Desde meados do século passado, a Ásia começou a alcançar a Europa e os Estados Unidos no campo da produção de automóveis. A indústria automobilística mais desenvolvida nos países do Sudeste Asiático, que incluem China, Japão e Coréia do Sul. As empresas locais começaram a construir carros de classe média usando mão de obra barata. Recentemente, as tendências mudaram, com veículos de luxo produzidos por marcas locais no mercado. Mas o que prevalece, como antes, são os modelos de mercado de massa.
O que são marcas de automóveis asiáticas?
A indústria automobilística asiática é representada por marcas de carros produzidos por empresas locais. É mais desenvolvido no sudeste da Ásia – principalmente na Coréia do Sul, Japão e China. Mas também há marcas de automóveis de outros países: Vietnã, Tailândia, Sri Lanka, Paquistão, Irã, Malásia, Emirados Árabes Unidos, Taiwan, Índia e Indonésia.
China
A China é uma das pioneiras na indústria automotiva e, portanto, líder na produção anual de automóveis de passageiros, caminhões e veículos comerciais. E embora nem todas as empresas chinesas possam competir com empresas estrangeiras, existem marcas bastante conhecidas neste país que não são inferiores aos concorrentes em qualidade ou tecnologia. Além disso, a indústria automobilística chinesa conseguiu dominar a fabricação de carros que atendem aos padrões ambientais europeus.
SAIC Motor (1955-Presente)
SAIC é o recorde absoluto de número de carros vendidos entre as montadoras chinesas. Ele não só produz veículos comerciais e leves, mas também tenta adaptá-los às tendências modernas. Por exemplo, esta empresa foi uma das primeiras a realizar o estudo e implementação de tecnologias inteligentes que deveriam simplificar o processo de condução.
Além disso, a SAIC está tentando popularizar o uso de novas fontes de energia, para as quais desenvolve modernos veículos elétricos e híbridos. Os principais modelos desse tipo são Roewe E50 e Baojun E100. Existem também vários projetos conjuntos com a Iveco, Volkswagen, General Motors e outros fabricantes estrangeiros.
Changan Automobile (1862-Presente)
“Confiabilidade testada pelo tempo” – é assim que se traduz o nome da empresa, que existe há mais de 150 anos e já produz carros de alta tecnologia há cerca de 40 anos. A Changan Automobile faz parte da empresa estatal de maquinários China South Industries Group e é especializada na fabricação de veículos de passageiros. Além disso, sua linha de produtos inclui SUVs e caminhões.
É um dos principais fabricantes chineses, conhecido por seu desenvolvimento tecnológico. Uma das inovações mais recentes é um carro com um sistema de direção autônomo moderno. No total, a empresa possui 180 laboratórios e várias dezenas de fábricas em diferentes países.
Chery (1997-Presente)
Em 1997, a Chery Automobile Company foi fundada na pequena cidade provincial de Wuhu. Em apenas alguns anos, a pequena empresa cresceu à escala de uma grande montadora, que entrou nos mercados de muitos países. Além disso, a fabricação de veículos nas fábricas da Chery não começou imediatamente, mas em 1999. Até 2001, a empresa era limitada em direitos por falta de licença e só podia fornecer táxis para funcionários locais.
A empresa deve seu sucesso à cooperação com os designers de automóveis Cavax, Pininfarina e Bertone, bem como com as empresas de design Mitsubishi Automotive Engineering e Lotus Engineering. E projetos conjuntos com as marcas mundialmente famosas Chrysler e Fiat ajudaram-na a aumentar o volume de vendas.
Geely (1986-Presente)
A empresa chinesa Geely é especializada na produção de veículos comerciais e de passageiros. Sua história está dividida em três épocas. A primeira teve início em 1997, quando a empresa iniciou a fabricação de vans. Antes disso, os principais produtos da Geely eram refrigeradores (desde 1986) e scooters (desde meados da década de 1990).
O fabricante agora possui várias grandes divisões e cerca de uma dúzia de marcas, incluindo Volvo, uma marca adquirida da Ford em 2010. A empresa está sediada em Hangzhou e possui fábricas em diferentes países. No que diz respeito ao nome Geely, é uma variante do nome original Jílì, que se traduz como “auspicioso”.
