A Alemanha é o berço da indústria automotiva. Foi aqui que foi inventado o primeiro tipo de máquina térmica e surgiu o protótipo de uma máquina moderna. Em termos de produção de automóveis, o país fica atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China, ocupando o quarto lugar no ranking mundial. E suas marcas como Porsche, Volkswagen, BMW e Opel são conhecidas por sua alta qualidade consistente.
O que são marcas de automóveis alemãs?
Muitas marcas de automóveis alemãs são referência em qualidade, uma vez que os fabricantes alemães cumprem rigorosos padrões internacionais. Todos os nichos de mercado são preenchidos aqui: de carros ultraluxuosos a ônibus. Os representantes mais proeminentes da indústria são reconhecidos como Maybach, Porsche, Mercedes-Benz, BMW, Audi, Volkswagen, Opel, Alpina, Daimler.
Ultra luxo, marcas de carros luxuosos
Os fabricantes alemães deram grandes contribuições à indústria automotiva. Alguns deles apresentam uma grande seleção de modelos de luxo exclusivos, incluindo carros de luxo, conversíveis e supercarros. Cada marca tem seu próprio caráter e usa tecnologias proprietárias para atender aos rígidos padrões internacionais.
Maybach (1909-Presente)
Os carros Maybach são um símbolo de alto status social. Esta empresa foi fundada em 1909 pelo empresário Wilhelm Maybach e seu filho. Eles passaram do desenvolvimento de motores à produção de carros de luxo. Maybach como marca independente deixou de existir em 2002. Foi revivida após 11 anos, transformando-se em uma divisão chamada Mercedes-Maybach.
Porsche (1931-Presente)
A Porsche é conhecida como fabricante de roaders de luxo, conversíveis, supercarros e crossovers. Surgiu em 1931 e leva o nome de seu fundador, o designer tcheco Ferdinand Porsche. No início era uma empresa familiar, mas depois parte das ações foi para a Volkswagen. A Porsche está atualmente sediada em Stuttgart.
Mercedes-Benz (1926-Presente)
A Mercedes-Benz é uma divisão da empresa automotiva Daimler AG. Sua criação foi precedida pela fusão da Daimler-Motoren-Gesellschaft e da Benz & Cie. em 1926, a própria marca recebeu o nome de Benz Patent-Motorwagen e Mercedes. Em 2019, era a marca de automóveis mais cara do mundo.
BMW (1916-Presente)
A BMW foi oficialmente registrada em 1917. No período pré-guerra, ela se dedicava à produção de motores, depois mudou para motocicletas, foguetes, armas guiadas. O primeiro carro do pós-guerra, Bayerische Motoren Werke AG, foi lançado em 1951. Agora a marca é conhecida por seus carros esportivos e veículos elétricos.
Audi (1909-Presente)
Audi é a herdeira da empresa Auto Union e sucessora da empresa Audi Automobil-Werke, fundada em 1909. A marca foi batizada em homenagem a August Horch, que simplesmente traduziu seu nome para o latim. No mercado global, o fabricante é representado por crossovers, carros esportivos, conversíveis, roadsters, supercars e outros carros de prestígio.
Smart (1994-Presente)
A Smart é uma das subsidiárias do Grupo Mercedes-Benz Cars. Esta marca entrou no mercado em 1998 com o lançamento do Smart City-Coupe. Ela produz automóveis compactos de passageiros de uma classe especialmente pequena.
Marcas de mercado de massa
O mercado de massa no mercado automobilístico alemão é representado por marcas que se empenham em fazer carros de qualidade, independentemente de sua categoria de preço. Muitos fabricantes implantaram linhas de sucesso de máquinas de baixo custo, copiando e replicando modelos de renome mundial.
Volkswagen (1937-Presente)
Um dos iniciadores da marca Volkswagen foi Adolf Hitler, que exigiu o início da produção de carros baratos e confiáveis. Ferdinand Porsche fez vários protótipos para ele. A Volkswagen foi fundada um pouco mais tarde – em 1937. Agora está sediada em Wolfsburg e continua a liderar no segmento de mercado de massa, e suas vendas estão crescendo a cada ano.
Opel (1862-Presente)
A data oficial de criação da Opel é considerada 1862, mas o primeiro carro desta marca surgiu apenas em 1899. O facto é que o fundador da empresa começou com a produção de máquinas de costura e bicicletas e num primeiro momento nem sequer planeou para associar seu negócio a carros. A Opel atualmente é propriedade da fusão da Peugeot e da Citroen.
