A história da indústria automotiva é muito interessante. Isso demonstra não só a velocidade e o grau de crescimento desse tipo de produção, mas também de toda a humanidade. Observando como, onde e o que aconteceu desde o início – desde o surgimento da própria ideia de criar o primeiro carro até os mais recentes modelos de massa e desenvolvimentos do futuro, pode-se ter uma ideia das perspectivas para o setor automotivo indústria, o momento de mudanças futuras e direções nas quais mudanças fundamentais podem ser esperadas em um futuro próximo … Além disso, essas informações serão interessantes e úteis para motoristas e pessoas entusiastas para quem um carro não é apenas um meio de transporte, mas um hobby favorito – um hobby, o significado de suas próprias vidas.
Quais carros que começam com a letra K?
Por conveniência, essas informações foram organizadas em ordem alfabética pelo nome da marca. Esta lista inclui uma lista de fabricantes de automóveis no mundo, cujo nome começa com a letra “K”. Considerando que ao longo de todo o período de existência da indústria automotiva no mundo, foram criadas muitas marcas, cujo período de existência foi muito curto, e suas atividades não se diferiram em nenhuma característica importante, a lista criada inclui apenas os fabricantes que mais influenciou o desenvolvimento da indústria e de toda a humanidade.
1. Kia Motors Corporation
A Kia Motors é uma das principais empresas automotivas sul-coreanas. Fundada em 1944 como fabricante de bicicletas, cresceu e se tornou a maior montadora do mundo. Hoje já cobriu todos os mercados europeus, entrou no mercado japonês e já é líder em vendas de seus equipamentos nos EUA. Tendo se fundido com a Hyundai em 1998, a marca expandiu significativamente suas capacidades e mercados de vendas. Atualmente, os principais produtos da Kia são automóveis de passageiros e SUVs. Todos os produtos são apresentados por carros de diferentes categorias – desde carros pequenos até modelos grandes e caros. A empresa também desenvolve veículos híbridos e elétricos.
2. Keinath
Criada por Horst Keinath na Alemanha, a marca Keinath iniciou a produção em 1983 com conversíveis. Foram desenvolvidas e produzidas as linhas pel Monza, Opel Ascona e Vauxhall Cavalier Mark 2. Dentre os modelos originais, destaca-se a versão esportiva com capota rígida – o GTR. Depois de modernizá-lo, usando como motor um V8 LS de 5,7 litros, a marca passou a produzi-lo em grandes quantidades já em 2000. A marca continua a sua atividade independente e de sucesso até hoje.
3. Koenigsegg
A Swiss Koenigsegg foi fundada em 1994 por Christian von Koenigsegg, de 22 anos. Com a ajuda dela, ele decidiu realizar seu sonho de produzir supercarros exclusivos em desempenho de luxo para motoristas ricos. Esse objetivo foi alcançado e o sucesso da empresa garantiu o rápido desenvolvimento da marca. A principal diferença na produção era a fabricação individual de cada carro de acordo com as condições do cliente, e seu ajuste junto com o próprio proprietário. A linha de CCRs de série Koenigsegg em 2005 foi reconhecida como a mais rápida (388 km / h) .Quase todos os carros da marca foram muito apreciados em todo o mundo.
4. Kaiser
Ao longo da história da indústria automotiva americana, a Kaiser Industries é lembrada como uma das principais fabricantes na época de ouro da indústria. Fundada em Michigan por duas naturezas apaixonadas – Henry J. Kaiser e Joseph W. Frazer, desde então se tornou a base sobre a qual várias marcas nasceram. Em 20 anos, a empresa conseguiu produzir vários carros de passageiros originais com vários designs de carroceria – sedans e hatchbacks, capas rígidas e Jeep, bem como um sedan compacto de classe econômica. A produção do Jeep nas versões civil e militar trouxe-lhe fama mundial e Darrin se tornou o primeiro carro esporte na história da América a ser feito com fibra de vidro. Em 1963, a marca que já tinha um novo nome – Kaiser Jeep foi vendida para a American Motors.
