As marcas de automóveis africanas não estão representadas no mundo em grande número, mas não é verdade dizer que não existe indústria automóvel no continente. De fato, não há muita experiência em design automotivo na África. No entanto, isso não significa que todas as montadoras africanas sejam subsidiárias ou pequenas empresas discretas. As quinze empresas e seus logotipos apresentados a seguir são um exemplo vívido do fato de que a indústria automotiva no continente africano, no entanto, tem sua própria história e modernidade interessantes.
Mobius Motors
Este fabricante de automóveis produz 2 modelos de SUV. Essas máquinas são o que você precisa para a África e seu off-road. No entanto, esses carros são muito caros. Podemos dizer que são um verdadeiro luxo para a população local.
Se analisarmos o logotipo da marca, veremos a faixa Mobius. É representado com três cantos, a cor cinza escuro é usada. Este emblema parece conciso e impressionante. Seus contornos transmitem a severidade e a capacidade de persuasão, bem como a solidez típica desses SUVs.
Deve-se notar que a própria empresa é bastante jovem. Está no mercado desde 2010. No entanto, a posição de confiança da empresa hoje nos motiva a ver boas perspectivas para ela. No mínimo, os carros que a fabricante africana oferece aos seus clientes estão bem adaptados para uso na paisagem deste continente.
Saroukh El-Jamahiriya
Neste caso, estamos falando do protótipo do carro líbio, cuja apresentação ocorreu em 2009. O carro foi planejado no formato de uma limusine de luxo. Ela deveria decorar um evento como a celebração do 30º aniversário da revolução líbia.
O esquema de cores do carro não foi escolhido por acaso, pois a cor verde está associada aos eventos revolucionários mencionados. No entanto, a produção não foi bem sucedida. Simplesmente desmoronou porque não foi bem pensado.
No entanto, o logotipo, que parece um brasão, foi incluído nesta seleção porque faz parte da história. A águia no logotipo parece muito confiante, e a presença de uma grande concentração de um tom dourado no emblema sugere que este deveria ser um produto verdadeiramente prestigioso destinado a compradores de status. É uma pena que tudo isso tenha permanecido apenas no nível de planos grandiosos.
Proforce
A história deste fabricante é muito mais otimista, pois ainda está ativo na indústria hoje. Tendo sido fundada em 2008, até agora a empresa aumentou significativamente o seu volume de negócios e conseguiu proporcionar ao seu público-alvo uma oferta deste tipo de produto que realmente tem procura.
A Proforce é especializada em carros protegidos e blindados. A gama inclui veículos civis e militares. Em uma palavra, a linha é extensa e interessante, para que os clientes tenham a oportunidade de escolher o que precisam.
O logotipo da empresa usa uma combinação de cores bordô e cinza. Este esquema de cores parece contrastante, mas ao mesmo tempo é bastante contido.
A estilização da segunda letra “o” lembra um pouco um alvo. Isso pode ser uma dica de que a empresa conseguiu atender o pedido de seu público-alvo e realmente oferecer carros para os quais há uma grande demanda.
Kantanka
A empresa com um nome tão sonoro e reconhecível está localizada em Gana. Foi fundada em 1994. Consequentemente, sua trajetória neste setor é um pouco mais sólida do que a dos concorrentes discutidos acima.
Apesar do fato de que a empresa não pode se orgulhar de nenhum desenvolvimento interno impressionante, sua estabilidade e estabilidade no mercado são alcançadas devido a um fator bastante bem pensado. Assim, a empresa é especializada na montagem de carros projetados por outras marcas. Principalmente estamos falando de empresas chinesas.
O referido sistema de cooperação proporcionou a Kantanka um desenvolvimento constante e consistente. E não há nada de estranho nisso, pois a empresa não se arrisca com desenvolvimentos de testes, mas leva para produção o que já foi testado.
A linha de produtos de carros produzidos é bastante ampla. Inclui SUVs de luxo, caminhões práticos e sedãs básicos populares no segmento de mercado de massa. Em uma palavra, a variedade é em grande escala, interessante e diversificada.
A propósito, os engenheiros da marca Kantanka, no entanto, desenvolveram um carro digno por conta própria. Este é um SUV Otumfuo.
O logotipo da empresa contém a imagem de uma estrela em uma moldura redonda e o nome da marca em um fundo azul. A cor metálica é usada para os principais elementos da composição. O uso dessa tonalidade na identidade visual de marcas automotivas é uma técnica bastante comum. Em princípio, esse esquema de cores está associado à indústria automotiva. A estrela pode sugerir a alta qualidade e prestígio dos carros produzidos e, em um fundo azul, parece orgânico. Além disso, o azul evoca certas associações com seriedade e uma abordagem de negócios ponderada.
