Considerando vários aspectos do desenvolvimento da humanidade, é impossível ignorar o impacto sobre ele, e a dependência direta das tecnologias que foram utilizadas nos diferentes períodos. Isso é especialmente verdadeiro para as direções que levaram à criação do carro, suas mudanças ao longo dos anos. Por um século e meio, o carro deixou de ser um item de luxo em um item doméstico quase cotidiano que acompanha cada pessoa em seu dia a dia. Além disso, não só como veículo pessoal, mas também como transporte público. Tornou-se um importante meio de transporte de cargas pesadas e viagens rápidas. O automóvel proporcionou um descanso confortável, tornou-se o principal acessório para competições desportivas especiais e uma opção eficaz para demonstrar o próprio bem-estar, mantendo o nível de prestígio exigido. Mas muitas informações já se perderam nas profundezas da história, e as práticas de negócios modernas e as dificuldades econômicas levam a uma mudança constante de proprietários de marcas, suas fusões e aquisições. Ao mesmo tempo, algumas marcas e marcas mantêm sua individualidade ou nome, enquanto outras se dissolvem e desaparecem.
Quais carros que começam com a letra W?
A letra W no nome de marcas de automóveis, como primeira letra, ocorre com bastante frequência. Existem muitas marcas de automóveis representadas aqui – bem conhecidas e não tão famosas. Entre eles estão Wallyscar e Warren-Lambert, Willys e outros.
O desejo de saber mais sobre quem criou as primeiras amostras deste tipo de tecnologia, sobre as principais diferenças entre produtos de diferentes marcas, a formação e o desenvolvimento da indústria automotiva hoje se depara com a dificuldade de encontrar as informações necessárias. Uma assistência eficaz nessa direção é fornecida por recursos de informação, aos poucos, coletando essas informações e armazenando-as em uma ordem alfabética que seja conveniente para a pesquisa.
1. W Motors
A marca automotiva W Motors de Dubai, Emirados Árabes Unidos foi fundada em 2012 por Ralph Debbas no Líbano, tornando-se a primeira marca automotiva no Oriente Médio a desenvolver modelos esportivos de luxo. A empresa está focada no desenvolvimento, pesquisa na área de carros esportivos de alto desempenho, assessoria, ao mesmo tempo que realiza sua produção de baixo volume. A marca ganhou fama ao desenvolver um modelo elétrico multiuso para uma subsidiária da fabricante chinesa ICONIQ Motors – ICONIQ Seven. A empresa anunciou em 2020 que, para além das principais áreas da sua produção, inclui também a produção dos seus próprios veículos elétricos e autônomos.
2. Wallyscar
A montadora Wallyscar de La Marsa, Tunísia, fundada em 2007 pelo engenheiro francês Nikola Kagnot, concentra-se principalmente em veículos baseados em jipes. Hoje, as capacidades da empresa proporcionam uma produção anual de até 600 automóveis, que, além do mercado interno, são exportados para a UE, Catar, Panamá. Também fabricamos componentes para Peugeot e Citroen. De 2007 a 2014, a empresa produziu seu próprio modelo Izis. Um novo modelo do carro Wallyscar Iris está à venda desde 2017.
3. Waltham
A empresa automobilística americana Waltham Manufacturing Company foi fundada em 1893 em Waltham, Massachusetts, Estados Unidos. Seus fundadores são Charles Herman Metz, Prof. Herbert L. Thompson, Elmer G. Howe, Frank L. Howe, William Parrot. Em 1898, a empresa mudou para motocicletas, quadriciclos, modelos de três rodas e unidades automotoras. A marca produzia produtos sob três marcas – Orient, Waltham e Waltham-Orient. O primeiro foi o carro a vapor, depois o buggy Orient Victoriette e os carros subcompactos construídos entre 1902 e 1903. O Orient 20 HP De Luxe Touring foi lançado em 1905. A produção continuou até o fechamento da marca em 1910.
