Uma das maiores conquistas da humanidade – o carro, hoje continua a se desenvolver e melhorar. Por seus 150 anos, sofreu mudanças tão drásticas que uma pessoa moderna absolutamente não reconhece uma carruagem de quatro ou três rodas que se move sem uma parelha de cavalos como um protótipo de carro moderno. Um ponto interessante nessa história automotiva é que tal conquista atribuída à modernidade como a tração elétrica aplicada a um veículo foi utilizada logo no início do desenvolvimento do transporte, substituindo a máquina a vapor. Mas foi imerecidamente “esquecido” por quase 100 anos, quando uma pessoa começou a perceber a necessidade de uma atitude econômica em relação aos recursos naturais e à preservação do meio ambiente.
Quais carros que começam com a letra P?
Os nomes de marcas de carros, marcas e empresas geralmente começam com a letra P, o que facilita encontrá-los usando o sistema alfabético. No grupo de nomes que começam com esta letra, estão muitas empresas e marcas, entre as quais a homenageada Packard e a representante de carros baratos Plymouth, a marca líder mundial Porsche e a fabricante de luxo Peugeot. Há também muitos outros com diferentes graus de fama e importância na história da indústria automotiva das empresas, sobre os quais você pode aprender visitando as páginas de recursos.
A história do desenvolvimento do carro é interessante e informativa. Como a história do próprio homem, é cheia de altos e baixos, vitórias esmagadoras e derrotas inesperadas. Ele reflete não apenas tudo o que está relacionado com a própria criação e produção de um carro, mas também as principais etapas do movimento humano em seu próprio desenvolvimento. Para entender isso, é preciso ter acesso simples e rápido a essas informações, que há um século e meio estão tão confusas, em parte perdidas, o que criou enormes dificuldades para encontrar e usar esses dados. Esta situação ameaça com uma perda real de muitos dados que formam uma camada significativa de eventos históricos e são inestimáveis à luz da preservação e formação de nossa história.
A criação das condições necessárias para a coleta, ordenação e preservação dessa informação hoje é prestada atenção a recursos especiais. Eles coletam todas as informações encontradas em várias fontes, agrupando-as e formando-as em uma ordem alfabética conveniente. Graças a essa abordagem, se você precisar encontrar rapidamente as informações de que precisa, basta digitar a letra desejada no mecanismo de pesquisa – a primeira letra do nome da marca de carro em que está interessado, para estar na página desejada. Os nomes das marcas de automóveis cobrem toda a gama alfabética com as suas primeiras letras. E os fabricantes continuam a usar esse sistema ao formar os nomes das marcas, empresas, o que torna o sistema de busca pela letra inicial do nome o mais simples e especialmente eficaz. Agora, para descobrir informações sobre a marca Packard ou outra marca que começa com P, basta digitá-la no mecanismo de pesquisa de recursos e encontrar-se imediatamente na página onde são apresentadas as marcas que começam com esta letra.
1. Packard
Packard Motor Car Company é uma marca de automóveis americana fundada por James Ward Packard em 1899 em Detroit, Michigan. A marca produziu modelos de automóveis de passageiros de prestígio até 1954. Ao mudar seu foco da produção em massa, a marca tornou-se uma fabricante de modelos artesanais ultra caros. A alta qualidade deste tipo de produção consolidou imediatamente a marca, tornando-a líder neste segmento. Por muito tempo, a marca foi uma das três principais, compondo a elite da indústria automobilística americana, cujos produtos eram procurados pela elite política e empresarial global.
2. Pagani Automobili
Em 1992, Horacio Pagani fundou sua própria empresa de fabricação de automóveis chamada Pagani Automobili S.p.A. em San Cesario sul Panaro, perto de Modena, Itália. Neste momento, o fundador começa a desenvolver seu próprio protótipo de hipercarro – o Fangio F1, que se tornou o Zonda C12. Lançado em 2007, o Pagani Zonda F Club Sport estabelece um recorde. Em 2009, com base no Zonda Cinque, serão criados 5 carros do modelo Cinque Roadster com carroceria leve e reforçada. A próxima modificação é o Zonda Tricolore, cuja única cópia será construída para o 50º aniversário da equipe esportiva de corrida.