Borgward (1919-Presente)
O fundador da Borgward é o engenheiro e designer alemão Carl F. W. Borgward. Ele começou com a produção de componentes automotivos, depois passou para a produção de caminhões e carros de três rodas. A primeira versão da empresa existiu de 1919 a 1962 e foi fechada por falência. Em 2016, a preocupação da BAIC ressuscitou a marca, devolvendo-a ao mercado automóvel.
Marcas de carros esportivos
O mercado automobilístico alemão possui muitas marcas de carros esportivos que surgiram no século passado e nos anos 2000. Seus carros superpoderosos dirigem as pistas de corrida e ganham competições de prestígio. É um veículo leve, manobrável e de cross-country.
Apollo (2004-Presente)
A Apollo Automobil era anteriormente conhecida como Gumpert Sportwagenmanufaktur. Ele recebeu esse nome em 2004 em homenagem ao engenheiro Roland Gumpert, que queria criar um carro esportivo adequado para corridas de rua. A empresa foi liquidada em 2013, mas voltou três anos depois como uma subsidiária da Ideal Team Venture.
Artega (2006-Presente)
A Artega esteve no mercado automóvel apenas 6 anos (de 2006 a 2012), mas deixou para trás muitas tecnologias inovadoras que a Volkswagen utiliza agora. Durante toda a sua existência, produziu apenas um carro em duas modificações.
Melkus (1959-Presente)
Melkus é uma marca alemã de carros esportivos que remonta à RDA. Seu fundador é o piloto e designer de carros de corrida Heinz Melkus. Ele fez carros de fórmula e até ganhou três campeonatos. Então ele tinha uma linha de carros esportivos de estrada. A empresa foi dissolvida em 1986, mas os filhos de Heinz a trouxeram de volta à vida 30 anos depois.
Bitter (1971-Presente)
Bitter é uma marca premium de carros esportivos especializada em tuning de automóveis. O ex-piloto de corridas Erich Bitter a fundou em 1971, quando parou de trabalhar na Intermeccanica.
Isdera (1969-Presente)
A Isdera é uma empresa privada que fabrica carros esportivos personalizados. A única maneira de comprar um carro esporte desta marca é entrar em contato com seu chefe Eberhard Schulz. Ele participou do desenvolvimento de protótipos para a Mercedes-Benz e, após o cancelamento do projeto, fundou a Isdera GmbH.
Alta performance
Algumas marcas alemãs são altamente eficientes. Na maioria das vezes, subsidiárias de empresas bem conhecidas são representadas neste segmento de mercado. Por exemplo, as marcas BMW M e Alpina, que são propriedade da BMW AG.
BMW M (1972-Presente)
BMW M é a divisão de corrida da Bayerische Motoren Werke AG. Foi inaugurado em 1972 para funcionar com carros de alta velocidade e motores de automóveis. A fábrica da BMW M está localizada perto de Munique.
Mercedes-AMG (1967-Presente)
A divisão Mercedes-AMG representa a Mercedes-Benz na competição em produção, esportes e carros de corrida. Até 1999 era um estúdio de tuning com contrato com a Daimler-Benz e até 1990 era uma empresa independente.
Audi Sport (1983-Presente)
Audi Sport é um azarão no mercado automotivo. Sabe-se que existe desde 1983 e produz modelos exclusivos que não estão disponíveis para venda gratuita. Até 2016, a empresa se chamava Quattro GmbH.
Alpina (1965-Presente)
A Alpina dedica-se ao ajuste de carros BMW e os produz sob sua própria marca. Burkard Bovensiepen, o fundador da empresa, tentou conectar sua vida com máquinas de escrever, mas na década de 1960. decidiu fazer carburadores, virabrequins e outras peças.
Brabus (1977-Presente)
O estúdio particular de tuning Brabus modifica as carrocerias e motores de carros, principalmente Mercedes-Benz. Seus crossovers e sedans quebraram vários recordes mundiais de velocidade porque os projetos de ajuste da Brabus sugerem maior desempenho.
Ajuste do carro, modificação do carro
Muitas empresas na Alemanha, como TechArt, Carlsson, RUF e 9ff, estão envolvidas na modificação de carros de outros fabricantes. Eles fazem isso para personalizar os veículos, melhorar sua aparência e preenchimento técnico. Como regra, os estúdios de tuning produzem carros com suas próprias marcas.