4. Wanderer
A indústria automotiva alemã ultrapassou o desenvolvimento da indústria automotiva nos Estados Unidos durante sua formação. Um dos primeiros representantes dessa direção foi a empresa Wanderer Werke AG, que desde 1896 produz bicicletas, motocicletas, veículos de passeio. Fundada por Johan Winklhofer e Richard Janike em Augsburg, Alemanha como Winklhofer & Jaenicke. Em 1911 foi rebatizado de Wanderer. Em 1932, entrou na Auto Union AG. A produção principal foi carros, microônibus. Modelos notáveis são o Wanderer W21 1933 e o Wanderer W25 1936, bem como o Wanderer W25 Stromlinie Spezial. Abolido em 1945.
5. Warren-Lambert
A. Warren Lambert – agente de carros da Morgan em 1912 em Richmond, Surrey, Britannia fundou uma empresa automotiva em seu nome adicionando um hífen – Warren-Lambert Engineering Co. Ltd. Sua primeira técnica foi um velocar de quatro rodas. Em 1914, o Dorman de 10 cv foi produzido. A Primeira Guerra Mundial interrompeu a produção. Foi renovado em 1919 já em Richmond. Todos os modelos eram duplos. O novo modelo do automóvel Dorman foi apresentado em 1921. Foram lançadas 2 cópias. Este modelo foi o último. A marca foi liquidada este ano.
6. Wendax
A marca de automóveis Wendax de Hamburgo-Hamm, Alemanha, tornou-se a empresa com a mais curta história na fabricação de automóveis. Fundada em 1933, produzia vagões ferroviários e triciclos de carga com o nome de Draisinenbau Dr. Alpers. A produção automotiva começou em 1949. E já em 1950 foi descontinuado. A empresa é conhecida pela primeira van alemã de uma tonelada e meia, produzida logo após a guerra. Foi desenvolvido um modelo de três lugares do roadster Aero WS 400 com tração nas rodas traseiras, o Wendax WS sedan. Mas a má qualidade dos carros levou ao fechamento da marca no final dos anos 1950.
7. Westfield
Em 1982, Chris Smith fundou a Westfield Sportscars, uma empresa de carros esportivos em Dudley Road, Kingswinford, Inglaterra. Durante um período de dificuldades para a Lotus Cars, o novo empreendimento vendeu com sucesso kits que eram semelhantes em estilo e design ao Lotus Seven. A marca produziu fábrica e dois lugares open-top completos. O primeiro foi o desenvolvimento de Colin Chapman. As mudanças drásticas feitas por Westfield no design e na construção de seus carros provaram ser úteis. Em 2006, a marca entrou na Potenza Sports Cars Limited. Seus modelos Sport Turbo e o carro elétrico de corrida iRacer adquiriram status europeu.
8. Western Star
A marca automotiva americana Western Star é uma fabricante de caminhões comerciais pesados fundada em 1967 por Semon Emil Knudsen. Tornou-se uma divisão da White Motor Company com um escritório localizado em Portland, Oregon, EUA. Em 1981, as duas empresas ficaram sob o controle da Volvo Trucks. Durante este período, a Western Star Trucks era economicamente independente e foi adquirida por Terry Peabody, que revende a marca Daimler 10 anos depois para sua divisão de caminhões Freightliner. Hoje a empresa produz vários modelos de carga de 8 classes com capacidade de carga de mais de 15 toneladas, além de equipamentos especiais.
9. Wills Sainte Claire
A divisão automotiva da empresa americana CH Wills and Company, chamada Wills Sainte Claire, está localizada em Marysville, Michigan, desde 1921. A empresa foi fundada por Childe Harold Wills, em homenagem ao grande amor de sua mãe por Lord Byron. O nome da marca foi dado pelo rio que flui próximo à fábrica. O primeiro carro saiu em 1921. Em 1923, a marca adquiriu um nome reformado – Wills Sainte Claire Incorporated. Os carros produzidos podem ser equipados com diferentes tipos de carrocerias. Em 1927, o fundador fechou a marca.
