A indústria automotiva austríaca tem uma história de desenvolvimento rica e única. É representado por uma combinação de duas áreas principais – diretamente a produção de carros, seus suprimentos e a fabricação de componentes para carros. A era da indústria automotiva austríaca foi aberta pela segunda empresa mais importante – Laurin & Klement, que produziu os primeiros 2 carros na Áustria em 1905.
Uma característica da indústria automotiva austríaca era a orientação para a exportação, devido a um mercado interno bastante pequeno. Mas seu clima favorável ao investimento e condições favoráveis ao desenvolvimento ainda tornam o país particularmente atraente para investimentos. Isso explica a velocidade de desenvolvimento da indústria automotiva no país e a colocação de suas capacidades aqui pelas maiores montadoras do mundo.
1. Custoca
Em 1966, Gerhard Höller fundou a pequena empresa privada Custoca para a produção e distribuição de veículos completos. A marca é conhecida por produzir vários carros esportivos populares e buggies de alto desempenho baseados no Volkswagen Beetle, que começou a ser produzido em 1972. A marca é conhecida por seus 1971 Hurrycane e Stratos. Antes de fechar em 1988, a empresa produziu 135 Stratos e mais de 100 Rushcanes. O logotipo da marca é representado pela versão em texto do nome da empresa. Letras sem serifa em negrito em amarelo claro, emolduradas por uma borda preta em negrito.
2. Denzel
Em 1948, Wolfgang Denzel, um piloto austríaco de carros de corrida com formação em engenharia, fundou uma empresa de mesmo nome para a fabricação de carros esportivos. Isso ocorreu devido à necessidade de criar um carro para suas próprias necessidades. Os primeiros modelos foram montados com base nos componentes Volkswagen Kübelwagen. Em 1952, foi desenvolvido seu próprio chassi leve, com base no qual, em 1957, foi desenvolvido o modelo 1300 Serien Super ou SS. Hoje, a Wolfgang Denzel AG vende apenas carros. O logotipo de texto mostra o nome da marca em uma fonte sans-serif minúscula.
3. Eurostar Automobilwerk GesmbH & Co. KG
A montadora austríaca Eurostar Automobilwerk GesmbH & Co. KG era uma subsidiária da DaimlerChrysler Corporation. A empresa foi fundada em 1990 como principal fabricante da Chrysler em Graz-Liebenau, Áustria. Em 2002, a marca passa a fazer parte da Magna Steyr Fahrzeugtechnik AG & Co. kg. Entre os modelos mais recentes da empresa estão o Chrysler Grand Caravan GK & GY, Voyager RG, PT Cruiser FY e FZ, PT Cruiser Cabrio JY e JZ. O logotipo da empresa segue o logotipo da marca Chrysler, demonstrando a semelhança da marca. Mas no círculo central o nome Eurostar é executado.
4. A. Felber & Co
A marca austríaca A. Felber & Co é conhecida pela produção de sidecars. A marca foi fundada em 1952 em Viena, Áustria. A empresa entrou na lista de montadoras graças ao seu microcarro de três rodas Felber Autoroller T 400 de 1952. Em 1954, a empresa modifica sua scooter e lança o cupê Felber Möve. Logo a produção de automóveis foi fechada. Seu logotipo era um sinal de asas desdobradas no centro das quais havia um círculo com uma imagem estilizada tradicional de uma gaivota voando e o nome do modelo. O logotipo T 400 tinha um símbolo de escudo no centro e, acima dele, em letras maiúsculas, como uma letra de mão, foi aplicado o nome da marca.
5. Graf & Stift
O fabricante de caminhões e ônibus/trólebus, a empresa austríaca Gräf & Stift, fabrica carros desde 1902. Era uma empresa familiar fundada pelos três irmãos Franz, Heinrich e Karl Gräf em 1893 para fabricar bicicletas. O primeiro foi o incomum Voiturette automotor de 1895. A marca funcionou até 2001, quando a MAN se tornou proprietária e renomeou a empresa. O logotipo era um triângulo obtuso estilizado com uma base curva. Tinha um preenchimento vermelho escuro e a letra “I” no círculo central, de onde irradiavam asas estilizadas.
