Desde o momento de sua aparição, o carro tornou-se o “companheiro” mais importante e especialmente necessário de uma pessoa. Suas características, capacidades e aparência têm uma grande influência na formação do significado desta uma das principais invenções da humanidade. Por 150 anos, o carro conseguiu fazer não apenas um grande avanço em seu equipamento técnico, mas também passar da categoria de item de luxo para um agregado que se tornou uma necessidade cotidiana. Sua história está diretamente relacionada à história de toda a humanidade.Os primeiros passos nessa área foram dados mesmo quando tais desenvolvimentos eram percebidos como uma área de fantasia. No entanto, em um período de tempo muito curto, essas unidades se transformaram de monstros desajeitados de madeira e metal em acessórios elegantes e modernos que se tornam um elemento de demonstração de sua própria imagem e riqueza.
Quais carros que começam com a letra R?
A letra R é uma das “favoritas” das montadoras. Desde a criação dos primeiros “cavalos de ferro”, há mais de um século e meio, a letra R como letra maiúscula é muito comum entre os nomes de empresas e marcas. Muitas das marcas mais famosas do início do século 20, que já caíram no esquecimento, começam por ela. E um número ainda maior de empresas envolvidas na produção de carros até hoje. Entre eles, Renault e Ranz, Reynard e o eminente Rolls-Royce, o outrora mundialmente famoso Rover e o mais antigo fabricante russo de automóveis e aviões Russo-Baltique, que foi recentemente revivido, foram e são especialmente famosos. Mais informações nas páginas de recursos.
Um uso tão diversificado de máquinas na vida humana levou à criação de uma ampla gama de propostas de um grande número de fabricantes. Ao mesmo tempo, o constante surgimento de novas tecnologias, apoiadas pelo desejo da humanidade de se mover cada vez mais rápido em seu próprio desenvolvimento, teve um enorme impacto no número de carros produzidos, diferentes em seu design, finalidade e design. Como resultado, desde o momento em que a primeira carruagem automotora apareceu até hoje, milhares de modelos muito diferentes podem ser encontrados nas ruas, diferindo não apenas na aparência, mas também nas tarefas que se destinam a resolver. E quantos modelos encerraram sua história nas fundições ao longo dos últimos anos desde a criação do primeiro protótipo desse tipo de equipamento, deixando apenas as memórias de seus primeiros proprietários, fotografias antigas e menções em publicações impressas. E isso se deve não apenas ao fato de que as tecnologias estão constantemente avançando e os designs desatualizados estão perdendo sua relevância. A própria história impiedosamente reprime muito disso. Isso vai cada vez mais longe no passado na escala de tempo.
O resultado é uma perda parcial ou total de muitos dados históricos que permitem à humanidade formar uma ideia completa e correta de seu passado, resolver problemas atuais e evitar erros irreparáveis no futuro. A conveniência de pesquisar e salvar informações do campo da indústria automotiva global hoje é fornecida por recursos de informações especiais. Eles estão envolvidos na coleta de informações díspares, sua sistematização, ordenando em repositórios especiais com a ajuda de serviços desenvolvidos e preparados. Especialmente úteis são aqueles que usam ordem alfabética em seu sistema, o que permite encontrar rapidamente as informações necessárias. Portanto, basta inserir a letra R no mecanismo de pesquisa, para que várias dezenas de marcas de automóveis, cujo nome comece com essa letra, sejam exibidas imediatamente na tela.
1. Radical Sportscars
Desde 1997, a indústria britânica de carros esportivos é representada pela Radical Sportscars, fundada pelos entusiastas de carros e engenheiros Mick Hyde e Phil Abbott. Seu primeiro projeto foi um carro de corrida aberto. Mas com grandes perspectivas para o futuro, os projetistas criaram um projeto que facilitou a entrada de carros para uso em estradas comuns com recadastramento rápido. A linha de carros esportivos da marca apresentou uma variedade de modelos esportivos com características diferenciadas. O mais popular foi o Radical SR3 de 2001, enquanto o carro esportivo mais popular foi o V6 RXC de 2013.
