A história do desenvolvimento da humanidade está inextricavelmente ligada às suas conquistas no campo da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo, cada um deles teve sua própria influência decisiva no curso da própria história. Uma dessas áreas foi a criação de um carro que, em pouco tempo, percorreu um caminho espinhoso de uma carreta autopropelida sem graça a um homem bonito moderno, estiloso e poderoso. Tendo iniciado sua história como um item de luxo, o carro passou por muitas etapas, tornando-se um dispositivo particularmente necessário, tornando-se também uma forma de demonstrar as conquistas e alturas do nível social. Hoje é uma unidade com amplo perfil de aplicação e variados graus de significância. E para entender o que o futuro reserva para esta invenção, é necessário ter as informações mais completas sobre seus estágios de crescimento e grau de desenvolvimento.
Quais carros que começam com a letra L?
A lista de fabricantes de automóveis cujo nome começa com a letra L inclui uma grande variedade de marcas – empresas aposentadas e completamente novas, mundialmente famosas e com vida útil curta. Entre eles estão a marca britânica Lanchester Motor Company, cujos produtos são conhecidos por sua sofisticação e beleza, o inovador italiano Lancia, Land Rover do segmento de SUVs e carros da categoria Lux, e outros, cuja lista detalhada pode ser encontrada no site as páginas do recurso.
Mas durante os 150 anos que se passaram desde o surgimento do primeiro protótipo da máquina moderna, inúmeros eventos ocorreram nessa área. Esse período foi marcado por um grande número de descobertas que permitiram que a indústria automotiva se desenvolvesse rapidamente. Mas a ausência na fase inicial de um sistema de armazenamento e armazenamento de informação de alta qualidade levou à perda de uma grande quantidade de informação desta área. E mesmo as informações mais próximas do tempo de hoje nem sempre são detalhadas e ordenadas, o que gera confusão e dificuldades em encontrar as informações corretas. Os serviços que lidam com a coleta, organização e armazenamento de informações dessa área proporcionam facilidade de uso e rapidez na localização dos dados corretos.
O sistema de busca baseado em ordem alfabética é especialmente conveniente e eficiente. Graças a isso, basta inserir no mecanismo de pesquisa apenas a primeira letra do nome da marca, por exemplo, L, para obter imediatamente uma lista de todas as empresas coletadas no banco de dados, cujo nome começa com essa letra. O uso de tais recursos é conveniente e necessário não apenas para especialistas, mas também para quem deseja comprar um carro e está em processo de escolha, entusiastas cujo hobby está relacionado à indústria automotiva, aqueles que simplesmente desejam desenvolver seus horizontes.
1. Laboratorio
No início dos anos 2000, na esteira de muitas manias de carros esportivos, Clas Müller fundou uma fábrica de carros esportivos em Estocolmo, na Suécia. Seu produto era um dos supercarros mais modernos – o modelo Quercianella, cuja carroceria era feita de fibra de carbono, o que reduzia o peso do carro várias vezes. Para reduzir o peso no carro, foi utilizado um motor V8. Tudo isso possibilitou acelerar o modelo a 100 quilômetros por hora em 3 segundos.
2. Lamborghini
Um dos principais designers de carros italianos da década de 1930 foi Ferruccio Lamborghini, que fundou uma empresa de seu próprio nome em 1936, que se tornou concorrente da Ferrari. Durante sua existência, a marca não apenas alcançou uma posição de liderança no mundo, mas também se tornou um medidor reconhecido na produção de carros esportivos e SUVs caros. O design único e as características inigualáveis da marca fizeram dos seus modelos um dos mais reconhecidos do seu grupo.
3. Lanchester Motor Company
A marca de automóveis britânica Lanchester Motor Company foi fundada em 1895 por Lanchester, Frederick William em Birmingham, Reino Unido. Ele deixou uma marca significativa na história da indústria automotiva, como uma das primeiras empresas que viu no carro não apenas uma ferramenta técnica, mas o transformou em objeto de arte, uma forma eficaz de demonstrar estilo, beleza e perfeição. A fusão da marca em 1931 com a Daimler Motor Company permitiu expandir os limites da produção. Mas em 1955 a marca foi adquirida pela Jaguar Cars, e em 2008 a indiana Tata Motors tornou-se a proprietária.