6. KTM AG
O fabricante de automóveis austríaco – a marca KTM AG foi fundada em 1992 com base na KTM Sportmotorcycle AG de 1934. A empresa é de propriedade da Pierer Mobility AG e da indiana Bajaj Auto International Holdings BV. A principal direção de produção da marca são as motocicletas. Mas no final dos anos 90, a empresa adicionou a produção de carros, entre os quais a série de carros esportivos X-Bow – carros leves de dois lugares ganharam popularidade particular. O modelo tornou-se a primeira construção monocoque de fibra de carbono do mundo. O logotipo da marca é um monograma do nome de três letras em preto com uma inclinação direita em um fundo laranja brilhante.
7. Laurin & Klement
A marca de automóveis Laurin & Klement foi fundada no Império Austro-Húngaro em 1895 por Vaclav Laurin e Vaclav Clement. Em 1925, foi adquirida pela empresa checa Akciová společnost, dříve Škodovy závody de Mlada-Boleslav, tornando-se mais tarde a conhecida empresa checa Škoda. Começando com a produção de bicicletas e motocicletas, a marca em 1905 lançou seu primeiro carro – Laurin & Klement A ou Voiturette Tipo A. A marca produziu um modelo de massa B, B2, F, FC, FF. Entre eles estavam dois e quatro lugares, com os corpos de um faetonte, uma limusine, um landau, uma van, um ônibus e uma ambulância. O logotipo da marca foi colocado na grade do radiador e era o nome da empresa em letras maiúsculas.
8. Ledl
A Ledl Ges.mbH é uma empresa austríaca que se deu a conhecer na indústria automóvel com o lançamento de um buggy em 1973, a Günter Ledl foi fundada. Com sede em Tattendorf, a empresa começou a fabricar buggies. O primeiro modelo foi o Hippo Racing Ledl. O modelo Siva trouxe a maior fama para a marca. Desde 1981, a marca iniciou a produção da primeira série Ledl AS, que foi descontinuada em 1987 devido a mudanças na legislação. Os buggies foram produzidos até 1994, quando a marca mudou para acessórios automotivos. O logotipo da empresa é o nome da marca em letras maiúsculas pretas em negrito em um fundo laranja brilhante.
9. Libelle Fahrzeugbau- und Vertriebsgesellschaft GmbH
A fábrica austríaca Libelle Fahrzeugbau- und Vertriebsgesellschaft GmbH conquistou seu lugar na lista dos fabricantes de automóveis nacionais graças ao seu sidecar de três rodas – uma auto scooter para todos os climas. Foi produzido de 1952 a 1954. A produção foi realizada em Innsbruck. 40 carros foram produzidos. Com isso, foi encerrada a conexão da planta com a indústria automobilística. O logotipo – o nome da marca, estava localizado no lado direito da frente. Feito na forma de uma inscrição feita à mão, era bem lido e fácil de lembrar.
10. Magna Steyr AG & Co KG
A montadora austríaca Magna Steyr AG & Co KG até 2001 fazia parte do conglomerado Steyr-Daimler-Puch. É uma subsidiária da canadense Magna International. Tendo conquistado a independência graças à participação direta de Frank Stronach, a marca estabeleceu sua sede na Graça austríaca. Em 2002, a empresa compra a DaimlerChrysler. Erhard & Söhne é incorporada à empresa em 2010. Em 2016, a marca é adquirida pela Telemotive AG. O logotipo da empresa é representado por um letreiro em forma de letra M C estilizada com um ponto vermelho sobre o preto, feito em preto e o nome completo da marca em cinza.