(1969-Presente)
O predecessor da Dongfeng Motor é a Second Automobile Works Co., Ltd., fundada em 1969 e iniciando a produção de carros em meados de 1975. No final de 1975, recebeu um novo nome – Dongfeng, que significa “Vento Leste”. Se o primeiro veículo da empresa era militar, o segundo caminhão pesado modelo EQ140 5t marcou a transição para veículos civis.
Em 1987, a empresa alcançou sucesso, tornando-se um dos três maiores fabricantes de caminhões em todo o mundo. E em 2006 foi montada nas suas fábricas a décima milésima carrinha Ruiqi. Por suas muitas realizações, a empresa recebeu prêmios na China e no exterior. Seus últimos desenvolvimentos incluem veículos elétricos e a gás natural.
FAW (1953-Presente)
O nome ampliado FAW soa como First Automotive Works e se justifica plenamente, pois foi com essa empresa que começou a história da indústria automobilística chinesa. Ela construiu a primeira fábrica de automóveis na RPC, onde iniciou a produção de veículos em 1958. Agora, a empresa automobilística mais antiga fabrica carros e carros pequenos, ônibus, SUVs e caminhões de várias tonelagens.
BAIC (1988-Presente)
A BAIC é uma empresa estatal com uma ampla gama de produtos. Fabrica veículos militares, caminhões leves, ônibus, equipamentos de construção e agrícolas. Além de veículos comerciais, a empresa produz veículos elétricos e automóveis de passageiros com motores a gasolina. As marcas subsidiárias da BAIC incluem Foton Motor, BJEV, Beijing Automobile Works, BAIC Motor.
Índia
A indústria automobilística da Índia ocupa o sexto lugar no mundo. Neste país, a indústria automotiva é um dos setores mais importantes da economia: sua participação no PIB é superior a 7%. Os fabricantes locais estão exportando ativamente veículos de quatro e duas rodas, e a participação nas vendas no exterior está crescendo visivelmente a cada ano. Os principais produtos são automóveis de passageiros. Mas também existem marcas populares de veículos comerciais indianos, como a Tata.
Mahindra & Mahindra (1945-Presente)
Mahindra & Mahindra existe há mais de 7 décadas e abrange setores desde a indústria aeroespacial até a fabricação de ônibus. Mas antes era um negócio de aço comum, aberto em 1945 por empreendedores empreendedores. Muitos anos atrás, o primeiro caminhão indiano foi lançado sob a marca Mahindra, e agora veículos comerciais modernos, picapes, veículos elétricos e outras formas de transporte estão sendo fabricados.
Tata (1945-Presente)
A Tata Motors é propriedade da Tata Group Corporation, que recebeu o nome de Jamsetji Nasarwanji Tata. A empresa automobilística remonta a 1945 como fabricante de locomotivas. Seu sortimento atual é muito mais amplo e inclui veículos de diferentes marcas, incluindo Land Rover e Jaguar. A empresa Tata é conhecida como a criadora do protótipo do veículo aéreo e a desenvolvedora do carro mais barato do mundo – o subcompacto hatchback Nano.
Japão
A indústria automobilística japonesa é famosa em todo o mundo por sua alta capacidade de fabricação e qualidade consistente. Ao mesmo tempo, cinco empresas automotivas se destacam no país: Suzuki, Mazda, Honda, Mitsubishi e Toyota. São líderes geralmente reconhecidos que não só entraram no mercado doméstico da RPC, mas também abriram muitas subsidiárias em diferentes países.
Toyota (1937-Presente)
A história da Toyota começou com a fabricação de máquinas têxteis e terminou com uma pequena empresa privada se expandindo à escala de uma empresa automotiva global. Mais de 85 anos se passaram desde que a empresa lançou seu primeiro carro. Muito mais tecnologia é usada nos modelos modernos, mas o principal foi preservado: o desejo da Toyota de progresso e prestígio.
Honda (1948-Presente)
Honda é outra velha preocupação japonesa. Esta montadora surgiu em 1946 graças aos esforços de um engenheiro projetista que iniciou atividades científicas. Os primeiros produtos da empresa foram motores e ciclomotores de baixa potência. Os carros entraram no sortimento muito mais tarde: no início eram vans, e depois – carros de corrida. Agora, a gama de modelos é dominada por carros esportivos de alta velocidade.