4. Lancia Automobiles S.p.A.
A indústria automotiva italiana é um dos lugares líderes no mundo. Seu representante de destaque é a marca automobilística Lancia Automobiles S.p.A. Fundada em 1906 por Vincenzo Lancia, um piloto italiano de carros de corrida, e seu companheiro Claudio Foggolin em Turim, Itália, um ano depois a empresa lançou seu primeiro Lancia 18-24 HP, que mais tarde recebeu um acréscimo ao nome – Alpha. A partir desse momento, as linhas do modelo passaram a ser chamadas de letras do alfabeto grego. A marca é conhecida pela aplicação constante de inovações, bem como pela liderança no cenário esportivo.
5. Land Rover
O Land Rover britânico tornou-se mundialmente famoso por seus SUVs com tração nas quatro rodas. A marca foi fundada em 1948 pelos irmãos Wilkes, a empresa começou a produzir modelos baseados em Willys. A produção foi realizada nas instalações da Rover Company, criada em 1887 por John Kemp Starley e William Sutton para produzir carros. Em 2008, a marca foi adquirida pela Tata Motors. Desde 2018, a direção da empresa iniciou um novo projeto Cortex baseado na marca para criar uma linha de veículos robóticos autopropelidos para uso off-road e em condições climáticas difíceis.
6. Laraki Automobiles SA
As montadoras marroquinas também contribuíram para a indústria automotiva global. A Laraki Automobiles SA foi fundada em 1999 com escritório em Casablanca, Marrocos, pelo empresário e designer Abdesslam Laraki. Abdesslam Laraki transformou sua paixão por carros em um negócio de exportá-los para seu país. Mas o desejo de ter um carro criado em seu próprio projeto levou ao desenvolvimento do Laraki Fulgura, apresentado em 2002 no Salão Automóvel de Genebra. Após 3 anos, uma versão ligeiramente modificada apareceu no design da carroceria. Durante sua existência, a empresa criou e lançou 3 modelos de carros esportivos – Laraki Fulgura, Borac 2005 e Epitome 2013.
7. Laurin & Klement
A montadora checa Laurin & Klement, fundada em 1895 por Vaclav Laurin e Vaclav Clement foi uma das marcas mais famosas em Mlada-Boleslav, Áustria-Hungria. A empresa começou com a produção de bicicletas e motocicletas Slavia. O primeiro carro, o Voiturette Tipo A, foi lançado em 1905. O desenvolvimento de quatro novos modelos de sucesso levou à criação do modelo B mais produzido em massa. Até 1909, vários estilos de carroceria Laurin & Klement F foram produzidos – um faeton, uma limusine, uma van, um landau, um ônibus e uma ambulância. Em 1912 foi comprada a fábrica da RAF. Após a guerra, foi colocado em produção o Model S. O incêndio de 1924 foi uma das razões para o colapso da marca, que entrou Akciová společnost, dříve Škodovy závody v Plzni – hoje Škoda Holding.
8. Lea-Francis
A marca automobilística britânica Lea-Francis começou sua carreira como fabricante de bicicletas e motocicletas em 1895 em Coventry. Os primeiros carros foram licenciados para a marca Singer. Mas em 1919, foi aberta uma linha para o desenvolvimento e montagem de máquinas próprias, montadas a partir de componentes de diferentes fabricantes. Entre seus modelos estão Hyper Supercharged, Ace of Spades. A marca produz modelos esportivos desde 1925. Em 1939, a planta mudou para ordens de defesa. A produção de automóveis foi retomada em 1946. Em 1954, a produção para.
9. Leblanc
A montadora suíça Leblanc, com sede em Zurique, fez sua primeira presença conhecida em 1999 ao apresentar um carro de corrida esportivo para a corrida de LeMans. Tinha um design fechado e um motor reforçado. Este modelo foi o primeiro anúncio da jovem marca de sua ambição de se tornar um dos fabricantes americanos de carros de corrida de edição limitada. O Leblanc Caroline e mais tarde o Leblanc Mirabeau para corridas de rua aberta foram totalmente certificados como modelos legais para competição.
10. Lexus
Embora a Lexus tenha começado como uma marca para a divisão Lux da marca automotiva japonesa Toyota em 1989, ela se tornou um poderoso projeto autônomo. Sua tarefa era assumir a produção em massa de carros de marca caros sob essa marca. Hoje a Lexus é uma divisão de veículos premium com implementação em mais de 90 países. O best-seller da marca foi o carro de 2014 – o crossover NX. Em 2019, a empresa apresenta uma novidade e conquista de tecnologias modernas – o carro-conceito Electrified, que é uma versão não tripulada do futuro.