3. Panhard
A empresa automobilística francesa Panhard foi fundada em 1887 por René Panhard e Émile Levassorthat em Marolles-en-Urepois, França. A empresa é conhecida como fabricante de veículos civis e militares na categoria leve. A marca ganhou fama ao começar a vender carros pela primeira vez no mundo. Ele apresentou ao mercado corridas e esportes, carros particulares e limusines, carros para necessidades militares. Diretamente modelos esportivos foram produzidos sob o nome de outra linha – Panhard CD, cujo criador foi Charles Deutsch. Em 1965, a marca foi adquirida pela PSA Peugeot Citroën, o que levou ao encerramento da produção em 1967.
4. Panoz
Entre as montadoras americanas, a Panoz Auto Development é conhecida por seus carros esportivos de luxo de alta tecnologia. A marca foi fundada em 1989 por Dan Panoz, filho de um conhecido farmacêutico e dono de equipes de automobilismo na época, Don Panoz, com sede em Hoshton, Geórgia, EUA. A fama da marca foi trazida por seus dois famosos modelos – Panoz Roadster, AIV Roadster e Panoz Esperante., lançados em edição limitada. A rejeição da produção em massa contribuiu para o aumento da qualidade do produto e abriu oportunidades para ajustes individuais.
5. Peugeot
O mais famoso fabricante de automóveis francês, a Peugeot, tem grandes raízes históricas que remontam a 1840, quando a família Peugeot iniciou a produção de moinhos manuais e moedores de café. O primeiro carro – de três rodas e movido a vapor – foi montado em 1889. Nos anos trinta, a marca cria os modelos mais originais. Em meados dos anos 70, a empresa compra a Citroën. Em 1978, a divisão européia da Chrysler é adquirida. Em 2007, fecha a sucursal PSA Peugeot Citroën. Em 2014, a família de proprietários abre mão do controle acionário. A marca criou uma galáxia inteira de modelos líderes, incluindo o Peugeot 307, 308, bem como o carro elétrico Peugeot 106 e o híbrido Peugeot PROLOGUE HYmotion4.
6. Pierce-Arrow
A Pierce-Arrow Motor Car Company é uma marca de automóveis nascida nos Estados Unidos com sede em Buffalo, Nova York, fundada em 1901 por George N. Pierce. Desde 1904, a marca passou a produzir carros grandes e luxuosos – a Grande Flecha para consumidores ricos. O primeiro modelo foi o Glidden Tour. Mas foi o Pierce-Arrow Modelo B de 1930 e o Pierce Arrow 845 V12 Silver Arrow Coupe de 1935 que trouxeram fama particular à empresa. Além disso, antes de seu fechamento em 1938, a marca conseguiu produzir vários modelos de caminhões comerciais e carros de bombeiros.
7. Plymouth
A Plymouth não era uma organização de fabricantes. Trata-se de uma marca de automóveis de propriedade da Chrysler, que foi lançada por ele em 1928 para criar sua própria linha de carros no segmento de baixo custo. No momento do início da operação nesta área, apenas Chevrolet e Ford estavam na liderança. As características dos modelos Plymouth tornaram imediatamente a marca uma das mais vendidas, mantendo esta posição até ao início dos anos 90. A gama da marca inclui conceitos, carros, camiões, distinguidos pelo preço mais baixo. Em 2001, a marca foi abolida.