10. Willys
Willys é um fabricante de automóveis americano desde 1908. Fundado por John Willys. Em 1913, foi adquirida a licença para fabricar motores projetados por Charles Knight, o que levou ao surgimento de alguns modelos sob a marca Willys-Knight. Colaboração na década de 1920 com Crossley de Manchester e o F.B. A Stearns Company foi pioneira na linha de luxo Stearns-Knight. Budget Whippets foram lançados desde 1926. Em um período de crise, a marca é resgatada pelo Willys 77, que se tornou a base para o Willys Americar. O Willys MB militar torna-se o modelo militar mais famoso. Em 1944, o civil Willys CJ-1 está sendo desenvolvido. O Jeep CJ2A também vem em série. Em 1946, o Jeep Wagon é lançado. Em 1953, ela se funde com a Kaiser Motors.
11. Winnipeg
Entre 1921 e 1923, uma empresa chamada Winnipeg Motor Cars contribuiu para a indústria automotiva canadense. Em um curto período de existência, a marca criou dois modelos que ampliaram o mercado de carros compactos de turismo. A marca estava localizada em Winnipeg, Manitoba. Os fundadores da empresa foram Frank e Dave Ogletree, EL Herbert e Louis Arsenault. O modelo criado foi o Hatfield Model A-42 tourer fabricado em Sidney, Nova York. Foi enviado desmontado para Winnipeg, onde foi montado. Em 1923, uma usina de 6 cilindros foi usada no carro. A crise financeira levou ao fechamento da empresa.
12. Wolseley
Em 1901, a empresa britânica Wolseley Motors Limited, fundada por Herbert Austin e os irmãos Vickers, iniciou suas atividades de produção. A empresa iniciou a sua atividade com o lançamento de automóveis de grande dimensão que faziam parte da categoria de luxo caro. A expansão da empresa teve início após a morte dos irmãos, tornando a marca a maior montadora da década de 1920. Em 1927, a marca foi comprada por William Morris, fundindo-se com a Morris Motors. A produção paralela de modelos semelhantes sob as duas marcas foi realizada até 1975, quando a empresa foi fechada. Hoje, os direitos de uso da marca pertencem à chinesa SAIC Motor.
13. WEY
A marca de automóveis WEY foi nomeada em homenagem à família do fundador – Sr. Jack Wey pelo luxuoso veículo off-road. Produto da empresa Great Wall Motors, criada em 2016. A marca representa crossovers de luxo Haval de linhas de modelos como Wey Tank 300, Wey VV5, Wey VV7. A marca foi a primeira de uma linha de carros chineses com o nome do proprietário, assim como as primeiras marcas na categoria de SUVs de luxo. A marca se propôs a se tornar a empresa líder mundial na categoria de veículos off-road de luxo.
14. Weltmeister
Weltmeister é uma marca de automóveis com reivindicações. Seu nome se traduz como Campeão do Mundo. Ao fazer isso, a empresa está demonstrando um desafio para a indústria automotiva tradicional. A marca foi fundada em 2015 por Freeman Shen, que anteriormente operava a Geely em Xangai, China. A principal atividade é a produção de veículos elétricos. A empresa é propriedade da WM Motor Technology Co Ltd, especializada no desenvolvimento de veículos elétricos com bateria.
15. Workhorse
A marca automotiva Workhorse Group Incorporated foi fundada em 1998 por Stephen Burns em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos. A principal atividade é a produção de caminhões, inclusive caminhões equipados com acionamento elétrico. A marca fabrica vans de última geração, com acionamento totalmente elétrico, construção composta e alcance de até 160 quilômetros. Desde 2007, a empresa atua como empresa de eletrificação de veículos com a divisão AMP Electric Vehicles.
