Só pode fazer a escolha certa na hora de comprar um automóvel, satisfazer as necessidades do seu hobby, criar uma estratégia de desenvolvimento para a sua empresa ou simplesmente alargar os seus horizontes se tiver informações completas e detalhadas sobre cada marca automóvel, a sua história e produtos. Isso é facilitado por recursos que fornecem coleta, pesquisa, verificação dessas informações. Considerando que a história do automóvel começou há ainda mais de um século e meio, isso não contribui para a preservação de informações que vão mais longe. Já hoje, cada vez com mais frequência, você se depara com o fato de que muitas informações sobre quem esteve nas origens da indústria automotiva se perdem gradativamente, desaparecem, ficando apenas em fragmentos de memórias, jornais velhos, fotografias e cartões postais.
Quais carros que começam com a letra O?
Abrindo a página com uma lista de marcas de automóveis com a letra “O”, você notará que é bem pequena se comparada a outras listas. E isso não se deve apenas ao fato de as montadoras não gostarem muito desta carta. No entanto, pode encontrar mais de uma dezena de nomes, entre os quais estão representadas marcas do início do século passado e modernas. Entre eles estão o mundialmente famoso Opel e o representante da indústria automobilística brasileira Obvio!, Officine Specializzate Costruzione Automobili e OM Carrelli Elevatori S.p.A. e muitos outros.
Coletar e organizar as informações encontradas não beneficia apenas os interessados. Isso torna possível preservar a história do veículo de forma mais completa para as gerações futuras. E isso é especialmente importante, porque conhecer o seu passado, e o carro está intimamente relacionado à história do desenvolvimento humano, permite que você entenda melhor o presente e preveja o seu futuro com mais eficácia.
1. Opel
Desde 1862, como fabricante de máquinas de costura, a futura marca automóvel alemã Opel Automobile GmbH, com sede em Rüsselsheim, na Alemanha, conta a sua história. Em 1886, começou a produção de bicicletas. O primeiro carro Opel-Lutzmann foi lançado em 1899. Em 1900, é assinado um contrato com a Automobiles Darracq S.A., França para a produção do Opel-Darracq até 1907. Em 1902, seu próprio desenvolvimento do carro apareceu. Em 1929, foi adquirido pela empresa General Motors. Em 1940, o milionésimo carro é lançado. Em 2017, a PSA (Stellantis) tornou-se proprietária da marca.
2. Orca Engineering
Em 2003, René e Ralph Beck foram fundados em Ebenholz, Vaduz, Liechtenstein para produzir carros esportivos. Ela desenvolveu e produziu a plataforma Orca 113 e o protótipo Beck LM800. O Orca 113 foi produzido em três tipos. Foram produzidos 7 carros – 3 coupes C113, 2 versões de conceito R113 do roadster C113 e 2 SC7 (modelo exclusivo). Sua produção foi interrompida em 2007. Até 2012, o Beck LM 800 era o único carro criado pela marca. Ele usou a usina de força do Audi Twin Turbo V8.
3. ORECA
ORECA (Organization Exploitation Compétition Automobiles) foi originalmente uma equipe de corrida francesa fundada em 1973 por Hugues de Chaunac. Desde 2007, a marca também atua como fabricante de carros esportivos. Com base nela, foram criados protótipos da Competição de Coragem. O primeiro carro da marca foi o Oreca 01 da classe LMP1. Em 2009, o FLM09 foi desenvolvido para a Fórmula Le Mans. Em 2015 e 2017, foram lançados o Oreca 05 e o Oreca 07, respectivamente.Uma modificação deste último, o Acura ARX-05, participou do campeonato IMSA WeatherTech SportsCar.
4. OSCA
A OSCA italiana (abreviação de Officine Specializzate Costruzione Automobili) foi fundada em 1947 em San Lazzaro di Savena, na Emilia-Romagna. A história da marca começa 10 anos antes de seu registro oficial, quando os irmãos Maserati venderam a fábrica para Adolfo e Omar Orsi em 1937. E só em 1948 a empresa começou a funcionar como uma produção de meios técnicos móveis. O primeiro modelo de corrida MT4 foi lançado. Com base nos chassis de corrida 1600 GT e 1600 GT2, a empresa criou elegantes cupês de 2 lugares – Frua, Michelotti, Zagato, Fissore e Vignale. Em 1967, na sequência da venda da MV Agusta em 1964, a marca foi encerrada.