9ff (2001-Presente)
Automotive Corporation 9ff visa alcançar alta velocidade. Ela pega alguns dos modelos mais lentos da Porsche para ajustar e os transforma em carros de corrida de rua. A empresa existiu de 2001 a 2013, após o qual entrou em falência e foi relançada com o nome de 9ff Engineering GmbH.
RUF (1939-Presente)
A Ruf Automobile nasceu de uma oficina automobilística que começou a operar em 1939. Durante muito tempo, ela passou da manutenção para o ajuste de Porsche e carros modificados para competições de corrida. E em 1981, a Ruf obteve o direito de fabricar seu próprio transporte rodoviário.
Carlsson (1989-Presente)
A empresa Carlsson é especializada na modificação de automóveis da marca Mercedes-Benz. Ela executa chip tuning, mods motores e melhora a aparência dos veículos. O acionista majoritário da empresa é Zhongsheng Group Holdings Ltd.
TechArt (1987-Presente)
O estúdio privado de tuning TechArt, fundado em 1987, trata do aprimoramento externo e interno dos carros Porsche. Os modelos modificados conseguiram entrar na classificação de carros esportivos Auto Bild e ganhar as corridas Tuner Grand Prix.
ABT (1896-Presente)
A ABT Sportsline é uma empresa familiar com uma longa história. Foi criada em 1896 por um ferreiro que fabricava peças de reposição para carroças e ferraduras para cavalos. Em seguida, seus filhos reorientaram o negócio para o ajuste de carros de corrida. Desde 1996, a empresa colabora com a Audi.
Mansory (1989-Presente)
Mansory existe desde 1989. Tem sede na Alemanha, mas opera em outros países. Sua principal especialização é o estilo de carros de luxo, bem como a modificação de SUVs e supercarros. Mansory foca nas marcas mais populares.
Fabricante, caminhão, ônibus, outro
A indústria automotiva na Alemanha não se limita a carros de luxo, carros esportivos e carros de massa. Existem marcas populares e pouco conhecidas que produzem outros tipos de transporte. Por exemplo, carros-conceito, conversíveis, ônibus e caminhões.
Daimler (1886-Presente)
A indústria automobilística Daimler AG remonta a 1886, quando o primeiro motor térmico do mundo apareceu na Alemanha. Está diretamente relacionado com esta descoberta e leva o nome do inventor que esteve na origem dos veículos motorizados: Gottlieb Wilhelm Daimler. A Daimler possui ações em empresas que fabricam caminhões, veículos elétricos, caminhões e ônibus. Além disso, a empresa possui empresas industriais em 17 países.
MAN (1758-Presente)
MAN é um grupo altamente desenvolvido com sede em Munique. Ele teve muitos predecessores, o mais antigo dos quais é Eisenhütte St. Antony é uma empresa siderúrgica fundada em 1758. Desde 2013, a empresa está sob a gestão da Volkswagen AG e, desde 2015, faz parte da holding Volkswagen Truck & Bus GmbH. Após a reestruturação, a marca independente MAN foi mantida.
Setra (1951-Presente)
A empresa de engenharia Setra faz parte do Grupo Daimler. A sua antecessora foi a empresa Wagenfabrik Kässbohrer, criada em 1983. No entanto, considera-se que a data de fundação oficial da Setra foi abril de 1951, altura em que surgiu no mercado automóvel o primeiro autocarro desta marca. A carroceria monocoque do veículo tornou-se a base para o nome: “SElbsTRAgende” se traduz como “autoportante”.
Wiesmann (1988-Presente)
A empresa de carros de luxo Wiesmann recebeu o nome de seus criadores – irmãos que em 1988 começaram a fabricar tetos para conversíveis. Os negócios subiram e eles começaram a fabricar carros: principalmente roadsters e coupés com motores BMW.
EDAG (1969-Presente)
EDAG é um grupo internacional com sede na Suíça. A Alemanha é a sua pátria, porque foi lá em 1969 que surgiu a holding que a possuía. As duas primeiras letras do nome EDAG representam Eckard Design, e a terceira e a quarta são uma abreviatura da palavra alemã “Aktiengesellschaft”, que denota um tipo especial de corporação. A empresa é famosa por seus carros-conceito.