2. Ram Trucks
Em 2010, a Ram Pickup foi desmembrada da Dodge. A sede da marca estava localizada em Auburn Hills, Michigan, EUA. Um ponto interessante é o slogan usado pela marca, que diz “Guts. Glory. Ram.”. O projeto foi criado como subsidiária da Dodge, mas quase imediatamente foi reorientado para atividade independente como fabricante atacadista. Esta empresa assumiu a produção e comercialização de toda a linha de picapes e caminhões pesados anteriormente produzidos sob a marca Chrysler, além de algumas outras marcas. Por exemplo, o Fiat Ducato é hoje Ram ProMaster.
3. Renault
A Renault é uma das marcas francesas mais famosas, com uma história rica e produtos de prestígio. Fundada em 1898 pelos irmãos Louis, Marcel e Fernand Renault e sediada na França: Boulogne-Billancourt. No mesmo ano, o primeiro carro criado pela empresa foi comprado por um amigo do fundador. Até 1907, a empresa equipava toda a frota de táxis de Paris e Londres com suas máquinas. Seguindo a marca cobriu o mercado de Nova York com seus produtos. A empresa foi nacionalizada após a Segunda Guerra Mundial, continuando a liderar em seu campo de produção. Hoje, a marca anunciou a criação da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
4. Reynard Motorsport
Nos anos 80 do século passado, uma marca britânica chamada Reynard Motorsport fez um grande sucesso no mercado de carros de corrida. Tendo iniciado a sua atividade em Bicester, a marca mudou-se imediatamente para Reynard Park, Brackley, Inglaterra. Focada em fórmulas, a empresa usou os Ford 1600 e 2000 básicos, bem como Vauxhall Lotus, Three, 3000 e CART. O fundador da empresa foi o piloto Adrian Reynard, que em 1973 criou uma empresa chamada Saber Automotive Ltd. Desde o final dos anos 90, a marca mudou seu nome para Reynard, ganhando reputação como uma marca que não perde. A crise de 2002 leva a uma reorganização da marca.
5. Rezvani Motors
Fundada em 2013 por Ferris Rezvani, a empresa automobilística americana Rezvani Motors desenvolveu o Rezvani Beast baseado no Ariel Atom. A produção foi realizada em Santa Ana, Califórnia. Em 2015, a empresa lançou uma versão serial do modelo, o uso de sistemas e equipamentos modernos para estampagem e montagem possibilitou a realização de pedidos em 8 a 12 semanas. O primeiro modelo foi vendido em 2015 – versão estrada, sem portas e aberta. Em 2017, foi introduzido um modelo extremo do TANK SUV. O novo modelo foi Rezvani Hercules.
6. Rickenbacker Motor Company
Em 1922, a marca de automóveis Rickenbacker Motor Company foi fundada em Detroit, Michigan, EUA, por um ex-oficial do 9º Esquadrão de Caça, Eddie Rickenbacker. A gama da empresa inclui os carros de turismo mais populares e procurados, coupés desportivos, sedans e roadsters. Eles foram distinguidos pela presença de freios internos nas quatro rodas. Apesar da introdução dos modelos mais recentes em 1927, as vendas foram baixas. Em 1927, a empresa vendeu as instalações de produção para a Audi.
7. Riley Motor
As bicicletas de pedal tiveram sua influência no surgimento da marca britânica Riley Motor em 1890. A empresa se chamava Bonnick Cycle Company e estava localizada em Coventry, Inglaterra. Em 1896, o nome da empresa mudou para The Riley Cycle Company. A partir de 1903, com base na empresa principal, os filhos do fundador formaram a Riley Engine Company para produção de motocicletas e automóveis. Em 1912, a empresa mudou seu nome para Riley (Coventry) Limited, encerrando completamente a produção de motocicletas. Em 1918, o logotipo da marca apareceu, a produção do motor e da carroceria foi desenvolvida. Sedans, cupês, carros turísticos e esportivos, limusines foram produzidos.