Nissan (1933-Presente)
A Nissan era anteriormente chamada de Dat Jidosha Seizo porque seu negócio principal era fabricar carros com a marca Datsun. Em seguida, os gestores reorientaram a empresa para a produção de automóveis de passageiros (em 1931) e deram-lhe um nome atual (em 1934). A Nissan decidiu não limitar a gama de modelos, por isso oferece uma ampla gama de veículos – de SUVs a carros pequenos.
Suzuki (1909-Presente)
A primeira especialização da Suzuki foi a indústria têxtil, que desenvolveu com sucesso de 1909 ao início dos anos 1950. Mas com a crescente popularidade da indústria automotiva, a empresa mudou da fabricação de teares para a produção de veículos pequenos. Ao longo de sua história, conseguiu mudar vários nomes, adquirir uma subsidiária da Maruti Suzuki India e aumentar a produção a níveis recordes.
Lexus (1983-Presente)
Lexus é um projeto de sucesso da Toyota Motors Corporation, cuja criação foi tomada pelo próprio dono da empresa em uma das reuniões secretas. Isso aconteceu em 1983. Além disso, a Lexus foi concebida como uma marca de carros de luxo, que produzirá modelos Toyota de prestígio para exportação principalmente para os Estados Unidos. Mas crossovers de luxo, SUVs e carros de passageiros rapidamente se tornaram populares em todo o mundo.
Mazda (1920-Presente)
Fundada em 1920, a primeira especialização da Mazda foi a cortiça. Mas mudou suas prioridades e, 11 anos após sua estreia no mercado nacional, passou a produzir scooters de três rodas. No pós-guerra, o transporte de cargas começou a sair das esteiras e os carros surgiram apenas na década de 1960. Agora, a gama Mazda se expandiu para incluir microônibus, ônibus, roadsters, pickups, crossovers e carros esportivos, o que demonstra seu desenvolvimento constante.
Mitsubishi (1970-Presente)
A indústria automobilística A Mitsubishi foi no passado uma empresa de reparação e construção naval, porque na altura em que surgiu (1873), a indústria automóvel ainda não existia. O primeiro carro de produção do fabricante, o Modelo-A, apareceu em 1917. Mas a guerra impediu a Mitsubishi de continuar no caminho escolhido, então a produção de carros foi interrompida. Ele foi renovado apenas em 1960. Desde então, a gama de equipamentos se expandiu significativamente e inclui uma ampla variedade de veículos – desde carros compactos e hatchbacks até caminhões pesados e ônibus.
Coreia do Sul
Os carros sul-coreanos são a personificação da segurança, confiabilidade e tecnologias modernas de nosso próprio design e design europeu. Isso é confirmado por diversas classificações mundiais, que reconhecem o país asiático como um dos líderes da indústria automotiva global. A lista de marcas é bastante limitada em comparação com a China ou o Japão, mas isso é compensado por uma grande seleção de modelos em diferentes categorias de preços.
Hyundai (1967-Presente)
A primeira fábrica de automóveis Hyundai foi construída no final dos anos 1960. em Seul, onde a sede da empresa ainda está localizada. Antes, o principal negócio era a construção de navios. A exportação de automóveis começou em 1976, quando a marca Hyundai alcançou reconhecimento no mercado interno sul-coreano. Uma nova era na história da montadora foi marcada pela compra de uma participação na Kia Motors Corporation, o que gerou expressivo crescimento econômico.
Kia (1944-Presente)
A Kia Corporation é uma popular fabricante de automóveis sul-coreana que, no início de sua atividade, estava envolvida na fabricação de veículos de duas rodas: primeiro bicicletas e, em seguida, scooters. Mais de 30 anos se passaram antes que a empresa entrasse no ramo automotivo. Seu primeiro carro, produzido em 1977, foi licenciado pela Mazda. Na década de 1990. A Kia começou a ter problemas financeiros, por isso parte de suas ações foi comprada pela empresa Hyundai.