5. Osella Engineering
Osella Engineering foi uma equipe italiana fundada por Vincenzo ‘Enzo’ Ozella que entrou na década de 60 em Abarth, Itália. Em 1975, em oficinas próprias, a marca montou o desenvolvimento do chassi Osella FA2, que foi vendido um ano depois. O próximo desenvolvimento do Osella FA3 como objeto de venda não foi bem-sucedido. Com isso, a linha de produção da equipe esportiva foi descontinuada. A própria equipe voltou a ocupar uma posição de liderança e se lembrou apenas de 1980 a 1990.
6. Oakland Motor Car Company
A American Oakland Motor Car Company foi fundada em 1907 em Pontiac, Michigan, EUA. Foi adquirida pela General Motors em 1909 para vender modelos de carros luxuosos e caros para competir com a marca Pontiac líder no segmento. A principal conquista da marca foi a formação de preços acessíveis para uma categoria de carros caros para sobreviver do mercado concorrente. Entre os modelos mais populares da marca estavam o Oakland Modelo 40 1909, Modelo 50 V8 de 1916, o Modelo 212 All-American Sport Cabriolet 1928 e o Modelo 212 All-American Landaulette Sedan. Em 1931, incapaz de suportar a concorrência, a marca foi encerrada.
7. Obvio!
Em 2001, foi formada uma empresa no Brasil para a produção de micro-veículos de baixo custo. Dois modelos da Obvio foram desenvolvidos! 828 e Obvio! 01. Em termos de distribuição, o mercado dos EUA por meio da ZAP desempenhou um papel importante. Mas a morte da estilista, cujo nome desempenhou um papel importante na conclusão do negócio, impossibilitou a concretização do grandioso plano. Em 2019, a empresa foi encerrada e as suas capacidades vendidas ou adquiridas pelo Estado sob a sua jurisdição.
8. Ogle Design
A Ogle Design era uma pequena empresa britânica de design que trabalhava na área de design automotivo. Foi fundada por David Ogle em 1954 em Letchworth, Hertfordshire para fabricar equipamentos industriais e domésticos de sucesso com o consumidor. Em 1959, a marca assume o design de veículos. Suas instalações passaram a produzir caminhões leves e automóveis. Após a morte do fundador do modelo – SX1000 em 1962, o novo chefe da produção automotiva fechou.
9. Ohta Jidosha
Em 1922 foi fundada a Hiro Otoi, uma das mais antigas montadoras japonesas – a marca Ohta Jidosha Seizosho Co., Ltd.. em Tóquio, Japão. O primeiro protótipo do Ohta Model OS foi criado e lançado no ano em que a empresa foi fundada. O início da principal produção automotiva foi realizado apenas em 1934. Em 1935, a marca foi renomeada para Kosoku Kikan Kogyo Co., Ltd., mas a marca foi mantida. O Ohta Model OC foi lançado em 1936. O Ohta Model OD foi lançado em 1937. Em 1947, a empresa tornou-se Ohta Jidosha Kogyo Co., Ltd. Depois da guerra, a marca lançou o Model PA, que se tornou o táxi de Tóquio. O modelo OE, o modelo VK-2 e o modelo PK-1 também foram lançados. Em 1957, a marca foi encerrada.
10. OKA Motor Company
A marca automotiva australiana OKA Motor Company de Bibra Lake, Austrália Ocidental, fundada em 1986, é conhecida por suas cabines confortáveis e carrocerias montadas em chassis off-road. A empresa criou caminhões com tração nas quatro rodas e ônibus turísticos atualizados. Foram criados três modelos básicos – XT, LT e NT, para os quais foram fabricadas várias opções de carroceria – uma ou duas cabines, multicabas, para ônibus. O veículo pré-fabricado foi projetado por Alan William Baker. Em 2011, a empresa deixou de existir.
