico que uma empresa que atua na indústria de defesa use símbolos reconhecíveis em seu emblema, o que indica tal afiliação. O cartucho voando para cima nas cores azul e branco, dividido em 4 setores, chama a atenção e parece convincente.
16. Mascarello Carrocerias de Enibus
A empresa brasileira Mascarello Carrocerias de Ônibus produz ônibus. Ela está sediada em Cascavel, este é o estado do Paraná. Faz parte de um poderoso grupo de empresas agroindustriais e atua com sucesso em seu segmento da indústria automobilística brasileira. A escala da empresa é grande – são milhares de ônibus produzidos.
No emblema da empresa, você pode ver uma letra “M” estilizada dentro de um oval azul horizontal. É representado usando uma sombra metálica. Abaixo está um arco horizontal da mesma cor. E o fundo azul com um gradiente parece muito elegante. As bordas da letra seguem os contornos do oval, devido ao qual é criada uma ilusão visual de seu volume. Esse logotipo é espetacular e elegante. Apresenta bem a empresa e é lembrado.