Renault samsung (1994-Presente)
Os criadores da marca Renault Samsung são duas empresas: a francesa Renault (acionista majoritário) e o sul coreano Samsung Group (por meio de sua subsidiária Samsung Card). Além disso, a Renault nem sempre foi dona de uma joint venture: antes seu lugar era ocupado pela japonesa Nissan, que foi uma das cofundadoras desse projeto. Com a chegada da montadora francesa, a gama se expandiu significativamente. Agora inclui não apenas carros a gasolina, mas também carros elétricos modernos.
Outro
Nem todos os fabricantes de automóveis asiáticos estão baseados na China, Índia, Japão e Coreia do Sul. Outros países também têm suas próprias marcas, que são conhecidas, senão no mercado internacional, pelo menos no nível local. Entre elas estão a marca indonésia Esemka, a taiwanesa Luxgen, a Emirati W Motors, a Malaysian Perodua, a iraniana SAIPA e a Thai Rung Union Car. Eles são inferiores em popularidade às empresas globais, mas alcançaram resultados suficientes para ocupar um lugar na história da indústria automotiva.
Esemka (Indonésia)
A marca Esemka leva o nome da escola profissional SMK 1 Trucuk, cujos alunos montaram seu primeiro carro. A marca é propriedade da empresa privada PT Solo Manufaktur Kreasi, fundada em 2007. No início, a montadora se dedicava à fabricação de componentes de motores, depois passou para a produção de veículos urbanos e rurais. Seu recorde é de cerca de 12 mil carros por ano.
Luxgen (Taiwan)
Antes de criar a marca Luxgen, a Yulon Motor praticou por muitos anos montando carros de prestígio para Mercedes-Benz, Nissan, Mitsubishi e Chrysler. E em 2009, ele decidiu perseguir suas ambições e abriu uma nova divisão para produzir carros premium. Seguindo princípios de qualidade rígidos, a Luxgen usa componentes de marcas mundialmente famosas.
W Motors (Emirados Árabes Unidos)
Os carros W Motors são os carros esportivos mais famosos dos Emirados Árabes Unidos. A empresa que os produz foi originalmente estabelecida no Líbano, mas depois mudou sua sede para a cidade de Dubai. Foi fundada por várias empresas europeias, tendo investido milhões de dólares num projeto conjunto. Os produtos da W Motors são apresentados no segmento de luxo do mercado automobilístico. A exceção é o modelo Ghiath, projetado apenas para a Polícia de Dubai e não disponível para venda.
Zarooq Motors (Emirados Árabes Unidos)
A Zarooq Motors combina o artesanato europeu e a tradição dos Emirados para criar veículos de alta tecnologia para as ruas da cidade e terrenos desérticos. Seus supercarros exclusivos têm o nome da venenosa cobra da areia, considerada a mais rápida da Península Arábica. Afinal, os carros de luxo se posicionam como um dos mais rápidos do mundo.
Perodua (Malásia)
Perodua é a abreviatura de Perusahaan Otomobil Kedua, que monta carros em suas próprias fábricas. Ela não desenvolve os componentes principais, mas os toma da empresa japonesa Daihatsu Motor. A sede da empresa está localizada na cidade de Rawang. Os carros são vendidos principalmente em países asiáticos, embora a Perodua também os exporte para o mercado do Reino Unido.
Proton Holdings (Malásia)
A Proton Holdings é uma empresa bem-sucedida de meio estado da Malásia. Ela começou a desenvolver seus próprios carros na década de 1990 e, até então, estava atualizando os modelos populares da Mitsubishi. A forte mudança na taxa de câmbio ocorreu em 1996, após a compra da maior parte das ações da montadora britânica Lotus Cars Limited.
Naza (Malásia)
O conglomerado Naza tem muitos negócios, desde a distribuição de bicicletas até a venda de cigarros. Mas o setor mais desenvolvido é a produção de automóveis. Uma divisão chamada Naza Automotive Manufacturing é responsável por isso. Foi fundada em 2002 para fabricar veículos sob várias marcas, incluindo Naza. O fabricante está agora se concentrando nos carros Citroën, Peugeot e Kia.
SAIPA (Irã)
A segunda maior empresa do Irã chama-se SAIPA e se dedica à fabricação de veículos que vão desde automóveis e caminhões até ônibus. Foi criada em 1966 para construir modelos Citroën, mas a partir daí a SAIPA ganhou sua própria linha de veículos e seu próprio desenvolvimento tecnológico (motor). A empresa está atualmente produzindo carros sul-coreanos.