8. Pontiac
Em julho de 1899, Albert G. North e Harry G. Hamilton fundaram a Pontiac Spring and Wagon Works, usando o nome de um notável chefe índio como seu nome principal. A empresa produzia carruagens. Desde 1905, a marca produz carros. Em 1909, a GM compra ações da marca. Desde 1926, a marca passa a ser conhecida como Pontiac Motor Division, criando seu primeiro Pontiac 6-27 e o seriado Big Six. Em 1935, surgiu o modelo Pontiac Standard, que trouxe fama mundial à marca. Nos anos seguintes, os conhecidos Pontiac GTO, Ventura e Grand Am, Piranha Concept 2000 e o mais recente modelo da marca, o sedã Pontiac G6 2009, saem sob o emblema da marca.
9. Porsche
O ano de formação de uma das principais marcas automotivas – Porsche é considerado 1931, quando seu fundador, Ferdinand Porsche, registrou seu antecessor, Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH. O primeiro carro da empresa foi o Porsche 64 de 1939. Durante a guerra, a empresa produziu equipamentos militares e tanques. Em 1948, foi lançada a primeira versão de estrada de passageiros do Porsche 356, seguida do Porsche 911. Modelos modernos – a modificação do Porsche 986 Boxster, 996 GT3, bem como o mais rápido Carrera GT só aumentam a demanda por carros da marca. Os mais recentes Cayenne Coupe e Turbo Coupe 2019 confirmaram o sucesso da marca.
10. Panther
A britânica Panther Westwinds, conhecida por sua produção de carros esportivos de luxo exclusivos, foi fundada em Surrey, Reino Unido, em 1972. Seu fundador, Robert Jankel, concebeu fábricas para a produção de carros de estilo retrô a partir de componentes prontos. O primeiro foi o Panther Lima. Em 1975, o Rio sai baseado no Triunfo Dolomita. Em 1980, a marca pediu falência. É comprada por Young Chull Kim e começa a produzir J72, DeVille e Lima. Em 1988, foi lançada a produção do cabriolet Panther Kallista. Em 1983, começa o desenvolvimento do Panther Solo. Em 2001, a marca foi vendida para a família Jankel.
11. Peerless
A fabricante de automóveis americana Peerless Motor Car Company foi fundada em 1900 em Cleveland, Ohio. A empresa se concentrou na produção de carros de luxo de alta qualidade. Sua principal conquista foi o desenvolvimento dos freios a tambor e o lançamento da primeira série de modelos com carroceria fechada. Os modelos mais famosos da marca são Peerless Type 8 Style K de 1904, Six Model 32 Roadster de 1911, Six Model 38 Berline Limousine de 1912, Six Model 60 7-Passenger Touring Sedan, Eight Model 56 7-Passenger Touring Sedan, Master Oito Sedan de 1931, o V-16 Prototype 1931 é o mais recente desenvolvimento. A marca foi fechada em 1931.
12. Pegaso
A Pegaso era uma representante da indústria automobilística espanhola, fundada com base na empresa-mãe Enasa, que iniciou suas atividades em 1946. A empresa estava localizada no território da antiga fábrica de Hispano-Suiza, e se dedicava à produção de caminhões, ônibus, veículos industriais, veículos blindados e carros esportivos. Entre os modelos da marca, os mais famosos foram o caminhão Pegaso II de 1951, o esportivo Z-102, que foi o mais rápido de seu grupo, que entrou na série, e o trólebus Z-501. Além disso, a marca produziu guindastes móveis e caminhões. Em 1990, a marca foi adquirida pela Iveco.
13. Perana Performance Group
A África do Sul também ofereceu seus carros ao mercado, cujo Perana Performance Group, fundado em 2007 em Port Elizabeth. O modelo esportivo Perana Z-One, desenvolvido sobre o chassi do Chevrolet Corvette (C6), que foi apresentado ao público em 2009, trouxe fama à marca. A marca se tornou uma das principais parceiras da AC Cars e da Zagato. O modelo Perana recebeu um novo nome em 2012 – AC 378 GT Zagato. Antes do lançamento da série, foram criados cerca de 10 primeiros modelos. Todos os modelos foram montados na fábrica Hi-Tech Automotive & Superformance.