11. Lightning Car Company
A representante das conquistas modernas na indústria automotiva é a empresa britânica Lightning Car Company, fundada em 2007 em Fulham, Londres, Inglaterra. Sua direção, baseada no uso de modernas tecnologias ecologicamente corretas – o uso da eletricidade, garantiu o desenvolvimento de veículos elétricos. A marca aposta na criação de carros desportivos elétricos com elevado desempenho técnico. O primeiro modelo da empresa foi o Lightning GT, que ganhou Car of The Show no Excel London Motor Show de 2008.
12. Ligier
Entre as montadoras francesas, a marca Ligier se destaca por sua história. Fundada em 1968 por Abrest, Allier, Auvergne, França pelo esportista e piloto de corrida Guy Ligier para desenvolver carros de corrida que são chamados de “para si”. A produção começou com o Ligier JS2. O prefixo JS é uma homenagem ao melhor amigo do fundador, Jo Schlessera, que morreu no Grande Prêmio da França de 1968 enquanto pilotava pela Honda. A marca é mais conhecida como uma equipe de corrida. Mas ele criou os carros citadinos JS 50 e JS RC, quadriciclos e um microônibus não tripulado – o EZ-10 de tração elétrica.
13. Lincoln
Em 1917, Leland Henry fundou a Lincoln Motor Company. Com sede em Detroit, EUA, recebeu o nome do presidente americano. Em 1922, o fundador é obrigado a vender a empresa a Henry Ford, que a transforma numa divisão da sua própria marca. O primeiro carro da marca foi o Lincoln L-Series de 1920. Em 1955, um dos modelos mais caros, o Lincoln Continental, viu a luz do dia. Em 1981, surge a luxuosa limusine Lincoln Town Car. De 1998 a 2002 a marca fez parte do Premier Automotive Group. A empresa produz carros presidenciais, o prestigiado Lincoln Navigator.
14. Lister Motor Company
Entre os fabricantes de automóveis britânicos, a Lister Motor Company é conhecida por suas conquistas esportivas. Fundada em 1954 por Brian Lister em Cambridge, Inglaterra. Em 1986, a empresa compra Laurence Pearce, que começou a produzir modificações do Jaguar XJS. O Lister Storm foi o primeiro carro com design próprio. Em 2013, a marca passa a ser propriedade da Warrantywise, que retoma a produção de um carro esportivo exclusivo em 2014. Nos anos seguintes, a produção de Lister Knobbly Stirling Moss, Lister LFT-666 e Lister Stealth foi estabelecida.
15. Lloyd Cars
Lloyd Cars é uma pequena marca britânica que se tornou famosa graças ao uso de componentes apenas de sua própria produção. Fundada em 1936 por Roland Lloyd, a empresa existiu até 1951. Durante este tempo, ela desenvolveu 2 modelos que entraram em produção. Um antes e outro depois da Segunda Guerra Mundial. Estes eram o Lloyd 350 com motor monocilíndrico e o 650, que tinha um motor de dois cilindros e uma caixa de 4 velocidades. Desde 1951, a marca mudou para engenharia geral.
16. Lobini
A montadora brasileira Lobini foi criada em 1999 por José Orlando Lobo e Fábio Biroliini, de quem recebeu o nome. A tarefa da empresa era desenvolver carros usando tecnologias modernas. O resultado foi o modelo esportivo Lobini de 2005, o H1, que tinha um corpo de fibra de vidro de alta resistência. Apresentado no Salão do Automóvel 2002, fez sucesso localmente. Em 2006, o modelo foi adquirido pela Brax Automóveis, que iniciou a produção de suas modificações no mesmo ano.
17. Local Motors
Marca automotiva – Local Motors foi fundada em Phoenix, Arizona em 2007 por John B. Rogers. A marca está focada na produção em pequena escala. Seus produtos incluem o Rally Fighter, que é um design co-criado, e dois modelos Strati e Swim impressos em 3D. Uma característica distintiva da empresa é a implementação de propostas originais da comunidade online, implementadas usando as conquistas das tecnologias modernas. Um dos mais recentes desenvolvimentos da marca foi o ônibus elétrico autônomo Olli.
18. Locomobile Company of America
Locomobile Company of America – como o próprio nome sugere, era uma montadora americana. Fundada em 1899 para a produção de veículos automotores com tração a vapor. A marca começou em Watertown, Massachusetts antes de se mudar para Bridgeport, Connecticut em 1900. A partir de 1903, iniciou-se a produção de veículos com motores de combustão interna, entre os quais se destaca por suas qualidades o Locomobile Modelo 48. A empresa buscou criar veículos acessíveis, conseguindo isso devido ao pequeno tamanho dos veículos. Em 1922, a marca foi comprada pela Durant Motors.