Iran Khodro (Irã)
Cerca de 70% de todos os veículos iranianos são fabricados pela Iran Khodro – uma empresa que foi fundada em 1962 e anteriormente se dedicava apenas à montagem de veículos. Agora assume todo o ciclo de produção e fornece uma ampla gama de veículos: caminhões e automóveis, ônibus, microônibus. As principais unidades industriais da Iran Khodro estão localizadas na cidade de Teerã.
United Auto Industries (Paquistão)
O mercado automotivo paquistanês é representado pela United Auto Industries, fundada em 1999. Sua linha inclui carros, caminhões, riquixás, motocicletas, scooters e empilhadeiras. Os veículos são produzidos com a marca UNITED. Para a fabricação de automóveis, a fabricante planejou cooperar com empresas chinesas.
Micro (Sri Lanka)
O nome Micro fala por si. Esta empresa é especializada em carros compactos: SUVs (Actyon), sedans (Impreza), hatchbacks (Panda). Ao mesmo tempo, ela tem carros de tamanho médio (Rexton II) e grande (Chairman W), fabricados em colaboração com a empresa sul-coreana Ssanyong Motors. Além disso, a linha inclui ônibus Duo Deck montados com componentes chineses.
Thai Rung Union Car (Tailândia)
A Tailândia também tem sua própria montadora – a Thai Rung Union Car. Não tem concorrentes porque é a única montadora nacional de automóveis do país. Seus criadores e proprietários são membros da família Phaoenchoke. A empresa não se limita a montar automóveis estrangeiros (Chevrolet, Nissan, Toyota, Isuzu) e produz os seus próprios modelos com a marca Thai Rung.
VinFast (Vietnã)
VinFast foi fundado pelo homem mais rico do Vietnã. O bilionário em dólares o criou em 2017 e, assim, lançou as bases para a indústria automobilística vietnamita. Antes, todos os carros disponíveis no mercado interno do país eram fabricados no exterior. Os estilosos crossovers e sedans VinFast são obra da Pininfarina. Eles combinam tecnologia alemã licenciada e design “bávaro”.
10 marcas de carros asiáticos mais populares nos EUA
O mercado automotivo dos Estados Unidos é dominado por marcas asiáticas, que estão substituindo gradualmente os fabricantes americanos. A maior demanda é por marcas japonesas que se mostraram bem em todo o mundo: Toyota, Honda, Nissan e outras. Eles são representados por modelos premium porque o governo dos EUA impôs restrições às exportações do Japão, o que obrigou o país asiático a fornecer apenas carros caros para a América. Entre as marcas sul-coreanas, Hyundai e Kia são populares entre os americanos. Todas as outras marcas que estão no top 10 pertencem ao Japão.
Quais marcas de automóveis são feitas na Ásia?
A lista principal de marcas de automóveis asiáticas inclui SAIC Motor, Chery, Geely, Dongfeng Motor, FAW da China, Mahindra & Mahindra, Tata da Índia, Toyota, Honda, Nissan, Suzuki, Lexus, Mazda, Mitsubishi do Japão, Hyundai, Kia, Renault Samsung da Coreia do Sul, Esemka da Indonésia, Luxgen de Taiwan, W Motors e Zarooq Motors dos Emirados Árabes Unidos, bem como muitas marcas de automóveis destes e de outros países asiáticos.
Quais são as 5 marcas de automóveis japonesas?
Existem muito mais de cinco marcas na indústria automotiva japonesa. Mas foram precisamente cinco deles que em 2021 concordaram em cooperar para o desenvolvimento de uma nova geração de aparelhos de telecomunicações. Estes são Toyota, Mazda, Suzuki, Daihatsu, Subaru. As três primeiras classificam-se no top 5 das melhores montadoras japonesas, ao lado da Honda e da Lexus.
Qual é o carro mais popular da Ásia?
Toyota Motor Corporation é líder em vendas no mercado automotivo na Ásia. Esta empresa japonesa é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo.
Qual marca de carro chinesa é a melhor?
Geely foi reconhecida como a melhor entre todas as marcas de automóveis chinesas, que está em primeiro lugar em termos de vendas há vários anos.