14. Picchio Racing Cars
A Picchio Racing Cars foi fundada em 1989 em Ancarano, Teramo, Itália, como um fabricante italiano de carros de corrida e modelos esportivos para a estrada. O fundador da empresa foi Giotto Bizzarrini, que procurou concretizar sua ideia do carro de corrida mais eficiente. Ele criou seu primeiro SR2 em 1998. Em 2004, a nova série Light foi introduzida. A próxima linha de modelos – Hillclimb, P4 / E2, a marca lançada em 2010. Ao mesmo tempo, o primeiro carro elétrico da empresa, o Picchio DANY, viu a luz do dia.
15. Pilbeam
A British Pilbeam Racing Designs, fundada em 1975 por Mike Pilbeam na cidade de Lincolnshire de Bourne, Reino Unido, também está representada entre os fabricantes globais de carros de corrida. Os modelos de corrida desenvolvidos pela marca tiveram um desempenho excepcional em subidas, liderando sua classe ao longo dos anos 80 e início dos anos 90. Além disso, a marca dominou a produção de carros esportivos – Pacific Racing BRM P301 1997 e vários modelos de turismo para Vauxhall e Honda. Os projetos para o campeonato VdeV estão sendo desenvolvidos.
16. Piontek Engineering
Em 1993, Dave Piontek fundou sua própria fábrica de automóveis em AUBURN, EUA. Com a ajuda da organização, o fundador procurou realizar planos para o desenvolvimento e fabricação de carros de corrida e de alto desempenho para uso nas ruas. O projeto mais famoso da marca foi o modelo Piontek Sportech lançado em 1989. O modelo foi chamado de “alegre” por seu design original e pela formação de um “focinho alegre” com a ajuda de curvas suaves da tampa do capô, o formato das asas e os faróis alongados.
17. Piper Cars
A Piper Cars é uma montadora britânica fundada em 1967 em Hayes como uma subsidiária da fabricante de peças de motor de mesmo nome. Em 1973, a produção mudou-se para South Willingham, Lincolnshire. No ano de fundação, a empresa lança o Piper GT, que será seguido por uma modificação – o Piper GTT. No desenvolvimento da marca foi o modelo de carro de corrida do Grupo 6, GTR. Apenas 6 peças saíram dos estoques da marca. A morte de Brian Sherwood em 1969 interrompeu o desenvolvimento da marca, que deixou de participar de corridas e até meados dos anos 70 se dedicava apenas a modificar carros produzidos.
18. Pratt & Miller Engineering and Fabrication
A equipe esportiva Pratt & Miller Engineering and Fabrication, que é uma divisão da General Motors desde 1999, é conhecida não apenas por seu sucesso no automobilismo. Fundada em 1989 por Gary Pratt e Jim Miller, a marca conseguiu estabelecer-se como designer e fabricante de vários modelos de carros de corrida de sucesso. O primeiro modelo foi o Intrepid RM-1 (GTP). Outros desenvolvimentos baseados em marcas líderes – Chevrolet Corvette C5-R (GTS/GT1), Pontiac GTO.Rs (Grand-Am GT), Chevrolet Camaro GT (Grand-Am GT), Cadillac CTS-V (Pirelli World Challenge GT), Cadillac ATS-VR GT3 (Pirelli World Challenge GT), Chevrolet Corvette C8.R (IMSA GTLM/GTD Pro e LM GTE) e outros. Em 2020, a marca passa a ser propriedade da Oshkosh Corporation.