5. Koenig Specials
Envolvida em carros tunados, a marca alemã Koenig Specials tornou-se amplamente conhecida entre os proprietários de carros caros e luxuosos. Ajustando vários modelos exclusivos da Ferrari, incluindo uma revisão completa do Ferrari 348 na década de 1980, os desenvolvedores adicionaram dois turbos a este modelo. Assim, a marca criou muitas polêmicas em torno de si mesma e em torno de suas obras, o que se tornou o motivo da popularidade da empresa. No entanto, declarações contraditórias levaram à recusa dos especialistas da empresa de um retrabalho completo dos modelos das marcas líderes mundiais, que se concentraram na produção de componentes individuais modificados.
6. Kaipan
A República Tcheca também contribuiu para a história da indústria automotiva global ao fundar uma pequena marca de roadster Kaipan. Baseado no British Lotus Seven, o Kaipan 47 foi o primeiro produzido até hoje em muitos anos desde seu primeiro lançamento. Ao longo de toda a sua existência, a marca lançou 5 modelos que se diferenciam pela originalidade da carroceria e equipados com sistemas de propulsão dos líderes da produção mundial – Ford, Honda ou VW. A empresa continua suas atividades até hoje.
7. Kantanka
Entre os líderes do grupo “K” está uma empresa africana de Gana, fundada por Kwadwo Safo em 1992 – Kantanka Automobile. Hoje é a marca mais popular em toda a África, especializada na montagem de veículos licenciados e na produção de seus próprios veículos. Seu grupo de produção inclui sedans, 8 modelos de veículos de quatro rodas de diversas categorias. É abordado não apenas por civis, mas também por agências governamentais de vários países africanos para montar, personalizar veículos militares e blindados. Uma das direções adicionais importantes da marca é o desenvolvimento e produção de exoesqueletos de combate.
8. Kieft
O britânico Cyril Kieft fundou a Kieft Cars, conhecida como fabricante de carros esportivos de corrida. A mundialmente famosa Fórmula 1, a Fórmula Três saiu da linha de montagem da empresa, o que tornou a marca historicamente importante para a indústria automotiva. Mas, além disso, a empresa foi uma das primeiras a usar a fibra de vidro como material para a fabricação de elementos de carroceria em suas séries de modelos esportivos. Mas em 1954, a marca foi vendida e seu novo proprietário reorientou a empresa para o ajuste. Após 6 anos, foi vendido novamente e o novo proprietário foi renomeado Burmans.
9. Kaditcha
Na indústria automotiva global, a Austrália foi representada pela bem-sucedida marca de automóveis – Kaditcha, fundada pelo engenheiro de Cleveland Barry Lock, da McLaren. Seu foco principal era a produção de carros de corrida com rodas abertas e modelos esportivos, que proporcionaram o auge do sucesso da marca em meados da década de 80 do século passado. As técnicas projetadas e produzidas pela Kaditcha incluíam a Fórmula 5000, a Fórmula Pacific e a Fórmula 2 australiana. Mas a mais famosa foi a Kaditcha K583. Foi o primeiro carro do grupo A Sports a apresentar uma capota fechada e um design de “efeito solo” – um efeito aerodinâmico que cria força descendente. Posteriormente, o modelo recebeu um nome diferente – Romano WE84, após ganhar o Bap Romano nele em 1984 pela ASCC.
10. Karmann
Wilhelm Karmann GmbH é o maior fabricante de automóveis alemão há mais de cem anos, representando a produção da Alemanha. Fundada em 1901 por Wilhelm Karmann, tinha como foco a fabricação de componentes, tuning e design para os líderes automotivos – Volkswagen, Mercedes, Porsche, Nissan, Renault, Ford e modelos de carros próprios das marcas Chrysler. Entre eles, o roadster esportivo VW Karmann Ghia Type 14 lançado em 1953 se destaca por seu melhor desempenho e design original. Em 2010, a marca deixou de existir e foi adquirida pela Volkswagen.
11. Keller
Huntsville, nos Estados Unidos, é o local de nascimento em 1947 da Keller Motors Corporation, que teve uma vida industrial curta, mas vibrante. Foi fundada com base na Bobbi Motor Car Corp, originalmente um projeto desta empresa. Seu presidente foi Williams, que foi sucedido no início de 1947 por George D. Keller. A marca registrada da marca era o carro Keller, que na verdade era um restyling Bobbi-Kar. O mundo viu 18 peças deste modelo. A morte prematura de George D. Keller em 1950 fez com que a produção fosse encerrada.