8. Rimac Automobili
Após a formação da República Croata, começaram a ser criadas empresas nacionais, entre as quais a Rimac Automobili d.o.o. de Sveta-Nedelya é um fabricante de carros modernos e equipamentos relacionados. Fundada em 2009 por Mate Rimac, a marca ficou famosa com o primeiro Concept One. O carro se tornou o mais rápido em sua categoria. Entre os desenvolvimentos da empresa estão o Green Monster baseado no BMW E30, o Concept S lançado em 2017 e o Concept Two.
9. Rinspeed
A marca de automóveis suíça Rinspeed foi fundada em 1977 em Tsumikon, na Suíça, por Frank Rinderknecht. Inicialmente, a empresa se dedicava à conversão de modelos de produção em esportivos e projetados para pessoas com deficiência. O primeiro modelo foi um Volkswagen Golf I Turbo ajustado, e o primeiro carro próprio foi o carro esportivo Rinspeed Roadster. Ele lançou uma linha esportiva de novos conceitos criados anualmente. A marca aposta em modelos amigos do ambiente com motores híbridos e veículos elétricos. Sua gama inclui opções não padronizadas – simples, transformadores, anfíbios e outros.
10. Rolls Royce
A Rolls-Royce, líder mundial na fabricação de carros de luxo, é hoje uma divisão da BMW AG. A marca britânica mais antiga foi fundada em 1904 pelos amigos de Rolls, Charles e Royce Henry, em Goodwood, Chichester, Reino Unido. A marca se concentrou na produção de carros caros feitos sob encomenda e projetos. Distinguiam-se pela pretensão de design, rigor inglês e rigidez. Os últimos donos da marca, a preocupação Vickers, venderam a empresa em 1998 para a alemã BMW. Na disputa pela marca, a eminente Volkswagen recebeu parte dos direitos da RR.
11. Ronart Cars
Fundada em 1984 pelos irmãos Rona e Arthur Wolstenholme, a Ronart Cars of Peterborough é conhecida por seus carros esportivos e de corrida personalizados. Cada modelo era único e montado à mão. A gama inclui modelos para superfícies de estrada e corridas de pista. Carros esportivos tinham rodas abertas como modelos de corrida. Em 1984, os fundadores começaram a realizar sua ideia do primeiro protótipo próprio. Em 1999, sua capacidade permitiu expandir para mais produção em massa. Em 2003 a marca foi vendida.
12. Ronn Motor Group
Fundada em 2007, a empresa automobilística Ronn Motor Group tornou-se a concretização da ideia de possuir sua própria empresa por seu fundador Ronn Maxwell Ford. Tendo criado sua própria empresa, ele começou a desenvolver o modelo RONN Scorpion. Após uma viagem à China, percebeu a falta de perspectiva sobre os modelos de carbono. No início de 2009, a Europa conheceu o protótipo, cujo lançamento estava previsto para o final deste ano. O acordo com a Gray Design abriu mais possibilidades e, em agosto de 2015, começou o desenvolvimento do Scorpion 2.0.
13. Rossion Automotive
Recentemente ganhou popularidade entre os fabricantes de supercarros, a marca de carros americana Rossion Automotive começou a ganhar rapidamente popularidade entre os motoristas. Sua sede e instalações de produção estão localizadas em Palm Beach, FL, EUA. A marca é especializada na produção de modelos de super carros esportivos cujas carrocerias são feitas inteiramente de fibra de carbono. Hoje a marca representa Rossion Q1, Rossion Q1R, Noble e Mosler. Cada um desses modelos é montado apenas à mão a partir de componentes que passaram por testes profundos.
14. Roush Performance
A Roush Performance foi fundada em 1995 por Jack Roush em Livonia, Michigan. A empresa foi criada para produzir componentes de alta qualidade que pudessem substituir as versões originais no reparo de caminhões e carros das picapes Ford Mustang, Ford Focus e Ford F-150. Agora, a empresa expandiu sua linha para a produção de componentes de alto desempenho para modelos de corrida e esportes de rua. Todas as modificações que saíram dos estoques da empresa, incluindo o Ford Mustang no RS, versões Stage 2, Stage 3 e outras, estão homologadas para uso em 50 estados.