11. OM
A montadora italiana OM Carrelli Elevatori S.p.A. remonta a 1917 e está localizada em Milão, Itália. Produz veículos com a marca OM Pimespo. Até 1933 era uma empresa independente. O primeiro carro da marca foi o Tipo S305 de 1918, baseado no italiano Zust. Em 1923, o lendário OM 665 Superba foi lançado, derrotando o Brooklands. Em 1968, a empresa foi adquirida pela FIAT, passando a se chamar FIAT Carrelli Elevatori. Em 2002, a empresa se retirou da FIAT e se reorientou para a produção de equipamentos de manuseio de materiais de alta qualidade.
12. OSI
OSI ou Officine Stampaggi Industriali de Torino, Itália produz carrocerias desde 1960, criada por Luigi Segre e Arrigo Olivetti como o braço de design da Ghia. Durante sua curta existência, a marca, que após a morte de Luigi Segre em 1963 não conseguiu se manter à tona e foi totalmente liquidada em 1968, conseguiu criar vários modelos personalizados utilizando produtos da Alfa Romeo, Fiat e Ford. Seus primeiros produtos incluem o Innocenti 950 Spider 1960. A modificação da empresa Ford Anglia Torino ganhou grande popularidade.
13. ÖAF
A ÖAF ou Österreichische Automobil-Fabrik foi fundada em 1907 como Österreichische Austro-Fiat em Floridsdorf, Áustria, para a produção de carros e caminhões. Hoje a marca é subsidiária da MAN SE. A fama da marca foi criada por seu caminhão de 4 toneladas em 1911. A marca ganhou o nome de Österreichische Automobil-Fabrik em 1925, dando início imediato à implementação dos Fiats italianos. O último carro particular da marca foi o Type 1001. O caminhão leve AFN foi lançado em 1925 e o AF2 em 1928. Em 1929, o ônibus Austro-Fiat-1001 foi produzido e a produção de automóveis de passageiros começou. Após a privatização em 1970, a empresa é adquirida pela MAN. Em 2001, a marca foi renomeada para MAN Sonderfahrzeuge AG.
14. Otomo
Yunya Toyokawa fundou a empresa automotiva Otomo em 1924, produzindo carros experimentais e sistemas de propulsão na fábrica Hakuyosha Ironworks Ltd.. A marca produzia carros Ales, cujas carrocerias sedan ou van eram de dois e quatro lugares. A produção seriada de modelos Otomo garantiu a formação dos táxis. Os modelos tinham moldura de madeira forrada com chapa de ferro. Em 1927, a empresa tornou-se parte da Gorham, à qual se juntou outra empresa automotiva japonesa. O novo empreendimento foi financiado pelo engenheiro aeronáutico americano William Gorham.
15. Overland Automobile Company
American Overland Automobile Company, fundada por Claude Cox em 1903 em Terre Haute, Indiana, Estados Unidos. Depois de se mudar para Indianápolis, o fundador de Indiana em 1908 vende sua empresa para John North Willys, que renomeia a fábrica como Willys-Overland em 1912. Em 1910, a empresa cria seu icônico Overland 42, que Milton Reeves construirá em seu Reeves Octo-Auto de oito rodas. Os Overlands foram produzidos até 1926, quando foram substituídos por Willys Whippet.
Perguntas frequentes
Que supercarro começa com O?
Encontrar supercarros cujo nome, marca registrada ou marca comece com a letra 'O' acabou sendo bastante problemático. E agora não há fabricantes de supercarros entre essas marcas.
Qual é o carro com o logotipo O?
Duas letras 'O' são usadas no logotipo do modelo japonês Otomo. Considerando que a letra 'O' também pode ser uma variante dos logotipos da Opel, OSCA e outras marcas, onde é utilizado um elemento gráfico que se assemelha a esta letra.
Que carros caros começam com a letra O?
Entre os modelos de carros caros, cuja marca começava com a letra O, é possível distinguir os produtos da marca Oakland, cujos modelos em sua época perdiam apenas para a Pontiac em preço.