12. Kish Khodro
O Irã também contribuiu para a formação da história mundial automotiva. Os produtos da sua Kish Khodro, fundada em 1995, são conhecidos em todo o mundo. A empresa era controlada por Mohammad Saffari, que detinha 51% das ações. Bank of Industry and Mine e Kamran Naghdi, diretor administrativo da British BMS Automotive Ltd. A linha de produção para produção em massa foi lançada em 2000. O primeiro modelo da marca iraniana foi o carro Sinad, que utilizou uma usina da Renault. Seu desenvolvimento foi realizado por engenheiros da BMS Automotive Ltd. 1.800 unidades de equipamentos foram enviadas para produção.
13. Kissel
Hartford, Wisconsin, é a casa da The Kissel Motor Car Company, uma fabricante familiar de veículos comerciais. Louis Kissel e seus filhos, George e William, 5 de junho de 1906. Atendendo pedidos individuais no período inicial de seu desenvolvimento, a marca produziu diversos equipamentos, entre carros funerários, caminhões de bombeiros, táxis, caminhões. Durante a Primeira Guerra Mundial, a marca se dedicou à fabricação de caminhões militares e ambulâncias, dos quais 30 veículos foram enviados para ajudar a Sérvia em 1915. Mas a Grande Depressão agravou significativamente a situação do mercado automobilístico e já em 1942 a empresa deixou de existir.
14. Kleinschnittger
Marca automotiva alemã – Kleinschnittger de 1950 a 1957 estava envolvida na produção de microcars. Entre eles, os carros citadinos Kleinschnittger F125 tiveram uma procura especial. Equipados com motores monocilíndricos subcompactos, desenvolvendo velocidades de até 70 km / h, distinguiam-se pela economia – um consumo de 3 litros por 100 km e possuíam uma carroceria leve de alumínio. Há informações de que a marca teve produção na Bélgica, onde produziu um modelo chamado Kleinstwagen, e na Holanda – como a Alco. A empresa fechou em 1957.
15. Knox
Uma marca de automóveis americana com sede em Springfield, Massachusetts, Estados Unidos – Knox Automobile Company foi um fabricante de automóveis líder nos primeiros dias da produção automotiva. No período de 1900 a 1914, ele produziu carros pequenos, construiu 15 carros por ano. Os modelos de dois lugares de 1904 tinham uma estrutura de ferro e pesavam 839 kg e molas laterais. O veículo original tinha 3 rodas. Diferentes versões dos modelos também previam a posição frontal dos passageiros com o motorista atrás deles. Após 1914, a empresa passou a fabricar tratores e caminhões, encerrando a produção em 1924. Seu produto mais famoso foi o motor refrigerado a ar, o Old Porcupine.
16. Korvensuu
As montadoras finlandesas também deixaram sua marca na história da indústria automotiva global. Frans Lindström criou uma pequena empresa de fabricação de carros personalizados. Foi a primeira empresa do país nessa área. O carro Korvensuu 1913 não se destinava à produção em massa. Este modelo deveria ser uma demonstração das capacidades da marca e chamar a atenção para a própria produção. Com motor de 10 CV refrigerado a ar. o carro foi feito para duas pessoas. Os poucos veículos Korvensuu lançados foram quase completamente perdidos com o tempo.
17. Kenworth
Outro representante mundial da indústria automotiva americana, fundada por George T. Gerlinger em Kirkland, Washington, Estados Unidos em 1912, é a Kenworth. A sua produção centrava-se na produção de camiões de classe média e pesada 8. Como subsidiária da Paccar – produtora de autocarros transitórios e escolares, a Kenworth expandiu significativamente a área de distribuição dos seus produtos e da matriz. Hoje, tratores de caminhão e chassis de caminhão e caminhões basculantes são produzidos em suas fábricas nos EUA, Canadá, Austrália e México. E a Paccar se tornou uma corporação transnacional.