Gumpert (2004-2013)
Gumpert Sportwagenmanufaktur foi batizado em homenagem ao seu criador, que decidiu revolucionar o mercado de carros esportivos. Ele desenvolveu um modelo projetado para corridas e estradas urbanas. O supercarro foi produzido sob a marca Apollo. Em 2013, a empresa faliu. Seu antigo logotipo apresentava um grifo voador, uma criatura mitológica com cabeça de águia e corpo de leão. Estava dentro de um escudo vermelho protuberante, rodeado por um contorno laranja com as palavras “GUMPERT” no topo. O efeito 3D foi criado usando um gradiente.
Wartburg (1955-1991)
Os carros Wartburg foram produzidos na parte oriental da Alemanha na fábrica da Automobilwerk Eisenach. A produção foi interrompida após a liquidação da empresa em 1991. No início, o modelo era uma cópia exata do IFA F9 com carroceria atualizada, mas como foi modernizado recebeu desenho próprio e características técnicas aprimoradas. Apesar de todos os esforços, na década de 1980. máquinas já eram consideradas obsoletas. Seu logotipo representava a planta e seu nome estava escrito. Esses elementos estavam contidos em uma forma geométrica alongada com bordas afiadas.
DKW (1916-1966)
DKW é uma abreviatura do nome completo da empresa Dampf Kraft Wagen. A empresa foi fundada em 1916. No início foi um pequeno start-up, que envolveu o desenvolvimento de uma máquina com motor a vapor. Ele foi apoiado pelo governo militar da Alemanha. Em 1921, o projeto foi fechado – apenas a marca registrada patenteada permaneceu dele. Foi usado para fabricar motocicletas. Em seguida, os carros foram produzidos sob ele. O emblema da empresa era um triângulo preto invertido com as palavras “DKW” escritas nele. Eles estavam no fundo de um escudo heráldico branco.
Lloyd (1908-1963)
A empresa Lloyd, conhecida por seu logotipo triangular com letras pretas e sete listras verticais vermelhas, entrou no mercado automotivo em 1908. No início, sua gama incluía veículos elétricos, que eram produzidos sob várias marcas: Kriéger, Hansa, Hansa-Lloyd. A marca independente Lloyd foi lançada em 1950. Era usada para se referir a caminhões em tecido e madeira. Então o sortimento se expandiu e os materiais mudaram. A empresa entrou em colapso em 1961, mas continuou a produzir carros por mais dois anos.
Wanderer (1896-1945)
A montadora de automóveis Wanderer, com sede em Augsburg, produzia vans, carros, bicicletas, motocicletas e outros veículos. Foi abolida em 1945, 13 anos depois de se tornar parte da Auto Union AG. Os pára-choques de seus carros eram decorados com uma figura em forma de um grande “W” com asas recortadas. O emblema oficial parecia exatamente o mesmo.
Horch (1904-1932)
Horch é um projeto do engenheiro de design August Horch, que desenvolveu veículos premium. O criador deixou a empresa para fundar a Audi, e a marca Horch passou a fazer parte da Auto Union. Antes da fusão e abolição, a montadora usava um logotipo com um grande “H” listrado. Ela apoiou uma espécie de pedestal com a inscrição “HORCH” no topo.
Quantas marcas de automóveis são alemãs?
Uma vez que a Alemanha é reconhecida como o berço da indústria automotiva global, há muitas marcas de automóveis nela. Existem várias centenas deles: só a Associação Alemã da Indústria Automotiva tem mais de 600 fabricantes.
Qual marca de carro vem da Alemanha?
Existem muitas empresas na Alemanha que produzem automóveis, mas os entusiastas só conhecem os mais populares - como Mercedes-Benz, BMW, Audi, Volkswagen, Porsche ou Opel. Ao mesmo tempo, existem também marcas de automóveis alemãs menos conhecidas: Gumpert, Isdera, Keinath, Eisenacher Motorenwerk, Borgward, DKW, Auto Union AG. Todos eles, exceto os dois primeiros, foram fechados.
Quais são os 2 carros da Alemanha?
Muito mais do que dois carros são produzidos na Alemanha. Embora a maioria das pessoas associe a indústria automobilística alemã apenas com Audi, BMW e Mercedes Benz.
O carro Audi é um carro alemão?
Sim, a Audi está registrada na Alemanha e é propriedade da multinacional alemã Volkswagen AG. Ela está sediada na cidade bávara de Ingolstadt e possui fábricas em dez países diferentes.