Wallyscar (ou Wallys)
A empresa fabricante, registrada na Tunísia, entrou em seu segmento de mercado em 2006. Ela é especializada em SUVs. Se analisarmos esse fato e o compararmos com a descrição do sortimento de várias empresas, discutidas acima, uma certa tendência pode ser traçada. Os fabricantes de automóveis africanos estão tentando produzir carros que sejam práticos e aplicáveis no contexto da paisagem real deste continente.
O fabricante Wallys é um fabricante de pequena escala. Em termos simples, isso significa que apenas algumas centenas de veículos por ano são produzidos por esta empresa. No entanto, uma posição estável no mercado indica que a empresa conhece e atende às necessidades de seu público-alvo.
No emblema da marca, como no caso anterior, vemos uma combinação de tons metálicos e azuis. O metalizado é escolhido para o próprio crachá, e o azul é para o nome da empresa, localizado abaixo dele. O emblema em si é bastante conciso, compreensível e, ao mesmo tempo, apropriado. Podemos ver o grande “W” que funciona como uma letra maiúscula no nome desta marca.
Menara (ou CANAM)
Se você olhar para a “idade” desta empresa em termos da indústria automotiva global, ela é bastante jovem. Mas se você comparar com exemplos anteriores, a Menara pode ser considerada uma verdadeira veterana de sua indústria, já que esta empresa foi fundada em 1972.
A maior parte da gama deste fabricante são carros retro. A gama de produtos da empresa é bastante modesta. Quanto aos carros emblemáticos da linha de produção da marca, este é apenas o carro Menara WSC. No entanto, este carro inspirado em Casablanca é luxuoso e prestigioso.
O logotipo da empresa usa uma combinação muito elegante de cores metálicas e douradas. Muito já foi dito sobre o primeiro deles nos exemplos acima. Vamos analisar com mais detalhes sua combinação com a cor dourada. Aqui, o esquema de cores típico da indústria automotiva é complementado por toques de luxo e elegância. Isso infunde a identidade visual da marca com mais credibilidade e associação com prestígio.
A letra dourada “M” está em uma moldura quadrada prateada com cantos chanfrados. Em ambos os lados do centro da composição, as asas divergem, o que sugere o quão rápido e dinâmico o carro está na estrada. Em uma palavra, o logotipo parece luxuoso, sólido e convincente.
Kiira
E esta marca de carro vem de Uganda. Sua história começou há relativamente pouco tempo – em 2014. A empresa foi criada por iniciativa do governo. Sua especialização é a produção de ônibus. No entanto, também existem vários modelos de carros padrão no sortimento do fabricante.
A história da empresa, bem como suas origens, explicam plenamente o estilo do logotipo. O emblema usa as cores de Uganda, e dentro do logotipo está a ave nacional deste estado.
Se nos afastarmos um pouco dessas análises profundas e avaliarmos o emblema apenas do ponto de vista visual, ele parecerá brilhante o suficiente, o que o tornará memorável, reconhecível e expressivo.
Laraki
Este fabricante de automóveis foi fundado em 1999. Esta marca é de Marrocos. Apesar da linha de produtos da empresa ser bastante modesta em termos de diversidade, a qualidade dos veículos produzidos é confiável o suficiente para a empresa se sentir confiante no mercado automotivo de seu continente.
A base do sortimento da empresa são carros esportivos velozes. Se falarmos das características do processo de produção, vale notar que quase sempre utiliza motores de origem estrangeira.
O emblema da empresa é uma asa, localizada dentro de uma moldura redonda. Uma ponta afiada da asa vai para a borda do quadro. Quanto ao esquema de cores, combina um tom metálico com o preto. O emblema parece tradicional para sua indústria. É convincente, concreto e claro em seu simbolismo, o que é muito importante para uma empresa que considera o logotipo como uma ferramenta de comunicação com os clientes.
Birkin
A empresa sul-africana, especializada em carros esportivos, foi fundada em 1982. O fabricante é de pequena escala. No entanto, a pequena escala de produção não impede a empresa de trabalhar com confiança em seu nicho e produzir veículos de alta qualidade.
A variedade é baseada em variações de modelos antigos da Lotus. Existem poucas modificações desses carros, mas eles estão em demanda entre seus clientes. Para a maioria dessas máquinas, o Lotus Super 7 se tornou a base.