18. KTM
Com sede em Mattighofen, Áustria, a empresa de motocicletas, bicicletas e supercarros KTM foi fundada em 1934 por Hans Trunkenpolz, um engenheiro especializado. Tudo começou com uma oficina de metalurgia. Em seu “cofrinho” a marca gravou um bonde leve movido a motor Audi. Em sua produção, foi utilizado o chassi Dallara. O modelo foi denominado X-Bow. O modelo, que pode acomodar confortavelmente duas pessoas, tornou-se especialmente popular como um carro familiar urbano. Hoje a KTM é um renomado fabricante de bicicletas de estrada, expandindo constantemente sua gama de veículos de duas rodas.
19. Karma Automotive
Em 2015, nos Estados Unidos, a empresa chinesa de autopeças Wanxiang Group estabeleceu uma fábrica de automóveis em Costa Mesa, Califórnia, com o nome de Karma Automotive. Após adquirir todos os ativos, incluindo projetos, um powertrain plug-in híbrido e uma fábrica, devido à falência da Fisker Automotive (fundador da Henrik Fisker), a marca fez da produção de veículos elétricos seu foco principal. Em 2016, a fábrica foi colocada à venda e teve início a produção do elétrico de luxo Revero, que deverá ser produzido em 3.000 unidades.
20. Keating
Fundada em 2016 em Manchester, Inglaterra, Reino Unido, e ainda operando hoje, Anthony Keating, que recebeu seu nome, é conhecida pelos seus Supercarros. Até o momento, a marca lançou 4 modelos – SKR, TKR, ZKR e Bolt – uma versão para estrada projetada para motoristas americanos. Seu nome é uma homenagem à Universidade de Bolton, no Reino Unido, que se formou com seus fundadores e recebeu um MBA em negócios em 2012. Os planos de longo prazo de Anthony, em conjunto com estudantes universitários, para criar um modelo de alta velocidade – Keating Bolt, que ultrapassará o atual recorde de velocidade para veículos civis de 330 km / h.
21. Kamaz
Naberezhnye Chelny, Tartaristão, Rússia – a cidade e os países onde a produção da famosa marca de caminhões e motores, KAMAZ, foi lançada em 1976. Foi erguido pelas forças de todos os países, tornando a construção do empreendimento um canteiro de obras para jovens de choque. A primeira geração – KAMAZ-5320 foi desenvolvida em conjunto com os institutos de design soviéticos “Swindell – Dressler” (Pittsburgh, EUA) – peças tecnológicas e especiais da fundição, Renault (França) – o projeto da fábrica de motores “Liebherr” ( Stuttgart, Alemanha) – fabricação de caixas de engrenagens. Foi baseado em duas linhas modelo ZIL-170 (6 × 4) e ZIL-175 (4 × 2). Hoje a marca é a fabricante líder de caminhões pesados na Rússia.
22. Karlmann King
Fabricante do SUV mais caro do mundo, a marca chinesa Karlmann King foi fundada em 2017. A montagem dos equipamentos produzidos em seu nome é realizada nas fábricas da Itália, nos Estados Unidos. Ela está sediada em Los Angeles e é financiada pela International Automotive Technologies, com sede em Pequim. Seu SUV de US $ 2 milhões com o mesmo nome, que surpreendeu o mundo, é um enorme salão sobre rodas, equipado com poltronas, uma cafeteira, um grande bar e um enorme plasma. É um modelo de pequeno lote que será feito sob encomenda com a capacidade de fazer ajustes individuais.
23. King Long
Outra marca automotiva chinesa que merece um lugar nesta lista é a King Long United Automotive Industry Co., Ltd, fundada em 1988. Foi fundada em Xiamen, Fujian, China pela empresa chinesa Fujian Motors Group. A actividade principal da empresa é o desenvolvimento, produção e comercialização de autocarros de grande luxo, muito procurados fora do país. Além disso, a marca fabrica ônibus de médio porte e vans leves de baixo custo e alta durabilidade. Hoje, são lançadas 5 séries de produtos das linhas de produção da empresa, divididas em 50 categorias.
Que carros caros começam com K?
Os carros mais luxuosos que começam com a letra K são: Karma Revero, Kia K9, Kia Stinger, Koenigsegg, Keating Supercars