19. Lola Cars
A empresa holandesa, que se declarou em 1961, foi fundada por Eric Broadley como uma empresa para o desenvolvimento do negócio automotivo. Hoje está localizada em Huntingdon, na Grã-Bretanha, e é especializada no design e fabricação de carros esportivos e de corrida. Começando com pequenos modelos para a Fórmula Junior, a marca expandiu-se para o lançamento de um produto modificado – carros, cuja participação era procurada em várias séries esportivas. Em 2005, começa o desenvolvimento da série de corridas A1. Em 1998, é adquirida por Martin Birran.
20. Loremo
O fabricante de automóveis alemão Loremo era conhecido por seus protótipos, que foram projetados para serem leves, eficientes em termos de combustível e criarem uma resistência mínima ao fluxo de ar. A fama da marca foi proporcionada pela modificação de 2006 – Loremo LS. Fundada em 2000 em Marl, na Alemanha, a empresa leva o nome da sigla Low Resistance Mobile. O projeto preocupou-se com a produção de veículos de baixo peso e com baixo consumo de combustível, que foram configurados para fornecer baixa resistência ao ar. A tarefa do fabricante era criar modelos focados nos mercados da China e da Índia.
21. Lotec
A Lotec foi fundada em 1962 por Kurt Lotterschmid em Kolbermoor, Alemanha. Desde 1969, produz carros de corrida, começando em 1975 para modificar modelos da Porsche e, desde 1983, peças para melhorar as propriedades aerodinâmicas dos carros Mercedes-Benz e Ferrari. Em 1990, a marca desenvolve o Lotec C1000 para um magnata dos Emirados Árabes Unidos. Desde 2004, começou a produção do seriado Sirius, que se tornará a base para a criação do modelo mais famoso da marca – o Sirius de 2009.
22. Lótus
A fabricante de automóveis inglesa Lotus Cars Limited foi fundada em 1952 por Colin Chapman em Hettel (Norfolk), Reino Unido. Inicialmente, a marca se chamava Lotus Engineering Ltd e estava localizada em Hornsi. A mudança de instalações ocorreu em 1966. Os carros de corrida que a marca produziu para a série de Fórmula 1 ganharam repetidamente prêmios. Após a morte do fundador em 1982, a marca estagnou e foi comprada em 1986 pela General Motors, que vendeu A.C.B.N. Holdings S.A. em 1993. Em 1996, a marca foi adquirida por uma empresa da Malásia – Perusahaan Otomobil Nasional Bhd. Desde 2017, a marca é propriedade da Geely Automobile. Os modelos mais famosos da marca são Esprit, Elan, Europa, Elise, Exige, Evora e Evija.
23. Lucid Motors
A Lucid Motors é uma representante da produção de veículos baseados em tecnologias modernas. A marca americana está sediada na Califórnia Newark desde 2007. A produção foi baseada no desenvolvimento de sedãs elétricos premium. Seu modelo mais famoso foi o Lucid Air. A marca foi financiada pela empresa chinesa Tsinghua Holdings. Seu primeiro produto em série foi lançado em 2014. Era Atieva Atvus, cuja modificação foi chamada Lucid Air. No futuro, a marca planeja iniciar a produção própria de baterias para seus carros.
24. Luxgen Motor Co.
A montadora taiwanesa Luxgen Motor Co, uma subsidiária da Yulon Motor, foi criada em 2008 para produzir Nissans e Mitsubishis licenciados para o mercado automotivo de Taiwan. A empresa também se dedicava à fabricação de componentes para esses modelos. Em seguida, a administração decidiu lançar seu próprio SUV Luxgen 7, premiado em 2011 com os mais altos prêmios de Taiwan. Entre os veículos da marca que receberam reconhecimento internacional estão a minivan Luxgen7 MPV, Luxgen5 Sedan.
Perguntas frequentes
Que supercarro começa com L?
A categoria de supercarros deste grupo reflete os produtos da fabricante sueca Laboratorio BEBI, assim como a Lamborghini. Para obter mais informações, visite a página de recursos dedicada a marcas de automóveis com nomes que começam com a letra L.
Qual é o carro com o logotipo L?
Uma das marcas de carros mais famosas que têm a letra L como logotipo é uma divisão dos carros da marca japonesa Toyota - Lexus. Este elemento está presente em todos os seus logotipos, letreiros em radiadores. Proporcionou reconhecimento e singularidade visual da marca. Mais detalhes nas páginas de recursos.
Quais carros caros começam com a letra L?
A marca britânica Lagonda e a italiana Lamborghini completam hoje esta categoria. Você pode aprender mais sobre essas marcas e outros carros caros visitando as páginas deste recurso.