19. Premier Motor
A mais antiga marca de automóveis americana, a Premier Motor Manufacturing Company, foi fundada por George A. Weidely e Harold O. Smith em 1903 em Indianápolis, Indiana, EUA. Fez história como o primeiro fabricante de carros refrigerados a ar – o Premier de quatro cilindros de 1904 e o Premier de 1905. O primeiro modelo foi um carro de turismo de 1904. Em 1906, foram lançados os modelos “verão” e “inverno” – “F” e “L”. Em 1916, o primeiro roadster 6-56 foi produzido. Durante a guerra, a marca produziu um caminhão militar completo e o modelo 500 FWD para o exército. A marca foi reorganizada em 1926.
20. Prince Motor Company
A empresa automobilística japonesa Prince Motor Company começou sua história como fabricante de aeronaves Ki – Tachikawa Aircraft Company. Em 1946, a marca diversificou-se na produção de automóveis com o lançamento do carro elétrico Tama. Desde 1952, a marca mudou seu nome para Prince Motor Company e está envolvida apenas na produção de carros. Mas em 1954, a empresa se torna Fuji Precision Industries, retornando seu nome novamente em 1961. Seus modelos famosos são Skyline e Gloria, Homy de 15 lugares. Os modelos lançados após a fusão de 1966 com a Nissan são conhecidos como Infiniti M e G.
21. Prodrive
Uma característica da marca britânica Prodrive é a combinação do sucesso esportivo no automobilismo e o desenvolvimento de modelos de corrida únicos e bem-sucedidos. A marca está sediada em Banbury, Oxfordshire, Inglaterra, onde está sediada desde sua fundação em 1984 por Jan Parry e David Richards. Em 2010, a marca participou no campeonato mundial com o seu próprio Mini John Cooper Works WRC. A marca participou do desenvolvimento de supercarros para Ferrari e Aston Martin.
22. Proton Holdings Berhad
A montadora malaia Proton Edar Sdr Holding foi fundada em 1985 em Shah Alam, Selangor, com o apoio de Mahathir Mohamad, então primeiro-ministro do país. A empresa foi criada para iniciar a produção de Mitsubishi – Proton Saga licenciado com base no Mitsubishi Lancer 1983. Após 4 anos, o volume de produção atingiu 100.000 carros. Desde 2004, a marca lança um modelo com design próprio – GEN2. E em 2008, sai o carro 3 milhões – a segunda geração do Saga.
23. Puma
Representante da indústria automobilística brasileira – a marca Puma Automóveis Ltda foi fundada em 1963 por uma comunidade cujas iniciais serviram de base para o nome da empresa como Lumimari Automobile Societ. A atual sede da marca está localizada em Botucatu, São Paulo, Brasil. A empresa estava envolvida na produção de pequenos carros esportivos Puma e caminhões. Em diferentes períodos de tempo, a marca concedeu direitos de uso de sua marca a várias montadoras de curto prazo. Em 2013, a marca foi relançada com o nome Puma Automóveis Ltda. Os novos modelos da marca são o Puma P-052 de corrida e o Puma GT Lumimari.
Perguntas frequentes
Que supercarro começa com P?
A marca de automóveis mais famosa pertencente a este grupo de supercarros é o roadster Parradine Pegasus V12 de 1990. É um produto da marca britânica Parradine. Outro representante deste grupo são os produtos da marca italiana Pagani Automobili, cujo Zonda Tricolore teve o melhor desempenho e desempenho para sua classe. Mais informações sobre outras opções podem ser encontradas na página de recursos.
Qual é o carro com o logotipo P?
O uso da primeira letra do nome como o principal elemento separado do logotipo é uma opção frequentemente utilizada na prática automotiva. Assim, a letra P é usada como emblema pela marca de automóveis indiana Premier e pela malaia Perodua. Para quem deseja obter mais informações, conhecer outras empresas ou marcas, é recomendável visitar outras páginas do serviço.
Quais carros caros começam com a letra P?
Neste grupo de marcas de automóveis, existem muitas marcas de carros caros da categoria Lux. Entre eles estão Pierce-Arrow, Packard, Peugeot, Panther e muitos outros, sobre os quais você pode encontrar todas as informações necessárias visitando este serviço.