11. ÖAF
A empresa austríaca Österreichische Fiat-Werke Aktiengesellschaft foi fundada pela fábrica de Turiner Fiat juntamente com o Banco Anglo-Osterreichische em 1907 como uma oficina. A empresa estava localizada em Wien-Floridsdorf. Durante sua existência, a marca vem produzindo carros e caminhões. Produziu ônibus, motores para diversos fins. Entre os modelos da marca estão o carro de passeio Austro-Fiat 9/32 de 1923, caminhões ÖAF Tornado 16, OAF Tornado 19, OAF Guzar e até um tanque com rodas. Desde 1993, a venda de carros foi transferida para a AC Austro-Car. A marca escolheu um leão mítico e uma abreviação de texto do nome das três primeiras letras como logotipo.
12. Puch
A empresa de fabricação automotiva Puch foi fundada em 1899 por Johann Puch em Graz, na Áustria. Sendo uma subsidiária da Steyr-Daimler-Puch, a marca produzia não apenas carros, mas também bicicletas, ciclomotores e motocicletas. Em 1906, o Puch Voiturette foi lançado e, em 1910, começou a produção de sedãs para os Habsburgos. Nos anos do pós-guerra, a marca produz o carro pequeno Puch 500 e Steyr-Puch Haflingers, bem como o vencedor do Campeonato Europeu – 650 TR II. Em 1970, o veículo todo-o-terreno Steyr-Puch Pinzgauer. Como logotipo, foi desenvolvido um letreiro em forma de círculo preto, no qual o nome da marca foi aplicado em tipografia branca na parte superior. Abaixo havia um escudo heráldico em um padrão xadrez branco-verde.
13. Rosenbauer Group
O fabricante austríaco de veículos especiais – o Rosenbauer Group é conhecido como o maior fabricante mundial de equipamentos especiais – em particular, caminhões de bombeiros. Fundada em 1866 e sediada em Leonding, a empresa fornece bombeiros para bombeiros em mais de 100 países ao redor do mundo. A marca foi fundada por Johann Rosenbauer em Linz. O primeiro carro de bombeiros saiu dos portões da fábrica em 1918. Entre os modelos mais famosos da marca está o Falcon 1985. O logotipo da empresa é conhecido em todo o mundo. Um sinal vermelho na forma de uma primeira letra maiúscula do nome da marca, a partir do qual a grafia completa do nome da marca em letras minúsculas é escrita em preto.
14. Steyr-Daimler-Puch
O maior conglomerado automotivo austríaco – Steyr-Daimler-Puch traça sua história de volta à Áustria-Hungria desde 1864. Começando com equipamentos militares, aeronaves e armas, a marca também incluiu carros em produção. A sede da empresa está localizada em Escada. Entre os modelos Steyr 120 mais famosos estão o super conversível (1935), bem como o veículo todo-o-terreno Pinzgauer 710M 4×4. A marca produziu Steyr VII 1926, Steyr XX 1930, Steyr 220 1939. O carro pequeno Steyr-Puch 500 DL, o caminhão Steyr 12S18 eram especialmente populares. O compartimento de carga foi vendido à MAN. O logotipo da marca era um sinal combinado da empresa Steyr e da marca Puch.
15. Tushek & Spigel Supercars GmbH
O fabricante de supercarros austríaco Tushek & Spigel Supercars GmbH é amplamente conhecido, cujo logotipo é representado por uma letra T estilizada de aço dentro de um triângulo em uma borda amarela brilhante. Sendo uma marca austro-eslovena (foi fundada em 2012 na Eslovénia e mudou-se para a austríaca Graz), foi o resultado da cooperação mútua entre o piloto esloveno Aljoša Tushek e o austríaco Jacob Carl Spigel. A Startup Tushek deu-se a conhecer após a apresentação do Renovatio T500 no Top Marques Monaco. Já em 2014, a marca apresentou seu novo modelo Tushek TS 600 e em 2018 – TS900.