16. Wiesmann
Em 1988, a empresa automotiva Wiesmann GmbH foi fundada em Dülmen, Alemanha, por empresários alemães, irmãos Martin e Friedhelm Wiesmann. Uma característica do empreendimento é a montagem manual dos conversíveis não padronizados apresentados pela empresa. Em 2014, a empresa foi temporariamente fechada. Prevê-se o relançamento imediato da marca com o lançamento de um novo modelo do tipo convencional e de um veículo eléctrico, cujo desenvolvimento foi recentemente concluído. O modelo é apresentado como o desenvolvimento mais recente, exigindo que você esteja preparado para o inesperado. Um desdobramento da marca – Wiesmann Sports Cars GmbH é conhecido por sua produção de mais de 1600 carros. Após a falência, a marca foi comprada em 2014 pelas britânicas Roheen e Sahir Berry.
17. Wartburg
Wartburg é uma marca de automóveis alemã que existiu desde 1955 na RDA e foi produzida pela Automobilwerk Eisenach até 1991. Inicialmente, a empresa por 12 anos produziu o modelo Wartburg 311 baseado no IFA F9, mas usando um novo chassi modernizado. Três modificações foram criadas: Wartburg 312 (station wagon), Wartburg 313 (roadster) e pickup. A próxima variante de 1965 por 13 anos foi o Wartburg 353 em várias variantes – o Wartburg 353W Tourist. Produzido com carrocerias de pickup e station wagon. O Restyling realizado em 1985 trouxe mudanças dramáticas na aparência do corpo. A produção foi interrompida em 1991.
18. Wuling
Em 2002, a SAIC Motor e a General Motors fundaram uma marca de automóveis chinesa em Liuzhou, Guangxi, China, chamada Wuling. A marca é conhecida como a maior fabricante de micro vans das marcas SAIC-GM-Wuling Automobile ou SGVM. Em joint venture, a marca incorporou as melhores e modernas tecnologias de produção de seus fundadores. Como um veículo elétrico acessível, a marca é amplamente considerada como fabricante de veículos elétricos populares, que cresceu em popularidade em 2021 com o lançamento do Wuling Hongguang Mini EV em 2020.
19. Weber
A Weber é conhecida desde o início dos anos 1980 como fabricante de dispositivos médicos. Em 1990, uma nova direção foi aberta – o desenvolvimento de carros esportivos de estrada. Para isso, uma divisão especial da Weber Sportscars foi criada em 2000. A gama de produtos da marca também incluiu carros destinados às corridas de rua. A marca está focada na produção de peças em pequenos lotes de carros esportivos. Em 2013, surgiu o icônico Weber Faster One, incorporando todas as novidades da marca WS.
20. Walker
O fabricante de automóveis de Detroit, Michigan, fundado em 1905, é mais conhecido por apenas alguns modelos de 1906. A marca criou dois roadters de passageiros e um modelo subcompacto que apresentava um motor boxer duplo. O acionamento direto foi usado e havia duas marchas – para frente e para trás. O carro desenvolveu uma velocidade de 25 milhas por hora.
Perguntas frequentes
Que supercarro começa com W?
O carro mais famoso do grupo W é um supercarro da montadora alemã Weineck Engineering. Seu Weineck Cobra, baseado em um chassi Shelby Cobra, foi o modelo de carro esporte mais popular em 1960.
Qual é o carro com o logotipo W?
Entre as marcas de automóveis mais populares, cujo nome começa com a letra W e usa esta letra como principal elemento do seu logótipo, está a marca alemã Volkswagen, maior montadora alemã. O uso da letra W, dentro de um círculo, confere ao logotipo uma carga semântica profunda e multifacetada.
Que carros caros começam com a letra W?
A categoria de carros cujo nome começa com a letra W tem em seu grupo várias linhas de modelos particularmente caros relacionados a carros caros de luxo. São carros das linhas modelo W Motors e Westfield Sportscars, Weltmeister e outros.