Vale destacar que, a partir da década de 80, a empresa se expandiu gradativamente. Por isso, produz carros que são vendidos não só no continente africano, mas também exportados para outros países. Por exemplo, esses carros são vendidos por meio de revendedores no Japão, nos EUA e em países europeus.
Em julho de 2013, a gama da marca foi reabastecida com uma versão de fuselagem larga do carro. O carro é 3 polegadas mais longo e 4 polegadas mais largo.
O logotipo da empresa combina a cor metálica com o preto. Dentro do emblema redondo sobre fundo preto, você pode ver um triângulo com cantos arredondados. E dentro dele há uma letra maiúscula estilizada do nome desta empresa. Estes são motivos tradicionais no estilo do logotipo, como evidenciado pelo esquema de cores que foi usado no logotipo dos exemplos acima. Tal solução visual se justifica, pois lê a que área esse logotipo pertence.
Harper
Esta empresa sul-africana foi originalmente estabelecida no Botswana. Este evento aconteceu em 2004. Além disso, as instalações de produção foram transferidas para a África do Sul. Apesar de os carros da gama desta marca também poderem ser usados em condições urbanas, eles foram originalmente desenvolvidos para corridas. A variedade é baseada em veículos de corrida esportiva.
Esta especificidade da gama de produtos também é apresentada no logótipo. Apesar de minimalista no design, o tipo inclinado indica uma associação com a velocidade, tão relevante para os carros esportivos. Ao mesmo tempo, a fonte preta parece sólida, convincente e concisa. É uma boa jogada para uma empresa que quer dar uma dica da seriedade com que trata o próprio negócio.
Paramount
Falando desta empresa, importa referir que ela pertence à história da indústria automóvel africana, mas não à modernidade desta área. O pico de produção foi na década de 50 do século passado. Pequenos roadsters de 2 lugares foram feitos.
A empresa não se distinguiu pela escala de produção. Havia apenas 2 modelos de carros na linha de produtos e menos de 100 unidades foram fabricadas.
O logotipo combina as cores branco, vermelho e preto. A última é pouco visível e serve de contorno para a composição principal. Dentro da imagem de montanhas com 2 picos está uma letra maiúscula oblíqua do nome da marca. Segue abaixo o nome completo da empresa. O emblema parece bastante brilhante e impressionante. É uma pena que só possa ser analisado no contexto da história, e não do presente, da indústria automóvel em África.
Bailey
Este fabricante de automóveis sul-africano tem uma história mais otimista do que a empresa anterior nesta coleção. Bailey foi fundada em 2003. Uma característica da produção é que esta empresa não fabrica seus próprios carros. Concentra-se em réplicas de carros de corrida clássicos. Por exemplo, estes são Rover P4 e Ford GT40. A propósito, a empresa produz não apenas carros, mas também peças de reposição para eles.
O logotipo desta empresa destaca-se entre outros emblemas de empresas automobilísticas. Ele parece brilhante e alegre. Dentro do emblema redondo, você pode ver toda a composição, para a qual são usadas muitas cores.
Ao longo do perímetro em um fundo branco está o nome da empresa. E na parte central há uma imagem da estrada tendo como pano de fundo uma pitoresca paisagem natural. Esta combinação distingue visualmente este logotipo de outros. E embora esteja longe de ser minimalista, a composição não parece amontoada ou sobrecarregada em termos de acentos visuais. Parece bastante elegante e harmonioso.
IVEMA
Esta empresa sul-americana foi fundada nos anos 90. Especialização – veículos militares. A linha de produção inclui módulos de combate e veículos táticos blindados. O fabricante pertence à pequena escala. Produz literalmente várias centenas de carros por ano. No entanto, a empresa é estável em seu campo e produz carros com demanda moderada.
O logotipo da empresa é feito no estilo do minimalismo. A fonte black roman dá-lhe especificidade. E o elemento verde claro na parte superior do logotipo suaviza um pouco a composição geral, tornando-a mais fresca na cor.
URI Purposely Built Vehicles
Também neste caso estamos a falar de uma empresa sul-africana. A empresa foi fundada em 1995. A base da linha de produção são carros transitáveis práticos que são aplicáveis na paisagem local. Também na gama de produtos da empresa existem pickups.
Uma composição visual simétrica em amarelo brilhante forma a base do logotipo. Abaixo está o nome da empresa, para a qual é usada uma fonte preta reta.
Esta foi uma seleção de logotipos de fabricantes de automóveis africanos. Apesar de alguns deles já terem deixado de existir, seus emblemas passaram a fazer parte da história. E muitas das empresas, apesar dos pequenos volumes de produção, mantêm posições firmes em seu setor.