15. Rover
Entre as montadoras mais antigas, um lugar de destaque é ocupado pela marca britânica Rover Company, fundada em 1887 por John Starley e William Sutton. A marca foi baseada em Coventry, Reino Unido. A produção começou com a fabricação de bicicletas e motocicletas, que foi encerrada em 1925. O primeiro carro foi criado em 1889 e era uma carruagem automotora. Após a Primeira Guerra Mundial, a marca começou a usar novas tecnologias que garantiram seu caráter de massa e preço baixo. Em 1994, a empresa é adquirida pela BMV, que contribui para a renovação da gama de modelos. Em 2000, a marca é comprada pelo Consórcio Phoenix. A marca fechou em 2005.
16. Ruf
A história da criação de carros esportivos inclui a fabricante alemã Ruf Automobile GmbH, fundada em 1939 em Pfaffenhausen, Alemanha, pelo empresário Alois Ruf. Inicialmente, era uma oficina de reparação de automóveis para a reparação e manutenção de automóveis. Desde 1969, a empresa vem afinando vários carros, incluindo modelos modernos e raros da Porsche. Paralelamente, a marca inicia o desenvolvimento de carros de corrida destinados apenas a competições de pista. Em 1981, a empresa tornou-se a marca RUF, conquistando seu lugar entre as montadoras.
17. Rousseau-Balt
Uma das mais antigas marcas de automóveis russas, a marca Rousseau-Balt, foi fundada em 1908, quando foi aberto um departamento de automóveis na fábrica de Russo-Baltique. O primeiro modelo C 24/30 foi produzido em 1909. Até 1918, várias de suas modificações foram publicadas. Em 1913, o primeiro veículo semi-lagarta e autosleigh foi lançado. Na categoria de carros caros, a marca lançou o modelo C 24 RBVZ. Em 9 anos, a marca produziu mais de 900 carros. Entre eles estão carros para a corte real. Em 1915, a fábrica mudou-se para Moscou e, em 1918, foi nacionalizada e renomeada como Primeira Fábrica Blindada do Estado.
18. Rivian
O início do século XXI é marcado pela transição da humanidade para um estilo de vida ecologicamente correto. Assim, em 2009, foi criada a empresa automobilística americana Rivian, focada na produção de carros elétricos. A empresa foi fundada por RJ Scaringe e está sediada em Irvine, CA, EUA. Entre os modelos desenvolvidos estão os utilitários esportivos e picapes, que utilizam uma plataforma universal que permite desenvolver novos modelos em sua base. O projeto de veículos elétricos proporcionou a capacidade de movimentar veículos em qualquer superfície, inclusive fora de estrada. Uma van elétrica está sendo desenvolvida e uma rede de estações de recarga básica está sendo construída no Canadá e nos EUA.
Perguntas frequentes
Que supercarro começa com R?
Os modelos mais populares e conhecidos pertencentes à categoria de supercarros no grupo de marcas que começam com a letra R são os produtos da empresa americana Rossion Automotive - Rossion Q1, Mosler e outros. Montados à mão, utilizando os mais recentes avanços da tecnologia moderna, os carros são de alta qualidade e excelente desempenho. Para mais informações sobre os supercarros deste grupo, recomenda-se uma visita ao recurso de informação.
Qual é o carro com o logotipo R?
Como em muitos casos envolvendo o uso de letras simples em logotipos de marcas de automóveis, a letra R não foi exceção. Ele pode ser visto como um símbolo pessoal nos logotipos de marcas de carros cujo nome nem começa com R. Um exemplo é o emblema da marca automobilística Volkswagen, que simboliza o topo do programa de modelos e caracteriza o desempenho máximo.
Quais carros caros começam com a letra R?
O preço mais alto das marcas de automóveis, cujo nome começa com a letra R, foi e é distinguido pelos produtos da Rolls-Royce. Mas entre as marcas modernas, em termos de alto custo, essa marca clássica 'alcançou' a Green Monster - um modelo baseado no BMW E30 de uma montadora croata relativamente jovem Rimac Automobili d.o.o.